A temperatura da água do mar no Algarve atingiu nos últimos dias valores elevados, com Faro a alcançar um máximo de 25,1 graus, indicou esta quarta-feira a Marinha Portuguesa.
A temperatura é medida através da rede de boias do sistema integrado de monitorização ambiental do Instituto Hidrográfico, que registou, nos últimos dias, um aumento “significativo da temperatura da superfície do mar” no Algarve, refere a Marinha em comunicado.
Apesar de se tratar de uma temperatura situada acima da média nos últimos 10 anos, o máximo histórico da última década ainda não foi superado, acrescenta.
Assim, mantém-se o recorde para a boia de Faro Costeira que em 28 de julho de 2016 atingiu 26,5 graus e para a boia de Faro Oceânica, que alcançou 26,3 graus em 06 de setembro de 2021.
No entanto, a temperatura da água do mar no Algarve já registou uma descida. Hoje, de acordo com informação divulgada num ‘site’ do Instituto Hidrográfico para consulta de dados, a temperatura da água em Faro ronda os 20 graus.
Pode acompanhar a evolução da temperatura da superfície do mar clicando aqui.
- Notícia atualizada às 19:05
Leia também: Foi apanhado por um radar de velocidade? Aprenda como pode evitar que a multa chegue\
Fragata Bartolomeu Dias realiza exercícios com navios da Marinha Grega
A fragata Bartolomeu Dias realizou, durante os dias 12 e 13 de agosto, exercícios com dois navios da Marinha Grega, que se encontravam a navegar ao largo da Costa Ocidental Portuguesa, com cadetes gregos a bordo, também no âmbito da sua Viagem de Instrução de final de ano letivo.
Os exercícios realizados com a fragata HS Kanaris e o navio-reabastecedor HS Prometheus visaram, por um lado, incrementar a interoperabilidade entre ambas as Marinhas da Aliança Atlântica e, por outro, proporcionar uma oportunidade única aos cadetes embarcados para treinarem e exercitarem no mar as táticas e manobras aprendidas ao longo do ano letivo.
A fragata Bartolomeu Dias largou da Base Naval de Lisboa no passado dia 2 de agosto, para realizar a viagem de instrução dos cadetes do 3º ano da classe de Médicos Navais e do 4º ano das classes de Marinha, Fuzileiros, Administração Naval e Engenheiros Navais dos Ramos de Armas Eletrónica e de Mecânica, encontrando-se em trânsito para o porto do Funchal, onde irá atracar na próxima sexta-feira, dia 16 de agosto, e abrirá a visitas no sábado dia 17 de agosto, entre 10h00 e as 12h00 e entre as 14h00 e as 18h00.