Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Política

Rui Rio em Albufeira: Taxa de desemprego em Portugal “é uma incógnita”

“A taxa de desemprego em Portugal é uma incógnita, porque aquilo que foi hoje divulgado, era bom que fosse assim, mas não é, é pior”, afirmou Rui Rio

13:47 29 Julho, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O presidente do PSD considerou hoje que a taxa de desemprego em Portugal continua a ser “uma incógnita”, e que os números conhecidos são apenas estatísticos, sendo a taxa efetiva muito difícil de estimar.

“A taxa de desemprego em Portugal é uma incógnita, porque aquilo que foi hoje divulgado, era bom que fosse assim, mas não é, é pior”, afirmou Rui Rio aos jornalistas à margem de uma reunião com associações empresarias do Algarve, em Albufeira.

Segundo Rui Rio, os números conhecidos hoje sobre o desemprego em Portugal referem-se “ao desemprego registado e a pessoas que estão no desemprego, mas não refletem a realidade”.

“Nós temos imensas empresas e milhares de trabalhadores em ‘lay-off’, desses trabalhadores quantos é que vão regressar ao trabalho e quantos é vão sair para o desemprego”, questionou o presidente dos social-democratas.

Rui Rio questiona também o real significado do ‘lay-off’, considerando que o mesmo pode querer dizer “semidesemprego ou emprego nenhum”, ressalvando “que se não houvesse empresas em ‘lay-off’ e uma taxa de desemprego de 7%, não seria bom nem mau”.

“Infelizmente a taxa de desemprego é um número, uma estatística, e se formos à realidade, não sabemos efetivamente qual é a taxa de desemprego neste momento em Portugal, é muito difícil de estimar”, concluiu.

Visita de dois dias ao Algarve “para conhecer os problemas reais da região

A taxa de desemprego subiu para os 7% em junho, mais 1,1 pontos percentuais do que no mês precedente e mais 0,4 pontos percentuais do que no mesmo mês de 2019, segundo dados provisórios hoje divulgados.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a população empregada em junho (dados também provisórios) registou variações de 0,1% relativamente ao mês anterior e de -3,6% por comparação com o mesmo mês de 2019.

Também hoje, o INE reviu em alta o valor da taxa de desemprego de maio para 5,9% (os dados provisórios apontavam no mês passado para 5,5%), menos 0,4 pontos percentuais do que no mês precedente e menos 0,7 pontos do que há um ano.

O presidente do PSD iniciou hoje uma visita de dois dias ao Algarve “para conhecer os problemas reais da região devido à pandemia da covid-19”, e reuniu-se durante a manhã, na Câmara de Albufeira com associações empresariais e turísticas.

O líder dos social-democratas almoça depois com autarcas do PSD, em Quarteira, seguindo-se um encontro com associações de pescadores no Porto de Pesca de Quarteira.

Rio visita ao final do dia uma empresa de viveiros agrícolas em Faro, encerrando o dia com um jantar com empresários algarvios, em Castro Marim.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Nacional

Polémica nos exames nacionais: “Professores de Geografia foram convocados para classificar provas de Francês”

10:28 29 Junho, 2026 10:28 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Exames nacionais 'debaixo de olho': há atrasos e relatos de professores convocados para corrigir disciplinas fora da sua área

Algarve

Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

06:55 29 Junho, 2026 06:55 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Manobras de reanimação foram realizadas no local, mas o homem acabou por morrer nas Docas de Faro este domingo

Algarve Cultura Vídeo

Ricky B lança “Rainha” com videoclipe gravado na Ilha da Culatra [vídeo]

09:00 29 Junho, 2026 09:12 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Videoclipe foi gravado na Ilha da Culatra, local onde Ricky B cresceu e começou a sonhar com a música

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Algarve Desporto

Jovens Castores do Arade conquistam vitória e pódios na Taça de Portugal de Esperanças

09:53 29 Junho, 2026 09:58 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Inês Batista venceu em K1 Cadete Feminino, enquanto Luana Gonçalves e Afonso Reis também subiram ao pódio

Rita Pereira.
Nacional Vida & Lazer

“Apeteceu-me devolvê-la”: Rita Pereira revela atitude da filha enquanto lhe mudava a fralda num restaurante e pede “desculpa a todos os pais”

16:50 28 Junho, 2026 17:32 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Atriz Rita Pereira contou um episódio vivido num restaurante com a filha e acabou por admitir algo com que muitos pais se identificaram

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

21:00 28 Junho, 2026 20:50 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar uma nova subida das temperaturas ao longo da semana, com o calor a atingir máximas que podem chegar aos 42 ºC no interior

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vêm aí dias de calor e sol forte: radiação UV muito elevada em Portugal nestes dias e estas serão as horas de maior risco

17:51 28 Junho, 2026 17:51 28 Junho, 2026 | João Luís

Radiação UV muito elevada deverá marcar os próximos dias em Portugal, sobretudo entre as 12:00 e as 15:00. Saiba que cuidados deve ter

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

Algarve Cultura

Cinema ao ar livre regressa com programação itinerante em Tavira e São Brás

10:10 29 Junho, 2026 10:24 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sessões de cinema gratuitas vão passar por Santa Luzia, Santa Catarina, Luz de Tavira, Cachopo, Cabanas e São Brás

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Ovos. Crédito: Freepik
Gastronomia

Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende

21:50 26 Junho, 2026 21:27 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia de supermercados britânica está a substituir ovos castanhos por ovos brancos na sua marca própria

Algarve

Projeto Chilreta arranca com remoção de mais de 30 toneladas de resíduos da Ria Formosa

09:30 29 Junho, 2026 09:33 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa mobilizou dezenas de voluntários no Ludo e alerta para o abandono de resíduos numa das mais importantes áreas protegidas do Algarve

Opinião Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Nacional

Polémica nos exames nacionais: “Professores de Geografia foram convocados para classificar provas de Francês”

10:28 29 Junho, 2026 10:28 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Exames nacionais 'debaixo de olho': há atrasos e relatos de professores convocados para corrigir disciplinas fora da sua área

Algarve

Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

06:55 29 Junho, 2026 06:55 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Manobras de reanimação foram realizadas no local, mas o homem acabou por morrer nas Docas de Faro este domingo

Algarve, Cultura, Vídeo

Ricky B lança “Rainha” com videoclipe gravado na Ilha da Culatra [vídeo]

09:00 29 Junho, 2026 09:12 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Videoclipe foi gravado na Ilha da Culatra, local onde Ricky B cresceu e começou a sonhar com a música

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Algarve, Desporto

Jovens Castores do Arade conquistam vitória e pódios na Taça de Portugal de Esperanças

09:53 29 Junho, 2026 09:58 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Inês Batista venceu em K1 Cadete Feminino, enquanto Luana Gonçalves e Afonso Reis também subiram ao pódio

Rita Pereira.
Nacional, Vida & Lazer

“Apeteceu-me devolvê-la”: Rita Pereira revela atitude da filha enquanto lhe mudava a fralda num restaurante e pede “desculpa a todos os pais”

16:50 28 Junho, 2026 17:32 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Atriz Rita Pereira contou um episódio vivido num restaurante com a filha e acabou por admitir algo com que muitos pais se identificaram

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

21:00 28 Junho, 2026 20:50 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar uma nova subida das temperaturas ao longo da semana, com o calor a atingir máximas que podem chegar aos 42 ºC no interior

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vêm aí dias de calor e sol forte: radiação UV muito elevada em Portugal nestes dias e estas serão as horas de maior risco

17:51 28 Junho, 2026 17:51 28 Junho, 2026 | João Luís

Radiação UV muito elevada deverá marcar os próximos dias em Portugal, sobretudo entre as 12:00 e as 15:00. Saiba que cuidados deve ter

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

Algarve, Cultura

Cinema ao ar livre regressa com programação itinerante em Tavira e São Brás

10:10 29 Junho, 2026 10:24 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sessões de cinema gratuitas vão passar por Santa Luzia, Santa Catarina, Luz de Tavira, Cachopo, Cabanas e São Brás

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Ovos. Crédito: Freepik
Gastronomia

Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende

21:50 26 Junho, 2026 21:27 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia de supermercados britânica está a substituir ovos castanhos por ovos brancos na sua marca própria

Algarve

Projeto Chilreta arranca com remoção de mais de 30 toneladas de resíduos da Ria Formosa

09:30 29 Junho, 2026 09:33 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa mobilizou dezenas de voluntários no Ludo e alerta para o abandono de resíduos numa das mais importantes áreas protegidas do Algarve

Opinião, Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Últimas Notícias

  • Polémica nos exames nacionais: “Professores de Geografia foram convocados para classificar provas de Francês”
    Polémica nos exames nacionais: “Professores de Geografia foram convocados para classificar provas de Francês”
  • Cinema ao ar livre regressa com programação itinerante em Tavira e São Brás
    Cinema ao ar livre regressa com programação itinerante em Tavira e São Brás
  • Jovens Castores do Arade conquistam vitória e pódios na Taça de Portugal de Esperanças
    Jovens Castores do Arade conquistam vitória e pódios na Taça de Portugal de Esperanças
  • Projeto Chilreta arranca com remoção de mais de 30 toneladas de resíduos da Ria Formosa
    Projeto Chilreta arranca com remoção de mais de 30 toneladas de resíduos da Ria Formosa
  • Ricky B lança “Rainha” com videoclipe gravado na Ilha da Culatra [vídeo]
    Ricky B lança “Rainha” com videoclipe gravado na Ilha da Culatra [vídeo]

Opinião

  • O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
    O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
  • Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
    Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos

Europe Direct Algarve

  • CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
    CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
  • Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
    Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal