Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto D.R.
Opinião, Saúde

Mais Saúde? Sem Pessoas?

Artigo de opinião de Carla Fernandes, vogal da Direção da Delegação Regional do Sul da Ordem dos Psicólogos: “A contratação de mais profissionais é absolutamente necessária e urgente, pois permitiria facilitar a prestação de cuidados psicológicos integrados e eficazes, melhorando a saúde mental e psicológica e o bem-estar de todos/as”.

15:55 21 Abril, 2022 16:20 21 Abril, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Carla Fernandes,
Vogal da Direção
da Delegação Regional do Sul da Ordem
dos Psicólogos
 

No passado dia 7 de abril celebrou-se o Dia Mundial da Saúde. Num período em que assistimos à curva descendente e à estabilização da onda pandémica, que entretanto se junta ao início de uma guerra, importa sublinhar a relevância da promoção da saúde, e em particular da saúde mental e psicológica, para lidar com as consequências do que temos vivido nos últimos dois anos e com tudo aquilo a que assistimos em direto no nosso dia-a-dia.

O conhecimento científico acumulado ao longo de décadas permite-nos dizer com bastante segurança que a promoção da saúde mental e psicológica começa, desde logo, nos contextos de vida mais próximos dos indivíduos. Para as crianças e adolescentes esse contexto será a escola, para os trabalhadores ativos esse contexto serão os seus locais de trabalho, que se juntam aos Centros de Saúde e a tantas instituições sociais sediadas na comunidade que visam promover a saúde e o bem-estar das populações.

A pandemia trouxe-nos a clara noção de que o nosso Serviço Nacional de Saúde se constitui como um privilégio quando nos comparamos com vários países no mundo que não têm assegurado o seu direito no acesso a serviços de saúde, e trouxe-nos ainda uma oportunidade de ouro para percebermos a ligação existente entre a nossa saúde física e psicológica, contribuindo até para a diminuição do estigma associado aos problemas de saúde mental. Se isto é verdade, a pandemia deixou também a descoberto as falhas, já existentes no Sistema, ao nível do acesso aos serviços na área da saúde mental e psicológica. Atualmente, são sobejamente conhecidos os diversos estudos e dados que fundamentam o agravamento dos níveis de bem-estar e da saúde mental na população em geral e, em particular, das crianças e jovens. A título de curiosidade, se colocarmos no Google os termos saúde mental e pandemia, somos surpreendidos com mais de 12 000 000 resultados em 0,47 segundos.

As dificuldades socioeconómicas das famílias, o aumento da incidência de problemas como a ansiedade e a depressão, aliadas a uma aposta diminuta na prevenção e na promoção da saúde mental e psicológica e a falta de serviços acessíveis e próximos das pessoas nas comunidades onde estas se encontram, naturalmente, estão a contribuir para o agravamento destes problemas com consequências relevantes no processo de aprendizagem das crianças e jovens e na produtividade dos adultos, com óbvio e enorme impacto na nossa economia.

Recentemente, a Ordem dos Psicólogos Portugueses publicou um parecer acerca dos “Rácios dos Psicólogos e Psicólogas” elaborado em Janeiro deste ano, com o objetivo de actualizar a informação relativa a este aspeto, comparando os rácios internacionalmente recomendados com os rácios existentes em Portugal. O cálculo destes rácios é um passo determinante para compreender de que forma as necessidades de saúde psicológica, nos mais diversos contextos, obtêm uma resposta atempada e preventiva.

Relativamente ao contexto escolar, e de acordo com dados publicados em 2019 e 2020 por diversas organizações internacionais, o rácio de Psicólogos/as não deve exceder os 500 alunos para 1 Psicólogo/a. Em Portugal, apesar da evolução positiva que se registou a este nível, o rácio estimado de Psicólogos/as nas escolas públicas encontra-se ainda aquém destas recomendações internacionais, onde encontramos 1 Psicólogo/a por cada 694 alunos. Se olharmos para o ensino superior público, o cenário piora significativamente, registando-se um rácio de 1 Psicólogo/a por cada 3238 alunos.

No que respeita aos rácios dos/as psicólogos/as nos contextos de saúde, embora não exista um valor per capita recomendado a nível internacional, de acordo com as estimativas existentes, o rácio de Psicólogos/as deveria ser de cerca de 1 para 5000. Se considerarmos o rácio que existe de Psicólogos/as no Serviço Nacional de Saúde para o número de habitantes em Portugal, concluímos que fica bastante longe desta recomendação, sendo que nos Cuidados de Saúde Primários existem, actualmente, 300 psicólogos (3 Psicólogos/as por cada 100.000 habitantes). Vale a pensa sublinhar que este valor não tem em conta o aumento da prevalência das dificuldades e problemas de saúde mental e psicológica decorrentes da pandemia e da crise socioeconómica. Estes dados são claros e inequívocos relativamente à carência de Psicólogos/as no Sistema e no Serviço Nacional de Saúde.

De facto, apesar do reforço que existiu de Psicólogos/as em virtude da pandemia quer ao nível da educação, quer ao nível da saúde, em ambos os contextos os rácios existentes em Portugal continuam muito aquém dos rácios recomendados internacionalmente. O cenário não é mais animador em contextos como os Estabelecimentos Prisionais (em que o rácio recomendado é de 1 Psicólogo/a por cada 150/160 reclusos e, em Portugal, se regista 1 Psicólogo/a para cada 380 reclusos), as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (em que um possível rácio a ser recomendado é de 1 Psicólogo/a para 40 utentes, o que significa que, em Portugal, com base nos 99 234 utentes nas ERPI seriam necessários, pelo menos, 2481 Psicólogos/as) ou nas Organizações e Empresas (nas quais se sabe, à partida, que a presença de Psicólogos/as é bastante residual).

Com base nestes dados, podemos concluir que apesar dos 25 000 Psicólogos/as existentes em Portugal, continua a verifica-se a escassez da sua presença em vários contextos de intervenção psicológica. Esta realidade traz consigo consequências negativas para todos os cidadãos portugueses, em especial para aqueles com menor capacidade económica que, mais uma vez, se encontram num lugar de acentuada desvantagem e desigualdade no que respeita ao exercício dos seus direitos.

A contratação de mais profissionais é absolutamente necessária e urgente, pois permitiria facilitar a prestação de cuidados psicológicos integrados e eficazes, melhorando a saúde mental e psicológica e o bem-estar de todos/as. Portanto, a fórmula “mais saúde, sem pessoas” contraria a conhecida regra da matemática que todos nós aprendemos na escola em tenra idade. Esta fórmula só pode ter um resultado negativo, acima de tudo, porque a saúde mental e psicológica se faz com pessoas para pessoas.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Avião da TAP.
Mundo Nacional

Tripulação da TAP está retida na Venezuela e há um ferido ligeiro

07:00 26 Junho, 2026 17:37 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Há 11 elementos da tripulação da TAP retidos em Caracas depois dos fortes sismos que atingiram a Venezuela

Algarve Cultura

Portimão convida jovens a criar a nova identidade visual da área da juventude

09:36 26 Junho, 2026 09:36 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova identidade visual da juventude será desenvolvida com o contributo direto dos jovens do concelho

Algarve Gastronomia

A Ver Tavira celebra 5.º aniversário com jantar exclusivo de chefs Michelin

07:15 26 Junho, 2026 06:51 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Luís Brito recebe Alexandre Silva, Rui Sequeira, Shirley Alves e Dieter Koschina numa noite gastronómica especial

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve Cultura Política

Raquel Varela conversa com Cobramor sobre o 25 de Novembro na FNAC do AlgarveShopping

09:16 26 Junho, 2026 09:19 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Conversa na FNAC do AlgarveShopping junta Raquel Varela e Cobramor numa reflexão sobre o PREC, o 25 de Novembro e os ecos na atualidade

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Mulher de costas a limpar a casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

19:00 25 Junho, 2026 16:35 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem toda a casa pode ser limpa com lixívia. Há superfícies onde o produto danifica materiais e pode trazer riscos para a saúde

Xuxas. Crédito: DR
Nacional

Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano

14:34 25 Junho, 2026 19:23 25 Junho, 2026 | João Luís

O traficante português Rúben Oliveira, conhecido como Xuxas, foi condenado a 20 anos de prisão, mas tenta agora reduzir a pena

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’

19:30 25 Junho, 2026 19:08 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas no interior de um carro estacionado podem subir para valores preocupantes em poucos minutos, pelo que é importante tomar medidas

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Algarve ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Pano branco na janela de um carro. Crédito: Foto AI
Nacional

É deste tempo? Saiba o que pode significar um pano branco na janela do carro e o que deve fazer

16:00 25 Junho, 2026 15:21 25 Junho, 2026 | João Luís

Há sinais antigos que muitos condutores ainda reconhecem na estrada, mas nem todos têm o valor que parecem ter

Portuguesa detida em Bali.
Mundo Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Idoso a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Reforma antecipada em Portugal: saiba quando pode pedir a pensão antes da idade normal

15:00 23 Junho, 2026 13:26 23 Junho, 2026 | João Luís

Idade normal da reforma sobe em Portugal, mas há regimes que permitem pedir a pensão mais cedo. Saiba quem pode antecipar

Avião da TAP.
Mundo, Nacional

Tripulação da TAP está retida na Venezuela e há um ferido ligeiro

07:00 26 Junho, 2026 17:37 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Há 11 elementos da tripulação da TAP retidos em Caracas depois dos fortes sismos que atingiram a Venezuela

Algarve, Cultura

Portimão convida jovens a criar a nova identidade visual da área da juventude

09:36 26 Junho, 2026 09:36 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova identidade visual da juventude será desenvolvida com o contributo direto dos jovens do concelho

Algarve, Gastronomia

A Ver Tavira celebra 5.º aniversário com jantar exclusivo de chefs Michelin

07:15 26 Junho, 2026 06:51 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Luís Brito recebe Alexandre Silva, Rui Sequeira, Shirley Alves e Dieter Koschina numa noite gastronómica especial

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve, Cultura, Política

Raquel Varela conversa com Cobramor sobre o 25 de Novembro na FNAC do AlgarveShopping

09:16 26 Junho, 2026 09:19 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Conversa na FNAC do AlgarveShopping junta Raquel Varela e Cobramor numa reflexão sobre o PREC, o 25 de Novembro e os ecos na atualidade

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Mulher de costas a limpar a casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

19:00 25 Junho, 2026 16:35 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem toda a casa pode ser limpa com lixívia. Há superfícies onde o produto danifica materiais e pode trazer riscos para a saúde

Xuxas. Crédito: DR
Nacional

Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano

14:34 25 Junho, 2026 19:23 25 Junho, 2026 | João Luís

O traficante português Rúben Oliveira, conhecido como Xuxas, foi condenado a 20 anos de prisão, mas tenta agora reduzir a pena

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’

19:30 25 Junho, 2026 19:08 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas no interior de um carro estacionado podem subir para valores preocupantes em poucos minutos, pelo que é importante tomar medidas

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Algarve, ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Pano branco na janela de um carro. Crédito: Foto AI
Nacional

É deste tempo? Saiba o que pode significar um pano branco na janela do carro e o que deve fazer

16:00 25 Junho, 2026 15:21 25 Junho, 2026 | João Luís

Há sinais antigos que muitos condutores ainda reconhecem na estrada, mas nem todos têm o valor que parecem ter

Portuguesa detida em Bali.
Mundo, Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Idoso a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Reforma antecipada em Portugal: saiba quando pode pedir a pensão antes da idade normal

15:00 23 Junho, 2026 13:26 23 Junho, 2026 | João Luís

Idade normal da reforma sobe em Portugal, mas há regimes que permitem pedir a pensão mais cedo. Saiba quem pode antecipar

Últimas Notícias

  • Portimão convida jovens a criar a nova identidade visual da área da juventude
    Portimão convida jovens a criar a nova identidade visual da área da juventude
  • Raquel Varela conversa com Cobramor sobre o 25 de Novembro na FNAC do AlgarveShopping
    Raquel Varela conversa com Cobramor sobre o 25 de Novembro na FNAC do AlgarveShopping
  • Nova loja do Intermarché no Algoz cria 45 postos de trabalho
    Nova loja do Intermarché no Algoz cria 45 postos de trabalho
  • Trabalhos na rede elétrica motivam corte de energia domingo em Alcantarilha
    Trabalhos na rede elétrica motivam corte de energia domingo em Alcantarilha
  • Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve
    Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

Opinião

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
    Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
  • Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
    Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal