Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Duas mulheres, uma a acenar e outra com expressão incomodada. Crédito: Foto AI
Duas mulheres, uma a acenar e outra com expressão incomodada. Crédito: Foto AI
Europa

“Imita tudo o que fazemos, é ridículo”: mulher queixa-se que a vizinha copia a sua decoração de casa e a roupa que usa e planeia mandar uma ‘mensagem’

Uma mulher espanhola relatou um ‘estranho’ caso, no qual a sua vizinha copia tudo aquilo que faz, desde a decoração de casa até à roupa que usa

22:49 11 Janeiro, 2026 22:32 11 Janeiro, 2026
Gonçalo ViegasGonçalo ViegasContent Creator
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A convivência em zonas residenciais nem sempre é pacífica, sobretudo quando pequenos gestos do dia a dia começam a ganhar um peso inesperado. Foi isso que aconteceu com uma mulher que vive numa comunidade de casas e que diz sentir-se cada vez mais incomodada com o comportamento da vizinha que, de acordo com a mesma, copia quase tudo o que faz, desde a decoração do jardim até à roupa que usa.

Esta situação foi partilhada pela própria numa publicação na plataforma Reddit, onde relatou que vive há mais de quatro anos em frente à mesma vizinha, juntamente com a filha, e que o problema se foi agravando com o tempo. No início, conta, a vizinha quase não tinha elementos decorativos na casa. Com o passar dos meses, no entanto, começou a reproduzir praticamente todas as alterações que esta fazia na sua própria habitação.

A mulher afirma que a repetição é tão constante que já não acredita tratar-se de coincidências. “Imita praticamente tudo o que fazemos”, escreveu, acrescentando que o padrão se repete “em 95% das vezes” sempre que faz alguma mudança no exterior da casa, de acordo com o jornal digital espanhol Noticias Trabajo.

Decoração repetida quase ao pormenor

Entre os exemplos apontados estão bandeiras de jardim muito semelhantes, faixas verticais nos postes do alpendre, luzes para o relvado e até vasos praticamente iguais aos que colocou na sua propriedade.

Segundo a utilizadora, a vizinha parece observar com atenção cada nova alteração e, pouco tempo depois, surge com elementos quase idênticos no seu próprio espaço.

O episódio do macieira

Um dos casos que mais a marcou foi o de uma macieira. A mulher conta que um dia viu a vizinha a observar atentamente a árvore que tinha acabado de plantar no jardim. Pouco tempo depois, a vizinha apareceu acompanhada por familiares e plantou exatamente a mesma árvore no mesmo local do seu terreno, juntamente com um arbusto de flores idêntico.

“Uns dias depois, tinha a mesma árvore no mesmo sítio”, escreveu, sublinhando que esse foi apenas mais um episódio de um comportamento que se repete, de acordo com a mesma fonte.

Também a roupa é copiada

A situação não se limita à casa e ao jardim. A mulher garante que a vizinha também copia a forma como ela e a filha se vestem. Num dos exemplos, relata que a filha usava umas calças cor de rosa, um tom pouco comum, e que dias depois a vizinha apareceu com calças da mesma cor. Algo semelhante terá acontecido com um casaco acolchoado que costuma usar no inverno, tendo a vizinha surgido mais tarde com uma peça praticamente igual.

Segundo a publicação, houve ainda outras ocasiões em que a vizinha terá copiado conjuntos completos de roupa.

Um comportamento difícil de explicar

A utilizadora admite que tenta perceber o que poderá estar por detrás deste comportamento. No seu desabafo, escreve que acha que a vizinha poderá ter baixa autoestima ou sentir algum tipo de inveja, embora reconheça que a casa da outra mulher está em melhor estado do que a sua. Ainda assim, diz não encontrar uma explicação lógica para a insistência em imitar tudo o que faz.

Uma carta para pôr fim ao incómodo

O que começou como algo curioso transformou-se, com o tempo, numa fonte de incómodo. A mulher diz que a situação é “muito molesta e perturbadora”, sobretudo porque investe muito tempo e esforço a decorar a sua casa ao longo do ano, de acordo com o Noticias Trabajo.

Perante isso, está a ponderar escrever uma nota à vizinha, pedindo-lhe de forma educada que tenha ideias próprias e que deixe de copiar sistematicamente tudo o que faz.

Leia também: Mau tempo ‘ataca’ em força: alerta laranja chega a esta região já a partir deste dia

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Trabalhadores portugueses podem passar a ser inscritos automaticamente em fundos de pensões: proposta chega em 2027

17:40 27 Outubro, 2026 17:32 27 Outubro, 2026

Portugal prepara mudanças na poupança para a reforma. Regulador quer avançar com um sistema de inscrição automática em fundos de pensões privados

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve Economia Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Tempo

Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental

06:00 28 Outubro, 2026 16:06 27 Outubro, 2026

Sol e temperaturas acima da média deverão marcar o fim de semana. Saiba o que se prevê para o Halloween e o feriado

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Autocarro da FlixBus.
Algarve Nacional

Além de Loulé, FlixBus chega a outras quatro localidades e tem bilhetes a partir de 3,49€

10:40 27 Outubro, 2026 10:15 27 Outubro, 2026

FlixBus alargou a rede com cinco novos destinos e ligações ao Algarve, Alentejo e Centro, com viagens disponíveis a preços reduzidos

Algarve Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Cultura Europe Direct Algarve

Vila Real de Santo António recebe lançamento de livro sobre as fronteiras ibéricas e a Batalha do Guadiana

11:20 27 Outubro, 2026 11:11 27 Outubro, 2026

Fernando Pessanha participa no lançamento de obra sobre as fronteiras ibéricas, com destaque para um episódio da história militar de 1801

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Nacional

79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora

23:20 27 Outubro, 2026 23:20 27 Outubro, 2026

O Euromilhões desta terça-feira, 27 de outubro, tem um jackpot de 79 milhões de euros. Confira os cinco números e as duas estrelas sorteados

Algarve Cultura Ensino Mundo

Sofia Fonseca faz história ao assumir liderança mundial do turismo cultural

17:30 27 Outubro, 2026 17:44 27 Outubro, 2026

Investigadora da Universidade do Algarve torna-se a primeira portuguesa a presidir ao comité internacional de turismo cultural do ICOMOS, criado em 1969

Europe Direct Algarve Opinião Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Cultura Europe Direct Algarve

Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha

15:20 27 Outubro, 2026 15:12 27 Outubro, 2026

Projeto transfronteiriço desenvolveu rotas náutico-culturais para valorizar o património do Baixo Guadiana e promover novas experiências turísticas

Opinião

A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

14:43 27 Outubro, 2026 14:43 27 Outubro, 2026

"Numa democracia madura, a força da lei mede-se não apenas pela sua capacidade de se impor, mas também pela sabedoria com que escolhe quando e como fazê-lo"

Mulher a mudar uma lâmpada.
Vida & Lazer

Vai comprar uma lâmpada para casa? Na embalagem há um número que pode mudar completamente o ambiente da divisão

11:10 27 Outubro, 2026 09:19 27 Outubro, 2026

A escolha de uma lâmpada não depende apenas da potência ou do consumo: há um valor na embalagem que determina a tonalidade da iluminação

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Trabalhadores portugueses podem passar a ser inscritos automaticamente em fundos de pensões: proposta chega em 2027

17:40 27 Outubro, 2026 17:32 27 Outubro, 2026

Portugal prepara mudanças na poupança para a reforma. Regulador quer avançar com um sistema de inscrição automática em fundos de pensões privados

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve, Economia, Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Tempo

Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental

06:00 28 Outubro, 2026 16:06 27 Outubro, 2026

Sol e temperaturas acima da média deverão marcar o fim de semana. Saiba o que se prevê para o Halloween e o feriado

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Autocarro da FlixBus.
Algarve, Nacional

Além de Loulé, FlixBus chega a outras quatro localidades e tem bilhetes a partir de 3,49€

10:40 27 Outubro, 2026 10:15 27 Outubro, 2026

FlixBus alargou a rede com cinco novos destinos e ligações ao Algarve, Alentejo e Centro, com viagens disponíveis a preços reduzidos

Algarve, Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Cultura, Europe Direct Algarve

Vila Real de Santo António recebe lançamento de livro sobre as fronteiras ibéricas e a Batalha do Guadiana

11:20 27 Outubro, 2026 11:11 27 Outubro, 2026

Fernando Pessanha participa no lançamento de obra sobre as fronteiras ibéricas, com destaque para um episódio da história militar de 1801

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Nacional

79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora

23:20 27 Outubro, 2026 23:20 27 Outubro, 2026

O Euromilhões desta terça-feira, 27 de outubro, tem um jackpot de 79 milhões de euros. Confira os cinco números e as duas estrelas sorteados

Algarve, Cultura, Ensino, Mundo

Sofia Fonseca faz história ao assumir liderança mundial do turismo cultural

17:30 27 Outubro, 2026 17:44 27 Outubro, 2026

Investigadora da Universidade do Algarve torna-se a primeira portuguesa a presidir ao comité internacional de turismo cultural do ICOMOS, criado em 1969

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Cultura, Europe Direct Algarve

Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha

15:20 27 Outubro, 2026 15:12 27 Outubro, 2026

Projeto transfronteiriço desenvolveu rotas náutico-culturais para valorizar o património do Baixo Guadiana e promover novas experiências turísticas

Opinião

A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

14:43 27 Outubro, 2026 14:43 27 Outubro, 2026

"Numa democracia madura, a força da lei mede-se não apenas pela sua capacidade de se impor, mas também pela sabedoria com que escolhe quando e como fazê-lo"

Mulher a mudar uma lâmpada.
Vida & Lazer

Vai comprar uma lâmpada para casa? Na embalagem há um número que pode mudar completamente o ambiente da divisão

11:10 27 Outubro, 2026 09:19 27 Outubro, 2026

A escolha de uma lâmpada não depende apenas da potência ou do consumo: há um valor na embalagem que determina a tonalidade da iluminação

Últimas Notícias

  • Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental
    Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental
  • 79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora
    79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora
  • Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha
    Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha
  • Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular
    Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular
  • Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção
    Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

Opinião

  • Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
    Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
  • A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão
    A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
  • Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha
    Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal