Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional, Saúde

Associação Acreditar alerta para não cumprimento da lei do registo oncológico

A diretora-geral da Acreditar, Margarida Cruz, lembra que o não cumprimento desta lei prejudica o conhecimento da realidade e, como consequência, a definição de políticas públicas adequadas.

10:16 15 Fevereiro, 2022 10:16 15 Fevereiro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A associação Acreditar, que apoia famílias com crianças com cancro, alerta para o não cumprimento da lei do registo oncológico e quer protocolos para suavizar a transição destes jovens para os serviços de adultos.

Em declarações à agência Lusa a propósito do Dia Internacional da Criança com Cancro, que esta terça-feira se assinala, a diretora-geral da Acreditar, Margarida Cruz, lembra que o não cumprimento desta lei prejudica o conhecimento da realidade e, como consequência, a definição de políticas públicas adequadas.

“Custa-me porque, não obstante o cancro pediátrico ser uma doença grave, é ainda uma doença rara – e espero que continue a ser uma doença rara. Não estamos a falar de números muito elevados no nosso país estamos a falar à volta dos 400. Mas, de facto, nunca sabemos muito bem quantos são pois não há registo”, afirma.

Margarida Cruz refere que, uma vez que se trata de uma questão desta dimensão, não compreende como o registo oncológico pediátrico não está ainda a funcionar e sublinha a sua importância para se conseguir dimensionar as respostas necessárias.

“Cada vez que um hospital se reformula e faz obras, ou aumenta a sua capacidade, como aconteceu, por exemplo, no Hospital de São João, no Porto, que fez uma ala pediátrica nova onde está incluída a oncologia pediátrica, eu pergunto me como é que se dimensiona o serviço quando nós não sabemos com quantos doentes é que vamos contar”, afirma.

Numa nota a que a Lusa teve acesso, a Acreditar lembra que em Portugal são diagnosticados cerca de 400 novos casos de cancro pediátrico por ano, com uma taxa de sobrevivência de 80%, mas sublinha que os números “continuam a ser encontrados com base em estimativas”.

“É por isso que continuamos a ter de falar na necessidade de um registo oncológico pediátrico (ROP) autonomizado e atualizado, previsto numa lei que não está a ser cumprida”, refere.

A associação lembra que os dados mais atuais sobre cancro pediátrico estão no Registo Oncológico Nacional de 2018, publicados em janeiro de 2021.

A Acreditar acrescenta que a falta de dados põe igualmente em causa “a referenciação em bases de dados internacionais”, o que pode determinar a entrada em ensaios clínicos.

A Acreditar insiste também na necessidade de um maior acompanhamento dos doentes que transitam dos serviços pediátricos para os serviços de adultos, o que acontece quando estes atingem os 18 anos.

Defende que esta transição “deve ser preparada e gradual, feita entre o oncologista pediátrico que o acompanhou o doente até aí e o novo médico que o acompanhará” e “sempre em conjunto com a família”.

Em declarações à Lusa, Margarida Cruz adianta que esta mudança de realidade – para os serviços de oncologia de adultos – faz com que, por vezes, alguns jovens se sintam “em terra de ninguém”.

A diretora-geral da Acreditar diz ainda que a questão “tem sido levantada em vários países” e que há já locais com protocolos específicos que garantem uma transição acompanhada durante algum tempo pelo oncologista pediátrico que seguiu o doente.

“É essa atenção que nós gostávamos que fosse dada. (…) Que houvesse uma definição sobre a forma como um jovem deve passar do serviço de pediatria para o serviço de adultos de modo a que exista acompanhamento que não dependa só da boa vontade de toda a gente envolvida (…) e que não haja pessoas que fiquem esquecidas em terra de ninguém”, afirma.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
André Ventura. Crédito: Lusa
Economia Europa Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Algarve

Rio Guadiana sob buscas após homem pedir auxílio e desaparecer

15:40 7 Junho, 2026 04:30 8 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Homem “encontrava-se a banhos, pediu auxílio e desapareceu” nas águas do rio Guadiana, segundo o Comando Local da Polícia Marítima de VRSA

João Neves e Gonçalo Ramos. Crésito: DR
Algarve Desporto

Da Ria Formosa ao topo da Europa: relembre o percurso de João Neves e Gonçalo Ramos até se tornarem bicampeões da Champions pelo PSG

20:30 7 Junho, 2026 16:27 6 Junho, 2026 | João Luís

João Neves, de Tavira, e Gonçalo Ramos, de Olhão, voltaram a conquistar a Liga dos Campeões pelo PSG e levam o Algarve até ao Mundial

Praia da Cova Redonda. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Esta praia escondida entre falésias no Algarve já foi considerada uma das melhores da Europa

15:00 7 Junho, 2026 16:03 5 Junho, 2026 | João Luís

Entre arribas altas e mar calmo, há uma praia no Algarve que continua a atrair quem procura tranquilidade longe dos areais mais cheios

Banca com fruta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos

16:50 7 Junho, 2026 15:42 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

À primeira vista, parece mais higiénico guardar a fruta já passada por água, mas lavar estas frutas pode criar humidade e acelerar o aparecimento de bolor

Vespas no jardim. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa

15:30 7 Junho, 2026 14:55 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, as vespas tornam-se presença frequente em varandas, jardins e refeições ao ar livre

Avião da TAP.
Nacional Vida & Lazer

Nem São Miguel nem Terceira: TAP inaugura nova rota para esta ilha nos Açores

19:40 7 Junho, 2026 15:05 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

TAP lança nova rota entre Lisboa e Santa Maria com duas frequências semanais e reforça ligações aéreas aos Açores

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 7 Junho, 2026 14:18 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda semana de junho deverá começar com alguma instabilidade em Portugal continental, contando com chuva, sobretudo no Norte e Centro

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Opinião Saúde

Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana

07:30 7 Junho, 2026 08:23 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Apesar de na maioria das vezes não provocar sintomas nas fases iniciais, esta doença pode evoluir para situações graves, como inflamação hepática, fibrose, cirrose e até cancro do fígado"

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Opinião Tech

Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal

07:30 6 Junho, 2026 12:04 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os millennials devem ser vistos não apenas como a 'geração sanduíche' e intermediaria do analógico para o digital, mas também como os arquitetos de uma nova era, onde a convergência de mundos pode gerar um inimaginável potencial"

André Ventura. Crédito: Lusa
Economia, Europa, Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Algarve

Rio Guadiana sob buscas após homem pedir auxílio e desaparecer

15:40 7 Junho, 2026 04:30 8 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Homem “encontrava-se a banhos, pediu auxílio e desapareceu” nas águas do rio Guadiana, segundo o Comando Local da Polícia Marítima de VRSA

João Neves e Gonçalo Ramos. Crésito: DR
Algarve, Desporto

Da Ria Formosa ao topo da Europa: relembre o percurso de João Neves e Gonçalo Ramos até se tornarem bicampeões da Champions pelo PSG

20:30 7 Junho, 2026 16:27 6 Junho, 2026 | João Luís

João Neves, de Tavira, e Gonçalo Ramos, de Olhão, voltaram a conquistar a Liga dos Campeões pelo PSG e levam o Algarve até ao Mundial

Praia da Cova Redonda. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia escondida entre falésias no Algarve já foi considerada uma das melhores da Europa

15:00 7 Junho, 2026 16:03 5 Junho, 2026 | João Luís

Entre arribas altas e mar calmo, há uma praia no Algarve que continua a atrair quem procura tranquilidade longe dos areais mais cheios

Banca com fruta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos

16:50 7 Junho, 2026 15:42 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

À primeira vista, parece mais higiénico guardar a fruta já passada por água, mas lavar estas frutas pode criar humidade e acelerar o aparecimento de bolor

Vespas no jardim. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa

15:30 7 Junho, 2026 14:55 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, as vespas tornam-se presença frequente em varandas, jardins e refeições ao ar livre

Avião da TAP.
Nacional, Vida & Lazer

Nem São Miguel nem Terceira: TAP inaugura nova rota para esta ilha nos Açores

19:40 7 Junho, 2026 15:05 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

TAP lança nova rota entre Lisboa e Santa Maria com duas frequências semanais e reforça ligações aéreas aos Açores

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 7 Junho, 2026 14:18 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda semana de junho deverá começar com alguma instabilidade em Portugal continental, contando com chuva, sobretudo no Norte e Centro

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve, Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Opinião, Saúde

Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana

07:30 7 Junho, 2026 08:23 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Apesar de na maioria das vezes não provocar sintomas nas fases iniciais, esta doença pode evoluir para situações graves, como inflamação hepática, fibrose, cirrose e até cancro do fígado"

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Opinião, Tech

Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal

07:30 6 Junho, 2026 12:04 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os millennials devem ser vistos não apenas como a 'geração sanduíche' e intermediaria do analógico para o digital, mas também como os arquitetos de uma nova era, onde a convergência de mundos pode gerar um inimaginável potencial"

Últimas Notícias

  • Da Ria Formosa ao topo da Europa: relembre o percurso de João Neves e Gonçalo Ramos até se tornarem bicampeões da Champions pelo PSG
    Da Ria Formosa ao topo da Europa: relembre o percurso de João Neves e Gonçalo Ramos até se tornarem bicampeões da Champions pelo PSG
  • Nem São Miguel nem Terceira: TAP inaugura nova rota para esta ilha nos Açores
    Nem São Miguel nem Terceira: TAP inaugura nova rota para esta ilha nos Açores
  • Ciclista Jorge Gálvez do Louletano conquista 46.º Grande Prémio Abimota
    Ciclista Jorge Gálvez do Louletano conquista 46.º Grande Prémio Abimota
  • Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos
    Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos
  • Casal atropelado no passeio em Albufeira: mulher morre e condutora terá tentado fugir
    Casal atropelado no passeio em Albufeira: mulher morre e condutora terá tentado fugir
  • Rio Guadiana sob buscas após homem pedir auxílio e desaparecer
    Rio Guadiana sob buscas após homem pedir auxílio e desaparecer

Opinião

  • Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
    Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
  • Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
    Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
  • 9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
    9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal