Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia, Saúde

Gelados e queijos de barrar com goma de alfarroba contaminada são retirados do mercado

Direção-Geral de Alimentação e Veterinária está “a todo o momento a receber informações de toda a Europa sobre lotes que estão a ser identificados para serem retirados”

15:44 22 Julho, 2021 12:23 29 Novembro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Processo de retirada do mercado deverá levar mais dois a três dias

As autoridades portuguesas já identificaram e retiraram do mercado nacional gelados e queijos para barrar produzidos com lotes de goma de alfarroba contaminada com um pesticida cancerígeno, revelou fonte da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Em declarações à agência Lusa, a diretora de Serviços de Nutrição e Alimentação da DGAV, Ana Paula Bico, explicou que os lotes de goma de alfarroba contaminada estão todos identificados, que os operadores estão “a colaborar ativamente” e que as autoridades competentes estão a verificar o cumprimento das medidas de retirada e recolha impostas.

“Alguns [dos produtos] nem sequer foram produzidos em Portugal. Estão distribuídos pelo Norte e pelo Sul, os lotes estão todos identificados, já foram retirados. A rastreabilidade está a funcionar” afirmou Ana Paula Bico, sublinhando: “nem toda a goma de alfarroba está contaminada”.

A responsável acrescentou que a goma de alfarroba é um aditivo autorizado em muitos alimentos como estabilizante ou espessante e aconselhou os consumidores a verificarem a lista de ingredientes dos produtos, onde os aditivos estão classificados pela sua função tecnológica (estabilizante ou espessante) e são indicados ou por escrito (goma de alfarroba) ou com o número (E410), e a contactar os locais de compra.

“As grandes cadeias de distribuição, nas campanhas de fidelização dos clientes, sabem exatamente o que o cliente comprou e não nos é estranho receber uma mensagem no telemóvel a dizer ‘comprou uma lasanha que tinha um alergénio não identificado, caso tenha algum problema venha ter connosco'”, acrescentou a responsável, frisando que “pelo menos há dois anos” que a grande distribuição faz esses contactos com os seus clientes.

Ana Paula Bico disse ainda que a DGAV está “a todo o momento a receber informações de toda a Europa sobre lotes que estão a ser identificados para serem retirados”, um processo que deverá ainda levar mais dois ou três dias.

A DGAV tinha alertado hoje, em comunicado, para a possibilidade de existência no mercado nacional de alguns géneros alimentícios, como gelados, com goma de alfarroba contaminada com um pesticida cancerígeno que representa um grave risco para a saúde.

Nessa nota, explicava que tinham sido identificados, em junho, e notificados através do sistema de Rapid Alert System for Food and Feed (RASFF), alguns géneros alimentícios produzidos com goma de alfarroba (aditivo alimentar E 410) contaminada com óxido de etileno.

Segundo a DGAV, o óxido de etileno é um pesticida não autorizado que “constitui um risco grave para a saúde humana”, uma vez que “está classificado como mutagénico da categoria 1B, cancerígeno da categoria 1B e tóxico para a reprodução da categoria 1B”.

Tendo em consideração os seus efeitos para a saúde, os estados-membros concluíram que, para os produtos que contêm o aditivo E 410 contaminado com o óxido de etileno, “não é possível definir um nível seguro de exposição para os consumidores”, o que significa que a exposição a qualquer teor representa um potencial risco, acrescentava.

Elevador da Glória.
Economia Nacional

Elevador da Glória: Fidelidade contesta indemnização de 1.000.000€ e alega que vítima sofreu durante pouco tempo antes de morrer

10:20 28 Outubro, 2026 10:00 28 Outubro, 2026

Seguradora contesta o valor pedido pela família de uma das vítimas mortais do acidente e apresenta as razões para justificar a sua posição

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve Gastronomia

Hotel AP Eva Senses em Faro junta gastronomia e música clássica numa experiência inédita

14:37 28 Outubro, 2026 14:42 28 Outubro, 2026

Evento reuniu empresas e instituições de Faro para uma experiência de gastronomia e música clássica, com acesso à cozinha do hotel

Fábio Paim.
Algarve

Fábio Paim reage após ser acusado de violar jovem em Faro: “Acusação não é condenação”

12:10 28 Outubro, 2026 11:42 28 Outubro, 2026

Antigo futebolista quebrou o silêncio sobre a acusação de violação de uma estudante em Faro e garante que vai provar a sua inocência

Algarve Desporto

Grande Prémio de Fórmula 1 no Algarve terá mobilidade como um dos maiores desafios

12:00 28 Outubro, 2026 12:02 28 Outubro, 2026

Mobilidade preocupa responsáveis pela Fórmula 1 no Algarve, que esperam até 105 mil pessoas e preveem reduzir os lugares de estacionamento

Filho de manifestante em Lisboa.
Economia Nacional Vídeo

Filho de manifestante revela dificuldades com a crise da habitação: “A mãe precisa do dinheiro para não ficarmos na rua”

11:10 28 Outubro, 2026 12:12 28 Outubro, 2026

Mãe de dois filhos contou que paga 800 euros de renda e recebe 460 euros de salário: o filho também explicou como vive esta realidade

Economia Opinião

A habitação num país de contrastes

14:17 28 Outubro, 2026 14:18 28 Outubro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Opinião Política

A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

09:50 28 Outubro, 2026 09:54 28 Outubro, 2026

"Voltar à luta de classes exige mais do que recuperar o vocabulário. Exige estar onde os salários falham, onde as rendas expulsam e onde trabalhar deixou de garantir autonomia"

Opinião Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Algarve Ciência

Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular

18:52 27 Outubro, 2026 19:06 27 Outubro, 2026

Famílias são convidadas a celebrar o Halloween em Tavira, no dia 31 de outubro, com experiências científicas, cozinha molecular e surpresas

Mulher a mudar uma lâmpada.
Vida & Lazer

Vai comprar uma lâmpada para casa? Na embalagem há um número que pode mudar completamente o ambiente da divisão

11:10 27 Outubro, 2026 09:19 27 Outubro, 2026

A escolha de uma lâmpada não depende apenas da potência ou do consumo: há um valor na embalagem que determina a tonalidade da iluminação

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Elevador da Glória.
Economia, Nacional

Elevador da Glória: Fidelidade contesta indemnização de 1.000.000€ e alega que vítima sofreu durante pouco tempo antes de morrer

10:20 28 Outubro, 2026 10:00 28 Outubro, 2026

Seguradora contesta o valor pedido pela família de uma das vítimas mortais do acidente e apresenta as razões para justificar a sua posição

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve, Gastronomia

Hotel AP Eva Senses em Faro junta gastronomia e música clássica numa experiência inédita

14:37 28 Outubro, 2026 14:42 28 Outubro, 2026

Evento reuniu empresas e instituições de Faro para uma experiência de gastronomia e música clássica, com acesso à cozinha do hotel

Fábio Paim.
Algarve

Fábio Paim reage após ser acusado de violar jovem em Faro: “Acusação não é condenação”

12:10 28 Outubro, 2026 11:42 28 Outubro, 2026

Antigo futebolista quebrou o silêncio sobre a acusação de violação de uma estudante em Faro e garante que vai provar a sua inocência

Algarve, Desporto

Grande Prémio de Fórmula 1 no Algarve terá mobilidade como um dos maiores desafios

12:00 28 Outubro, 2026 12:02 28 Outubro, 2026

Mobilidade preocupa responsáveis pela Fórmula 1 no Algarve, que esperam até 105 mil pessoas e preveem reduzir os lugares de estacionamento

Filho de manifestante em Lisboa.
Economia, Nacional, Vídeo

Filho de manifestante revela dificuldades com a crise da habitação: “A mãe precisa do dinheiro para não ficarmos na rua”

11:10 28 Outubro, 2026 12:12 28 Outubro, 2026

Mãe de dois filhos contou que paga 800 euros de renda e recebe 460 euros de salário: o filho também explicou como vive esta realidade

Economia, Opinião

A habitação num país de contrastes

14:17 28 Outubro, 2026 14:18 28 Outubro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Opinião, Política

A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

09:50 28 Outubro, 2026 09:54 28 Outubro, 2026

"Voltar à luta de classes exige mais do que recuperar o vocabulário. Exige estar onde os salários falham, onde as rendas expulsam e onde trabalhar deixou de garantir autonomia"

Opinião, Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Algarve, Ciência

Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular

18:52 27 Outubro, 2026 19:06 27 Outubro, 2026

Famílias são convidadas a celebrar o Halloween em Tavira, no dia 31 de outubro, com experiências científicas, cozinha molecular e surpresas

Mulher a mudar uma lâmpada.
Vida & Lazer

Vai comprar uma lâmpada para casa? Na embalagem há um número que pode mudar completamente o ambiente da divisão

11:10 27 Outubro, 2026 09:19 27 Outubro, 2026

A escolha de uma lâmpada não depende apenas da potência ou do consumo: há um valor na embalagem que determina a tonalidade da iluminação

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Últimas Notícias

  • Medicamentos para perder peso vão ter comparticipação, mas há médicos que contestam as regras
    Medicamentos para perder peso vão ter comparticipação, mas há médicos que contestam as regras
  • Hotel AP Eva Senses em Faro junta gastronomia e música clássica numa experiência inédita
    Hotel AP Eva Senses em Faro junta gastronomia e música clássica numa experiência inédita
  • Vai viajar para fora da zona euro? Pergunta no terminal de pagamento pode fazê-lo gastar mais dinheiro
    Vai viajar para fora da zona euro? Pergunta no terminal de pagamento pode fazê-lo gastar mais dinheiro
  • “O nosso país não está à venda”: Marisa Liz canta em protesto pela habitação e deixa apelo aos polícias
    “O nosso país não está à venda”: Marisa Liz canta em protesto pela habitação e deixa apelo aos polícias
  • Tavira Plaza celebra o Halloween com dois dias de atividades e diversão para crianças
    Tavira Plaza celebra o Halloween com dois dias de atividades e diversão para crianças

Opinião

  • A habitação num país de contrastes
    A habitação num país de contrastes
  • História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo
  • A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel
    A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
    Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
  • Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego
    Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal