Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Política

Seca e sustentabilidade dos recursos hídricos no Algarve foram temas de debate promovido pelo BE

Bloquistas alertam que “no Algarve os consumos de água aumentaram 10 vezes nos últimos 50 anos, com particular incidência na agricultura e no turismo”

17:51 12 Dezembro, 2019 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O encontro contou com a participação de vários especialistas sobre a temática da água

A Bloco de Esquerda/Algarve promoveu no passado sábado, na Biblioteca Municipal de Tavira, um encontro subordinado ao tema “Sustentabilidade Hídrica no Algarve”.

A sessão teve como oradores os especialistas sobre a temática da água, Afonso do Ó, doutorado em Ambiente e Riscos Naturais e pós-doutorado em Gestão de Bacias Hidrográficas; e Manuel Costa, doutorado em Agro-Ambiente com especialização em águas residuais; assim como Luís Fernandes, membro da Concelhia de Tavira e da Comissão Coordenadora Distrital do Bloco/Algarve; e João Vasconcelos, deputado do Bloco eleito pelo Algarve.

O encontro teve como objetivo debater “os problemas da seca e a sustentabilidade dos recursos hídricos no Algarve e que medidas a tomar pelas entidades públicas e outros responsáveis, como forma a prevenir e evitar consequências desastrosas com a falta de água”.

Embora nos encontremos no mês de dezembro, a sul do Tejo, incluindo o Algarve, “a situação é de seca moderada a severa, sendo de destacar o Sotavento algarvio que se mantém em seca extrema. Também por força das alterações climáticas os fenómenos extremos, como secas, inundações, aumento da temperatura, incêndios, têm tendência a agravar-se. O próprio IPMA nas previsões que faz até ao final do século XXI, refere que o território continental irá ter um decréscimo de precipitação entre 25 a 30% e um aquecimento superior a 4/5 graus centígrados em toda a região mediterrânica, o que será catastrófico se não começarem a ser tomadas medidas preventivas”, destaca o Bloco de Esquerda do Algarve em comunicado de imprensa.

O próprio Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas, elaborado pela AMAL, prevê que “os recursos de águas superficiais e subterrâneas no Algarve irão ficar sujeitos a grandes pressões devido aos consumos agrícolas domésticos e industriais. Teremos uma diminuição da precipitação na região e as secas serão mais frequentes e mais duráveis, o que implicará a redução os recursos hídricos”.

“É preciso ter em conta que no Algarve os consumos de água aumentaram 10 vezes nos últimos 50 anos, com particular incidência na agricultura e no turismo”, alerta o Bloco de Esquerda.

Governo e outras entidades públicas devem fazer uma gestão preventiva da água

Considerando a problemática das secas e da escassez de água, procurando impedir o seu agravamento no futuro, ou pelo menos atenuar esses problemas, “deve o governo e outras entidades públicas fazer uma gestão preventiva da água, considerá-la como um recurso estratégico e mantendo-a sob a esfera pública, recusando os chamados ‘negócios da água’ e cumprindo os princípios da Diretiva-Quadro da Água”.

“É necessário reduzir a procura da água através do aumento da eficiência da sua utilização nos diferentes setores, como nas regas. Não devem ser licenciados novos projetos agrícolas na região que utilizem culturas intensivas, pois além de gastarem mais água, provocam graves danos ambientais. Os agricultores devem optar por culturas melhor adaptadas e mais resilientes. É preciso avançar com processos para a reutilização da água a partir das ETAR – para regas de jardins e campos de golfe, lavagens de ruas e fins industriais a agrícolas”, são algumas medidas propostas pelos bloquistas.

Por outro lado, “as próprias empresas da região não se podem alhear do problema, devendo mesmo participar em projetos de pagamento de serviços dos ecossistemas. É preciso que haja investimentos sérios, nomeadamente públicos, em projetos de futuro, como já acontece em alguns países que vivem com problemas de seca e escassez de água. Por exemplo, com o recurso aos hidropainéis nos edifícios públicos e à construção e centrais de dessalinização, utilizando as novas tecnologias e as energias renováveis. A Universidade do Algarve poderá ter uma importante função a desempenhar nesta vertente”, reforçam.

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vai continuar a “apresentar algumas iniciativas, considerando os problemas existentes em torno da seca, a escassez de água e a sustentabilidade dos recursos hídricos no Algarve”, conclui.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Operação STOP. Crédito: Lusa
Nacional

Paravam condutores, cobravam multas e ficavam com o dinheiro: dois militares da GNR acusados de desvio pelo Ministério Público

11:39 3 Junho, 2026 11:39 3 Junho, 2026 | João Luís

Os dois militares da GNR foram acusados de ficarem com dinheiro de multas pagas por condutores: Ministério Público fala em abuso de poder

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Algarve Tempo

Algarve em perigo: calor extremo deixa estes cinco concelhos em risco máximo de incêndio neste dia

12:26 3 Junho, 2026 12:21 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

O Algarve enfrenta risco elevado de incêndio rural esta quarta-feira, com cinco concelhos em perigo máximo, segundo o IPMA

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e muito frio: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:30 3 Junho, 2026 09:13 3 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Após vários dias com características típicas do início de verão, o estado do tempo prepara-se para uma nova mudança, com impacto nas temperaturas, na nebulosidade e na sensação térmica

Algarve Desporto

EPIC Fitness de Portimão coloca atletas no Campeonato do Mundo de HYROX em Estocolmo

12:14 3 Junho, 2026 12:29 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Algarvios João Araújo e Marcos Barbosa vão competir em Estocolmo após vencerem a sua categoria na prova de Bolonha

Algarve

GNR detém homem e recupera bens furtados em unidade hoteleira de Albufeira

09:40 3 Junho, 2026 09:38 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Militares da GNR detêm suspeito de furto em apartamento turístico de Albufeira e recuperam bens avaliados em cerca de 4.000 euros

Sofia Barillà.
Europa Nacional

Italiana de 20 anos a fazer Erasmus em Portugal morre a falar ao telemóvel com a tia

10:32 3 Junho, 2026 10:32 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sofia Barillà, estudante de 20 anos em Erasmus nas Caldas da Rainha, foi encontrada sem vida após uma chamada telefónica interrompida

Loja Lidl.
Algarve

Vai ‘bater com o nariz na porta’: este Lidl no Algarve está fechado para obras e só reabre nesta data

12:38 3 Junho, 2026 12:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lidl muito popular no Algarve está temporariamente fechado devido a obras de remodelação, mas já há data para a reabertura

Opinião

A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão

10:05 3 Junho, 2026 10:08 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O comentador genuíno é hoje uma espécie em vias de extinção. É aquele que hesita quando deve hesitar, que admite dúvidas, que reconhece limites"

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Algarve Cultura

Ivo Canelas e João Vasco apresentam “Sinédoque” no CAPa em Faro

12:15 3 Junho, 2026 12:44 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo revisita poetas portugueses dos séculos XX e XXI através da voz de Ivo Canelas e do piano de João Vasco

Homem a correr.
Algarve Desporto

Vem aí a primeira maratona de sempre do Algarve: evento vai realizar-se nesta data e este será o ponto de partida

12:12 1 Junho, 2026 12:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a sua primeira maratona em dezembro com partida em Vilamoura e várias distâncias para atletas e amadores

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia Nacional

IMI subiu mais de 30% e apanha proprietários de surpresa: afinal, isto é legal?

12:01 3 Junho, 2026 11:59 3 Junho, 2026 | João Luís

O IMI pode aumentar bastante de um ano para o outro, mas a subida nem sempre significa erro. Há limites legais que explicam o valor final

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Opinião Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Operação STOP. Crédito: Lusa
Nacional

Paravam condutores, cobravam multas e ficavam com o dinheiro: dois militares da GNR acusados de desvio pelo Ministério Público

11:39 3 Junho, 2026 11:39 3 Junho, 2026 | João Luís

Os dois militares da GNR foram acusados de ficarem com dinheiro de multas pagas por condutores: Ministério Público fala em abuso de poder

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Algarve, Tempo

Algarve em perigo: calor extremo deixa estes cinco concelhos em risco máximo de incêndio neste dia

12:26 3 Junho, 2026 12:21 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

O Algarve enfrenta risco elevado de incêndio rural esta quarta-feira, com cinco concelhos em perigo máximo, segundo o IPMA

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e muito frio: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:30 3 Junho, 2026 09:13 3 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Após vários dias com características típicas do início de verão, o estado do tempo prepara-se para uma nova mudança, com impacto nas temperaturas, na nebulosidade e na sensação térmica

Algarve, Desporto

EPIC Fitness de Portimão coloca atletas no Campeonato do Mundo de HYROX em Estocolmo

12:14 3 Junho, 2026 12:29 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Algarvios João Araújo e Marcos Barbosa vão competir em Estocolmo após vencerem a sua categoria na prova de Bolonha

Algarve

GNR detém homem e recupera bens furtados em unidade hoteleira de Albufeira

09:40 3 Junho, 2026 09:38 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Militares da GNR detêm suspeito de furto em apartamento turístico de Albufeira e recuperam bens avaliados em cerca de 4.000 euros

Sofia Barillà.
Europa, Nacional

Italiana de 20 anos a fazer Erasmus em Portugal morre a falar ao telemóvel com a tia

10:32 3 Junho, 2026 10:32 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sofia Barillà, estudante de 20 anos em Erasmus nas Caldas da Rainha, foi encontrada sem vida após uma chamada telefónica interrompida

Loja Lidl.
Algarve

Vai ‘bater com o nariz na porta’: este Lidl no Algarve está fechado para obras e só reabre nesta data

12:38 3 Junho, 2026 12:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lidl muito popular no Algarve está temporariamente fechado devido a obras de remodelação, mas já há data para a reabertura

Opinião

A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão

10:05 3 Junho, 2026 10:08 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O comentador genuíno é hoje uma espécie em vias de extinção. É aquele que hesita quando deve hesitar, que admite dúvidas, que reconhece limites"

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Algarve, Cultura

Ivo Canelas e João Vasco apresentam “Sinédoque” no CAPa em Faro

12:15 3 Junho, 2026 12:44 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo revisita poetas portugueses dos séculos XX e XXI através da voz de Ivo Canelas e do piano de João Vasco

Homem a correr.
Algarve, Desporto

Vem aí a primeira maratona de sempre do Algarve: evento vai realizar-se nesta data e este será o ponto de partida

12:12 1 Junho, 2026 12:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a sua primeira maratona em dezembro com partida em Vilamoura e várias distâncias para atletas e amadores

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

IMI subiu mais de 30% e apanha proprietários de surpresa: afinal, isto é legal?

12:01 3 Junho, 2026 11:59 3 Junho, 2026 | João Luís

O IMI pode aumentar bastante de um ano para o outro, mas a subida nem sempre significa erro. Há limites legais que explicam o valor final

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Opinião, Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Últimas Notícias

  • Recusa trabalho social ou formação profissional? Nova Prestação Social Única pode ficar bloqueada por dois anos
    Recusa trabalho social ou formação profissional? Nova Prestação Social Única pode ficar bloqueada por dois anos
  • Vai ‘bater com o nariz na porta’: este Lidl no Algarve está fechado para obras e só reabre nesta data
    Vai ‘bater com o nariz na porta’: este Lidl no Algarve está fechado para obras e só reabre nesta data
  • Algarve em perigo: calor extremo deixa estes cinco concelhos em risco máximo de incêndio neste dia
    Algarve em perigo: calor extremo deixa estes cinco concelhos em risco máximo de incêndio neste dia
  • Ivo Canelas e João Vasco apresentam “Sinédoque” no CAPa em Faro
    Ivo Canelas e João Vasco apresentam “Sinédoque” no CAPa em Faro
  • EPIC Fitness de Portimão coloca atletas no Campeonato do Mundo de HYROX em Estocolmo
    EPIC Fitness de Portimão coloca atletas no Campeonato do Mundo de HYROX em Estocolmo
  • IMI subiu mais de 30% e apanha proprietários de surpresa: afinal, isto é legal?
    IMI subiu mais de 30% e apanha proprietários de surpresa: afinal, isto é legal?

Opinião

  • A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
    A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
  • Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
    Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal