Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia, Política

Falta de transparência. Sociedade deveria saber mais acerca do Orçamento do Estado

A professora universitária considera que a falta de transparência “afasta as pessoas do processo orçamental e, ao afastar as pessoas do processo orçamental, as pessoas acham que aquilo é uma espécie de monstro de sete cabeças e que não nos diz respeito”

09:55 28 Setembro, 2021 12:22 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Susana Peralta (à dir.), professora na Nova SBE, num debate moderado pela jornalista Rita Neves

A economista Susana Peralta disse à Lusa que a sociedade deveria saber mais acerca do Orçamento do Estado, considerando que Portugal está “muito aquém daquilo que era suposto acontecer” em termos de transparência.

“Há um caminho que tem sido feito, que tem sido positivo. Agora, estamos muito aquém daquilo que era suposto acontecer”, disse a economista em entrevista à Lusa, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022, acrescentando: “Nós tínhamos que saber mais sobre o orçamento”.

Susana Peralta relembrou à Lusa as constantes críticas feitas por instituições que analisam as contas públicas à falta de dados vindos do Ministério das Finanças.

“Nós temos o parlamento, e não só a Comissão de Orçamento e Finanças, como a própria UTAO [Unidade Técnica de Apoio Orçamental] a queixar-se de falta de informação para fazer contas. Depois temos o Conselho das Finanças Públicas a dizer que também não consegue, documentos oficiais a dizer ‘nós não conseguimos calcular o impacto orçamental desta medida porque o Governo não nos deu informação'”, apontou.

A professora universitária considera que a falta de transparência “afasta as pessoas do processo orçamental e, ao afastar as pessoas do processo orçamental, as pessoas acham que aquilo é uma espécie de monstro de sete cabeças e que não nos diz respeito”.

“Aquilo diz-nos respeito. Para mim, e para as pessoas que se preocupam com estes temas, é um instrumento importantíssimo da democracia representativa”, vincou.

A professora da Universidade Nova de Lisboa apontou como exemplo que, “de ano para ano, no relatório do Orçamento do Estado, muitas vezes muda o formato dos quadros, e isso não nos permite ir ver como é que evoluiu uma determinada categoria de despesa”.

“Nós devíamos ter uma orçamentação por programas, programas orçamentais. Por exemplo, cuidados de saúde primários, ou por exemplo combate à diabetes, ou por exemplo controlo da pandemia, ou transição energética, ou controlo das bacias hidrográficas”, exemplificou.

A orçamentação por programas “é algo que a OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico] anda há mais de 10 anos a dar-nos na cabeça”, mas sem sucesso, recordou a economista.

“Isso tudo eram maneiras que nos permitiriam a nós, enquanto cidadãos, e aos nossos representantes e aos órgãos de supervisão, fiscalização […], aos chamados conselhos fiscais independentes, olhar para as contas e contar-nos o que está a acontecer”, lamentou.

A docente deu ainda como exemplo a parte explicativa do Orçamento no Portal da Transparência.

“Quando vamos à parte do Orçamento do Estado, não está lá nada, tem lá assim uns bonequinhos a dizer o que é o orçamento, a comparar com o orçamento familiar, uma coisa meio… faz um bocado lembrar aquela coisa do Marcello Caetano, das Conversas em Família, uma coisa um bocado infantilizante, que eu não gosto”, criticou.

A economista também considera que a informação “não faz jus ao ministro das Finanças”, João Leão.

“É um homem, sinceramente, bastante inteligente, uma pessoa vivida, uma pessoa interessante. Ele podia fazer melhor. Ele ou a equipa dele — obviamente que não é o ministro que faz aquilo, ele é o responsável político por aquilo”, prosseguiu.

“Na parte da execução orçamental está por categorias como despesas correntes, despesas de capital, coisas com as quais nem o cidadão comum, nem eu, verdadeiramente, me relaciono”, apontou ainda.

Para Susana Peralta, o Orçamento do Estado “é uma das políticas económicas mais importantes, senão a mais importante do Governo”.

Apesar de reconhecer que há “um problema de baixos salários em Portugal”, do ponto de vista da discussão do que é o Orçamento do Estado, a economista considerou “péssimo” que outros temas existam ao mesmo tempo, como por exemplo o aumento do salário mínimo ou a legislação laboral.

“O Orçamento é receita e despesa. Onde é que vamos buscar o dinheiro e onde é que o gastamos, ponto final. E era ótimo, maravilhoso, para a qualidade da nossa democracia, podermos discutir o orçamento por aquilo que ele é”, destacou.

“TENHO SIMPATIA PARA SE OLHAR OUTRA VEZ PARA O ENGLOBAMENTO”

Susana Peralta disse à Lusa ter simpatia para que seja abordada novamente a questão do englobamento obrigatório dos rendimentos no IRS, considerando que pode “ir buscar algum dinheiro a pessoas que têm mais”.

“Tenho simpatia para se olhar outra vez para a questão do englobamento, porque o não englobamento é um prémio… enfim, faz diminuir a carga fiscal das pessoas mais ricas”, disse, em entrevista à Lusa, a também professora universitária.

No entender da economista, atualmente, “quando uma pessoa paga uma taxa liberatória, na tributação autónoma, de 28%, isso só compensa para quem tem taxas marginais superiores a 28%, que são as pessoas que ganham mais dinheiro”.

Assim, o englobamento obrigatório de rendimentos no IRS, ao invés da sua separação entre rendimentos capitais, prediais ou do trabalho, contribui para que, “de uma certa maneira”, se possa “ir buscar algum dinheiro a pessoas que têm mais”.

A professora da Universidade Nova de Lisboa disse também que a separação clássica entre capitalistas e trabalhadores, “mesmo no sentido da revolução industrial”, está mais difusa.

A economista lamentou ainda que, ao contrário do que acontece no Reino Unido e nos Estados Unidos, em que é sabido “que as pessoas que têm mais rendimento do capital são também as que têm mais rendimento de trabalho”, em Portugal não há esses dados.

“Há muitos trabalhadores que não têm rendimentos de capital, mas os capitalistas têm, na sua generalidade, rendimentos de trabalho e rendimentos de trabalho muito, muito generosos”, considerou, referindo-se a essas economias.

Quanto a Portugal, “nós não fazemos ideia, por exemplo, quem é que são os detentores de rendas em Portugal, de pessoas que arrendam casas”, existindo “alguma probabilidade de haver muitos que sejam pequenos aforradores”.


TAP é “espécie de ‘zombie’ buraco negro da nossa economia”


A economista Susana Peralta apelidou, em entrevista à Lusa, a companhia aérea TAP de “espécie de ‘zombie’ buraco negro” da economia, no âmbito da discussão dos apoios que devem ser dados às empresas em 2022.

Questionada acerca das chamadas empresas ‘zombie’, que estão em atividade mas em situação débil, dependentes de apoios externos e com dificuldade de cumprir as suas obrigações, Susana Peralta deu dois exemplos distintos da abordagem do Governo: a TAP e a Dielmar.

Considerando que “há empresas que provavelmente têm mesmo de ir à falência”, a professora universitária deu como exemplo a Dielmar, afirmando: ” O Governo, e a meu ver — em todo o caso, com aquilo que pude observar […] — mas parece-me que bem, deixou cair a empresa”.

“O Governo, por exemplo, já não fez isso relativamente à TAP. Temos ali o maior ‘zombie’, que é uma espécie de ‘zombie’ buraco negro da nossa economia, e que o Governo, por alguma razão, quis deixar cair a Dielmar mas não quis deixar cair a TAP… enfim, eu pessoalmente não percebo muito bem porquê”, considerou.

A economista considera que uma empresa deve ser ajudada quando “está com um problema conjuntural” em que a ajuda que lhe pode ser dada “lhe permite rapidamente, num prazo curto — um ano, dois anos, seis meses, não faço ideia — voltar a andar pelo seu próprio pé”.

No caso da TAP, a economista considera que se adiciona o problema do custo afundado.

“‘Ah, agora que já gastei 1.200 milhões de euros na TAP, agora são só mais 800 milhões’. E, enfim, é um raciocínio errado do ponto de vista económico mas a maior parte de nós raciocina dessa forma. E sobretudo as pessoas, muitas vezes, a própria opinião pública tem muito esse raciocínio”, lamentou.

“Mesmo depois de gastarmos isto tudo, é sempre melhor deixar cair quando acharmos que aquilo não tem pernas para andar”, considera Susana Peralta.

Por outro lado, a docente na Universidade Nova de Lisboa salientou que “é muito importante de facto, ir deixando cair empresas sem nunca deixar cair as pessoas”.

“As empresas não comem iogurtes, as pessoas é que comem. Temos sempre de assegurar que as pessoas têm casa comida”, relevou, considerando, por isso, que é “preciso apoiar as pessoas com rendimento, como é evidente”.

No entender da economista, o apoio dá-se “não só com rendimento, mas também com políticas ativas de emprego, políticas de formação”, já que Portugal tem “o dobro da percentagem de adultos sem o ensino secundário” da União Europeia.

Assim, em termos de apoios sociais, Susana Peralta “gostaria imenso de ver um Estado que estendesse o cobertor, que o fizesse menos esburacado”.

“Ao estender estás a ir a mais pessoas, ao o fazer menos esburacado estás a fazer com que o crivo em cada nível de rendimento ou de educação seja uma peneira mais apertada para ter mais gente dentro. Isso vai custar mais dinheiro, mas eu acho que é muito importante dar segurança às pessoas”, considerou.

“Nós somos todos frágeis do ponto de vista psicológico”, e durante a pandemia de covid-19 viveu-se “um ano e meio em que as pessoas viveram completamente fora do seu esquema habitual”, afirmou a economista.

“Uma das maneiras de lhes dar segurança, e não é a única, é ter a certeza que as pessoas chegam ao fim do mês com dinheiro para pagar as contas”, vincou.

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos

08:40 3 Setembro, 2026 01:35 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este apoio que pode chegar aos 236,16€ é pago a pensionistas que cumpram alguns requisitos e é recebido junto com a pensão

Algarve Cultura Desporto Gastronomia

FAVA regressa a Loulé com meta de servir cinco mil refeições veganas

11:10 3 Setembro, 2026 11:10 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Feira ocupa 14 mil metros quadrados no Parque Municipal de Loulé e reúne alimentação, sustentabilidade, cultura e bem-estar

Vida & Lazer

Viu alguém colocar papel de alumínio na gaveta dos talheres? Saiba o que significa e como pode ser útil

09:10 3 Setembro, 2026 15:44 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um truque doméstico que está a circular consiste em forrar uma das gavetas mais utilizadas da cozinha com papel de alumínio

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Mecânico a apontar lanterna dentro do capô. Crédito: Freepik
Auto

Carro para a vida? Mecânico com 40 anos de experiência revela o usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

11:30 3 Setembro, 2026 16:13 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O carro custou apenas 600 euros e continua nas mãos do mesmo proprietário cerca de 15 anos depois

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social anuncia novidade nos pagamentos para prevenir atrasos: saiba o que muda

10:00 3 Setembro, 2026 12:06 2 Setembro, 2026 | João Luís

Uma alteração pretende reduzir esquecimentos nos pagamentos à Segurança Social e evitar situações que podem acabar em juros ou coimas

Algarve Política

Rota do PS leva debate sobre interior e cooperação transfronteiriça a Alcoutim

07:50 3 Setembro, 2026 07:49 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ana Cruz considera estratégica a relação com a Andaluzia e defende que a fronteira deve ser encarada como uma oportunidade

Homem à espera no hospital. Crédito: Magnific
Saúde

Sarampo em Portugal: há um sinal que os especialistas dizem não dever ser ignorado

09:30 3 Setembro, 2026 08:52 3 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Registos recentes voltaram a colocar o tema na agenda. Especialistas explicam o que está realmente em causa em Portugal

Algarve Economia

Hotéis do Algarve podem atingir 80% de ocupação em setembro

10:50 3 Setembro, 2026 10:54 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Hélder Martins diz que o Algarve "resistiu" em agosto e espera que setembro e outubro prolonguem o bom desempenho turístico

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 14:14 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos

08:40 3 Setembro, 2026 01:35 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este apoio que pode chegar aos 236,16€ é pago a pensionistas que cumpram alguns requisitos e é recebido junto com a pensão

Algarve, Cultura, Desporto, Gastronomia

FAVA regressa a Loulé com meta de servir cinco mil refeições veganas

11:10 3 Setembro, 2026 11:10 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Feira ocupa 14 mil metros quadrados no Parque Municipal de Loulé e reúne alimentação, sustentabilidade, cultura e bem-estar

Vida & Lazer

Viu alguém colocar papel de alumínio na gaveta dos talheres? Saiba o que significa e como pode ser útil

09:10 3 Setembro, 2026 15:44 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um truque doméstico que está a circular consiste em forrar uma das gavetas mais utilizadas da cozinha com papel de alumínio

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Mecânico a apontar lanterna dentro do capô. Crédito: Freepik
Auto

Carro para a vida? Mecânico com 40 anos de experiência revela o usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

11:30 3 Setembro, 2026 16:13 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O carro custou apenas 600 euros e continua nas mãos do mesmo proprietário cerca de 15 anos depois

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social anuncia novidade nos pagamentos para prevenir atrasos: saiba o que muda

10:00 3 Setembro, 2026 12:06 2 Setembro, 2026 | João Luís

Uma alteração pretende reduzir esquecimentos nos pagamentos à Segurança Social e evitar situações que podem acabar em juros ou coimas

Algarve, Política

Rota do PS leva debate sobre interior e cooperação transfronteiriça a Alcoutim

07:50 3 Setembro, 2026 07:49 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ana Cruz considera estratégica a relação com a Andaluzia e defende que a fronteira deve ser encarada como uma oportunidade

Homem à espera no hospital. Crédito: Magnific
Saúde

Sarampo em Portugal: há um sinal que os especialistas dizem não dever ser ignorado

09:30 3 Setembro, 2026 08:52 3 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Registos recentes voltaram a colocar o tema na agenda. Especialistas explicam o que está realmente em causa em Portugal

Algarve, Economia

Hotéis do Algarve podem atingir 80% de ocupação em setembro

10:50 3 Setembro, 2026 10:54 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Hélder Martins diz que o Algarve "resistiu" em agosto e espera que setembro e outubro prolonguem o bom desempenho turístico

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 14:14 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Últimas Notícias

  • Surto viral leva Farense a pedir adiamento do jogo com o Chaves
    Surto viral leva Farense a pedir adiamento do jogo com o Chaves
  • Carro para a vida? Mecânico com 40 anos de experiência revela o usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal
    Carro para a vida? Mecânico com 40 anos de experiência revela o usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal
  • FAVA regressa a Loulé com meta de servir cinco mil refeições veganas
    FAVA regressa a Loulé com meta de servir cinco mil refeições veganas
  • Nem todos têm apenas 22 dias de férias: saiba quem pode chegar aos 25
    Nem todos têm apenas 22 dias de férias: saiba quem pode chegar aos 25
  • Hotéis do Algarve podem atingir 80% de ocupação em setembro
    Hotéis do Algarve podem atingir 80% de ocupação em setembro

Opinião

  • A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende
    A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende
  • Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção
    Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção
  • Bilhete Postal: António Aleixo e Jorge Sampaio | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: António Aleixo e Jorge Sampaio | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa
    Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa
  • Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
    Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento