Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Tribunal diz que violação do confinamento não é crime de desobediência

Segundo o Tribunal da Relação, a violação do confinamento obrigatório não constitui crime de desobediência, porque o decreto governamental que criou aquele novo ilícito criminal “está ferido de inconstitucionalidade orgânica”

15:35 19 Novembro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Tribunal da Relação de Guimarães sentenciou que a violação do confinamento obrigatório não constitui crime de desobediência, porque o decreto governamental que criou aquele novo ilícito criminal “está ferido de inconstitucionalidade orgânica”.

Por acórdão de 9 de novembro, a que a Lusa teve hoje acesso, aquele tribunal sublinha que, de acordo com a Constituição, “a criação de tipos de ilícitos criminais é matéria da reserva relativa da Assembleia da República (AR)”.

“Não há dúvida de que a criação de novos crimes compete à AR em primeira linha, podendo também competir ao Governo, mas apenas com autorização da AR”, acrescenta.

Conclui, assim, que “o Governo não se mostrava habilitado a definir matéria criminal”, pelo que a norma do decreto que define como crime a violação do confinamento obrigatório “está ferida de inconstitucionalidade orgânica” e “é inválida”.

Em causa está o decreto de 20 de março do Conselho de Ministros, que procede à execução da declaração do estado de emergência efetuada pelo Presidente da República.

No decreto, o Governo determina que ficam em confinamento obrigatório, em estabelecimento de saúde ou no respetivo domicílio, os doentes com covid-19 e os infetados com SARS-Cov-2, e os cidadãos relativamente a quem a autoridade de saúde ou outros profissionais de saúde tenham determinado a vigilância ativa.

Diz ainda que “a violação da obrigação de confinamento, nos casos previstos no número anterior, constitui crime de desobediência”.

No Tribunal de Chaves (Vila Real), um homem foi condenado, com base daquele decreto, a 120 dias de multa, a taxa diária de 15 euros, por um crime de desobediência, por ter violado o isolamento profilático que tinha sido determinado pela autoridade local de saúde.

O arguido recorreu para a Relação de Guimarães, que agora o absolveu, considerando que aquele decreto, na sua génese e no que respeita ao crime de desobediência, “não respeita a Constituição, por violar a reserva relativa de competência da Assembleia da República”.

A Relação sublinha que a preocupação em conter a propagação do vírus não pode fazer esquecer “o respeito devido pelos fundamentos democráticos da sociedade”, porque “a democracia não poderá ser suspensa”.

Diz ainda que a criação de um novo tipo de crime “vai, obviamente, muito para além da competência administrativa invocada para a regulamentação do estado de emergência”.

O tribunal vinca que, olhando o teor da resolução da Assembleia da República de 18 de março que autorizou o Presidente da República a declarar o estado de emergência, “não se retira dela que contenha uma autorização para que o Governo pudesse criar um novo tipo de crime”.

“Não basta estatuir que ficam parcialmente suspensos alguns direitos, nomeadamente o direito de deslocação, para daí retirar sem mais a aceitação de que a suspensão de direitos implica automaticamente a criminalização das condutas”, lê-se no acórdão.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,3 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 3.632 em Portugal.

Vinho.
Gastronomia Nacional

Este vinho arrecadou o prémio de “Melhor do Ano”, bebe-se acompanhado de carne de porco ou vaca e o preço pode surpreender

16:20 13 Maio, 2026 15:34 13 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Vinho eleito o “Melhor do Ano” no Concurso Vinhos de Portugal 2026 pode ser encontrado à venda por cerca de 75 euros

Algarve Cultura

Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal

06:50 13 Maio, 2026 06:52 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Moradia de 1945 em Quarteira, conhecida como “Vila Maria Izidra”, recebe classificação de Interesse Municipal.

Acidente em Loulé. Crédito: CM | DR
Algarve

Acidente em Loulé que envolveu Porsche deixa homem de 71 anos com fraturas e perfuração no pulmão

12:10 13 Maio, 2026 15:53 13 Maio, 2026 | João Luís

Homem ferido em acidente sofreu várias fraturas e perfuração do pulmão

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Estes pensionistas têm de fazer prova de vida até esta data para não perder a pensão: veja como o fazer sem sair de casa

07:00 13 Maio, 2026 16:24 12 Maio, 2026 | João Luís

Alguns pensionistas têm de fazer prova de vida até esta data para evitar a suspensão da pensão. Saiba como tratar do processo online

Algarve

PSP deteve dois jovens em Faro por roubo junto a escola

17:23 13 Maio, 2026 17:27 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da Polícia de Segurança Pública em Faro termina com duas detenções por roubo junto a estabelecimento de ensino

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar

10:30 13 Maio, 2026 09:26 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria aposta sempre da mesma forma no Euromilhões. Pequenos pormenores passam despercebidos e raramente são discutidos

Idosas a passear com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vêm aí os “Santos do Gelo”: frio polar chega neste dia a Portugal e temperaturas vão estar abaixo dos 5 ºC nestas regiões

14:30 13 Maio, 2026 13:50 13 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar frio polar marítimo vai fazer descer as temperaturas mínimas em Portugal, com Bragança e Guarda entre as capitais distritais mais afetadas

Cientista a trabalhar em bateria. Crédito: Foto AI
Mundo Tech

Adeus bateria de lítio? Chineses testam nova bateria a água que pode durar 300 anos e ‘dar uma cambalhota’ no mercado energético

16:40 13 Maio, 2026 15:37 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Está a ser testada na China uma nova bateria a água que reduz bastante o impacto ambiental e pode 'revolucionar' a energia a nível mundial

Dia de chuva, nevoeiro e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas e chuva forte: mau tempo continua a ‘atormentar’ Portugal e há regiões com nevoeiro

06:00 13 Maio, 2026 11:00 12 Maio, 2026 | João Luís

A chuva ainda não vai embora: o IPMA prevê aguaceiros, trovoada e nevoeiro em várias regiões de Portugal ao longo do dia

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Algarve Economia

José Vitorino homenageado pela Uniprofrutal pelo legado deixado à agricultura do Algarve

17:44 13 Maio, 2026 17:51 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

José Vitorino, fundador da Uniprofrutal e figura incontornável do Algarve, é recordado pelo legado na agricultura e associativismo

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Algarve

Último adeus a casal motard: Funeral de Frederico Fernandes e Neuza Afonso realiza-se esta quarta-feira

18:10 12 Maio, 2026 18:36 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Amigos e familiares despedem-se esta quarta-feira de Frederico Fernandes e Neuza Afonso em Conceição de Tavira

Vinho.
Gastronomia, Nacional

Este vinho arrecadou o prémio de “Melhor do Ano”, bebe-se acompanhado de carne de porco ou vaca e o preço pode surpreender

16:20 13 Maio, 2026 15:34 13 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Vinho eleito o “Melhor do Ano” no Concurso Vinhos de Portugal 2026 pode ser encontrado à venda por cerca de 75 euros

Algarve, Cultura

Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal

06:50 13 Maio, 2026 06:52 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Moradia de 1945 em Quarteira, conhecida como “Vila Maria Izidra”, recebe classificação de Interesse Municipal.

Acidente em Loulé. Crédito: CM | DR
Algarve

Acidente em Loulé que envolveu Porsche deixa homem de 71 anos com fraturas e perfuração no pulmão

12:10 13 Maio, 2026 15:53 13 Maio, 2026 | João Luís

Homem ferido em acidente sofreu várias fraturas e perfuração do pulmão

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Estes pensionistas têm de fazer prova de vida até esta data para não perder a pensão: veja como o fazer sem sair de casa

07:00 13 Maio, 2026 16:24 12 Maio, 2026 | João Luís

Alguns pensionistas têm de fazer prova de vida até esta data para evitar a suspensão da pensão. Saiba como tratar do processo online

Algarve

PSP deteve dois jovens em Faro por roubo junto a escola

17:23 13 Maio, 2026 17:27 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da Polícia de Segurança Pública em Faro termina com duas detenções por roubo junto a estabelecimento de ensino

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar

10:30 13 Maio, 2026 09:26 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria aposta sempre da mesma forma no Euromilhões. Pequenos pormenores passam despercebidos e raramente são discutidos

Idosas a passear com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vêm aí os “Santos do Gelo”: frio polar chega neste dia a Portugal e temperaturas vão estar abaixo dos 5 ºC nestas regiões

14:30 13 Maio, 2026 13:50 13 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar frio polar marítimo vai fazer descer as temperaturas mínimas em Portugal, com Bragança e Guarda entre as capitais distritais mais afetadas

Cientista a trabalhar em bateria. Crédito: Foto AI
Mundo, Tech

Adeus bateria de lítio? Chineses testam nova bateria a água que pode durar 300 anos e ‘dar uma cambalhota’ no mercado energético

16:40 13 Maio, 2026 15:37 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Está a ser testada na China uma nova bateria a água que reduz bastante o impacto ambiental e pode 'revolucionar' a energia a nível mundial

Dia de chuva, nevoeiro e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas e chuva forte: mau tempo continua a ‘atormentar’ Portugal e há regiões com nevoeiro

06:00 13 Maio, 2026 11:00 12 Maio, 2026 | João Luís

A chuva ainda não vai embora: o IPMA prevê aguaceiros, trovoada e nevoeiro em várias regiões de Portugal ao longo do dia

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Algarve, Economia

José Vitorino homenageado pela Uniprofrutal pelo legado deixado à agricultura do Algarve

17:44 13 Maio, 2026 17:51 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

José Vitorino, fundador da Uniprofrutal e figura incontornável do Algarve, é recordado pelo legado na agricultura e associativismo

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Algarve

Último adeus a casal motard: Funeral de Frederico Fernandes e Neuza Afonso realiza-se esta quarta-feira

18:10 12 Maio, 2026 18:36 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Amigos e familiares despedem-se esta quarta-feira de Frederico Fernandes e Neuza Afonso em Conceição de Tavira

Últimas Notícias

  • José Vitorino homenageado pela Uniprofrutal pelo legado deixado à agricultura do Algarve
    José Vitorino homenageado pela Uniprofrutal pelo legado deixado à agricultura do Algarve
  • PSP deteve dois jovens em Faro por roubo junto a escola
    PSP deteve dois jovens em Faro por roubo junto a escola
  • Muitos portugueses vão ter acesso livre a este parque aquático encostado à praia e a 1:50 h de Lisboa: saiba quando vai abrir
    Muitos portugueses vão ter acesso livre a este parque aquático encostado à praia e a 1:50 h de Lisboa: saiba quando vai abrir
  • Dia Internacional dos Museus celebrado em Tavira com exposições, visitas guiadas e história judaica
    Dia Internacional dos Museus celebrado em Tavira com exposições, visitas guiadas e história judaica
  • Universidade do Algarve inaugura novo Edifício das Artes com presença da ministra da Cultura
    Universidade do Algarve inaugura novo Edifício das Artes com presença da ministra da Cultura
  • Adeus bateria de lítio? Chineses testam nova bateria a água que pode durar 300 anos e ‘dar uma cambalhota’ no mercado energético
    Adeus bateria de lítio? Chineses testam nova bateria a água que pode durar 300 anos e ‘dar uma cambalhota’ no mercado energético

Opinião

  • Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
    Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
  • Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
    Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
  • Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
    Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
  • Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
    Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • UE prepara novas regras: esta carne muito consumida pode vir a deixar de existir em Portugal a partir desta data
    UE prepara novas regras: esta carne muito consumida pode vir a deixar de existir em Portugal a partir desta data
  • Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor
    Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor
  • Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
    Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal