Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Aahd (na foto) e a família vivem em Wadi Khaled, uma das zonas mais empobrecidas e negligenciadas no distrito de Akkar, no Norte do Líbano
Nacional

“Tenho de escolher entre dar de comer aos meus filhos ou levá-los ao médico” assim se vive no Líbano

O caso de Aahd e da família que vivem em Wadi Khaled, no Norte do país, onde a organização Médicos Sem Fronteiras garante vacinação de rotina às crianças.

16:32 26 Abril, 2022 16:33 26 Abril, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A crise que se vive no Líbano está a agravar as dificuldades com que se confrontam as comunidades negligenciadas, forçando as pessoas a fazerem escolhas impossíveis. Para ajudar a aliviar esta pressão em Wadi Khaled, região no Norte do Líbano com uma das mais baixas taxas de vacinação em todo o país, a Médicos Sem Fronteiras (MSF) está a providenciar vacinas de rotina às crianças.

“Tenho de escolher entre dar de comer aos meus filhos ou levá-los ao médico”, explica Aahd, enquanto segura com firmeza o filho de um ano, temendo que a criança se magoe na varanda aberta e inacabada da sua casa. Aahd e a família vivem em Wadi Khaled, uma das zonas mais empobrecidas e negligenciadas no distrito de Akkar, no Norte do Líbano, fronteiriço à região centro-oeste da Síria.

A muitas outras famílias em Wadi Khaled, tal como à de Aahd, já pouco sobrava após pagarem o mais essencial mesmo desde muito antes da crise no Líbano e, em resultado do agravamento da situação, veem-se agora obrigadas a ter de escolher entre as necessidades mais básicas. “O meu marido faz alguns trabalhos agrícolas aqui e ali e os nossos rendimentos mal cobrem as despesas de alimentação, de água e de eletricidade”, conta Aahd.

“Sentimo-nos impotentes por não conseguirmos providenciar o mais básico aos nossos filhos. Uma simples injeção garante a prevenção a longo prazo de doenças para o meu filho”, frisa ainda.

No Líbano sempre existiram várias comunidades que se debatem para conseguir o sustento, mas estando localizadas em subúrbios degradados e em aldeias remotas têm permanecido longe dos olhos durante todo o longo tempo em que foi projetada uma imagem de riqueza do país – uma noção, aliás, que não corresponde à realidade nem ao discurso público atuais, dada a crise.

Uma funcionária da MSF conversa com Aahd sobre cuidados de saúde que deve ter com os seus filhos. (MSF)

Os habitantes de Wadi Khaled, que só se tornaram cidadãos libaneses pelos finais da década de 1990 devido a vicissitudes históricas e políticas ao longo do período de criação do Grande Líbano em 1920, têm origem beduína e uma identidade tribal. Estima-se que cerca de 1 600 pessoas residentes na área continuem apátridas até hoje. A comunidade subsiste principalmente da agricultura e de comércio feito entre o Líbano e a Síria.

“Na melhor das hipóteses, o rendimento mensal da nossa família pode chegar a 35 mil libras libanesas, o que equivale atualmente a cerca de 24 dólares norte-americanos, devido à desvalorização da moeda”, descreve Aahd.

“Para perceberem o que isto significa, um pão custa agora 13 mil libras libanesas e o preço continua a subir. Antes, dez mil libras libanesas davam para pagar três refeições por dia. Hoje em dia isso mal chega para uma refeição diária. Há muitos dias em que os meus filhos vão para a cama com fome.”

ADIAR OS CUIDADOS MÉDICOS ATÉ DEMASIADO TARDE

Cada vez mais pessoas no Líbano veem-se forçadas a dar prioridade à alimentação em prejuízo do acesso a cuidados de saúde, num país onde os serviços médicos estão pesadamente privatizados. Para evitar gastar dinheiro na saúde, muitas pessoas retardam procurar cuidados até o seu estado se tornar crítico.


MSF organiza uma ação de sensibilização sobre vacinação. (MSF)

Quando acabam por finalmente o fazer, é frequentemente demasiado tarde para serem tomadas medidas de cuidados preventivos e, em vez disso, as pessoas têm de ser hospitalizadas, com um ainda maior fardo financeiro que não têm forma de pagar.

“Conforme a proporção de libaneses empobrecidos aumenta, comunidades que se encontram já à beira da pobreza estão mais propensas a negligenciar cuidados preventivos ou a auto-gerirem doenças”, avança o coordenador-geral da MSF no Líbano, Marcelo Fernandez.

“O que estamos a observar em Wadi Khaled é uma representação direta dessa tendência, e as pessoas já mais vulneráveis são as mais atingidas.”

Em Wadi Kahled, região com 40 km quadrados e mais de 22 aldeias, não há centros públicos de cuidados primários de saúde e os habitantes têm de se deslocar cerca de 40km para chegar a um hospital público. Além disto, há também os custos dos transportes, cada vez mais dispendiosos, que constituem outro grande obstáculo para aceder a cuidados de saúde.

PROGRAMA MSF DE VACINAÇÃO DE ROTINA

Uma das formas mais tangíveis de ilustrar a precária situação de saúde em Wadi Khaled é o número de crianças que não estão a receber as vacinas de rotina. Isto é extremamente preocupante num país onde os surtos de sarampo são recorrentes e que continua a debater-se para manter o estatuto de casos de poliomielite a zero.

Criança a ser vacinada pela equipa da MSF. (MSF)

“Não há dados oficiais sobre a precentagem da baixa cobertura vacinal em Wadi Khaled, mas o número de crianças que chegam à nossa clínica que não receberam a vacina da hepatite B – normalmente dada ao nascer– é indicador de uma baixa percentagem da cobertura da vacinação de rotina”, exemplifica a enfermeira Rana Hammoud, que trabalha na clínica da MSF.

No âmbito das atividades da MSF de cuidados de saúde primários em Wadi Khaled, as equipas da organização médico-humanitária prestam apoio ao programa de vacinação do Ministério de Saúde Pública providenciando vacinas de rotina. Desde 2021, a MSF vacinou já por completo mais de cinco mil crianças nesta zona.

“A única forma que consegui com que os meus filhos fizessem as vacinas de rotina completas foi através da MSF”, indica Aahd. “As poucas unidades de saúde que existem nesta área são geridas por entidades humanitárias locais ou internacionais, e nem todas têm disponíveis todos os serviços de saúde e alguns dos serviços não são providenciados de forma consistente”, refere ainda.

A campanha de vacinação realizada pela MSF garante as vacinas de rotina a todas as crianças desta região do Líbano. (MSF)

“A dificuldade não se limita apenas ao facto de que não há muitas estruturas de saúde, mas também tem a ver com estarem muito distantes. Os custos dos transportes são extremamente elevados. Eu precisaria de dez mil libras libanesas para uma deslocação à clínica, e isto é algo que as pessoas aqui não têm como pagar”, explica.

Para ajudar a superar o obstáculo dos custos dos transportes e facilitar um melhor acesso à vacinação, equipas da MSF visitam aldeias na zona de Wadi Khaled para fazer campanhas de vacinação semanais. As equipas de promoção de saúde da MSF organizam também sessões de sensibilização para a saúde com o propósito de diminuir equívocos e encorajar as pessoas a fazerem as vacinações de rotina.

UM ESPELHO DO ESTADO DA SAÚDE NO PAÍS

A vacinação é apenas um de muitos serviços médicos essenciais que as pessoas no Líbano se veem obrigadas a renunciar devido à falta de uma adequada prestação de serviços de saúde, especialmente nas áreas negligenciadas do país. E esta situação está a agravar-se conforme a crise no Líbano se intensifica.

Clínica da Médicos Sem Fronteiras em Wadi Khaled, no Norte do Líbano. (MSF)

Vários estudos mostram que, desde 2020, a utilização das vacinas de rotina no Líbano baixou em 31 por cento a nível nacional. Isto deve-se às medidas de confinamento da pandemia de COVID-19, às barreiras dos custos dos transportes e à falta de vacinas uma vez que o país enfrenta dificuldades para conseguir importar provisões médicas e medicamentos.

Enfermeira da MSF faz a vacinação de rotina a uma menina em Wadi Khaled. (MSF)

O coordenador-geral da MSF no Líbano sublinha duas consequências deste contexto: “Primeiro, um aumento no número de pessoas hospitalizadas com condições médicas que podem ser prevenidas irá apenas acrescentar mais pressão num sistema de saúde que está já muito frágil. E, segundo, apesar de os pacientes puderem ter minimizado as despesas a curto prazo, no final acabam por enfrentar custos hospitalares enormes que não conseguem pagar porque não têm seguros privados e o fundo nacional de seguros é fragmentado.”

  • Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Mais de 2 milhões de pensionistas vão receber dinheiro extra em dezembro: saiba se está na lista

13:50 9 Setembro, 2026 13:46 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Governo confirmou um novo suplemento extraordinário para pensionistas, que será pago em dezembro e deverá chegar a mais de dois milhões de beneficiários

Monchique. Crédito: Algarve Visto do Ar
Algarve Cultura Vida & Lazer

Turismo do Algarve leva jornalistas a descobrir a região para além do sol e mar

17:50 9 Setembro, 2026 17:40 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Três viagens levam jornalistas a conhecer Monchique, Aljezur, Tavira, Loulé, Faro e Ria Formosa durante setembro

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria atravessa Portugal e traz chuva esta manhã: saiba onde vai chover e quando ‘regressa’ o verão

06:05 9 Setembro, 2026 19:06 8 Setembro, 2026 | João Luís

Uma frente fria traz chuva ao Norte e Centro esta manhã, mas melhoria será rápida. Saiba quando regressam o sol e as temperaturas mais altas

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Jovem com a bandeira de Portugal. Crédito: Freepik
Nacional

Vem aí um novo feriado nacional? Parlamento analisa proposta e seria celebrado nesta data

15:50 9 Setembro, 2026 15:44 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um novo feriado nacional em Portugal está em discussão através de uma petição que pretende acrescentar mais uma data ao calendário

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Pensionistas que recebam até este valor vão receber um pagamento extra ainda este ano: saiba se está entre os abrangidos

09:20 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os pensionistas vão receber este apoio extraordinário. Veja qual é o limite definido pelo Governo

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

GNR. Crédito: lusa
Auto

Faz isto ao volante? GNR apanhou centenas de condutores e as multas chegam aos 1.250€ e três pontos na carta

16:30 9 Setembro, 2026 15:44 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Centenas de condutores foram apanhados pela GNR a cometer esta infração numa só semana, um comportamento que pode custar até 1.250 euros e três pontos na carta

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

As folhas da Espada de São Jorge começaram a enrolar? Este sinal pode indicar um problema que muitos ignoram

09:40 9 Setembro, 2026 09:22 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem sempre é falta de atenção. Um sinal discreto nas folhas pode indicar um problema que convém corrigir quanto antes

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Algarve Cultura Gastronomia

Feira de Salir regressa com três dias de música, gastronomia e tradição

16:40 9 Setembro, 2026 15:55 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Noninho Navarro, Os Alentons e Jorge Guerreiro estão entre os destaques musicais dos três dias de festa em Salir

Algarve Cultura

Fado à Beira-Mar leva duas noites de música à Praia dos Olhos de Água

10:20 9 Setembro, 2026 10:58 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira recebe duas noites de fado à beira-mar, com propostas dedicadas a diferentes gerações e a Amália

Europa Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Nacional

Já viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 8 Setembro, 2026 18:38 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um pano amarelo preso a uma mota parada pode ser um sinal discreto de que o motociclista precisa de ajuda

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Mais de 2 milhões de pensionistas vão receber dinheiro extra em dezembro: saiba se está na lista

13:50 9 Setembro, 2026 13:46 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Governo confirmou um novo suplemento extraordinário para pensionistas, que será pago em dezembro e deverá chegar a mais de dois milhões de beneficiários

Monchique. Crédito: Algarve Visto do Ar
Algarve, Cultura, Vida & Lazer

Turismo do Algarve leva jornalistas a descobrir a região para além do sol e mar

17:50 9 Setembro, 2026 17:40 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Três viagens levam jornalistas a conhecer Monchique, Aljezur, Tavira, Loulé, Faro e Ria Formosa durante setembro

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria atravessa Portugal e traz chuva esta manhã: saiba onde vai chover e quando ‘regressa’ o verão

06:05 9 Setembro, 2026 19:06 8 Setembro, 2026 | João Luís

Uma frente fria traz chuva ao Norte e Centro esta manhã, mas melhoria será rápida. Saiba quando regressam o sol e as temperaturas mais altas

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Jovem com a bandeira de Portugal. Crédito: Freepik
Nacional

Vem aí um novo feriado nacional? Parlamento analisa proposta e seria celebrado nesta data

15:50 9 Setembro, 2026 15:44 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um novo feriado nacional em Portugal está em discussão através de uma petição que pretende acrescentar mais uma data ao calendário

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Pensionistas que recebam até este valor vão receber um pagamento extra ainda este ano: saiba se está entre os abrangidos

09:20 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os pensionistas vão receber este apoio extraordinário. Veja qual é o limite definido pelo Governo

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

GNR. Crédito: lusa
Auto

Faz isto ao volante? GNR apanhou centenas de condutores e as multas chegam aos 1.250€ e três pontos na carta

16:30 9 Setembro, 2026 15:44 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Centenas de condutores foram apanhados pela GNR a cometer esta infração numa só semana, um comportamento que pode custar até 1.250 euros e três pontos na carta

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

As folhas da Espada de São Jorge começaram a enrolar? Este sinal pode indicar um problema que muitos ignoram

09:40 9 Setembro, 2026 09:22 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem sempre é falta de atenção. Um sinal discreto nas folhas pode indicar um problema que convém corrigir quanto antes

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Algarve, Cultura, Gastronomia

Feira de Salir regressa com três dias de música, gastronomia e tradição

16:40 9 Setembro, 2026 15:55 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Noninho Navarro, Os Alentons e Jorge Guerreiro estão entre os destaques musicais dos três dias de festa em Salir

Algarve, Cultura

Fado à Beira-Mar leva duas noites de música à Praia dos Olhos de Água

10:20 9 Setembro, 2026 10:58 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira recebe duas noites de fado à beira-mar, com propostas dedicadas a diferentes gerações e a Amália

Europa, Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Nacional

Já viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 8 Setembro, 2026 18:38 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um pano amarelo preso a uma mota parada pode ser um sinal discreto de que o motociclista precisa de ajuda

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Últimas Notícias

  • “A minha carreira acabou”: piloto do avião que se despistou no último sábado ‘prevê’ o seu futuro profissional
    “A minha carreira acabou”: piloto do avião que se despistou no último sábado ‘prevê’ o seu futuro profissional
  • Adeus chinelos: espanhóis ‘apertam’ regras para estes condutores e multas chegam aos 200€
    Adeus chinelos: espanhóis ‘apertam’ regras para estes condutores e multas chegam aos 200€
  • Trabalha em Portugal? Este é o valor que se ganha em média por uma hora de trabalho
    Trabalha em Portugal? Este é o valor que se ganha em média por uma hora de trabalho
  • Condóminos denunciam proprietário por realizar obras num pátio interior sem autorização: tribunal teve ‘última palavra’
    Condóminos denunciam proprietário por realizar obras num pátio interior sem autorização: tribunal teve ‘última palavra’
  • Recusou uma carreira em Engenharia para seguir este ofício: “O que me fazia feliz era viver na minha terra”
    Recusou uma carreira em Engenharia para seguir este ofício: “O que me fazia feliz era viver na minha terra”

Opinião

  • Lapsus linguae ministeriais | Por José Figueiredo Santos
    Lapsus linguae ministeriais | Por José Figueiredo Santos
  • Mudar de empresa tende a acelerar o crescimento dos salários
    Mudar de empresa tende a acelerar o crescimento dos salários
  • Colangite Biliar Primária: a importância do diagnóstico precoce e do tratamento atempado | Por João Madaleno
    Colangite Biliar Primária: a importância do diagnóstico precoce e do tratamento atempado | Por João Madaleno

Europe Direct Algarve

  • Nova viatura chega aos Bombeiros de Lagoa através de fundos europeus
    Nova viatura chega aos Bombeiros de Lagoa através de fundos europeus
  • Mulheres Social Democratas do Algarve visitam o Parlamento Europeu
    Mulheres Social Democratas do Algarve visitam o Parlamento Europeu
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento