Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Nacional

Sistemas hidroagrícolas do barlavento “pressurizados” até 2026 evitará perdas de 7 milhões de metros cúbicos

As empreitadas dos sistemas hidroagrícolas do barlavento do Algarve têm um investimento estimado de 35 milhões de euros, dos quais, 27 milhões de euros para o perímetro Silves, Lagoa e Portimão, e cerca de oito milhões de euros no de Alvor.

09:06 29 Abril, 2022 11:45 29 Abril, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os dois sistemas de aproveitamento hidroagrícola do barlavento (oeste) algarvio deverão ficar totalmente pressurizados até 2026, o que evitará a perda anual de milhões de metros cúbicos de água, disse à Lusa o diretor regional de Agricultura do Algarve.

“Neste momento, decorrem as obras do sistema que abastece o perímetro de rega de Silves, Lagoa e Portimão – com conclusão dos trabalhos prevista para 2023 -, enquanto o projeto do sistema do Alvor está em fase de lançamento do caderno para se avançar para o procedimento concursal”, referiu à Lusa Pedro Valadas Monteiro.

De acordo com o diretor regional de Agricultura e Pescas do Algarve, os trabalhos de isolamento e de pressurização dos dois sistemas “vão reduzir substancialmente o volume de água que se perde entre as barragens e as explorações agrícolas”, calculado em cerca de sete milhões de metros cúbicos anuais.

“No perímetro de rega de Silves, Lagoa e Portimão, um sistema muito antigo, foi feita uma intervenção de fundo que deverá ficar concluída no próximo ano. Todos os blocos estão pressurizados, o que vai fazer com que as perdas não cheguem a zero, porque isso é impossível, mas vão reduzir-se substancialmente”, assegurou.

Segundo Pedro Valadas Monteiro, os trabalhos para a modernização do sistema hidroagrícola do Alvor, que rega a partir da barragem da Bravura, “só deverão começar em 2023 e terminar em 2026, estando o projeto em fase de preparação”.

“É o sistema que está em pior estado, pois é muito antigo e não tem tido, praticamente, obras nenhumas. Estamos em fase de lançamento do caderno para o procedimento concursal para se avançar para o projeto, pois esperamos ter o mais rapidamente possível as obras neste aproveitamento”, sublinhou.

O sistema do Alvor, destinado à rega agrícola, campos de golfe, jardins e abastecimento público, abrangendo uma área de 1.800 hectares de explorações e 937 beneficiários é, segundo Pedro Valadas Monteiro, “o que causa maior preocupação”.

“É uma zona onde tem chovido menos e um problema que está a afetar a agricultura, a rega dos campos de golfe e o consumo público”, sublinhou aquele responsável.

De acordo com os dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH), no final de março, a bacia da barragem da Bravura registava um volume de água armazenada de 14,9% dos 34 milhões de metros cúbicos da sua capacidade total.

O baixo volume de água e a ausência de chuva levou o Governo a restringir, no início de fevereiro, o uso da água da barragem da Bravura para rega, sendo apenas permitida a captação para consumo público.

Para minimizar a perda de água no sistema hidroagrícola do Alvor, a Associação de Regantes e Beneficiários está a proceder à impermeabilização e isolamento das fissuras nos canais condutores numa extensão de cerca de 10 quilómetros.

“É uma intervenção de curto prazo para fazer a impermeabilização da parte inicial do canal onde existem maiores perdas de água, mas o problema só vai ficar resolvido quando se conseguir fazer em Alvor o mesmo que se fez em Lagoa, Silves e Portimão ou seja, passar de canal em céu aberto para o sistema em tubagem pressurizado”, concluiu Pedro Valadas Monteiro.

As empreitadas dos sistemas hidroagrícolas do barlavento do Algarve têm um investimento estimado de 35 milhões de euros, dos quais, 27 milhões de euros para o perímetro Silves, Lagoa e Portimão, e cerca de oito milhões de euros no de Alvor.

As verbas são asseguradas pelo Programa de Desenvolvimento Regional (PDR) e pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), respetivamente.

Casamento. Crédito: Magnific
Economia Nacional

Prepare-se para abrir os ‘cordões à bolsa’: este é o preço médio de um casamento em Portugal

15:00 8 Maio, 2026 13:49 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Preço médio do casamento voltou a subir em 2026 e estes são os serviços que mais aumentaram de custo, de acordo com os especialistas

Algarve Desporto

Famílias são convidadas a participar na Kidical Mass Algarve

14:20 8 Maio, 2026 11:31 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Faro, Tavira e São Brás de Alportel recebem passeios da Kidical Mass em defesa da mobilidade ativa infantil

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Foi apanhado por um radar de velocidade? Aprenda como pode evitar que a multa chegue

20:10 8 Maio, 2026 18:03 8 Maio, 2026 | João Luís

Ser apanhado por um radar pode ser uma situação incómoda, mas não significa que não possa defender os seus direitos

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Senhorio vê despejo confirmado após contrato terminar e inquilina continuar a pagar renda: tribunal diz que não é obrigado a renovar nem a oferecer novo contrato

19:30 8 Maio, 2026 15:28 8 Maio, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Um caso decidido em Espanha veio clarificar uma dúvida frequente no arrendamento: continuar a pagar renda após o fim do contrato não significa, por si só, que o inquilino tenha direito a permanecer na habitação. A decisão judicial surge num contexto de discussão sobre...

Algarve Branded Content Economia Edição Papel Gastronomia Pub

“O Finalmente” em Manta Rota: uma história de família, sabores e autenticidade à beira-mar

10:00 8 Maio, 2026 12:36 8 Maio, 2026 | POSTAL

Em Manta Rota, “O Finalmente” continua a reunir gerações à mesa com tradição familiar e espírito de praia algarvio

Algarve Cultura

José Figueiredo Santos apresenta “O Triunfo do Conformismo” em Portimão

15:34 8 Maio, 2026 15:34 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Novo livro de José Figueiredo Santos propõe reflexão crítica sobre o conformismo e os desafios da sociedade portuguesa atual

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Casamento. Crédito: Magnific
Economia, Nacional

Prepare-se para abrir os ‘cordões à bolsa’: este é o preço médio de um casamento em Portugal

15:00 8 Maio, 2026 13:49 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Preço médio do casamento voltou a subir em 2026 e estes são os serviços que mais aumentaram de custo, de acordo com os especialistas

Algarve, Desporto

Famílias são convidadas a participar na Kidical Mass Algarve

14:20 8 Maio, 2026 11:31 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Faro, Tavira e São Brás de Alportel recebem passeios da Kidical Mass em defesa da mobilidade ativa infantil

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa, Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Foi apanhado por um radar de velocidade? Aprenda como pode evitar que a multa chegue

20:10 8 Maio, 2026 18:03 8 Maio, 2026 | João Luís

Ser apanhado por um radar pode ser uma situação incómoda, mas não significa que não possa defender os seus direitos

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Senhorio vê despejo confirmado após contrato terminar e inquilina continuar a pagar renda: tribunal diz que não é obrigado a renovar nem a oferecer novo contrato

19:30 8 Maio, 2026 15:28 8 Maio, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Um caso decidido em Espanha veio clarificar uma dúvida frequente no arrendamento: continuar a pagar renda após o fim do contrato não significa, por si só, que o inquilino tenha direito a permanecer na habitação. A decisão judicial surge num contexto de discussão sobre...

Algarve, Branded Content, Economia, Edição Papel, Gastronomia, Pub

“O Finalmente” em Manta Rota: uma história de família, sabores e autenticidade à beira-mar

10:00 8 Maio, 2026 12:36 8 Maio, 2026 | POSTAL

Em Manta Rota, “O Finalmente” continua a reunir gerações à mesa com tradição familiar e espírito de praia algarvio

Algarve, Cultura

José Figueiredo Santos apresenta “O Triunfo do Conformismo” em Portimão

15:34 8 Maio, 2026 15:34 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Novo livro de José Figueiredo Santos propõe reflexão crítica sobre o conformismo e os desafios da sociedade portuguesa atual

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Últimas Notícias

  • Foi apanhado por um radar de velocidade? Aprenda como pode evitar que a multa chegue
    Foi apanhado por um radar de velocidade? Aprenda como pode evitar que a multa chegue
  • Senhorio vê despejo confirmado após contrato terminar e inquilina continuar a pagar renda: tribunal diz que não é obrigado a renovar nem a oferecer novo contrato
    Senhorio vê despejo confirmado após contrato terminar e inquilina continuar a pagar renda: tribunal diz que não é obrigado a renovar nem a oferecer novo contrato
  • Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias
    Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias
  • Este mês já foi pago e para o próximo há mais: muitos idosos podem ter direito a este dinheiro extra na pensão e é isto que têm de fazer
    Este mês já foi pago e para o próximo há mais: muitos idosos podem ter direito a este dinheiro extra na pensão e é isto que têm de fazer
  • Bloco de Esquerda do Algarve destaca legado antifascista e democrático de Carlos Brito
    Bloco de Esquerda do Algarve destaca legado antifascista e democrático de Carlos Brito
  • Escola de Hotelaria de Portimão promove jantar solidário a favor das vítimas da tempestade Kristin
    Escola de Hotelaria de Portimão promove jantar solidário a favor das vítimas da tempestade Kristin

Opinião

  • Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
    Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
    O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
    GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal