A previsão de chuva forte e vento em várias regiões de Portugal está a levar o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a emitir múltiplos avisos meteorológicos, numa situação que vai afetar o continente, a Madeira e os Açores ao longo das próximas horas e de terça-feira, com impacto direto na circulação rodoviária, marítima e nas atividades ao ar livre.
No continente, onze distritos vão estar sob aviso amarelo devido à chuva por vezes forte. Viana do Castelo e Braga entram nesse patamar já a partir das 21h00 de hoje, mantendo-se até às 09h00 de terça-feira.
Estes dois distritos estarão também sob aviso amarelo por causa do vento entre as 21h00 de hoje e as 06h00 de terça-feira, com o IPMA a prever rajadas até 75 quilómetros por hora na faixa costeira e até 90 quilómetros por hora nas zonas de serra.
Mais distritos afetados durante a madrugada
Na terça-feira, entre as 00h00 e as 09h00, o aviso amarelo por causa da chuva em Portugal estende-se a mais nove distritos. Estão incluídos Faro, Porto, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro e Coimbra.
Estas regiões poderão registar períodos de precipitação intensa, aumentando o risco de inundações localizadas e dificuldades na circulação, sobretudo em zonas urbanas e em vias mais expostas.
Madeira com chuva e agitação marítima
A situação meteorológica adversa também vai afetar a Madeira. O IPMA colocou sob aviso amarelo a costa sul e as regiões montanhosas da ilha entre as 18h00 de hoje e as 00h00 de terça-feira devido à previsão de chuva por vezes forte.
Na terça-feira, entre as 09h00 e as 21h00, a costa norte e a costa sul da Madeira, bem como o Porto Santo, estarão igualmente sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, com ondas de noroeste que podem atingir entre quatro e cinco metros.
Açores com avisos mais graves
Nos Açores, a situação é particularmente delicada no grupo ocidental, que inclui as ilhas das Flores e do Corvo. Estas ilhas estão sob aviso laranja devido à agitação marítima forte até às 12h00 de hoje, passando depois para aviso amarelo até às 15h00. O mesmo grupo ocidental está também sob aviso amarelo até às 12h00 de hoje por causa da previsão de vento forte, de acordo com a mesma fonte.
Os grupos Oriental, que inclui Santa Maria e São Miguel, e Central, que integra Terceira, Graciosa, Faial, Pico e São Jorge, estão igualmente sob aviso amarelo, tanto pela agitação marítima até às 18h00 de hoje como pelo vento forte até às 21h00.
O que significam os avisos do IPMA
Segundo o IPMA, o aviso laranja é emitido sempre que existe uma “situação meteorológica de risco moderado a elevado”.
Já o aviso amarelo corresponde a uma situação de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas, funcionando como um alerta para possíveis constrangimentos, sobretudo na circulação, na navegação marítima e em atividades ao ar livre.
Leia também: Mau tempo ‘ataca’ em força: alerta laranja chega a esta região já a partir deste dia















