No passado dia 7 dezembro de 2022 completaram-se quatro anos desde que foi assinado o protocolo de cooperação que formalizou a criação da BIBAL – Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve. Fazem parte desta rede de cooperação bibliotecas de 15 concelhos do Algarve, das quais 12 também integram a RNBP – Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, e, ainda, uma biblioteca do ensino superior – Universidade do Algarve.
A BIBAL visa promover o acesso à informação, educação e cultura das populações da região, não esquecendo o seu papel social e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) definidos pela ONU (Organização das Nações Unidas).
A BIBAL comprometeu-se a desenvolver atividades com base num trabalho cooperativo, para uma melhor oferta de serviços comuns e de qualidade para a comunidade, numa lógica de partilha e otimização de recursos.
A BIBAL tem como principais objetivos: fomentar a cooperação, adotando modelos inovadores em projetos comuns, com ligação às instituições regionais; criar e difundir uma marca que defina a sua identidade; difundir as iniciativas realizadas, através de diferentes suportes de informação; promover a cooperação com outras redes nacionais e internacionais; divulgar as atividades do Grupo de Trabalho da BIBAL, através da participação em encontros, seminários, ações de formação e edição de publicações.
Ao longo destes quatro anos foram realizadas atividades em comum, tais como: Uma Noite na Biblioteca – atividade de acolhimento e partilha de histórias para crianças; Book Point – espaço de troca de livros gratuitos; serviço PressReader – plataforma que permite, aos leitores das bibliotecas, o acesso gratuito a milhares de publicações periódicas digitais: jornais e revistas, nacionais e estrangeiras. Resultado da parceria com o jornal Postal do Algarve, mensalmente, são publicados artigos preparados rotativamente por cada uma das bibliotecas da região, e que são simultaneamente publicados no Facebook da BIBAL, de cada biblioteca e na página Web da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve; até ao momento foram publicados um total de 36 artigos, sobre a promoção da leitura, programação cultural, missão social das bibliotecas, fundos documentais e outros aspetos desta Rede.
A BIBAL tem presença regular na rede social Facebook, onde é feita divulgação das atividades, serviços e conteúdos produzidos pelas bibliotecas da Rede, especialmente forte no período pandémico. Destacam-se as rubricas mensais recorrentes de apresentação de cada uma das bibliotecas da rede e de autores locais, nacionais e internacionais. A BIBAL esteve, ainda, presente na Feira da Serra, em São Brás do Alportel, no passado mês de julho, para divulgação dos serviços que oferece a toda a população.
Esta rede tem como aspetos positivos: a aposta na divulgação; a partilha de ideias e reflexão conjunta sobre o futuro; os projetos comuns e partilha de recursos. Os desafios passam por prestar um serviço público de cada vez maior qualidade; continuar a promover o espírito de grupo; prosseguir a sensibilização das autarquias para o papel das bibliotecas e o impacto do seu envolvimento na comunidade; procurar a colaboração com outras redes regionais, de forma a desenvolver a cooperação e uma maior articulação.
BIBAL DIGITAL – serviços online em rede para a Comunidade é o projeto futuro, que será submetido a uma candidatura para financiamento, e que tem como objetivos conquistar novos leitores, novos públicos e comunicar mais e melhor toda a oferta das Bibliotecas da região.
Nesta quadra natalícia aproveitamos para desejar Festas Felizes aos nossos leitores.
Cláudia Matos
(Biblioteca Municipal de Faro – [email protected])
Maria Margarida Vargues
(Biblioteca da Universidade do Algarve – [email protected])