Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Pai e filha à chuva. Crédito: Freepik AI
Pai e filha à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mau tempo não dá tréguas: mudança drástica traz chuva intensa e vento antes do ‘frio extremo’ e estas serão as regiões mais afetadas

Mudança drástica no tempo traz chuva intensa e vento antes do frio gélido. Saiba quais as regiões mais afetadas em Portugal

16:50 22 Dezembro, 2025 11:01 24 Dezembro, 2025 | Tiago Alcobia
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O tempo em Portugal vai registar uma subida de temperaturas e um aumento da chuva nesta terça-feira, 23 de dezembro, mas estas condições são apenas um interlúdio antes de uma mudança mais drástica do regime atmosférico, que promete trazer frio intenso e geadas.

De acordo com o Luso Meteo, site especializado em meteorologia, esta terça será marcada por céu muito nublado e precipitação irregular, mas com algumas abertas, sobretudo no Norte e no Algarve.

Céu nublado e chuva irregular no continente

No continente, prevê-se que o céu esteja mais encoberto no Centro, particularmente nos vales do Tejo, Ribatejo, Beira Baixa e Alto Alentejo.

As chuvas ou aguaceiros deverão ser mais dispersos no Norte, ocorrendo apenas de forma ocasional, e mais frequentes no Centro e Sul, especialmente entre Coimbra, Castelo Branco, Setúbal e Évora. No Algarve, os aguaceiros devem ser fracos e esporádicos, oferecendo alguma trégua em relação ao resto do país.

Segundo a mesma fonte, o vento soprará predominantemente de Noroeste, fraco a moderado, com velocidades entre 10 e 25 km/h, podendo intensificar-se no Centro e Sul, especialmente em zonas altas e no litoral, com rajadas que poderão atingir os 40 a 50 km/h.

Temperaturas mais altas antes do frio regressar

A subida das temperaturas será perceptível tanto nas mínimas como nas máximas. No Centro e Sul, as máximas poderão chegar aos 15-17 ºC, com os dias menos frios, embora o Interior Norte ainda registe geadas e máximas inferiores a 10 ºC.

O mar manter-se-á bastante agitado na Costa Ocidental, com ondas superiores a quatro metros, enquanto na Costa Sul do Algarve a ondulação será mais contida, com um metro de altura máxima e águas entre 17 e 18 ºC.

Mudança de regime e anticiclone à vista

A mudança de regime que se seguirá deverá instalar um anticiclone de bloqueio, segundo a mesma fonte, o que deixará o Atlântico menos ativo e fará regressar o frio intenso.

Para os dias 24 e 25, espera-se tempo maioritariamente seco, ainda que alguns aguaceiros ocasionais não possam ser totalmente descartados.

O mais significativo será o aumento das geadas, em especial durante a noite da consoada, prevendo-se temperaturas baixas principalmente no Interior Norte.

Situação nos Açores

Nos Açores, o cenário meteorológico será mais ameno. O céu estará geralmente pouco nublado, com períodos de maior encoberto nas ilhas do Grupo Ocidental, e a ocorrência de precipitação será rara, limitando-se a alguns aguaceiros fracos nas Flores e Corvo.

O vento deverá soprar de Sul, fraco a moderado, com rajadas de até 50 km/h nas ilhas do Grupo Ocidental, enquanto o mar apresentará ondulação máxima de 2 a 3 metros e temperaturas da água entre 17 e 18 ºC.

Situação na Madeira

Na Madeira, o céu estará nublado, com abertas nas vertentes a Sul e mais encoberto nas zonas montanhosas e nas vertentes voltadas a Norte. A precipitação será geralmente fraca, acompanhada de nevoeiros e humidade elevada.

O vento soprará de Noroeste, moderado, entre 20 e 35 km/h, com rajadas até 50 km/h em zonas mais expostas, enquanto o mar se manterá relativamente calmo, com ondas até 1 a 2 metros e água a cerca de 20 ºC, tal como refere o Luso Meteo.

Leia também: Natal chega com reviravolta no tempo e um frio de ‘cortar’: madrugadas vão gelar e estas regiões vão ‘tremer’ de frio

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
José Mourinho.
Desporto Nacional

José Mourinho entra em ação no Real Madrid 13 anos após ter deixado o clube

10:06 13 Julho, 2026 09:54 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

'The Special One' inicia uma nova etapa no Real Madrid e arranca a pré-temporada com reforços, ausências e apenas dois jogos de preparação

Algarve Cultura

Salir no Tempo evoca época romana com três dias de recriação histórica

07:00 13 Julho, 2026 06:54 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui mais de 200 espetáculos e momentos de animação, com mais de uma centena de figurantes

Desporto Europe Direct Algarve

Comunidade Europeia do Desporto mobiliza mais de 19 mil atletas na Eurocidade do Guadiana

09:11 13 Julho, 2026 09:11 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António acolheram provas que mobilizaram atletas de várias categorias e nacionalidades

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Algarve Economia

Tavira Plaza avança com produção de energia solar para reduzir pegada ambiental

10:34 13 Julho, 2026 10:38 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Centro comercial vai instalar 1324 painéis solares, com capacidade de 814 kWp, para produzir cerca de 1,4 GWh por ano

Algarve Cultura

Cultura sai à rua em Tavira durante pausa do Teatro Municipal António Pinheiro

10:16 13 Julho, 2026 10:09 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Pausa abre espaço à programação “Verão em Tavira”, que leva propostas culturais a vários espaços da cidade

Bombeiros chegam a local de acidente. Crédito: Foto AI
Nacional

Sobrevivente do acidente mortal na A4 relata últimos momentos de uma das vítimas: “Deu-lhe um beijo e ela morreu”

22:28 12 Julho, 2026 22:20 12 Julho, 2026 | João Luís

Jovem sobrevivente do acidente contou a amigos que não se recorda do impacto e descreveu os momentos após o despiste que matou duas jovens

Mulher sentada num banco durante um dia de calor intenso. Crédito: Freepik
Tempo

Há uma data que pode marcar o regresso dos ’40 graus’ a Portugal: saiba quando será e quais vão ser as regiões mais afetadas

09:30 13 Julho, 2026 09:09 13 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

A semana começa fresca, mas os modelos meteorológicos apontam para uma reviravolta já no próximo fim de semana em Portugal

Crianças a brincar.
Nacional

Há 463 crianças em processo de adoção à espera de serem entregues a uma família

09:50 13 Julho, 2026 09:38 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Número de crianças em processos de adoção aumentou, mas centenas continuam à espera de chegar a uma família

Crianças na escola. Crédito: Freepik
Economia Ensino Nacional

Manuais escolares gratuitos: estas são as datas para pedir os vouchers MEGA

22:42 12 Julho, 2026 22:35 12 Julho, 2026 | João Luís

Vouchers MEGA para os manuais escolares gratuitos de 2026/2027 começam a ser emitidos em agosto. Veja as datas por ano de escolaridade

Mulher a transferir dinheiro através do telemóvel.
Economia Tech

Transferiu dinheiro por engano no MB WAY? Saiba como reaver qualquer quantia

15:40 12 Julho, 2026 15:27 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um simples algarismo errado pode fazer com que uma transferência MB WAY chegue a um desconhecido

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Adeus chuva: calor regressa em força a partir desta data e os termómetros vão chegar aos 35 ºC nestas regiões

17:40 12 Julho, 2026 15:42 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva perde força durante os próximos dias e ficará praticamente limitada ao litoral Norte e Centro

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Olhão, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão

17:54 12 Julho, 2026 10:21 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre mercados, peixe acabado de chegar e praias acessíveis por barco, Olhão continua a revelar um dos roteiros mais autênticos do Algarve

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

José Mourinho.
Desporto, Nacional

José Mourinho entra em ação no Real Madrid 13 anos após ter deixado o clube

10:06 13 Julho, 2026 09:54 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

'The Special One' inicia uma nova etapa no Real Madrid e arranca a pré-temporada com reforços, ausências e apenas dois jogos de preparação

Algarve, Cultura

Salir no Tempo evoca época romana com três dias de recriação histórica

07:00 13 Julho, 2026 06:54 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui mais de 200 espetáculos e momentos de animação, com mais de uma centena de figurantes

Desporto, Europe Direct Algarve

Comunidade Europeia do Desporto mobiliza mais de 19 mil atletas na Eurocidade do Guadiana

09:11 13 Julho, 2026 09:11 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António acolheram provas que mobilizaram atletas de várias categorias e nacionalidades

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional, Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Algarve, Economia

Tavira Plaza avança com produção de energia solar para reduzir pegada ambiental

10:34 13 Julho, 2026 10:38 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Centro comercial vai instalar 1324 painéis solares, com capacidade de 814 kWp, para produzir cerca de 1,4 GWh por ano

Algarve, Cultura

Cultura sai à rua em Tavira durante pausa do Teatro Municipal António Pinheiro

10:16 13 Julho, 2026 10:09 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Pausa abre espaço à programação “Verão em Tavira”, que leva propostas culturais a vários espaços da cidade

Bombeiros chegam a local de acidente. Crédito: Foto AI
Nacional

Sobrevivente do acidente mortal na A4 relata últimos momentos de uma das vítimas: “Deu-lhe um beijo e ela morreu”

22:28 12 Julho, 2026 22:20 12 Julho, 2026 | João Luís

Jovem sobrevivente do acidente contou a amigos que não se recorda do impacto e descreveu os momentos após o despiste que matou duas jovens

Mulher sentada num banco durante um dia de calor intenso. Crédito: Freepik
Tempo

Há uma data que pode marcar o regresso dos ’40 graus’ a Portugal: saiba quando será e quais vão ser as regiões mais afetadas

09:30 13 Julho, 2026 09:09 13 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

A semana começa fresca, mas os modelos meteorológicos apontam para uma reviravolta já no próximo fim de semana em Portugal

Crianças a brincar.
Nacional

Há 463 crianças em processo de adoção à espera de serem entregues a uma família

09:50 13 Julho, 2026 09:38 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Número de crianças em processos de adoção aumentou, mas centenas continuam à espera de chegar a uma família

Crianças na escola. Crédito: Freepik
Economia, Ensino, Nacional

Manuais escolares gratuitos: estas são as datas para pedir os vouchers MEGA

22:42 12 Julho, 2026 22:35 12 Julho, 2026 | João Luís

Vouchers MEGA para os manuais escolares gratuitos de 2026/2027 começam a ser emitidos em agosto. Veja as datas por ano de escolaridade

Mulher a transferir dinheiro através do telemóvel.
Economia, Tech

Transferiu dinheiro por engano no MB WAY? Saiba como reaver qualquer quantia

15:40 12 Julho, 2026 15:27 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um simples algarismo errado pode fazer com que uma transferência MB WAY chegue a um desconhecido

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Adeus chuva: calor regressa em força a partir desta data e os termómetros vão chegar aos 35 ºC nestas regiões

17:40 12 Julho, 2026 15:42 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva perde força durante os próximos dias e ficará praticamente limitada ao litoral Norte e Centro

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Olhão, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão

17:54 12 Julho, 2026 10:21 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre mercados, peixe acabado de chegar e praias acessíveis por barco, Olhão continua a revelar um dos roteiros mais autênticos do Algarve

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Alcoutim ComVida recebe sonoridades dos Recante na Capela de São Domingos
    Alcoutim ComVida recebe sonoridades dos Recante na Capela de São Domingos
  • Tavira Plaza avança com produção de energia solar para reduzir pegada ambiental
    Tavira Plaza avança com produção de energia solar para reduzir pegada ambiental
  • Cultura sai à rua em Tavira durante pausa do Teatro Municipal António Pinheiro
    Cultura sai à rua em Tavira durante pausa do Teatro Municipal António Pinheiro
  • José Mourinho entra em ação no Real Madrid 13 anos após ter deixado o clube
    José Mourinho entra em ação no Real Madrid 13 anos após ter deixado o clube
  • Há 463 crianças em processo de adoção à espera de serem entregues a uma família
    Há 463 crianças em processo de adoção à espera de serem entregues a uma família

Opinião

  • Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes
    Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes
  • Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva
    Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva
  • Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
    Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas

Europe Direct Algarve

  • Comunidade Europeia do Desporto mobiliza mais de 19 mil atletas na Eurocidade do Guadiana
    Comunidade Europeia do Desporto mobiliza mais de 19 mil atletas na Eurocidade do Guadiana
  • Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
    Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal