Com cerca de 11 mil habitantes e sete médicos, São Brás de Alportel consegue garantir médico de família para todos os utentes do concelho, integrados no Serviço Nacional de Saúde, com a recém-chegada de um novo profissional, proveniente de Viana do Castelo.
“Uma conquista muito positiva para os cidadãos e para o município”, considera a autarquia são-brasense, que continua a acolher novos residentes vindos de outras zonas do país e do estrangeiro.
“O médico de família assume grande importância na nossa sociedade uma vez que a sua relação com o utente envolve uma análise do contexto pessoal e familiar do mesmo, ultrapassando as fronteiras da consulta. Em muitos casos o médico de família pode ser o primeiro a detectar um problema de saúde e, posteriormente, assistir o utente e prestar-lhe o devido encaminhamento de acordo com a sua situação”, refere o município.
O Centro de Saúde de São Brás de Alportel pertence ao Agrupamento de Centros de Saúde do Algarve Central e tem associadas duas unidades: a Unidade de Cuidados na Comunidade All-Portellus e a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, para além de prestar serviços de atendimento complementar.
“A localização deste concelho, no centro do Algarve, foi preponderante para a escolha do novo médico, bem como a boa qualidade de vida que caracteriza São Brás de Alportel, município dotado de diversos serviços”, acrescenta a Câmara de São Brás de Alportel.