Depois das exposições de fotografia de retrato “Sorrisos Partilhados” e “Modelos por um dia” desenvolvidas na área social, a Associação Livre Fotógrafos do Algarve (ALFA) está a concluir uma nova produção no Algarve, em Faro.
“Abraçámos um novo projeto aliciante com uma responsabilidade acrescida que se traduz numa parceria com o Centro Hospitalar Universitário (CHUA), através da Unidade de Diabetologia para assinalar os 100 anos da descoberta da insulina”, explica a associação em comunicado.
A nova exposição em fase de conclusão, conta como protagonistas rostos de diabéticos e profissionais de saúde ligados a esta matéria.
Parte dos trabalhos foram desenvolvidos no novo estúdio profissional na sede em Faro, que a associação passa a facilitar a todos os membros e apaixonados pela fotografia.
A exposição tem inauguração prevista para fevereiro de 2022, coincide com o lançamento de novos serviços de “soluções com estruturas metálicas para o ar livre – Large Photo Installation (LPI)” e de Curadoria expositiva que a associação passa a disponibilizar a interessados.
Segundo Vitor Azevedo, da equipa dirigente, “haverá novidades mas de momento, não podemos indicar o local nem fornecer mais detalhes sobre a exposição ‘Rostos de Insulina’. Em breve serão revelados os nomes dos fotógrafos e a equipa técnica que acompanha a produção e os filmes do ‘making off’”.
Nos próximos tempos a ALFA vai prosseguir o seu trabalho na área social bem como a estimular a ligação entre a arte e a educação traduzida na oferta de cursos curtos deformação presencial em fotografia, video e edição de imagem.
O projeto “A Insulina Sai à Rua” é coordenado pelo CHUA e conta com a parceria de vários municípios algarvios, centros comerciais e entidades regionais e nacionais.
Esta é uma entre as cerca de duas dezenas de iniciativas sobre literacia em saúde anunciada em meados de novembro, em Faro.