A ministra da Saúde admite que na primeira semana de janeiro Portugal ultrapasse a barreira dos 37 mil novos casos de covid-19 por dia. Em declarações à SIC Notícias esta terça-feira – dia em que se atingiu um recorde de 17 172 novas infeções -, Marta Temido assegurou que este é um número que “está em linha” com as estimativas das autoridades de Saúde, no entanto um bocadinho mais acelerado do que o previsto.
“O número dos 17 mil seria atingido, nas estimativas, apenas a 29 de dezembro. Atingimos antes. Vale a pena sublinhar que com os modelos que dispomos iremos atingir os 37 mil casos na primeira semana de janeiro”, disse a ministra.
Portugal registou hoje o número mais alto de novos casos de covid-19 desde o início da pandemia. Segundo o relatório diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), o país contabiliza esta terça-feira mais 19 mortes e 17.172 novos casos de covid-19.
– Em atualização
HOSPITAIS ESTÃO PREPARADOS PARA O IMPACTO DOS PRÓXIMOS TEMPOS?
“Estamos a trabalhar para isso”, disse a ministra da Saúde.
Marta Temido considera que atualmente a maior pressão está na utilização de “instrumentos como a Linha Saúde 24, como o rastreio de contactos, como os dispositivos de testes e não tanto, como aliás também estimávamos, os internamentos e os internamentos em cuidados intensivos”.
“Todos os sistemas de saúde estão neste momento sob uma pressão brutal e o nosso não é exceção”, garantiu.
LINHA SNS24 EM RUTURA. O QUE ESTÁ A SER FEITO?
O aumento de casos de covid-19 está a pressionar cada vez mais a linha SNS24. É cada vez mais difícil conseguir que alguém atenda a chamada.
A ministra da Saúde diz que estão a ser feitos os possíveis para “melhorar a resposta”. Marta Temido revelou ainda que estão a preparar a abertura de novos call centers e o reforço dos já existentes.
De acordo com a ministra, a Linha SNS24 está a registar uma pressão “na casa dos vários milhares de chamadas”.
– Notícia da SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL – VEJA AQUI O VÍDEO