Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Opinião

O conceito de Selo Verde para certificar o Autocaravanismo Sustentável

Artigo de opinião de Francisco Soares sobre a prática do autocaravanismo, um “estilo de vida próximo da natureza”, que está a sofrer uma “intimidação”

17:56 28 Novembro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Artigo de opinião do diretor da Escola Pinheiro e Rosa, em Faro, Francisco Soares

Os tristes acontecimentos de intimidação feita aos autocaravanistas, consubstanciam um retrocesso civilizacional por se terem revestido de um caráter terrorista o que contraria a lei e os costumes do nosso povo, podendo ser punível com prisão. Certos comentários televisivos feitos por um jornalista em tom agressivo, podem conduzir à violência contra os autocaravanistas e por si só, ao contrário do caravanismo sustentável, são comentários selvagens, que nada acrescentam de positivo.

Mais que uma simples forma de fazer turismo, o autocaravanismo encerra em si, o desejo de realizar um sonho que é difícil de descrever. Apenas os poetas o sabem dizer, de forma eloquente e transversal ao entendimento de todos, pelo que por incapacidade própria de o fazer, cito o poeta: “Se pudesse ter uma vida paralela, gostaria de ter a vida de um caracol, carregando comigo a casa e plantando-a onde houvesse sol e silêncio, onde houvesse mar e espaço, onde houvesse tempo e distância. Onde houvesse essa improvável e louca hipótese de ser feliz fora do mundo” – Miguel Sousa Tavares, Não se Encontra o que se Procura. Clube do Autor, SA, 2014.

A prática do autocaravanismo consubstancia um estilo de vida próximo da natureza, contemplando-a, protegendo-a e beneficiando de uma mobilidade fácil e de um conforto permanente, independentemente das condições do clima e do tempo.

A simples presença do homem no meio natural, implica sempre um impacte que não tem de ser necessariamente negativo e pode até ser potencializador de práticas de preservação e defesa ambiental. Porém, o impacte negativo da presença humana na natureza através do autocaravanismo, é tanto mais reduzido consoante as condições disponíveis a bordo, nomeadamente, para que na natureza não sejam deixados os vestígios da presença humana tais como lixo, dejetos ou até mesmo elementos contaminantes.

Para além da necessidade do autocaravanista ter desenvolvida uma atitude de defesa ecológica relativa ao meio ambiente, também a autocaravana tem de assegurar as condições básicas para que a passagem e/ou a estadia não deixem marcas e prejuízo ambiental.

Nesse particular, podemos distinguir dois grandes grupos de autocaravanas com as quais se podem realizar dois tipos de autocaravanismo distintos. O autocaravanismo sustentável e o autocaravanismo não sustentável.

Entende-se por autocaravanismo sustentável aquele é desenvolvido em autocaravanas que dispõem a bordo e de forma permanente, dos seguintes requisitos:

1 – Ecoponto para separação do lixo, incluindo recipiente para recolha de pilhas e lâmpadas;

2 – Reservatório de água potável de pelo menos 50 l;

3 – Reservatório para água suja de pelo menos 50 l;

4 – Áreas distintas no interior da autocaravana, para dormidas, WC, confeção e toma de refeições;

5 – A área do WC deve ter obrigatoriamente disponível, sanita química e possibilidade de banho, com recolha das águas sujas para o reservatório respetivo;

6 – A área de confeção de alimentos deve ter água potável disponível e instalado o esgoto para o reservatório das águas sujas.

Com este tipo de autocaravanas, é possível desfrutar do ambiente natural, parando ou pernoitando sem causar dano ambiental.

Por outro lado, a paragem e em especial a pernoita de autocaravanas que não dispõem no todo ou em parte destes requisitos, são potencialmente fatores de poluição, em virtude de não garantirem que os seus ocupantes satisfaçam as suas necessidades fisiológicas protegendo o ambiente, bem como representam igualmente um perigo de poluição ambiental por não disporem de reservatórios para a recolha seletiva do lixo. Pode resumir-se com breves palavras e dizer que estas autocaravanas não garantem condições de habitabilidade para os seus utilizadores, contrariamente às autocaravanas sustentáveis.

Para realidades distintas há que regulamentar a sua atividade de forma distinta. Essa distinção deve prever o Selo Verde para o Autocaravanismo Sustentável e certificar todas as autocaravanas sustentáveis. Este selo deve materializar-se num dístico físico, atribuído a cada autocaravana que cumpra aqueles requisitos de sustentabilidade e deve ser exibido na autocaravana em lugar visível, para os devidos efeitos de identificação e fiscalização.

Para as autocaravanas sustentáveis, a paragem ou a pernoita podem ser feitas em todo e qualquer parque de estacionamento para a sua categoria automóvel, salvaguardando porém, a interdição em períodos sazonais de maior afluência automóvel, como forma de garantir a afluência do maior número de pessoas a esses espaços, em virtude de uma autocaravana com dois ocupantes poder ocupar o espaço de três automóveis ligeiros.

Nos períodos de menor afluência estas autocaravanas representam sempre um impacte ambiental igual ou inferior ao dos outros automóveis ligeiros nos meses de grande afluência a esses locais. As autocaravanas não sustentáveis, devem ter a obrigatoriedade de pernoitar em áreas devidamente apetrechadas com serviços de saneamento básico e disponibilidade de sanitários completos e ecoponto. Desta forma, pode-se praticar autocaravanismo sustentável com autocaravanas não sustentáveis.

Os autocaravanistas com as suas associações representativas, devem criar o símbolo do Selo Verde e propô-lo à tutela para aprovação. É necessário elaborar, implementar e respeitar um código de conduta para a prática do autocaravanismo, onde por exemplo entre outras obrigações, devem por cada dia de estadia dedicar algum tempo à recolha de objetos poluentes espalhados pela área, de forma a deixarem o ambiente mais limpo que aquilo que encontraram. Tão importante como a regulamentação, é o desenvolvimento de uma cultura generalizada entre todos e em especial entre os autocaravanistas, para comportamentos de respeito ambiental, tão básicos como não parar ou estacionar em áreas ambientalmente frágeis, onde pela presença de qualquer veículo motorizado possa ocorrer prejuízo para as plantas, para as dunas, para as arribas ou para quaisquer outros elementos naturais.

A prática do autocaravanismo responsável, ao invés de causar divisões entre as pessoas, deverá ser encarada como um fator de união e defesa ambiental.

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vêm aí cortes de água prolongados: torneira vai ‘secar’ em Portugal e estas são as regiões afetadas

06:00 10 Maio, 2026 16:15 8 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses já têm avisos publicados para cortes e falhas no abastecimento de água para a semana que começa a 11 de maio

Algarve Cultura Edição Papel

Portimão recebe apresentação do livro ‘O Triunfo do Conformismo’

16:00 10 Maio, 2026 15:51 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

José Manuel Figueiredo Santos apresenta livro na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, no próximo dia 15 de maio

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: mau tempo vai apertar com chuva forte, trovoada e vento e estas vão ser as regiões mais afetadas

09:10 10 Maio, 2026 13:18 9 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai apertar com chuva forte, trovoada e rajadas de vento. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Dia de frio em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Frio ‘de rachar’ a caminho: nova depressão vai chegar nesta data e estas regiões não serão poupadas

11:30 10 Maio, 2026 11:04 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O tempo volta a dar sinais de mudança, com ar mais frio e instabilidade à espreita. Os modelos apontam para uma nova depressao que pode mexer com os planos nos próximos dias

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução

21:00 10 Maio, 2026 15:06 9 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos acabam por ignor este sinal, mas a multa pode chegar aos 600€, com perda de pontos na carta de condução e inibição de conduzir

Algarve Edição Papel Saúde

Há maior risco de aumento das cesarianas no Algarve, segundo a Ordem dos Médicos

11:00 10 Maio, 2026 10:53 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Ordem dos Médicos alerta que dependência de tarefeiros no Algarve afeta urgências e taxa de cesarianas

Algarve Cultura Edição Papel

Tavira afirma-se como centro internacional dos provérbios com os 18 anos da Associação de Paremiologia

08:30 10 Maio, 2026 09:06 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fundada em 2008, a associação reúne investigadores de mais de 50 países e afirma a cidade como referência internacional no estudo dos provérbios

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Banco de Portugal avisa: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

08:30 9 Maio, 2026 18:08 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Conheça as situações em que, de acordo com o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio

Espada de São Jorge com flor. Crédito: Shutterstock
Vida & Lazer

Há um truque para a espada-de-são-jorge dar flor e poucos o conhecem

17:20 10 Maio, 2026 17:32 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Poucos sabem, mas a espada-de-são-jorge pode dar flores perfumadas quando recebe os cuidados e as condições certas dentro de casa

Benidorm. Crédito: Magnific
Europa Vida & Lazer Vídeo

“Sinto-me envergonhado”: britânico queixa-se de hábito “inaceitável” dos turistas neste destino paradisíaco a 2 h de Portugal

18:00 10 Maio, 2026 13:24 10 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Britânico a residir neste destino turístico próximo de Portugal falou abertamente sobre um hábito desrespeitoso por parte dos turistas

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 08:58 10 Maio, 2026 | João Luís

O idoso deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Espanhóis revelam os ‘esquemas’ mais utilizados pelos ‘okupas’: saiba como evitar ser a próxima vítima

14:30 10 Maio, 2026 14:32 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O aumento das ocupações ilegais preocupa proprietários, com táticas cada vez mais sofisticadas que atrasam despejos e complicam a recuperação dos imóveis

Cultura Edição Papel Europe Direct Algarve

“Europa na minha região” leva projetos europeus ao centro de Faro

09:00 10 Maio, 2026 09:08 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Faro recebe iniciativa “Europa na minha região” com música, showcooking e experiências interativas sobre projetos apoiados pela UE

Algarve Economia Edição Papel

Algarve mantém desemprego acima da média nacional no arranque de 2026

15:00 9 Maio, 2026 11:12 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Taxa de desemprego no Algarve supera média nacional e mantém região entre as mais afetadas do país no primeiro timestre de 2026

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vêm aí cortes de água prolongados: torneira vai ‘secar’ em Portugal e estas são as regiões afetadas

06:00 10 Maio, 2026 16:15 8 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses já têm avisos publicados para cortes e falhas no abastecimento de água para a semana que começa a 11 de maio

Algarve, Cultura, Edição Papel

Portimão recebe apresentação do livro ‘O Triunfo do Conformismo’

16:00 10 Maio, 2026 15:51 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

José Manuel Figueiredo Santos apresenta livro na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, no próximo dia 15 de maio

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: mau tempo vai apertar com chuva forte, trovoada e vento e estas vão ser as regiões mais afetadas

09:10 10 Maio, 2026 13:18 9 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai apertar com chuva forte, trovoada e rajadas de vento. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Dia de frio em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Frio ‘de rachar’ a caminho: nova depressão vai chegar nesta data e estas regiões não serão poupadas

11:30 10 Maio, 2026 11:04 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O tempo volta a dar sinais de mudança, com ar mais frio e instabilidade à espreita. Os modelos apontam para uma nova depressao que pode mexer com os planos nos próximos dias

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional, Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução

21:00 10 Maio, 2026 15:06 9 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos acabam por ignor este sinal, mas a multa pode chegar aos 600€, com perda de pontos na carta de condução e inibição de conduzir

Algarve, Edição Papel, Saúde

Há maior risco de aumento das cesarianas no Algarve, segundo a Ordem dos Médicos

11:00 10 Maio, 2026 10:53 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Ordem dos Médicos alerta que dependência de tarefeiros no Algarve afeta urgências e taxa de cesarianas

Algarve, Cultura, Edição Papel

Tavira afirma-se como centro internacional dos provérbios com os 18 anos da Associação de Paremiologia

08:30 10 Maio, 2026 09:06 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fundada em 2008, a associação reúne investigadores de mais de 50 países e afirma a cidade como referência internacional no estudo dos provérbios

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal avisa: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

08:30 9 Maio, 2026 18:08 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Conheça as situações em que, de acordo com o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio

Espada de São Jorge com flor. Crédito: Shutterstock
Vida & Lazer

Há um truque para a espada-de-são-jorge dar flor e poucos o conhecem

17:20 10 Maio, 2026 17:32 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Poucos sabem, mas a espada-de-são-jorge pode dar flores perfumadas quando recebe os cuidados e as condições certas dentro de casa

Benidorm. Crédito: Magnific
Europa, Vida & Lazer, Vídeo

“Sinto-me envergonhado”: britânico queixa-se de hábito “inaceitável” dos turistas neste destino paradisíaco a 2 h de Portugal

18:00 10 Maio, 2026 13:24 10 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Britânico a residir neste destino turístico próximo de Portugal falou abertamente sobre um hábito desrespeitoso por parte dos turistas

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 08:58 10 Maio, 2026 | João Luís

O idoso deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Espanhóis revelam os ‘esquemas’ mais utilizados pelos ‘okupas’: saiba como evitar ser a próxima vítima

14:30 10 Maio, 2026 14:32 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O aumento das ocupações ilegais preocupa proprietários, com táticas cada vez mais sofisticadas que atrasam despejos e complicam a recuperação dos imóveis

Cultura, Edição Papel, Europe Direct Algarve

“Europa na minha região” leva projetos europeus ao centro de Faro

09:00 10 Maio, 2026 09:08 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Faro recebe iniciativa “Europa na minha região” com música, showcooking e experiências interativas sobre projetos apoiados pela UE

Algarve, Economia, Edição Papel

Algarve mantém desemprego acima da média nacional no arranque de 2026

15:00 9 Maio, 2026 11:12 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Taxa de desemprego no Algarve supera média nacional e mantém região entre as mais afetadas do país no primeiro timestre de 2026

Últimas Notícias

  • Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução
    Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução
  • Carta de condução anterior a 2008? A data impressa pode enganar e pode estar a conduzir com ela caducada sem saber
    Carta de condução anterior a 2008? A data impressa pode enganar e pode estar a conduzir com ela caducada sem saber
  • “Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos
    “Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos
  • “Sinto-me envergonhado”: britânico queixa-se de hábito “inaceitável” dos turistas neste destino paradisíaco a 2 h de Portugal
    “Sinto-me envergonhado”: britânico queixa-se de hábito “inaceitável” dos turistas neste destino paradisíaco a 2 h de Portugal
  • Há um truque para a espada-de-são-jorge dar flor e poucos o conhecem
    Há um truque para a espada-de-são-jorge dar flor e poucos o conhecem
  • Já chegaram ao seu concelho? Novos contentores inteligentes já estão nestas cidades e prometem revolucionar a gestão do lixo em Portugal
    Já chegaram ao seu concelho? Novos contentores inteligentes já estão nestas cidades e prometem revolucionar a gestão do lixo em Portugal

Opinião

  • Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
    Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
  • Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
    Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
  • Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
    Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
    União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
  • “Europa na minha região” leva projetos europeus ao centro de Faro
    “Europa na minha região” leva projetos europeus ao centro de Faro
  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal