Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Ensino, Nacional, Política

Adriano Moreira, o político com a maior longevidade da história democrática portuguesa

100 anos de um percurso dividido entre ditadura, democracia e ensino

09:25 6 Setembro, 2022 09:25 6 Setembro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Adriano Moreira, ministro do Ultramar no período da ditadura e antigo presidente do CDS democracia, completa esta terça-feira 100 anos e é o político com a maior longevidade da história democrática portuguesa.

Condecorado pelo Presidente da República em junho com a Grã-Cruz da Ordem de Camões, Adriano Moreira destacou-se não só como estadista e político, mas também como professor universitário e pensador em matérias de Relações Internacionais e de Educação.

Ex-membro do Conselho de Estado indicado pelo CDS-PP, Adriano Moreira teve um percurso académico e político dividido entre dois regimes, tendo sido ministro do Ultramar no Estado Novo, de 1961 a 1963, e presidente do Centro Democrático e Social (CDS) em democracia, de 1986 a 1988.

Professor universitário com dezenas de obras publicadas, fortemente ligado ao atual Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), que dirigiu e ajudou a reformar antes do 25 de Abril, foi também deputado, entre 1980 e 1995, e vice-presidente da Assembleia da República no seu último mandato parlamentar.

“A minha vida foi a escola, sobretudo. A intervenção política foi mais por obrigação cívica”, afirmou Adriano Moreira, numa entrevista à agência Lusa, em 2012.

A carreira académica

Adriano José Alves Moreira nasceu em Grijó, Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, em 6 de setembro de 1922, filho de António José Moreira, que foi subchefe da Polícia de Segurança Pública (PSP) no porto de Lisboa, e de Leopoldina do Céu Alves.

Em Lisboa, morou em Campolide, estudou no Liceu Passos Manuel e licenciou-se em Ciências Histórico-Jurídicas pela Faculdade de Direito de Lisboa, em 1944.

Recém-formado, começou a exercer a advocacia e o seu envolvimento num processo contra o então ministro da Guerra, Fernando dos Santos Costa, valeu-lhe uma detenção.

No Aljube, de onde foi libertado passados cerca de dois meses, conheceu Mário Soares: “Até então, só o conhecia de nome. Era um jovem que muita gente apreciava, porque tinha uma certa alegria e também porque era muito determinado e consistente para a idade. Mas defendíamos posições inteiramente contrárias”, relatou, citado pela Visão, em 1995.

Entretanto, ingressou no corpo docente da antiga Escola Superior Colonial, que passaria a Instituto Superior de Estudos Ultramarinos – o atual ISCSP, pelo qual se doutorou, assim como pela Universidade Complutense de Madrid – e que, com a sua intervenção, seria integrado na Universidade Técnica de Lisboa.

A sua tese “O Problema Prisional do Ultramar”, editada em 1954, foi premiada pela Academia das Ciências de Lisboa.

Entre 1957 e 1959, Adriano Moreira fez parte da delegação portuguesa às Nações Unidas:

Aí pude ouvir pela primeira vez em liberdade as vozes dos povos que eram tratados como mudos ou como dispensáveis. E isso mais avivou a minha ideia de que tínhamos de transformar completamente o ensino.

Do Governo de Salazar ao CDS, passando pelo exílio no Brasil

António de Oliveira Salazar chamou-o então para o Governo, primeiro para subsecretário de Estado da Administração Ultramarina, em 1960, e depois para ministro do Ultramar, em 1961.

Estalavam as primeiras revoltas em Angola contra a colonização portuguesa.

Segundo o próprio Adriano Moreira, Salazar convidou-o para que pusesse em prática um conjunto de reformas de que falava nas suas aulas, mas posteriormente pediu-lhe para mudar de política e a sua resposta foi:

Vossa excelência acaba de mudar de ministro.

“Fui ministro de Salazar, mas fui o ministro que fui: revoguei o Estatuto do Indigenato e aboli as culturas obrigatórias nas colónias”, disse ao Expresso, em 1983.

Quando deixou o Governo, em 1963, voltou ao ensino e casou-se em 1968 com Mónica Isabel Lima Mayer, com quem teve seis filhos, António, Mónica, Nuno, Isabel, João e Teresa. Foi presidente da Sociedade de Geografia.

Após o 25 de Abril de 1974, foi saneado das funções oficiais e esteve exilado no Brasil, onde foi professor na Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Em 1980, regressou à política ativa, como candidato a deputado nas listas da Aliança Democrática (AD). Filiou-se no CDS, que acabaria por liderar, entre 1986 e 1988, e continuou deputado até 1995.

Em 2014, Adriano Moreira foi uma das 70 personalidades que defenderam a reestruturação da dívida pública como única saída para a crise.

Adriano Moreira, antigo ministro de Salazar, completa 100 anos na terça-feira

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vem aí uma nova ponte internacional entre Portugal e Espanha que poupará 85 km de caminho: esta é a sua localização e o custo do projeto

16:00 15 Junho, 2026 15:01 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha permitirá poupar tempo em desvios e locais esperam também melhorias na economia local

Algarve Saúde

Rastreios gratuitos ao cancro oral e da pele decorrem no Forum Algarve

16:26 15 Junho, 2026 16:57 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação pretende sensibilizar para o cancro oral e da pele e incentivar comportamentos preventivos antes e durante o verão

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“40 anos de serviço e fui tratado como lixo”: homem de 63 anos foi despedido a apenas 1 ano da reforma

19:20 15 Junho, 2026 16:27 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta agora dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Estudantes a comer.
Algarve Gastronomia

Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

18:10 15 Junho, 2026 11:58 14 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No próximo ano letivo, a Universidade do Algarve vai alterar a oferta alimentar e retirar a carne de vaca das suas cantinas

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Algarve Nacional

Algarve integra projeto-piloto para diagnosticar apneia do sono nos cuidados primários

15:20 15 Junho, 2026 15:25 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo modelo quer reduzir casos por diagnosticar e melhorar o acesso ao tratamento da apneia do sono no SNS

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Autoridade Tributária lança aviso ‘sério’: contribuintes nestas condições têm até 30 de junho para entregar isto

15:10 15 Junho, 2026 14:53 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a Autoridade Tributária, quem estiver nestas condições tem até 30 de junho para fazer entrega destas declarações de rendimentos

Algarve Desporto Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Desporto

João Oliveira sagra-se bicampeão nacional de padel adaptado pelo Farense

19:30 15 Junho, 2026 19:21 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Atleta do Farense voltou a vencer no Campeonato Nacional de Padel Adaptado e reforçou o seu percurso na modalidade

Europe Direct Algarve Tech

Faro recebe evento dedicado à inclusão e acessibilidade na Biblioteca Municipal

17:30 15 Junho, 2026 17:38 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui lançamento de assistente virtual sobre direitos das pessoas com deficiência, com informação clara e acessível

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Ensino Nacional

IAVE anuncia: vêm aí novas regras para os Exames Nacionais em 2026 e quem cometer estes erros pode ter classificação de zero pontos

19:40 14 Junho, 2026 12:47 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Exames Nacionais em 2026 vêm com regras mais rígidas de preenchimento que, se não forem cumpridas, podem levar à classificação de zero pontos

Sé do Porto.
Nacional Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vem aí uma nova ponte internacional entre Portugal e Espanha que poupará 85 km de caminho: esta é a sua localização e o custo do projeto

16:00 15 Junho, 2026 15:01 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha permitirá poupar tempo em desvios e locais esperam também melhorias na economia local

Algarve, Saúde

Rastreios gratuitos ao cancro oral e da pele decorrem no Forum Algarve

16:26 15 Junho, 2026 16:57 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação pretende sensibilizar para o cancro oral e da pele e incentivar comportamentos preventivos antes e durante o verão

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“40 anos de serviço e fui tratado como lixo”: homem de 63 anos foi despedido a apenas 1 ano da reforma

19:20 15 Junho, 2026 16:27 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta agora dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Estudantes a comer.
Algarve, Gastronomia

Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

18:10 15 Junho, 2026 11:58 14 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No próximo ano letivo, a Universidade do Algarve vai alterar a oferta alimentar e retirar a carne de vaca das suas cantinas

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Algarve, Nacional

Algarve integra projeto-piloto para diagnosticar apneia do sono nos cuidados primários

15:20 15 Junho, 2026 15:25 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo modelo quer reduzir casos por diagnosticar e melhorar o acesso ao tratamento da apneia do sono no SNS

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Autoridade Tributária lança aviso ‘sério’: contribuintes nestas condições têm até 30 de junho para entregar isto

15:10 15 Junho, 2026 14:53 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a Autoridade Tributária, quem estiver nestas condições tem até 30 de junho para fazer entrega destas declarações de rendimentos

Algarve, Desporto, Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Desporto

João Oliveira sagra-se bicampeão nacional de padel adaptado pelo Farense

19:30 15 Junho, 2026 19:21 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Atleta do Farense voltou a vencer no Campeonato Nacional de Padel Adaptado e reforçou o seu percurso na modalidade

Europe Direct Algarve, Tech

Faro recebe evento dedicado à inclusão e acessibilidade na Biblioteca Municipal

17:30 15 Junho, 2026 17:38 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui lançamento de assistente virtual sobre direitos das pessoas com deficiência, com informação clara e acessível

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Ensino, Nacional

IAVE anuncia: vêm aí novas regras para os Exames Nacionais em 2026 e quem cometer estes erros pode ter classificação de zero pontos

19:40 14 Junho, 2026 12:47 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Exames Nacionais em 2026 vêm com regras mais rígidas de preenchimento que, se não forem cumpridas, podem levar à classificação de zero pontos

Sé do Porto.
Nacional, Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Últimas Notícias

  • João Oliveira sagra-se bicampeão nacional de padel adaptado pelo Farense
    João Oliveira sagra-se bicampeão nacional de padel adaptado pelo Farense
  • “40 anos de serviço e fui tratado como lixo”: homem de 63 anos foi despedido a apenas 1 ano da reforma
    “40 anos de serviço e fui tratado como lixo”: homem de 63 anos foi despedido a apenas 1 ano da reforma
  • “Mão de Baraka” propõe leitura contemporânea de símbolo presente nos Banhos Islâmicos em Loulé
    “Mão de Baraka” propõe leitura contemporânea de símbolo presente nos Banhos Islâmicos em Loulé
  • Vai poder saber o salário dos seus colegas? Nova regra europeia de transparência promete acabar com os ‘segredos’ nas empresas
    Vai poder saber o salário dos seus colegas? Nova regra europeia de transparência promete acabar com os ‘segredos’ nas empresas
  • Lembra-se dele? Famoso ator condenado a 3 anos de prisão e estes foram os crimes que cometeu
    Lembra-se dele? Famoso ator condenado a 3 anos de prisão e estes foram os crimes que cometeu
  • Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo
    Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

Opinião

  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
  • Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
    Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
  • O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
    O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
  • Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
    Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Vai poder saber o salário dos seus colegas? Nova regra europeia de transparência promete acabar com os ‘segredos’ nas empresas
    Vai poder saber o salário dos seus colegas? Nova regra europeia de transparência promete acabar com os ‘segredos’ nas empresas
  • Faro recebe evento dedicado à inclusão e acessibilidade na Biblioteca Municipal
    Faro recebe evento dedicado à inclusão e acessibilidade na Biblioteca Municipal
  • Para breve em Portugal? Proibição das redes sociais para cidadãos abaixo desta idade ganha força na Europa
    Para breve em Portugal? Proibição das redes sociais para cidadãos abaixo desta idade ganha força na Europa
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal