Mariana Vieira da Silva apresentou esta quinta-feira o novo mapa do país e as notícias são positivas. “Há mais concelhos a sair de níveis acima de 120 casos por cem mil habitantes do que a entrar nesse nível”, disse a ministra do Estado e da Presidência, sublinhando que o país está no nível verde da matriz de risco.
“O país evoluiu de forma muito positiva, estando hoje claramente no nível verde”, afirmou Mariana Vieira da Silva em conferência de imprensa, após a Reunião do Conselho de Ministros.
Segundo a governante, foi assinalado um “decréscimo muito significativo” da covid-19 no país, com o nível de incidência do novo coronavírus a fixar-se em 48,7% e o RT (índice de transmissibilidade) em 0,92%.
Carregal do Sal, Cabeceiras de Basto e Paredes são os três concelhos que avançam no desconfinamento, enquanto Arganil e Lamego recuam para as regras de 19 de abril. Odemira continuará sem cerca sanitária, mas o estado de calamidade no país vigora até ao próximo dia 30 de maio.
12 concelhos em alerta
Por outro lado, só 12 outros concelhos estão em alerta, enquanto há uma semana eram 23. Albufeira, Alvaiázere, Castelo de Paiva, Fafe, Golegã, Melgaço, Montalegre, Oliveira do Hospital, Torres Vedras, Vale de Cambra, Vila Nova de Poiares e Odemira estão na lista.
Deixaram de estar em estado de alerta por terem reduzido a incidência de covid-19 abaixo dos 120 casos por 100 mil habitantes os municípios de Alpiarça, Beja, Coruche, Figueiró dos Vinhos, Fornos de Algodres, Lagos, Paços de Ferreira, Penafiel, Peniche, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Santa Comba Dão, Tábua e Vidigueira.
Há também novidades a nível nacional: as atividades desportivas passam a ter horário alargado até às 22h30, enquanto os parques infantis, parques aquáticos e itinerantes de diversão passam a poder funcionar. De resto a obrigatoriedade do teletrabalho mantém-se até ao final do mês, enquanto as regras nos acessos às praias mantêm-se, segundo a ministra.
Questionada sobre a eventual reabertura de bares e espaços de diversão noturna, Mariana Vieira da Silva disse que o Governo ainda está a ponderar essa questão e que aguarda em breve uma proposta do sector. “Quanto mais sabemos sobre a pandemia mais sabemos sobre como espaços fechados são problemáticos”, adverte.
Confrontada sobre os festejos do Sporting, a ministra reconheceu que “algo não correu bem” e que o inquérito aberto visa também garantir “que as regras em vigor serão cumpridas das próximas vezes.”
A situação de calamidade vai manter-se no país até às 23h59 do próximo diz 30 de maio.
A generalidade de Portugal Continental continua a seguir as regras do desconfinamento iniciadas em 01 de maio.
Esta fase, a quarta do desconfinamento, pressupõe permissão de funcionamento de restaurantes e espetáculos até às 22:30, comércio em geral até às 21:00 nos dias de semana e até às 19:00 aos fins de semana e feriados.
Os restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar com a limitação condicionada a um máximo de seis pessoas por mesa no interior e dez pessoas por mesa nas esplanadas.
Podem ser praticadas todas as modalidades desportivas, bem como toda a atividade física ao ar livre. A lotação para casamentos e batizados está limitada a 50% do espaço.
A estas regras, o Governo acrescentou hoje “alguns acertos”, nomeadamente a possibilidade de entrada em atividade dos itinerantes de diversão, dos parques infantis, que não os públicos, e dos parques aquáticos.
O primeiro nível de desconfinamento, iniciado em 15 de março, não permitia esplanadas, o comércio só era permitido ao postigo e cabeleireiros, manicures e similares após marcação prévia.
Na segunda fase de desconfinamento, iniciada em 05 de abril, aplicável agora ao concelho de Resende e à freguesia de São Teotónio, em Odemira, podem também funcionar lojas até 200 m2 com porta para a rua, modalidades desportivas de baixo risco, ginásios sem aulas de grupo, feiras e mercados não alimentares (por decisão municipal), esplanadas, com a limitação máxima de quatro pessoas por mesa, até às 22:30 nos dias de semana e até às 13:00 aos fins de semana.
Na terceira fase de desconfinamento, iniciada em 19 de abril, aplicada agora a Arganil e Lamego, estão abertas todas as lojas e centros comerciais, os restaurantes, cafés e pastelarias (com o máximo quatro pessoas por mesa no interior ou seis por mesa em esplanadas), até às 22:30 nos dias de semana ou às 13:00 nos fins de semana e feriados.
Também estão abertos cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos, lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação e podem realizar-se eventos exteriores com diminuição de lotação (cinco pessoas por 100 m²), assim como casamentos e batizados com 25% de lotação.
Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso