Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Saúde, Vida & Lazer

Estas termas ficam em Portugal e são famosas pelas propriedades curativas e paisagem natural relaxante

Descobertas pelos romanos há mais de 2000 anos, estas termas podem ser opção para quem quer cuidar da sua saúde e aproveitar as paisagens naturais

19:58 13 Dezembro, 2024 18:58 13 Dezembro, 2024 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Portugal é um país muito requisitado por praticamente todos os motivos que se possa imaginar. Das paisagens naturais às praias, consideradas por muitos das melhores do mundo, até ao nosso património histórico e à gastronomia reconhecida à escala global, há imensas razões para visitar o nosso país, ou até para nem querer sair daqui para férias. Neste artigo, com a colaboração do Ekonomista, dar-lhe-emos a conhecer mais um cenário pitoresco do nosso país, para quem gosta de aproveitar os seus tempos livres para relaxar em comunhão com a natureza e ainda cuidar da sua saúde. Conheça estas termas.

As Termas do Gerês deixaram há muito de ser apenas um destino procurado por doentes ou por aqueles que desejam tratar determinadas maleitas. Atualmente, são um local de eleição para quem procura fugir à rotina, relaxar, recuperar energias e reencontrar o equilíbrio necessário para enfrentar os desafios do dia a dia.

Localizadas em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, as Termas destacam-se pelo cenário natural envolvente, que combina a tranquilidade de uma vila de montanha com a riqueza do património paisagístico português. Este enquadramento, aliado à gastronomia de excelência da região e à proximidade da Barragem da Caniçada, transforma o local num destino ideal para quem valoriza o contacto com a natureza e o bem-estar físico e mental.

Benefícios únicos da água

A fama das Termas do Gerês remonta até há mais de dois mil anos, quando os romanos descobriram as propriedades terapêuticas das suas águas, mesmo num local de acesso difícil. Incrustada no maciço granítico junto à Fonte da Bica, uma inscrição em latim, “Aegri Surgunt Sani” (“os doentes saem sãos”), atesta o impacto positivo destas águas na saúde.

A água das Termas do Gerês é considerada única, combinando características de diferentes grupos hidrogeoquímicos. Com um pH elevado de 9,1, é marcadamente alcalina, mas não possui enxofre em estado de sulfureto, o que a torna límpida e inodora. Estes atributos explicam os seus efeitos benéficos no tratamento de doenças do fígado, vesícula, obesidade, hipertensão e diabetes. Para além de tratar patologias específicas, a água proporciona melhorias gerais como relaxamento muscular, aumento da mobilidade articular, redução de espasmos, alívio de dores e inflamações e estimulação da circulação sanguínea.

Um destino de atividades e lazer

Inseridas no Parque Nacional da Peneda-Gerês, as Termas são rodeadas por locais de grande interesse natural, como a Mata de Albergaria, a Cascata do Arado e os miradouros da Pedra Bela e da Junceda. A proximidade à Albufeira da Caniçada e à de Vilarinho das Furnas oferece condições ideais para a prática de desportos náuticos.

Para os amantes de caminhadas, os trilhos do Gerês são um convite à aventura. Entre os mais procurados estão o Trilho da Geira, o Trilho da Preguiça e o Trilho da Águia do Sarilhão. Quem prefere explorar a cultura local pode visitar o Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas, os espigueiros do Soajo e as pontes de Albergaria e Quintão, bem como outras construções históricas em granito.

Tratamentos disponíveis

As Termas do Gerês oferecem tratamentos diversificados, adaptados às necessidades de cada visitante. Estes incluem programas de cura termal com ingestão de água mineral, consultas médicas e circuitos de manutenção no parque das termas. Há também tratamentos específicos, como o controlo de diabetes, terapias para o fígado e vesícula, ou ainda programas para a redução de hipertensão arterial, que combinam banhos terapêuticos, massagens e acompanhamento nutricional.

Para quem deseja perder peso, o programa de emagrecimento combina hidroginástica, consultas de nutrição e uma série de tratamentos como massagens localizadas e esfoliações corporais, garantindo uma abordagem completa ao bem-estar.

Alojamento de qualidade

A experiência no Gerês é complementada por alojamentos que proporcionam conforto e comodidade. O Águas do Gerês – Hotel, Termas e Spa, situado no coração do parque nacional, oferece não apenas acesso privilegiado às termas, mas também programas de atividades ao ar livre e percursos na serra. Outra opção é o Hotel das Termas, reconhecido pelo ambiente acolhedor e a proximidade às águas medicinais. Já o Hotel Universal destaca-se pela sua oferta de quartos confortáveis e o restaurante Adega Regional, onde é possível saborear a rica gastronomia da região.

Leia também: Tenha o cartão de cidadão e carta de condução no telemóvel. Veja passo a passo como o fazer

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

Peixes mortos.
Algarve

Mau cheiro no Trilho do Ludo entre Faro e Almancil associado à presença de milhares de peixes mortos na Ria Formosa

13:09 1 Julho, 2026 12:53 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Foram encontrados milhares de peixes mortos na zona do Ludo, na Ria Formosa, entre Faro e Almancil, mas ainda não foram apurados os motivos

Algarve Cultura Desporto

Verão em Quarteira junta música, leitura, desporto e convívio

12:43 1 Julho, 2026 12:48 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mare Funtastic anima Quarteira entre julho e setembro com música, mercados, desporto, lazer e propostas para todas as idades

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Economia Nacional

Conheça as datas de pagamento dos subsídios e pensões para julho

06:30 1 Julho, 2026 15:48 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calendário de pagamentos da Segurança Social para julho já foi divulgado

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, acompanhada pelo presidente do Conselho de Administração da ULS Algarve, Tiago Botelho, durante a visita ao terreno de implantação do novo Hospital Central do Algarve, no Parque das Cidades. Crédito: Luís Forra | Lusa
Algarve Política

PSD Algarve reage a debate sobre acessos ao Hospital Central e pede entendimento urgente

11:26 1 Julho, 2026 11:37 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas alertam para o risco de novos atrasos no Hospital Central do Algarve e pedem responsabilidade institucional

Opinião

A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão

11:54 1 Julho, 2026 11:54 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tal como existem inúmeros seres humanos (...) poderão existir inúmeras estruturas superiores, cada uma acolhendo universos inteiros com formas de vida semelhantes ou completamente diferentes da nossa"

Economia Europe Direct Algarve

Santa Casa de Albufeira ultrapassa 350 formandos com projeto CAPACITAR

09:01 1 Julho, 2026 09:04 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Desde 2024, o projeto CAPACITAR tem criado oportunidades de formação e desenvolvimento pessoal na região algarvia

Tempo

Calor extremo instala-se em Portugal e pode durar vários dias seguidos: cúpula de calor traz máximas acima dos 40 ºC

06:00 1 Julho, 2026 15:49 30 Junho, 2026 | João Luís

Portugal poderá enfrentar vários dias seguidos de temperaturas extremas, com uma cúpula de calor a empurrar máximas acima dos 40 ºC

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Portugal vai aquecer como o Saara: massa de ar africana traz máximas acima dos 40 ºC a partir deste dia

10:32 30 Junho, 2026 10:17 30 Junho, 2026 | João Luís

Massa de ar africana deverá trazer calor intenso a partir de quinta-feira, com máximas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Gastronomia

Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos

19:40 30 Junho, 2026 14:52 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtos congelados ou enlatados podem ser tão nutritivos como os frescos e, em alguns casos, até conservar melhor certos nutrientes

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

Peixes mortos.
Algarve

Mau cheiro no Trilho do Ludo entre Faro e Almancil associado à presença de milhares de peixes mortos na Ria Formosa

13:09 1 Julho, 2026 12:53 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Foram encontrados milhares de peixes mortos na zona do Ludo, na Ria Formosa, entre Faro e Almancil, mas ainda não foram apurados os motivos

Algarve, Cultura, Desporto

Verão em Quarteira junta música, leitura, desporto e convívio

12:43 1 Julho, 2026 12:48 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mare Funtastic anima Quarteira entre julho e setembro com música, mercados, desporto, lazer e propostas para todas as idades

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional, Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Economia, Nacional

Conheça as datas de pagamento dos subsídios e pensões para julho

06:30 1 Julho, 2026 15:48 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calendário de pagamentos da Segurança Social para julho já foi divulgado

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, acompanhada pelo presidente do Conselho de Administração da ULS Algarve, Tiago Botelho, durante a visita ao terreno de implantação do novo Hospital Central do Algarve, no Parque das Cidades. Crédito: Luís Forra | Lusa
Algarve, Política

PSD Algarve reage a debate sobre acessos ao Hospital Central e pede entendimento urgente

11:26 1 Julho, 2026 11:37 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas alertam para o risco de novos atrasos no Hospital Central do Algarve e pedem responsabilidade institucional

Opinião

A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão

11:54 1 Julho, 2026 11:54 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tal como existem inúmeros seres humanos (...) poderão existir inúmeras estruturas superiores, cada uma acolhendo universos inteiros com formas de vida semelhantes ou completamente diferentes da nossa"

Economia, Europe Direct Algarve

Santa Casa de Albufeira ultrapassa 350 formandos com projeto CAPACITAR

09:01 1 Julho, 2026 09:04 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Desde 2024, o projeto CAPACITAR tem criado oportunidades de formação e desenvolvimento pessoal na região algarvia

Tempo

Calor extremo instala-se em Portugal e pode durar vários dias seguidos: cúpula de calor traz máximas acima dos 40 ºC

06:00 1 Julho, 2026 15:49 30 Junho, 2026 | João Luís

Portugal poderá enfrentar vários dias seguidos de temperaturas extremas, com uma cúpula de calor a empurrar máximas acima dos 40 ºC

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Portugal vai aquecer como o Saara: massa de ar africana traz máximas acima dos 40 ºC a partir deste dia

10:32 30 Junho, 2026 10:17 30 Junho, 2026 | João Luís

Massa de ar africana deverá trazer calor intenso a partir de quinta-feira, com máximas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Gastronomia

Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos

19:40 30 Junho, 2026 14:52 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtos congelados ou enlatados podem ser tão nutritivos como os frescos e, em alguns casos, até conservar melhor certos nutrientes

Últimas Notícias

  • Mau cheiro no Trilho do Ludo entre Faro e Almancil associado à presença de milhares de peixes mortos na Ria Formosa
    Mau cheiro no Trilho do Ludo entre Faro e Almancil associado à presença de milhares de peixes mortos na Ria Formosa
  • Verão em Quarteira junta música, leitura, desporto e convívio
    Verão em Quarteira junta música, leitura, desporto e convívio
  • Há motivos para alarme? Portugueses são os segundos mais pessimistas na UE
    Há motivos para alarme? Portugueses são os segundos mais pessimistas na UE
  • António José Seguro fez as malas e saiu das Caldas da Rainha rumo a Paris: vai almoçar com Macron e conversar com portugueses
    António José Seguro fez as malas e saiu das Caldas da Rainha rumo a Paris: vai almoçar com Macron e conversar com portugueses
  • Algarve ultrapassa os 4.000 €/m² e atinge novo máximo no preço da habitação
    Algarve ultrapassa os 4.000 €/m² e atinge novo máximo no preço da habitação

Opinião

  • A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão
    A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão
  • O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves
    O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves

Europe Direct Algarve

  • Santa Casa de Albufeira ultrapassa 350 formandos com projeto CAPACITAR
    Santa Casa de Albufeira ultrapassa 350 formandos com projeto CAPACITAR
  • O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal