O Hospital Particular do Algarve (HPA) tem uma nova cirurgia à coluna vertebral – a cirurgia endoscópica de coluna – que tem como principal objetivo a descompressão das estruturas neurológicas, como a medula espinal e/ou as raízes nervosas.
A equipa de Neurocirurgia do HPA Alvor iniciou-se na cirurgia endoscópica vertebral, trazendo à região mais uma inovação no âmbito da cirurgia minimamente invasiva. Agora, é possível, através de uma pequena incisão (7 a 10 mm) aceder às estruturas lesadas, com uma agressão mínima aos tecidos envolvidos: pele, nervos e músculos.
“Este procedimento não danifica a musculatura, já que não é necessário ‘destruir’ as estruturas musculares que dão apoio à coluna, mantendo-as perfeitamente preservadas e minimizando riscos que ocorrem pelas técnicas cirúrgicas abertas, como aderências e fibroses. Um dos objetivos desta intervenção, será por exemplo a remoção de uma hérnia discal, com maior segurança, precisão e rapidez”, explica Leandro Augusto Ribeiro Silva, neurocirurgião no Grupo HPA Saúde.
“Considerada minimamente invasiva e de rápida recuperação, a cirurgia endoscópica à coluna vertebral permite um retorno célere à vida ativa, podendo considerar-se isenta de complicações associadas, praticamente indolor e sem risco de infeção”, acrescenta.
Leia também: Conheça a praia portuguesa eleita a melhor da Europa onde javalis vão a banhos [vídeo]