Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Tomás Luís quebrou mais uma barreira ao vencer o qualifier espanhol Alejandro Lopez Escribano
Algarve, Desporto

Tomás Luís apura-se pela primeira vez para umas meias-finais após jornada dupla no The Campus

Além do feito de Tomás Luís, Pereira/Marques estão nas meias-finais de pares, Gastão Elias e Pedro Araújo foram eliminados. Rocha em suspenso

14:50 9 Março, 2025 14:50 9 Março, 2025 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O tavirense Tomás Luís foi o resistente português da jornada dupla deste sábado no The Campus e apurou-se pela primeira vez na carreira para as meias-finais de singulares de um torneio internacional ao celebrar por duas vezes no Resort da Quinta do Lago, a última contra o compatriota Pedro Araújo. Gastão Elias foi derrotado na segunda ronda. Nos pares, Tiago Pereira e Diogo Marques avançaram para as meias-finais, enquanto Francisco Rocha ficou em suspenso por causa da chuva.

Uma semana depois de atingir os quartos de final mais importantes da carreira, Tomás Luís (1344.º ATP) quebrou mais uma barreira ao vencer o qualifier espanhol Alejandro Lopez Escribano (sem classificação profissional) por 7-5 e 6-3 na parte da manhã e Pedro Araújo (415.º) por 6-4 e 7-6(6) já de noite.

A jornada deste sábado transformou-se, aliás, num autêntico desafio para os protagonistas. Com início agendado para as 10h30, contou com atrasos e interrupções devido à chuva e terminou já para lá das 21h30 com o auxílio da iluminação artificial para os encontros dos quartos de final de singulares, entretanto encurtados para um match tie-break em detrimento do terceiro set tradicional em caso de necessidade.

Dos três portugueses que foram a jogo no quadro individual, Luís foi o único a resistir. E as duas vitórias do jovem de Tavira tiveram contornos semelhantes.

A primeira foi uma conclusão do que tinha ficado encaminhado na véspera (liderava por 7-5 e 3-2), mas no recomeço perdeu o break de vantagem e teve de reagir rapidamente para estancar a recuperação do adversário espanhol e poupar energias.

Já no segundo encontro, o algarvio também dispôs de uma vantagem confortável (6-4 e 5-2), só que Araújo — que também venceu de manhã — devolveu o break de atraso ainda antes de sair do court e no regresso ameaçou um parcial decisivo. Com as emoções à flor da pele, a coragem e a agressividade ajudaram Tomás Luís a travar o ímpeto do compatriota e a celebrar pela segunda vez este sábado.

“Para ser sincero, foram dois jogos em que estive a um nível muito bom tendo em conta as condições. Esteve um vendaval e eu mantive-me bem, sabia que não ia ser o ténis que ia ser bom, tinha de ter atitude e manter bem a cabeça. Era o mais importante e estou muito feliz”, disse, com um sorriso de orelha a orelha, antes de fazer referência ao objetivo cumprido no momento em que cerrou o punho para celebrar a vitória: “Agora tenho pontos suficientes para entrar no top 1000, era algo que eu queria alcançar ao longo deste ano e chegou mais cedo do que eu esperava.”

Sobre o duelo luso que lhe permitiu alcançar o melhor resultado da carreira, Tomás Luís explicou que estava “preparado para uma verdadeira batalha” e considerou que o tempo passado nos EUA foi fundamental: “Nenhum de nós entrou muito bem no jogo, estávamos os dois a ver no que dava por causa do vento, das condições. Quando eu tive 6-4 e 5-2 acima ele subiu o nível, começou a bater mais na bola e eu fiquei um pouco passivo, até que chegou uma altura em que já era difícil de ver e quando mudámos de campo surpreendentemente já não havia vento. Mentalmente mantive-me sempre estável, acho que esse foi o ponto fundamental hoje. Estive quatro anos nos EUA numa escola em que os campos eram por cima de um parque de estacionamento, portanto estou habituado ao vendaval.”

O lugar na final será discutido com Gabi Adrian Boitan não antes das 11 horas deste domingo. O romeno (379.º) é o sétimo cabeça de série e colocou um ponto final na campanha do qualifier Tomas Curras Abasolo (913.º) ao vencer por 6-4 e 7-5.

O elenco da outra meia-final só ficará definido na manhã deste domingo, a partir das 10h30, dado que a chuva interrompeu os restantes encontros dos quartos de final: Justin Boulais liderava por 6-1 e 2-2 contra Quinn Vandecasteele e Kimmer Coppejans vencia o match tie-break contra George Loffhagen por 7-5. 

Horas antes, Loffhagen foi o responsável pela eliminação de Gastão Elias na segunda ronda. O britânico (478.º) triunfou por 6-1, 6-7(3) e 6-2 num embate que ganhou nova vida após a interrupção, com o tenista português a inverter uma desvantagem de 5-3 e a anular três match points para forçar um parcial decisivo antes de perder o gás e dizer adeus à competição.

Na variante de pares, Tiago Pereira e Diogo Marques conseguiram garantir um lugar nas meias-finais com uma vitória pelos parciais de 6-2 e 6-4 sobre o brasileiro João Eduardo Schiessl e o colombiano Andres Urrea e vão enfrentar o sueco Henrik Bladelius e o norueguês Lukas Hellum Lilleengen (11 horas).

A eles tentará juntar-se Francisco Rocha, que meia-hora antes retomará, ao lado de Tomas Curras Abasolo, o embate que liderava (6-4, 4-5) frente aos terceiros cabeças de série Cannon Kingsley e Jody Maginley. A final será discutida à tarde, em hora a designar, tal como a de singulares.

Leia também: Aprenda o método norueguês para secar a roupa em cinco minutos sem recurso a máquina

Screenshot

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Reutilização e dessalinização ganham peso na estratégia hídrica do Algarve

15:13 9 Julho, 2026 15:17 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Visita da ministra do Ambiente marcou assinatura de protocolos de reutilização de água e avanço simbólico da futura dessalinizadora

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Jovem constituído arguido por homicídio negligente e omissão de auxílio em acidente em Albufeira

12:00 9 Julho, 2026 12:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente mortal na Branqueira, em Albufeira, levou a diligências de investigação do Destacamento de Trânsito de Faro

Bonnie Tyler.
Algarve Cultura Europa

Morreu no Hospital de Faro a cantora Bonnie Tyler aos 75 anos: artista tinha casa em Albufeira

10:51 9 Julho, 2026 10:51 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Passava grande parte do ano em Albufeira e estava internada no Hospital de Faro há vários meses: Bonnie Tyler morreu aos 75 anos

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve Cultura Economia

“Verão em Tavira” junta vinho, livros, artesanato e tradição

14:30 9 Julho, 2026 14:23 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programação de verão valoriza vinho, leitura, artesanato, comércio local e património cultural mediterrânico

Nacional Saúde Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data

10:17 9 Julho, 2026 09:57 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo sistema europeu de controlo nas fronteiras pode voltar a ser adiado: Portugal juntou-se a outros países para pedir mais tempo à UE

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Casal levanta cinco mil euros nos CTT e acaba furtado com esquema das moedas

18:20 8 Julho, 2026 17:21 8 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O casal foi seguido após levantar cerca de cinco mil euros numa estação dos CTT, em Fafe

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Algarve Cultura Gastronomia Vida & Lazer

Vinhos, mariscos e animação marcam nova edição do Portimão Wine Tasting

10:55 7 Julho, 2026 10:41 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão Wine Tasting valoriza produtores locais e promove os néctares da região na Fortaleza de Santa Catarina

Veículo da GNR.
Algarve Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Nacional

Reutilização e dessalinização ganham peso na estratégia hídrica do Algarve

15:13 9 Julho, 2026 15:17 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Visita da ministra do Ambiente marcou assinatura de protocolos de reutilização de água e avanço simbólico da futura dessalinizadora

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Jovem constituído arguido por homicídio negligente e omissão de auxílio em acidente em Albufeira

12:00 9 Julho, 2026 12:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente mortal na Branqueira, em Albufeira, levou a diligências de investigação do Destacamento de Trânsito de Faro

Bonnie Tyler.
Algarve, Cultura, Europa

Morreu no Hospital de Faro a cantora Bonnie Tyler aos 75 anos: artista tinha casa em Albufeira

10:51 9 Julho, 2026 10:51 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Passava grande parte do ano em Albufeira e estava internada no Hospital de Faro há vários meses: Bonnie Tyler morreu aos 75 anos

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve, Cultura, Economia

“Verão em Tavira” junta vinho, livros, artesanato e tradição

14:30 9 Julho, 2026 14:23 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programação de verão valoriza vinho, leitura, artesanato, comércio local e património cultural mediterrânico

Nacional, Saúde, Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data

10:17 9 Julho, 2026 09:57 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo sistema europeu de controlo nas fronteiras pode voltar a ser adiado: Portugal juntou-se a outros países para pedir mais tempo à UE

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Casal levanta cinco mil euros nos CTT e acaba furtado com esquema das moedas

18:20 8 Julho, 2026 17:21 8 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O casal foi seguido após levantar cerca de cinco mil euros numa estação dos CTT, em Fafe

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Algarve, Cultura, Gastronomia, Vida & Lazer

Vinhos, mariscos e animação marcam nova edição do Portimão Wine Tasting

10:55 7 Julho, 2026 10:41 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão Wine Tasting valoriza produtores locais e promove os néctares da região na Fortaleza de Santa Catarina

Veículo da GNR.
Algarve, Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Tavira promove vinhos do concelho com nova iniciativa do “Cabaz da Terra”
    Tavira promove vinhos do concelho com nova iniciativa do “Cabaz da Terra”
  • Reutilização e dessalinização ganham peso na estratégia hídrica do Algarve
    Reutilização e dessalinização ganham peso na estratégia hídrica do Algarve
  • Onda de calor em terra e no mar: temperatura do mar ao largo de Faro atingiu os 26,1 graus
    Onda de calor em terra e no mar: temperatura do mar ao largo de Faro atingiu os 26,1 graus
  • “Verão em Tavira” junta vinho, livros, artesanato e tradição
    “Verão em Tavira” junta vinho, livros, artesanato e tradição
  • Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde
    Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

Opinião

  • Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
    Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

Europe Direct Algarve

  • Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
    Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
  • Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
    Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal