As urnas para o voto antecipado das eleições legislativas já encerraram. Mais de 300 mil pessoas votaram em todo o país. O Governo esperava uma adesão maior, mas em Lisboa e no Porto, os dois principais pontos de concentração de eleitores, a votação decorreu sem incidentes e com elogios à organização.
Líderes como o primeiro-ministro, António Costa, Rui Tavares, do Livre, João Oliveira, da CDU, e Eduardo Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, votaram antecipadamente este domingo.
As urnas encerraram às 19:00.
VOTAÇÃO EM LISBOA
Em Lisboa, o cenário foi muito diferente, se for comparado com as últimas eleições presidenciais: sem filas e com a fluidez que se espera em tempo de pandemia.
A meio da tarde deste domingo, 65% dos eleitores inscritos já tinham votado nos três locais disponibilizados pela autarquia: Lumiar, Belém e Cidade Universitária.
As cores ajudavam a identificar os diferentes círculos eleitorais.
Nos cadernos eleitorais, constam mais de 10 milhões de eleitores residentes em Portugal e no estrangeiro. O Governo fez as contas e desenhou um plano para que 1 milhão pudesse votar já este domingo, mas apenas votaram pouco mais de 300 mil.
A afluência de manhã foi semelhante. Muitos eleitores acordaram cedo para evitar eventuais filas. Desafiaram as baixas temperaturas que rondavam os 5 graus. Foi assim também no Porto, bem longe das habituais longas maratonas.
Em Lisboa, inscreveram-se cerca de 38.000 pessoas.
VOTAÇÃO NO PORTO
No Pavilhão Rosa Mota, a meio da tarde, 70% dos inscritos já tinham colocado a cruz no boletim de voto.
A cidade organizou-se para 60 mil votos antecipados, mas o número de inscritos foi apenas 20 mil.
Quem se inscreveu e por alguma razão não conseguir votar já sabe ainda pode fazê-lo no próximo domingo 30 de janeiro.
VOTAÇÃO NO RESTO DO PAÍS
No resto do país, o voto em mobilidade também decorreu de forma tranquila e, ao que tudo indica, estas eleições antecipadas foram das mais participadas de sempre.
Foram vários os motivos apontados pelos eleitores para votar uma semana mais cedo. Em Faro, um dos mais repetidos foi evitar possíveis aglomerações de dia 30.
Em Portalegre, às 14:00 já tinham votado mais de metade dos 844 inscritos.
Muita gente também saiu de casa cedo para votar em Coimbra.
Apesar do frio, o tempo também esteve convidativo para o voto na Guarda. Às 16:00 tinham já votado 76% dos inscritos.
Em Viseu, esta foi a votação antecipada com mais inscritos de sempre: 3.600 eleitores.
Independentemente do local em que o voto é depositado, este contará sempre para o círculo onde o eleitor está recenseado.
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL