Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Transformar um negócio de alojamento local “a zeros” numa nova oportunidade

Rita Montez apostou há uns anos no alojamento local, mas agora com o negócio “a zeros” o objetivo é ultrapassar o momento e aproveitar novas oportunidades. Já Luís Figueira, tem propriedades de alojamento local na zona de Lisboa e no Algarve. A história de dois empreendedores em tempos de pandemia

11:21 1 Maio, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
“As pessoas vão valorizar muito destinos pouco massificados, vão dar muito valor às experiências, ao ar livre, ao relaxar, fazer coisas”, acredita Rita Montez

Em modelos diferentes, Rita Montez e Luís Figueira apostaram há uns anos no alojamento local, mas agora com o negócio “a zeros” o objetivo é comum – ultrapassar o momento e aproveitar novas oportunidades.

“Estou confiante em que é uma oportunidade imensa, estou confiante em que vou conseguir recuperar e que o que antes poderia não ser uma vantagem tão grande agora é uma oportunidade”, diz Rita Montez à Lusa.

Para a antiga jornalista, que há três anos deixou “a cidade e o mar” e foi para o campo recuperar a casa que os bisavós construíram há 100 anos em São João da Ribeira, no concelho de Rio Maior, a pandemia de covid-19 vai alterar o modelo de turismo que até agora existia.

“As pessoas vão valorizar muito destinos pouco massificados, vão dar muito valor às experiências, ao ar livre, ao relaxar, fazer coisas”, sustenta, considerando que o facto de ser um alojamento “pequenino”, numa zona de baixa densidade populacional e com “muita natureza” irá ser “uma vantagem enorme”.

Por isso, depois de ter concretizado “uma das mais loucas e empreendedoras ideias” da sua vida, em que transformou a propriedade onde passava as férias em criança na Casa da Avó Rosa, agora com o negócio “a zeros” e reservas canceladas até agosto, Rita Montez vai ter de voltar a empreender: “uma reformulação total, temos estado aqui a trabalhar dia e noite”.

“A meio de fevereiro tive os últimos clientes, no fim de semana do Dia dos Namorados, depois comecei a aperceber-me de que a situação era muito complicada”, conta.

Manter o negócio, que teve uma quebra de faturação de “20 e pouco por cento em fevereiro, de 40 e tal por cento em março e agora de 100%”, vai implicar a adoção de “procedimentos e regras completamente diferente”.

Sem trabalho, a antiga jornalista começou por procurar as recomendações da Direção-Geral e da Organização Mundial de Saúde para o setor e criou um “manual interno de higiene e segurança” com “um reforço imenso das regras de limpeza e das regras do próprio espaço”.

“Tinha uma cozinha e uma zona de estar que eram comuns aos seis quartos e deixaram de ser comuns. Estou a criar novas zonas de refeições separadas, o único espaço comum que vou ter é a piscina, sendo que vou criar zonas para as pessoas estarem devidamente distanciadas, com regras muito claras. Irei ser muito rígida, mesmo à entrada das pessoas, para elas também se sentirem confiantes”, afirma.

Regras e procedimentos que passam também por coisas tão simples como arranjar termómetros para todos os quartos.

“Tenho estado a ver o que têm andado a fazer na Ásia porque a hotelaria na Ásia foi a primeira a reabrir, tenho estado a tentar aprender com eles”, acrescenta, salientando que “a ideia é que todas as pessoas se sintam completamente seguras” e que a sua própria família também esteja em segurança, porque a Casa da Avó Rosa é onde vivem, ainda que num espaço independente.

O objetivo “é reabrir em maio com regras e padrões de segurança e higiene muito apertados” e aproveitar a transformação que a pandemia vai trazer ao setor do turismo.

“Tudo aquilo que antes corria contra nós acho que agora é uma vantagem enorme”, diz.

Vantagem foi também a palavra escolhida por Luís Figueira, dono da GAL – Gestão de Alojamento Local, para posicionar este setor em relação à hotelaria tradicional.

“Nós conseguimos posicionar-nos em termos de segurança e higiene melhor do que os hotéis, na medida em que é um apartamento inteiro, é uma casa inteira higienizada para aquele hóspede e não há contacto com zonas comuns, como restaurantes. A pessoa pode estar em segurança total”, afirma.

Tal como Rita Montez, o negócio de Luís Figueira parou quando a pandemia chegou a Portugal.

“A partir de 16 de março tudo parou, todas as reservas que tinha, 99% das reservas que tinha, foram todas canceladas, até porque a maior parte dos nossos clientes são estrangeiros”, relata, adiantando que a única exceção foram dois portugueses que, por motivos profissionais, alugaram uma pequena moradia em Cascais.

Luís Figueira – cuja empresa faz atualmente a gestão de 26 propriedades de alojamento local na zona de Lisboa e no Algarve, tratando de todos os serviços necessários, desde o licenciamento, obras de remodelação ou decoração, promoção, limpeza e receção dos hóspedes – reconhece que “as pessoas têm medo”.

“Tínhamos já reservas para o verão, isso aí continuam algumas […], vamos ver, o verão é o grande ponto de interrogação neste momento”, admite, fazendo votos para que se consiga voltar “ao ativo” com o fim do estado de emergência, que termina no sábado.

No Algarve, refere, a expectativa é de que “o verão consiga alguma retoma interna, o dito ‘ir para fora cá dentro’”.

“Vamos ver, ainda é muito incerto”, admite.

A covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, já provocou em Portugal quase mil mortos e mais de 25.000 pessoas infetadas.

Transporte público em Portugal. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Transportes passam a ser gratuitos a partir de hoje nesta cidade portuguesa: saiba quem pode viajar sem pagar e o que tem de fazer

09:30 1 Setembro, 2026 08:57 1 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Entrou hoje em vigor uma medida que permite viajar sem pagar, mas há regras e um requisito obrigatório para ter acesso ao benefício

Algarve

Jovem de 17 anos está desaparecida há uma semana entre Almancil e Tunes

07:50 1 Setembro, 2026 15:24 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Carolina está desaparecida desde a última semana de agosto e familiares e amigos continuam a tentar localizar a jovem

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma frente atlântica: chuva volta a Portugal nesta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

07:00 1 Setembro, 2026 15:46 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

ECMWF prevê o regresso da chuva a Portugal em duas fases, com Norte e Centro entre as regiões mais expostas

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: setembro pode ficar mais chuvoso a partir deste dia e estas regiões serão as mais afetadas

11:40 1 Setembro, 2026 11:04 1 Setembro, 2026 | João Luís

Mês de setembro deverá começar com tempo de verão, mas a chuva e as trovoadas deverão chegar a Portugal a partir deste dia

Algarve Cultura

Visitas ao Castelo de Silves terminam mais cedo nos dias 2 e 3 de setembro

16:20 1 Setembro, 2026 16:04 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Monumento encerra às 17:30 nos dias 2 e 3 de setembro, devido às comemorações do Dia do Município de Silves

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Ciência

Não é falta de higiene: ciência explica por que começamos a ter ‘cheiro a velho’ depois desta idade

15:30 1 Setembro, 2026 15:12 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A ciência aponta para um composto específico como principal responsável pelo chamado “cheiro a velho”

Cristina Ferreira.
Nacional

Dona da loja online de Cristina Ferreira declara falência e este será o destino dos produtos da marca

12:10 1 Setembro, 2026 11:58 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Empresa que assegurava o comércio online das marcas de Cristina Ferreira foi declarada insolvente em agosto

Algarve Cultura

Dias Medievais levam milhares a Castro Marim e registam aumento de visitantes

10:28 1 Setembro, 2026 10:28 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O tradicional desfile, os torneios medievais e os banquetes com lotação esgotada estiveram entre os destaques da 27.ª edição

Algarve Desporto

Albufeira consagra campeões do Verão Desportivo no voleibol de praia

09:20 1 Setembro, 2026 09:25 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A final voltou a transformar a Praia dos Pescadores num recinto dedicado à competição e à promoção da atividade física

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Mulher a inserir o cartão numa caixa Multibanco.
Economia Nacional

Tem este símbolo no seu cartão Multibanco? Há um benefício que muitos não conhecem e pode ‘salvar’ a sua carteira

16:10 1 Setembro, 2026 14:51 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Alguns cartões destes permitem obter uma vantagem que o ajuda a poupar, com a duração da oferta a depender do tipo de cartão

Transporte público em Portugal. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Transportes passam a ser gratuitos a partir de hoje nesta cidade portuguesa: saiba quem pode viajar sem pagar e o que tem de fazer

09:30 1 Setembro, 2026 08:57 1 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Entrou hoje em vigor uma medida que permite viajar sem pagar, mas há regras e um requisito obrigatório para ter acesso ao benefício

Algarve

Jovem de 17 anos está desaparecida há uma semana entre Almancil e Tunes

07:50 1 Setembro, 2026 15:24 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Carolina está desaparecida desde a última semana de agosto e familiares e amigos continuam a tentar localizar a jovem

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma frente atlântica: chuva volta a Portugal nesta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

07:00 1 Setembro, 2026 15:46 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

ECMWF prevê o regresso da chuva a Portugal em duas fases, com Norte e Centro entre as regiões mais expostas

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: setembro pode ficar mais chuvoso a partir deste dia e estas regiões serão as mais afetadas

11:40 1 Setembro, 2026 11:04 1 Setembro, 2026 | João Luís

Mês de setembro deverá começar com tempo de verão, mas a chuva e as trovoadas deverão chegar a Portugal a partir deste dia

Algarve, Cultura

Visitas ao Castelo de Silves terminam mais cedo nos dias 2 e 3 de setembro

16:20 1 Setembro, 2026 16:04 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Monumento encerra às 17:30 nos dias 2 e 3 de setembro, devido às comemorações do Dia do Município de Silves

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Ciência

Não é falta de higiene: ciência explica por que começamos a ter ‘cheiro a velho’ depois desta idade

15:30 1 Setembro, 2026 15:12 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A ciência aponta para um composto específico como principal responsável pelo chamado “cheiro a velho”

Cristina Ferreira.
Nacional

Dona da loja online de Cristina Ferreira declara falência e este será o destino dos produtos da marca

12:10 1 Setembro, 2026 11:58 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Empresa que assegurava o comércio online das marcas de Cristina Ferreira foi declarada insolvente em agosto

Algarve, Cultura

Dias Medievais levam milhares a Castro Marim e registam aumento de visitantes

10:28 1 Setembro, 2026 10:28 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O tradicional desfile, os torneios medievais e os banquetes com lotação esgotada estiveram entre os destaques da 27.ª edição

Algarve, Desporto

Albufeira consagra campeões do Verão Desportivo no voleibol de praia

09:20 1 Setembro, 2026 09:25 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A final voltou a transformar a Praia dos Pescadores num recinto dedicado à competição e à promoção da atividade física

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto, Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Mulher a inserir o cartão numa caixa Multibanco.
Economia, Nacional

Tem este símbolo no seu cartão Multibanco? Há um benefício que muitos não conhecem e pode ‘salvar’ a sua carteira

16:10 1 Setembro, 2026 14:51 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Alguns cartões destes permitem obter uma vantagem que o ajuda a poupar, com a duração da oferta a depender do tipo de cartão

Últimas Notícias

  • Visitas ao Castelo de Silves terminam mais cedo nos dias 2 e 3 de setembro
    Visitas ao Castelo de Silves terminam mais cedo nos dias 2 e 3 de setembro
  • Tem este símbolo no seu cartão Multibanco? Há um benefício que muitos não conhecem e pode ‘salvar’ a sua carteira
    Tem este símbolo no seu cartão Multibanco? Há um benefício que muitos não conhecem e pode ‘salvar’ a sua carteira
  • Muita chuva a caminho de Portugal em setembro: este vai ser o período mais instável e vai afetar sobretudo estas regiões
    Muita chuva a caminho de Portugal em setembro: este vai ser o período mais instável e vai afetar sobretudo estas regiões
  • Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
    Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
  • Não é falta de higiene: ciência explica por que começamos a ter ‘cheiro a velho’ depois desta idade
    Não é falta de higiene: ciência explica por que começamos a ter ‘cheiro a velho’ depois desta idade

Opinião

  • Porque é que os músculos são um órgão da longevidade e como preservá-los | Por Kristina Verdilhão
    Porque é que os músculos são um órgão da longevidade e como preservá-los | Por Kristina Verdilhão
  • O dinamismo do mercado imobiliário de gama alta algarvio | Por Marlos Gonçalves
    O dinamismo do mercado imobiliário de gama alta algarvio | Por Marlos Gonçalves
  • A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende
    A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
    Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
  • É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez
    É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento