Exclusivo

Saúde

7 concelhos, dos quais Aljezur e Portimão, e 2 freguesias não avançam para a nova fase. Ficam 27 em alerta, entre os quais Lagos e VRSA

Expresso

29-04-2021

Na região do Algarve, Aljezur e Portimão não acompanham o país na última fase de desconfinamento. Lagos e Vila Real de Santo António estarão em alerta durante uma semana

Miranda do Douro, Paredes, Valongo, Aljezur, Resende, Carregal do Sal, Portimão e duas freguesias de Odemira não vão beneficiar do alívio de restrições que entra em vigor nos demais concelhos de Portugal já a partir de sábado. O Governo justifica esta decisão com o facto de terem ficado acima dos 120 casos por 100 mil habitantes em duas avaliações seguidas.

No caso de Odemira estão em causa as freguesias de São Teotónio e Longueira/ Almograve, sujeitas a cerca sanitária. As restantes freguesias de Odemira vão beneficiar do alívio das medidas previstas no âmbito do combate à pandemia e avançam para a fase quatro do desconfinamento.

Nota ainda para o facto de vários concelhos estarem em alerta por terem uma avaliação de mais de 120 casos por 100 mil habitantes. São os seguintes: Alijó, Alpiarça, Arganil, Batalha, Beja, Boticas, Cabeceiras de Baixo, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Coruche, Fafe, Figueiró dos Vinhos, Lagos, Lamego, Melgaço, Oliveira do Hospital, Paços de Ferreira, Penafiel, Peniche, Peso da Régua, Ponte da Barca, Póvoa de Lanhoso, Tábua, Tabuaço, Vidigueira, Vila Real de Santo António.

Há sete concelhos que recuperaram para indicadores melhores desde a última avaliação: Alandroal, Albufeira, Figueira da Foz, Marinha Grande, Moura, Penela e Rio Maior.

Os concelhos que avançam para a nova fase vão beneficiar das seguintes medidas: restaurantes, cafés e pastelarias (máx. 6 pessoas no interior ou 10 em esplanadas, por grupo) passam a funcionar até às 22h30 todos os dias; espetáculos culturais até às 22h30 todos os dias; casamentos e batizados com 50% de lotação; todas as lojas e centros comerciais até às 21h00 durante a semana e 19h aos fins de semana e feriados.


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso