Investigadores recentemente revelaram os 10 alimentos mais saudáveis do mundo. O estudo foi disponibilizado na revista Preventing Chronic Disease do Centers for Disease Control and Prevention. Em primeiro lugar do ranking ficou o agrião que obteve a pontuação máxima num teste que analisou 17 nutrientes diferentes.
Para o SNS 24 alimentos saudáveis são, “ricos em fibra como produtos hortícolas, frutos, cereais e leguminosas, vitaminas, sais minerais e com baixo teor de gordura devem ser os ‘alimentos base’ do quotidiano para uma alimentação saudável”.
Ter uma alimentação saudável “pressupõe que esta deva ser completa, variada e equilibrada, proporcionando a energia adequada e o bem-estar físico ao longo do dia”, ainda segundo o SNS 24.
Os alimentos que configuram neste ranking foram analisados tendo em conta a quantidade de proteínas, fibras, tiamina, ferro, potássio e riboflavina. Para além disso, foram também considerados outros fatores como niacina, folato, zinco e vitaminas A, B6, B12, C, D, E e K. Levando tudo isto em consideração, os cientistas classificaram cada alimento, com uma pontuação de 0 a 100.
Os cientistas, citados no Mirror, explicaram que todos eles, exceto seis, forneciam 10% ou mais de nutrientes importantes em cada 100 calorias. Os alimentos que não se qualificaram foram a framboesa, a tangerina, o arando, o alho, a cebola e o mirtilo.
Conheça o top 10 dos alimentos mais saudáveis:
- Agriões (100,00);
- Couve chinesa (91,99);
- Acelga (89,27);
- Beterraba verde (87,08);
- Espinafres (86,43);
- Chicória (73,36);
- Alface (70,73);
- Salsa (65,59);
- Alface romana (63,48);
- Acelga (62,49).
Leia também: Se gosta de chupar o interior da cabeça do camarão, pare o quanto antes