Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Algarve, Saúde

Falta de cuidados paliativos pediátricos no Algarve agrava sofrimento de doentes e famílias

Criação de uma equipa de cuidados paliativos pediátricos em cada serviço de pediatria é uma das propostas da APCP

08:13 3 Fevereiro, 2025 08:15 3 Fevereiro, 2025 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Mais de 70% dos doentes não têm acesso em tempo útil a cuidados paliativos, valor que sobre para 90% no caso das crianças, segundo Associação de Cuidados Paliativos, que considera a situação dramática e pede medidas urgentes ao Governo.

“O que se passa é que as equipas são exíguas, são poucos profissionais para o nível de necessidades. Há parte do território que está a descoberto. Ao nível dos cuidados paliativos pediátricos a situação é também dramática”, disse à Lusa a presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP), Catarina Pazes.

A responsável falava dias depois de a APCP ter apresentado um conjunto de propostas à Comissão Parlamentar da Saúde, entre as quais a criação de equipas comunitárias de suporte em todas as Unidades Locais de Saúde (ULS) e a facilitação da mobilidade de médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais para estas equipas.

“Em todas as ULS tem que haver uma equipa comunitária que possa fazer um acompanhamento e um suporte dos doentes com alguma dificuldade na deslocação, mas que precisam de um apoio ao longo do tempo de doença, adaptado à sua necessidade em cada momento, quer vivam em casa, em lares de idosos ou em estruturas sociais”, defendeu a responsável.

Catarina Pazes apelou também ao reforço das respostas para cuidados pediátricos, especialmente nas regiões do Alentejo e Algarve, lembrando que “continuam desprovidas de qualquer apoio”.

Apontou igualmente as assimetrias regionais, afirmando: “Há locais do país que têm equipas comunitárias, mas que não abrangem toda aquela área onde estão implementadas. E isso não é só em regiões mais remotas. Por exemplo, em Lisboa, isso também acontece”.

Disse que é preciso uma aposta mais forte nos profissionais e, nas equipas onde estes existem, perceber de que formação precisam e dar-lhes condições para a poder fazer: “Temos vários colegas a tentar fazer formação paga pelo seu bolso, sem depois terem a dispensa de serviço para poderem fazer estágios”.

Insistiu na necessidade de melhorar a articulação entre a Rede Nacional de Cuidados Continuados e a Rede Nacional de Cuidados Paliativos, “cuja coordenação se encontra inativa desde o final de 2023”.

“Precisamos de uma monitorização e de um apoio técnico efetivo da parte da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos, que é inexistente”, afirmou Catarina Pazes, acrescentando que os profissionais no terreno se sentem abandonados.

“Há mais de um ano, desde o final de 2023, que não há qualquer ação da Comissão Nacional. Portanto sentimo-nos um pouco abandonados do ponto de vista da organização e da gestão, porque não temos (…) a estrutura que foi criada para isto a funcionar e a monitorizar, apoiar, avaliar o ponto da situação e estabelecer prioridades”, afirmou.

A APCP considerou que a ausência de coordenação está a comprometer o acesso equitativo aos cuidados paliativos.

Num relatório divulgado no ano passado, a Entidade Reguladora da Saúde revelou que quase metade (48%) dos doentes referenciados em 2023 para unidades de cuidados paliativos contratualizadas com o setor privado ou social morreram antes de ter vaga, uma situação que Catarina Pazes lembrou ser apenas “uma parte do problema”.

A responsável da associação pediu que a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde tenha conhecimento do que se passa no terreno e, em conjunto com os profissionais, encontre soluções.

Entre as várias propostas que a APCP deixou aos deputados estão também a criação de uma equipa de cuidados paliativos pediátricos em cada serviço de pediatria “que garanta resposta efetiva”, alertando que a região do Alentejo e Algarve está, neste momento, sem qualquer resposta.

Sugeriu igualmente uma aposta no atendimento telefónico (por médico e/ou enfermeiro) 24 horas por dia, sete dias por semana, como estratégia de redução de deslocações desnecessárias a serviços de urgência e internamentos hospitalares.

A APCP considerou “incipiente” o compromisso do Plano de Recuperação e Resiliência nesta área e lembrou que o último relatório da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos (2024) reconheceu que a maioria das equipas “não tem a dotação de recursos humanos prevista no Plano Estratégico de Desenvolvimento para os Cuidados Paliativos (PEDCP)”, sublinhando que “as dotações previstas já são reconhecidamente insuficientes para uma resposta de qualidade”.

“Tem que haver um olhar para isto pela injustiça que causa, pelo desgaste que causa aos próprios profissionais, mas principalmente pelo sofrimento dos doentes e das famílias que não é atendido”, insistiu Catarina Pazes.

Leia também: Este aspirador 3 em 1 do Lidl tem função trituradora, saco de 34L e custa menos de 30€

Vulcão das Furnas.
Nacional

Alerta sobe para V1 neste vulcão português: saiba o que significa este nível de ‘perigo’

09:10 10 Setembro, 2026 08:57 10 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Atividade sísmica levou à alteração do alerta nas Furnas, em São Miguel: nível V1 corresponde a atividade fraca

Tiago Pereira. Crédto: Beatriz Ruivo | FPT
Algarve Desporto Europa

Algarvio Tiago Pereira conquista primeira vitória frente a um top 100

07:10 10 Setembro, 2026 07:19 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Aos 23 anos, o algarvio alcançou a primeira vitória frente a um top 100 e vai agora defrontar o argentino Genaro Alberto Olivieri

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a esta região portuguesa: previsão aponta para aguaceiros e trovoada

06:00 10 Setembro, 2026 14:25 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança do estado do tempo na Madeira, com o regresso da chuva e possibilidade de aguaceiros e trovoada já esta quinta-feira

Homem com um relógio de pulso.
Nacional

Adeus horário de verão? Esta é a data em que Portugal vai mudar para o horário de inverno e os dias vão ficar mais ‘pequenos’

18:10 9 Setembro, 2026 14:49 9 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Outubro traz o regresso ao horário de inverno, com os relógios a recuarem uma hora e os dias a ficarem mais 'pequenos'

Casal no computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Tem erros nos descontos da Segurança Social? Saiba como corrigir a carreira contributiva antes da reforma (e evitar ‘cortes’)

08:30 10 Setembro, 2026 11:18 9 Setembro, 2026 | João Luís

Remunerações em falta na Segurança Social? Saiba como pedir a correção de erros e evitar problemas no cálculo da reforma

Opinião

Não podemos ser só amor e sorrisos | Por Ana Alexandra Resende

07:30 10 Setembro, 2026 06:44 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Não quero ensinar aos meus filhos que ser educado significa permitir tudo. Nem que respeitar uma autoridade significa nunca a questionar"

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Pensionistas que recebam até este valor vão receber um pagamento extra ainda este ano: saiba se está entre os abrangidos

09:20 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os pensionistas vão receber este apoio extraordinário. Veja qual é o limite definido pelo Governo

Idoso a olhar para uma folha. Crédito: Freepik AI
Economia

Atenção pensionistas: se não cumprir este requisito pode perder o direito a este apoio da Segurança Social

12:30 9 Setembro, 2026 12:14 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os reformados recebem pensão de velhice. Conheça o apoio disponível e o limite de rendimentos que não pode ultrapassar

Algarve Cultura Gastronomia

Feira de Salir regressa com três dias de música, gastronomia e tradição

16:40 9 Setembro, 2026 15:55 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Noninho Navarro, Os Alentons e Jorge Guerreiro estão entre os destaques musicais dos três dias de festa em Salir

Algarve Cultura

Fado à Beira-Mar leva duas noites de música à Praia dos Olhos de Água

10:20 9 Setembro, 2026 10:58 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira recebe duas noites de fado à beira-mar, com propostas dedicadas a diferentes gerações e a Amália

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Europa Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Algarve Cultura

Festa de Alcoutim regressa com três dias de música junto ao Guadiana

16:50 8 Setembro, 2026 16:16 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Tony Carreira abre a Festa de Alcoutim, que contará ainda com David Antunes & The Midnight Band e Ivandro

Vulcão das Furnas.
Nacional

Alerta sobe para V1 neste vulcão português: saiba o que significa este nível de ‘perigo’

09:10 10 Setembro, 2026 08:57 10 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Atividade sísmica levou à alteração do alerta nas Furnas, em São Miguel: nível V1 corresponde a atividade fraca

Tiago Pereira. Crédto: Beatriz Ruivo | FPT
Algarve, Desporto, Europa

Algarvio Tiago Pereira conquista primeira vitória frente a um top 100

07:10 10 Setembro, 2026 07:19 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Aos 23 anos, o algarvio alcançou a primeira vitória frente a um top 100 e vai agora defrontar o argentino Genaro Alberto Olivieri

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a esta região portuguesa: previsão aponta para aguaceiros e trovoada

06:00 10 Setembro, 2026 14:25 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança do estado do tempo na Madeira, com o regresso da chuva e possibilidade de aguaceiros e trovoada já esta quinta-feira

Homem com um relógio de pulso.
Nacional

Adeus horário de verão? Esta é a data em que Portugal vai mudar para o horário de inverno e os dias vão ficar mais ‘pequenos’

18:10 9 Setembro, 2026 14:49 9 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Outubro traz o regresso ao horário de inverno, com os relógios a recuarem uma hora e os dias a ficarem mais 'pequenos'

Casal no computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Tem erros nos descontos da Segurança Social? Saiba como corrigir a carreira contributiva antes da reforma (e evitar ‘cortes’)

08:30 10 Setembro, 2026 11:18 9 Setembro, 2026 | João Luís

Remunerações em falta na Segurança Social? Saiba como pedir a correção de erros e evitar problemas no cálculo da reforma

Opinião

Não podemos ser só amor e sorrisos | Por Ana Alexandra Resende

07:30 10 Setembro, 2026 06:44 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Não quero ensinar aos meus filhos que ser educado significa permitir tudo. Nem que respeitar uma autoridade significa nunca a questionar"

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Pensionistas que recebam até este valor vão receber um pagamento extra ainda este ano: saiba se está entre os abrangidos

09:20 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os pensionistas vão receber este apoio extraordinário. Veja qual é o limite definido pelo Governo

Idoso a olhar para uma folha. Crédito: Freepik AI
Economia

Atenção pensionistas: se não cumprir este requisito pode perder o direito a este apoio da Segurança Social

12:30 9 Setembro, 2026 12:14 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os reformados recebem pensão de velhice. Conheça o apoio disponível e o limite de rendimentos que não pode ultrapassar

Algarve, Cultura, Gastronomia

Feira de Salir regressa com três dias de música, gastronomia e tradição

16:40 9 Setembro, 2026 15:55 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Noninho Navarro, Os Alentons e Jorge Guerreiro estão entre os destaques musicais dos três dias de festa em Salir

Algarve, Cultura

Fado à Beira-Mar leva duas noites de música à Praia dos Olhos de Água

10:20 9 Setembro, 2026 10:58 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira recebe duas noites de fado à beira-mar, com propostas dedicadas a diferentes gerações e a Amália

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Europa, Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Algarve, Cultura

Festa de Alcoutim regressa com três dias de música junto ao Guadiana

16:50 8 Setembro, 2026 16:16 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Tony Carreira abre a Festa de Alcoutim, que contará ainda com David Antunes & The Midnight Band e Ivandro

Últimas Notícias

  • Adeus carta de condução? Caso o documento não cumpra este requisito pode ficar sem direto a conduzir
    Adeus carta de condução? Caso o documento não cumpra este requisito pode ficar sem direto a conduzir
  • Alerta sobe para V1 neste vulcão português: saiba o que significa este nível de ‘perigo’
    Alerta sobe para V1 neste vulcão português: saiba o que significa este nível de ‘perigo’
  • Tem erros nos descontos da Segurança Social? Saiba como corrigir a carreira contributiva antes da reforma (e evitar ‘cortes’)
    Tem erros nos descontos da Segurança Social? Saiba como corrigir a carreira contributiva antes da reforma (e evitar ‘cortes’)
  • Algarvio Tiago Pereira conquista primeira vitória frente a um top 100
    Algarvio Tiago Pereira conquista primeira vitória frente a um top 100
  • Sabia que o salário mínimo não é igual em todo o país? Esta é a região onde o valor é mais alto
    Sabia que o salário mínimo não é igual em todo o país? Esta é a região onde o valor é mais alto

Opinião

  • Não podemos ser só amor e sorrisos | Por Ana Alexandra Resende
    Não podemos ser só amor e sorrisos | Por Ana Alexandra Resende
  • Lapsus linguae ministeriais | Por José Figueiredo Santos
    Lapsus linguae ministeriais | Por José Figueiredo Santos
  • Mudar de empresa tende a acelerar o crescimento dos salários
    Mudar de empresa tende a acelerar o crescimento dos salários

Europe Direct Algarve

  • Nova viatura chega aos Bombeiros de Lagoa através de fundos europeus
    Nova viatura chega aos Bombeiros de Lagoa através de fundos europeus
  • Mulheres Social Democratas do Algarve visitam o Parlamento Europeu
    Mulheres Social Democratas do Algarve visitam o Parlamento Europeu
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento