Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Europe Direct Algarve, Opinião

Sentir a Europa: Viver, trabalhar e circular livremente na nossa Europa

Durante o mês de maio publicamos textos de opinião/reflexão sobre a atual crise pandémica e o modo como ela afeta o sonho da Europa na perspectiva dos autores. Sempre com uma nota de esperança! #DiadaEuropa #Europaemcasa #Maionaeuropa #juntossomosmaisfortes #Europanopostal

10:00 16 Maio, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Marta Aragão,
Empresária

A minha Europa tem nomes próprios. Chama-se Nina, Matjas, Asta, Dan, Inge, Heike, Geoffrey, Raymund, Jorge, Gäetan, Marek, Miklos, Corinna, Roman, Diego, Laurentiu, Indre, entre muitos outros. São pessoas europeias como eu, amigos ou colegas de profissão que apenas vivem em sítios diferentes, hoje ainda sem fronteiras físicas apenas anotadas no mapa, excepto o Geoffrey que tem o Brexit à porta. Desde cedo construí uma vida virada para o mundo quando aos 23 anos constituí a minha primeira empresa, a Inpokulis Traduções. Juntava aqui neste projeto ainda tão jovem, todos os ingredientes que me fascinavam. As pessoas, as línguas, as culturas, as paisagens diferentes. Na verdade, o que no início via como tão diferente, as viagens e as regulares reuniões de trabalho em diferentes cidades europeias ao longo dos últimos vinte anos tornaram tão iguais. Somos tão diferentes mas tão iguais como o Nortenho é diferente do Algarvio ou do Madeirense. Circulamos tão naturalmente entre países como se estivéssemos em casa e é sem dúvida um privilégio ter uma vida tão recheada de experiências e pessoas como as que referi.

Reunião Eulogia, Budapeste, Maio 2019
Em lazer e networking, Eulogia, Budapeste, Maio 2019

Relembro uma viagem de trabalho recente de 10 dias com 5 dias de trabalho em Bratislava e em que pisei literalmente 7 países. Saí de carro até Sevilha, fica aqui ao lado e foi num instante, apanhei um voo para Veneza, bela Itália. A Nina e o Matjas estavam à minha espera e em duas horas chegámos a Ljubljana, na Eslovénia onde passei o fim-de-semana com eles. Tínhamos uma reunião de trabalho em Bratislava, na Eslováquia, e na segunda-feira de manhã metemos-nos a caminho. Parámos na Áustria para almoçar e uma hora depois estávamos no hotel em Bratislava. Entretanto chegaram todos os nossos colegas, ao todo representamos 23 países. Jantámos juntos e a seguir ao jantar resolvemos ir beber um copo a Viena de Áustria, enganámos-nos no caminho e entrámos Hungria a dentro. Volta para trás, e 30 minutos depois estamos à procura do bar. Bebemos um copo, pusemos as conversas em dia, e regressámos pois no dia a seguir tínhamos uma agenda intensa de trabalho a começar logo às 09h00. Vinte e três países sentados à volta da mesma mesa com assuntos comuns. Até sexta-feira o tempo voou, entre o trabalho e os momentos sociais e de lazer conduzidos pelo nosso anfitrião, o Stefan. A sexta-feira chega num ápice, é tempo de regressar. Paramos novamente na Áustria para comer qualquer coisa e seguimos em direção a Ljubljana. No dia seguinte apanhamos o voo para Istambul, uma viagem de fim de semana imprevista organizada pela empresa da Nina e do Matjas. Somos oito e o tempo está ótimo para o mês de Novembro. Aproveitámos todos os minutos em Istambul, e regressamos na segunda-feira de madrugada a Ljubljana, onde pegámos no carro e seguimos diretos para Veneza, para apanhar o voo para Sevilha e o carro até Faro.

De Faro a Bratislava, com fim de semana em Istambul, Dezembro 2018

Esta é a minha Europa e que não quero que se torne num sonho. A minha vida europeia intensificou-se em 2010, quando a crise “apertou” e foi necessário virar a minha empresa para a Europa e para o mundo e não depender maioritariamente do mercado português. Hoje temos clientes e fornecedores por todo o mundo, apoiamos-nos em momentos de crise como este que estamos a viver e partilhamos vitórias, sorrisos e alegrias quando nos encontramos fisicamente. Cresci enquanto pessoa, cresci enquanto empresária, aprendi imenso, aumentei a rede de segurança da minha empresa e tenho portas abertas em qualquer país da Europa para lá chegar num ápice assim me deixem passar sem fronteiras, barreiras e dificuldades. É esta a Europa em que quero continuar a viver e a que recomendo a quem tiver a oportunidade de o fazer.

Hoje vivemos uma crise sem precedentes, única na nossa história, que nos afasta de um abraço e nos atira para os ecrãs dos computadores e dos nossos telefones, estamos distantes mas próximos, e continuamos a acreditar que qualquer tempestade, por mais difícil que seja, é sempre seguida pela bonança e que voltaremos mais fortes e unidos. Temos feito coisas juntos, webinars sobre temas relevantes, partilhamos informações sobre as nossas empresas e sobre o estado do nosso país e, acima de tudo, mantemos-nos unidos por algo maior… a nossa forma de estar e viver (n)a Europa. Não nos revemos no afastamento, e vivemos o desafio atual como algo comum que nos afeta a todos, independentemente da nossa língua, cultura, religião, cor ou convicção política. A Europa pode e deve ser melhorada, os laços frágeis devem ser restaurados, e o poder económico não deve, nem pode continuar a ser o motor principal do coração europeu.

Translate Europe Forum, Comissão Europeia, Novembro 2019

Centro Europe Direct Algarve

O Centro Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados Membro da União Europeia.

A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.

Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!

Facebook

Twitter

Instagram

Quer saber mais sobre a Europa? Coloque a sua questão ao Europe Direct Algarve através do email: [email protected]

Os Centros de Informação Europe Direct (CIED) são pontos de contacto locais. Dispõem de pessoal devidamente qualificado que informa e responde de maneira personalizada a perguntas sobre os mais variados assuntos europeus.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

Algarve Vida & Lazer

Castro Marim abre nova área balnear na barragem de Odeleite

18:49 1 Julho, 2026 18:49 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Centro náutico de Odeleite conta com bar, zonas de sombra e piscina instalada no espelho de água da barragem

Aranha. Crédito: Foto AI
Animais Nacional

Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade

17:00 1 Julho, 2026 16:33 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A aranha-reclusa-chilena foi identificada pela primeira vez na Península Ibérica, no Porto

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, acompanhada pelo presidente do Conselho de Administração da ULS Algarve, Tiago Botelho, durante a visita ao terreno de implantação do novo Hospital Central do Algarve, no Parque das Cidades. Crédito: Luís Forra | Lusa
Algarve Política

PSD Algarve reage a debate sobre acessos ao Hospital Central e pede entendimento urgente

11:26 1 Julho, 2026 11:37 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas alertam para o risco de novos atrasos no Hospital Central do Algarve e pedem responsabilidade institucional

Algarve Desporto

Lagoa promove “Caminhadas ao Luar” em julho e agosto

10:01 1 Julho, 2026 10:11 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa passa por Lagoa, Carvoeiro, Parchal, Estômbar, Ferragudo e Porches entre 8 de julho e 12 de agosto

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Opinião

Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa

18:19 1 Julho, 2026 18:19 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com preocupação, vemos muitos que nada fazem pelos outros, a criticar os que presta auxílio aos mais necessitados”

Alpes suiços. Crédito: Magnific
Economia Europa

Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial

18:30 1 Julho, 2026 18:04 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um dos maiores complexos hidroelétricos da Áustria vai ser ampliado com um novo lago artificial nos Alpes. A megaconstrução vai ser a maior da Europa

Europa Vida & Lazer

Adeus Ibiza? Italianos rendidos a destino paradisíaco espanhol onde as praias têm areias finas e águas cristalinas

16:40 1 Julho, 2026 16:01 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mallorca está a ser apontada como um destino alternativo a Ibiza para quem procura praias de areia fina, águas cristalinas, história e uma oferta turística mais acessível

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto

Vem aí uma onda de calor: saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

14:22 30 Junho, 2026 13:33 30 Junho, 2026 | João Luís

Carro ao sol pode transformar-se num forno durante uma onda de calor. Saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Portugal vai aquecer como o Saara: massa de ar africana traz máximas acima dos 40 ºC a partir deste dia

10:32 30 Junho, 2026 10:17 30 Junho, 2026 | João Luís

Massa de ar africana deverá trazer calor intenso a partir de quinta-feira, com máximas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

Algarve, Vida & Lazer

Castro Marim abre nova área balnear na barragem de Odeleite

18:49 1 Julho, 2026 18:49 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Centro náutico de Odeleite conta com bar, zonas de sombra e piscina instalada no espelho de água da barragem

Aranha. Crédito: Foto AI
Animais, Nacional

Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade

17:00 1 Julho, 2026 16:33 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A aranha-reclusa-chilena foi identificada pela primeira vez na Península Ibérica, no Porto

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional, Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, acompanhada pelo presidente do Conselho de Administração da ULS Algarve, Tiago Botelho, durante a visita ao terreno de implantação do novo Hospital Central do Algarve, no Parque das Cidades. Crédito: Luís Forra | Lusa
Algarve, Política

PSD Algarve reage a debate sobre acessos ao Hospital Central e pede entendimento urgente

11:26 1 Julho, 2026 11:37 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas alertam para o risco de novos atrasos no Hospital Central do Algarve e pedem responsabilidade institucional

Algarve, Desporto

Lagoa promove “Caminhadas ao Luar” em julho e agosto

10:01 1 Julho, 2026 10:11 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa passa por Lagoa, Carvoeiro, Parchal, Estômbar, Ferragudo e Porches entre 8 de julho e 12 de agosto

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Opinião

Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa

18:19 1 Julho, 2026 18:19 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com preocupação, vemos muitos que nada fazem pelos outros, a criticar os que presta auxílio aos mais necessitados”

Alpes suiços. Crédito: Magnific
Economia, Europa

Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial

18:30 1 Julho, 2026 18:04 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um dos maiores complexos hidroelétricos da Áustria vai ser ampliado com um novo lago artificial nos Alpes. A megaconstrução vai ser a maior da Europa

Europa, Vida & Lazer

Adeus Ibiza? Italianos rendidos a destino paradisíaco espanhol onde as praias têm areias finas e águas cristalinas

16:40 1 Julho, 2026 16:01 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mallorca está a ser apontada como um destino alternativo a Ibiza para quem procura praias de areia fina, águas cristalinas, história e uma oferta turística mais acessível

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto

Vem aí uma onda de calor: saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

14:22 30 Junho, 2026 13:33 30 Junho, 2026 | João Luís

Carro ao sol pode transformar-se num forno durante uma onda de calor. Saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Portugal vai aquecer como o Saara: massa de ar africana traz máximas acima dos 40 ºC a partir deste dia

10:32 30 Junho, 2026 10:17 30 Junho, 2026 | João Luís

Massa de ar africana deverá trazer calor intenso a partir de quinta-feira, com máximas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Últimas Notícias

  • Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão
    Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão
  • Castro Marim abre nova área balnear na barragem de Odeleite
    Castro Marim abre nova área balnear na barragem de Odeleite
  • Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial
    Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial
  • O Silêncio da Urna: novo podcast reúne especialistas em Direito e Política para combater a desinformação
    O Silêncio da Urna: novo podcast reúne especialistas em Direito e Política para combater a desinformação
  • Banco suíço garante que nunca houve tantos ricos no mundo: só em Portugal há 181.000 milionários
    Banco suíço garante que nunca houve tantos ricos no mundo: só em Portugal há 181.000 milionários

Opinião

  • Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
  • Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
    Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
  • A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão
    A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Eurobarómetro revela forte confiança dos portugueses na União Europeia
    Eurobarómetro revela forte confiança dos portugueses na União Europeia
  • Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais
    Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal