
A nova presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, tomou posse esta terça-feira, 17 de Outubro, numa cerimónia que, de acordo com a autarquia, reuniu mais de 400 pessoas no auditório do Centro Cultural António Aleixo.
Conceição Cabrita firmou compromisso com a responsabilidade para um mandato que promete ser baseado nos valores da solidariedade, desenvolvimento e transparência. A presidente de Vila Real quer iniciar um novo ciclo “simultaneamente de continuidade e mudança” e garantiu que o seu programa eleitoral não foi “feito para” mas “feito por”.
A autarca define-se como uma mulher de palavra que foi eleita, “juntamente com a minha equipa, para cumprir o programa eleitoral que, a partir deste momento, deixa de ser da Conceição Cabrita para passar a ser do município de Vila Real”. A primeira mulher eleita presidente deste município “quer ser lembrada como alguém que deu o melhor de si e que não virou a cara aos desafios”.
José Carlos Barros foi reeleito presidente da Assembleia Municipal

Na sessão de instalação dos órgãos municipais, José Carlos Barros foi eleito presidente da mesa da Assembleia Municipal de Vila Real e João Rodrigues e Alexandra Livramento eleitos primeiro e segundo secretários da mesa, respectivamente.
José Barros afirma-se como “um convicto e entusiasta crente do sistema democrático” e salienta que “o poder local se constitui como elemento base de toda a nossa arquitectura institucional”.
O novo executivo camarário, eleito no passado dia 1 de Outubro, é constituído por quatro elementos do PSD (Conceição Cabrita, Luís Romão, Carla Sabino e Rui Pires), dois do PS (António Murta e Cristina Mira) e um da CDU (Álvaro Leal).
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)