Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Política

Alcoutim aprova orçamento de 10,77 milhões de euros com habitação como prioridade

Orçamento tem estado condicionado às transferências do Estado, porque o município carece de receitas próprias que poderiam fazer a diferença em termos de investimento

17:13 30 Dezembro, 2019 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Alcoutim

A Câmara Municipal de Alcoutim vai dispor em 2020 de um orçamento de 10,77 milhões de euros, valor que representa uma quebra de 821.000 euros comparativamente com 2019, disse hoje o presidente do município.

O menor montante no orçamento para 2020 é motivado, em parte, por uma “descida nas receitas de Imposto sobre Transmissão de Imóveis”, mas a “principal razão que justifica a descida” em relação a 2019 é a existência de “menores receitas de capital, provenientes de fundos comunitários”, argumentou o presidente da Câmara algarvia, Osvaldo Gonçalves (PS), em declarações à Lusa.

“O nosso orçamento tem estado muito condicionado às transferências do Estado, porque o município carece de receitas próprias que poderiam fazer a diferença em termos de investimento. E isso obriga-nos a ser mais claros na definição das nossas prioridades”, afirmou o autarca, que viu o orçamento aprovado com os votos da maioria absoluta do PS e a abstenção dos eleitos do PSD, em outubro, na Câmara.

Na Assembleia Municipal a aprovação decorreu em 17 de dezembro.

Os principais gastos da autarquia continuam a ser com as “despesas fixas – o funcionamento da Câmara no dia-a-dia e os ordenados dos funcionários -, que consomem parte significativa do orçamento”, precisou Osvaldo Gonçalves, referindo-se ao gasto de 7,3 milhões de euros, que representa cerca de 68% do montante global.

O autarca frisou que o município, localizado na serra algarvia e muito afetado pelo envelhecimento populacional e pela desertificação do território, precisa de ser criterioso nas escolhas.

Por isso, apontou a habitação como “a principal prioridade em 2020”, mas sem esquecer os apoios sociais, quer na área da educação, como na da saúde.

“Há um peso muito grande da prestação social em tudo o que tem a ver com a apoios na educação, transportes escolares e na saúde, mas estamos a fazer uma estratégia local de habitação e esta área é a prioridade número um”, afirmou, sublinhando que se trata de “investimento puro e duro da autarquia”.

O município prevê fazer em Alcoutim um lote com cinco habitações e, em Martim Longo, 26 lotes para construção, mas sem especificar o montante do investimento que a autarquia vai realizar nesta área.

O autarca considerou que haverá no orçamento “um peso grande na execução destas obras”, que qualificou como “prioritárias e fundamentais” para o município “dar a volta a esta situação” e “criar habitação” que permita fixar pessoas, sobretudo jovens, no concelho.

No que se refere a impostos, o orçamento mantém a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para prédios urbanos avaliados nos 0,3% (mínimo previsto por lei) e prevê a devolução de 5% do Imposto sobre o Rendimento Singular aos agregados familiares do concelho.

A autarquia mantém também o IMI familiar, que permite acumular reduções de 30 euros (famílias com um dependente), 40 euros (com dois dependentes) e 70 euros (com três ou mais dependentes), à taça de 0,3%.

MHC // ROC Lusa

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Rita Pereira.
Nacional Vida & Lazer

“Apeteceu-me devolvê-la”: Rita Pereira revela atitude da filha enquanto lhe mudava a fralda num restaurante e pede “desculpa a todos os pais”

16:50 28 Junho, 2026 17:32 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Atriz Rita Pereira contou um episódio vivido num restaurante com a filha e acabou por admitir algo com que muitos pais se identificaram

Algarve Economia

Portugal Travel Awards distinguem Verdelago como melhor hotel resort

08:30 29 Junho, 2026 08:53 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Com três anos de operação, o Verdelago Resort afirma-se como uma referência da hotelaria no Algarve

Algarve

Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

06:55 29 Junho, 2026 06:55 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Manobras de reanimação foram realizadas no local, mas o homem acabou por morrer nas Docas de Faro este domingo

Algarve

GNR alerta para furtos em casas no verão e aponta Faro como distrito mais afetado

07:13 29 Junho, 2026 07:13 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Dinheiro, joias, relógios e equipamentos eletrónicos estão entre os bens mais visados em furtos a residências

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

21:00 28 Junho, 2026 20:50 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar uma nova subida das temperaturas ao longo da semana, com o calor a atingir máximas que podem chegar aos 42 ºC no interior

Loja dos CTT.
Economia Europe Direct Algarve Nacional

CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho

21:40 28 Junho, 2026 20:41 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Compras feitas fora da União Europeia até 150 euros deixam de beneficiar de isenção de direitos aduaneiros a partir de 1 de julho

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

Opinião Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vêm aí dias de calor e sol forte: radiação UV muito elevada em Portugal nestes dias e estas serão as horas de maior risco

17:51 28 Junho, 2026 17:51 28 Junho, 2026 | João Luís

Radiação UV muito elevada deverá marcar os próximos dias em Portugal, sobretudo entre as 12:00 e as 15:00. Saiba que cuidados deve ter

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

Algarve Cultura Vídeo

Ricky B lança “Rainha” com videoclipe gravado na Ilha da Culatra [vídeo]

09:00 29 Junho, 2026 09:12 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Videoclipe foi gravado na Ilha da Culatra, local onde Ricky B cresceu e começou a sonhar com a música

Algarve Desporto

Olhão conquista primeiro título nacional de MMA com vitória de Leonardo Lacatus

07:33 29 Junho, 2026 07:35 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Medalha de campeão nacional foi entregue a Leonardo Lacatus por José Machado, referência do MMA português

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Mulher a dormir. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida

16:40 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sonolência depois do almoço parece inevitável para muitas pessoas. Mas a explicação pode estar em fatores que passam despercebidos à mesa e na forma como o organismo reage às refeições

Desporto Opinião Saúde

Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão

16:50 26 Junho, 2026 16:50 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O país que deixamos aos nossos filhos depende menos dos golos que celebramos e mais das causas que abraçamos. E isso exige que deixemos de ser espectadores da nossa própria vida coletiva"

Rita Pereira.
Nacional, Vida & Lazer

“Apeteceu-me devolvê-la”: Rita Pereira revela atitude da filha enquanto lhe mudava a fralda num restaurante e pede “desculpa a todos os pais”

16:50 28 Junho, 2026 17:32 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Atriz Rita Pereira contou um episódio vivido num restaurante com a filha e acabou por admitir algo com que muitos pais se identificaram

Algarve, Economia

Portugal Travel Awards distinguem Verdelago como melhor hotel resort

08:30 29 Junho, 2026 08:53 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Com três anos de operação, o Verdelago Resort afirma-se como uma referência da hotelaria no Algarve

Algarve

Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

06:55 29 Junho, 2026 06:55 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Manobras de reanimação foram realizadas no local, mas o homem acabou por morrer nas Docas de Faro este domingo

Algarve

GNR alerta para furtos em casas no verão e aponta Faro como distrito mais afetado

07:13 29 Junho, 2026 07:13 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Dinheiro, joias, relógios e equipamentos eletrónicos estão entre os bens mais visados em furtos a residências

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

21:00 28 Junho, 2026 20:50 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar uma nova subida das temperaturas ao longo da semana, com o calor a atingir máximas que podem chegar aos 42 ºC no interior

Loja dos CTT.
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho

21:40 28 Junho, 2026 20:41 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Compras feitas fora da União Europeia até 150 euros deixam de beneficiar de isenção de direitos aduaneiros a partir de 1 de julho

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

Opinião, Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vêm aí dias de calor e sol forte: radiação UV muito elevada em Portugal nestes dias e estas serão as horas de maior risco

17:51 28 Junho, 2026 17:51 28 Junho, 2026 | João Luís

Radiação UV muito elevada deverá marcar os próximos dias em Portugal, sobretudo entre as 12:00 e as 15:00. Saiba que cuidados deve ter

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

Algarve, Cultura, Vídeo

Ricky B lança “Rainha” com videoclipe gravado na Ilha da Culatra [vídeo]

09:00 29 Junho, 2026 09:12 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Videoclipe foi gravado na Ilha da Culatra, local onde Ricky B cresceu e começou a sonhar com a música

Algarve, Desporto

Olhão conquista primeiro título nacional de MMA com vitória de Leonardo Lacatus

07:33 29 Junho, 2026 07:35 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Medalha de campeão nacional foi entregue a Leonardo Lacatus por José Machado, referência do MMA português

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Mulher a dormir. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida

16:40 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sonolência depois do almoço parece inevitável para muitas pessoas. Mas a explicação pode estar em fatores que passam despercebidos à mesa e na forma como o organismo reage às refeições

Desporto, Opinião, Saúde

Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão

16:50 26 Junho, 2026 16:50 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O país que deixamos aos nossos filhos depende menos dos golos que celebramos e mais das causas que abraçamos. E isso exige que deixemos de ser espectadores da nossa própria vida coletiva"

Últimas Notícias

  • Ricky B lança “Rainha” com videoclipe gravado na Ilha da Culatra [vídeo]
    Ricky B lança “Rainha” com videoclipe gravado na Ilha da Culatra [vídeo]
  • Portugal Travel Awards distinguem Verdelago como melhor hotel resort
    Portugal Travel Awards distinguem Verdelago como melhor hotel resort
  • Olhão conquista primeiro título nacional de MMA com vitória de Leonardo Lacatus
    Olhão conquista primeiro título nacional de MMA com vitória de Leonardo Lacatus
  • GNR alerta para furtos em casas no verão e aponta Faro como distrito mais afetado
    GNR alerta para furtos em casas no verão e aponta Faro como distrito mais afetado
  • Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal
    Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

Opinião

  • O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
    O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
  • Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
    Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos

Europe Direct Algarve

  • CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
    CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
  • Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
    Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal