Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura, Nacional, Saúde

Quatro anos à espera de um dador, jornalista Gustavo Costa faleceu nas vésperas do transplante

Um texto do jornalista José Pedro Castanheira recordando o correspondente do Expresso em Luanda desaparecido nesta sexta-feira

12:52 21 Agosto, 2022 12:53 21 Agosto, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Era seguramente um dos melhores e mais independentes jornalistas de Angola. Quando conversávamos, percebia-se de imediato que sabia mais, muito mais, do que se passava em Luanda do que aquilo que escrevia semanalmente no Expresso. Compreende-se porquê. Por um lado, o regime angolano nunca rimou com a liberdade, particularmente com a liberdade de informação. Foi assim com Agostinho Neto, com José Eduardo dos Santos e, de forma um pouco mais mitigada, com João Lourenço. O próprio Gustavo sentiu na pele a mão pesadíssima do regime, ao ter sido condenado de forma incrível, em janeiro de 2000, a um ano de prisão (com pena suspensa). E no seu dia-a-dia de jornalista, deparou inúmeras vezes com dificuldades, obstáculos, até ameaças, umas veladas, outras nem tanto.

Por outro lado, e tal como manda o melhor jornalismo, era zeloso na confirmação da informação que obtinha, o que, se não é fácil mesmo em sociedades abertas e democráticas, ainda é mais difícil, por vezes mesmo impossível, em regimes autocráticos e que desprezam os direitos dos cidadãos e dos jornalistas. Por isso, sempre que eu ou qualquer outro jornalista procurávamos informação sobre Angola, a porta do Gustavo era sempre a primeira a que batíamos. Até porque em termos profissionais era de uma inexcedível generosidade, sempre disposto a colaborar, na sua proverbial discrição.

Pertencentes à mesma geração, começámos a escrever no Expresso no mesmo ano: 1989. Fizemos alguns trabalhos em conjunto. Não foram muitos, porque também não foram muitos os trabalhos que fiz sobre Angola e em Angola. Com efeito, durante muitos anos, talvez décadas, o Expresso, ou pelo menos alguns dos seus jornalistas, não foram autorizados a entrar em Angola, incluídos numa listagem de personae non gratae. E é sabido que há reportagens que só se fazem no local – ou é preferível nem as fazer. Por vezes, o Gustavo pedia para não assinar os trabalhos que fazíamos em conjunto, pedido que não necessitava de justificar, tão óbvias eram as razões: tinham a ver com a salvaguarda das condições mínimas para poder continuar a exercer a profissão que amava e que exerceu brilhante e corajosamente durante mais de 40 anos.

O PROJETO DE UMA BIOGRAFIA DE LOPO DO NASCIMENTO

Curiosamente, foi depois de me ter reformado que as nossas relações pessoais mais se estreitaram. Motivo: o projeto que ele há muito acalentava (e que não chegou a concretizar) de escrever a biografia de Lopo do Nascimento, uma das figuras políticas cimeiras do MPLA e de Angola e de quem o Gustavo era muito próximo.

Nessa altura, eu já concluíra a biografia do Presidente Jorge Sampaio e o Gustavo quis saber como se fazia uma “coisa” daquelas. Em 2019, numa das suas vindas regulares a Lisboa, ditadas por razões de saúde, conversámos longamente num restaurante perto da Fundação Gulbenkian. No seu jeito sempre tímido e delicado, bombardeou-me com perguntas sobre o modo como eu conduzira a minha investigação. Pediu-me ajuda no acesso aos arquivos portugueses relacionados com o Estado Novo. Espantou-se com a facilidade com que qualquer investigador tem acesso a esses arquivos. De permeio, expôs-me as suas iniciativas em torno de uma preocupação comum: a salvaguarda do espólio do investigador francês René Pélissier. Inevitável, conversámos sobre a sua saúde, motivo principal da sua vinda a Lisboa. Com um sério problema nos rins, a hemodiálise tornara-se obrigatória, tendo-a iniciado assim que regressou a Luanda. E não descartava a hipótese de um transplante, que, na altura, admitia poder fazer ou nos EUA ou na China.

A ÚLTIMA VINDA A LISBOA COM O FILHO TIAGO

Voltou a Lisboa em Junho último. O problema dos rins agravara-se, um transplante parecia ser absolutamente inevitável. À falta de dadores compatíveis, o filho Tiago dispusera-se a ceder ao pai um rim. O Gustavo começou por rejeitar um tal cenário, para si simplesmente impensável. O filho, porém, foi de uma insistência inabalável. Vieram, ambos, a Lisboa, para se submeterem no sistema de saúde português aos inevitáveis exames para uma intervenção que continua a ser de alto risco. Fui acompanhando pelo telefone esta sua última e longa passagem por Lisboa. Apesar do estado relativamente desesperado da sua saúde, a principal preocupação do Gustavo era o filho Tiago, que iniciara em Luanda uma carreira de humorista, como fundador de uma produtora de conteúdos de entretenimento. Não descansou enquanto não conseguiu que o filho tivesse “um papo” com o Ricardo Araújo Pereira, que era (e é) uma espécie de ídolo e inspirador.

A vinda a Lisboa acabaria por ser dececionante, na medida em que inviabilizou o transplante do rim do filho, por incompatível. O mesmo sucedera anteriormente com outros familiares, que também se haviam disposto a doar um rim. Casos, entre outros, do também jornalista Luís Costa, a viver nos EUA e um dos sete irmãos de Gustavo, e o filho mais velho, Sílvio, mas o facto de ambos serem hipertensos inviabilizou o transplante.

Já em Luanda, ao fim de quatro anos veio finalmente a tão desejada notícia: fora encontrado um dador compatível no Brasil. O transplante seria possível já a partir da próxima semana, num hospital de São Paulo. Esta notícia tornou dispensáveis os exames a que o terceiro e mais novo dos filhos, Joacyr, também se disponibilizou, a realizar em Lisboa.

À beira de novas eleições gerais em Angola, que se realizam no próximo dia 24, o Gustavo foi infetado pela Covid 19. Sendo um doente de altíssimo risco, foi internado num hospital, para efeitos preventivos. Chegou a ter alta hospitalar prevista para esta quarta-feira, 17, que só não se efetivou por continuar a testar positivo à Covid. Nesse dia, durante uma das habituais sessões de hemodiálise, sofreu um gravíssimo Acidente Vascular Cerebral. Sobreviveu pouco mais de 24 horas.

O funeral de Gustavo Costa, de 63 anos, realiza-se este domingo em Luanda, para o cemitério de Benfica.

  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e rajadas fortes: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 14:04 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um dia marcado por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Ciência Opinião

Quando o stress se sente na pele | Por Isabel Duarte

17:30 17 Agosto, 2026 17:39 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A doença resulta de uma combinação complexa de alterações da barreira cutânea, genética, ambiente e sistema imunitário"

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve Economia

Estas são as 10 ruas mais caras de Portugal para viver e 3 ficam no Algarve

14:30 17 Agosto, 2026 14:15 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Algarve aparece entre as zonas mais caras de Portugal para comprar casa, com três urbanizações no top 10 nacional

Algarve Cultura

“Acordeão ao Largo” anima Pechão e Olhão em duas noites de verão

17:10 17 Agosto, 2026 17:15 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Música, tradição e talento marcam o regresso do "Acordeão ao Largo", com dois concertos previstos para Pechão e Olhão

Radar de velocidade. Crédito: Freepik
Auto

Adeus radares de velocidade? Alemão descobre método legal (e insólito) para ‘fugir’ às multas

17:00 17 Agosto, 2026 14:48 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Método usado por um alemão para ‘escapar’ aos radares de velocidade está a dividir opiniões

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Algarve Ensino

São Brás de Alportel mantém Vale + Educação com apoio de 25 euros por aluno

16:50 17 Agosto, 2026 16:49 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Cada aluno recebe 25 euros, divididos em dois vales de 12,50 euros, para aquisição de material escolar no comércio local aderente

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 13:17 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e rajadas fortes: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 14:04 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um dia marcado por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Ciência, Opinião

Quando o stress se sente na pele | Por Isabel Duarte

17:30 17 Agosto, 2026 17:39 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A doença resulta de uma combinação complexa de alterações da barreira cutânea, genética, ambiente e sistema imunitário"

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve, Economia

Estas são as 10 ruas mais caras de Portugal para viver e 3 ficam no Algarve

14:30 17 Agosto, 2026 14:15 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Algarve aparece entre as zonas mais caras de Portugal para comprar casa, com três urbanizações no top 10 nacional

Algarve, Cultura

“Acordeão ao Largo” anima Pechão e Olhão em duas noites de verão

17:10 17 Agosto, 2026 17:15 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Música, tradição e talento marcam o regresso do "Acordeão ao Largo", com dois concertos previstos para Pechão e Olhão

Radar de velocidade. Crédito: Freepik
Auto

Adeus radares de velocidade? Alemão descobre método legal (e insólito) para ‘fugir’ às multas

17:00 17 Agosto, 2026 14:48 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Método usado por um alemão para ‘escapar’ aos radares de velocidade está a dividir opiniões

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Algarve, Ensino

São Brás de Alportel mantém Vale + Educação com apoio de 25 euros por aluno

16:50 17 Agosto, 2026 16:49 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Cada aluno recebe 25 euros, divididos em dois vales de 12,50 euros, para aquisição de material escolar no comércio local aderente

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 13:17 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Últimas Notícias

  • Conheça a praia no Algarve eleita a melhor da Europa onde todos os anos neste dia se dá um mergulho coletivo para trazer ‘boa sorte’
    Conheça a praia no Algarve eleita a melhor da Europa onde todos os anos neste dia se dá um mergulho coletivo para trazer ‘boa sorte’
  • “Acordeão ao Largo” anima Pechão e Olhão em duas noites de verão
    “Acordeão ao Largo” anima Pechão e Olhão em duas noites de verão
  • Adeus radares de velocidade? Alemão descobre método legal (e insólito) para ‘fugir’ às multas
    Adeus radares de velocidade? Alemão descobre método legal (e insólito) para ‘fugir’ às multas
  • São Brás de Alportel mantém Vale + Educação com apoio de 25 euros por aluno
    São Brás de Alportel mantém Vale + Educação com apoio de 25 euros por aluno
  • Procissão marítima de Nossa Senhora da Orada voltou a unir comunidade de Albufeira
    Procissão marítima de Nossa Senhora da Orada voltou a unir comunidade de Albufeira

Opinião

  • Quando o stress se sente na pele | Por Isabel Duarte
    Quando o stress se sente na pele | Por Isabel Duarte
  • Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
    Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
  • O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
    O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay

Europe Direct Algarve

  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento