Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto de arquivo DR
Nacional

Seca: ‘Corrupio’ de autotanques garante água nas torneiras em aldeia alentejana

A água ainda não faltou nas torneiras da aldeia de Odivelas, no concelho de Ferreira do Alentejo, mas apenas graças ao ‘corrupio’ de autotanques que estão a abastecer o depósito da povoação

10:12 13 Julho, 2022 10:12 13 Julho, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A meio da manhã de um dia de semana, um autotanque dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo, com capacidade para 16 mil litros, entra e faz manobras nas ruas ‘apertadas’ desta aldeia alentejana para fornecer o depósito da água.

Este é o terceiro abastecimento do dia na aldeia, dois deles a cargo dos bombeiros e outro pelo camião-cisterna da câmara. Até ao meio-dia, a viatura do município faz mais um e, ao todo, até final da manhã, ficam colocados no depósito cerca de 52 mil litros de água.

Atento às manobras dos camiões, José Raposo, habitante de Odivelas, diz à agência Lusa que “a água ainda não faltou porque os homens vão todos os dias, três e quatro vezes, levar água” ao depósito e ao furo que servem a aldeia. “Não tem chovido, não há água no furo. Eles têm que trazer água para ali, para aquele depósito”, sublinha.

Depois dos quatro abastecimentos realizados de manhã, os autotanques dos bombeiros e da câmara municipal ainda regressam à tarde, devido às dificuldades para manter a água no depósito em níveis aceitáveis.

No centro da aldeia, enquanto dispõe as mesas da esplanada do Café Abelha à sombra do edifício, dado o calor que já ‘aperta’, João Romão afiança à Lusa que o problema da falta de água não é novo e dura “já aos anos”. Mas, este ano, talvez devido à “situação de mais calor e de menos chuva, os níveis freáticos estão muito baixos”, realça, afirmando: “Está aqui uma grande crise de água”.

A câmara até “fez muito esforço” para resolver a situação, com a aquisição de “um autotanque para abastecer a população”, mas, para este comerciante, “isto não dá” e deve ser encontrada uma solução de futuro.

Tal como “Beja está a ser abastecida pela barragem do Roxo”, também Odivelas, que tem “uma barragem aqui tão perto”, a menos de sete quilómetros, podia ter o abastecimento a partir da albufeira com o mesmo nome da aldeia, nem que fosse “para banhos, lavagens e coisas do género”, sugere.

Quem também aborda à Lusa os problemas da falta de água na aldeia é Maria Gertrudes Bate. À porta do café, lembra que o abastecimento do reservatório “começou no inverno”. “Até me admirei. Moro ali ao fundo, vejo a entrada para Odivelas e digo assim: então mas estes camiões agora para aqui? Depois, houve alguém que me disse que era um camião novo da câmara que já andava a transportar água para o nosso depósito”, conta.

A poucos dias de começar a Festa Anual de Odivelas, há quem tenha preocupações acrescidas com este período, pois, com a chegada à aldeia de ‘filhos da terra’ e familiares prevê-se o aumento do consumo de água.

Segundo a Câmara de Ferreira do Alentejo, os abastecimentos ininterruptos do depósito de água desta aldeia alentejana começaram no passado dia 12 de junho, mas, antes, já eram feitos de forma “muito pontual”.

O presidente do município, Luís Pita Ameixa, explica à Lusa que o abastecimento público de Odivelas “é um problema já estrutural”, porque a povoação situa-se numa “zona onde é muito difícil encontrar água”.

“A captação que existe em Odivelas e que tem servido para abastecer a população não é muito profunda, é relativamente superficial”, pelo que “é mais suscetível de ser afetada pela seca do que outras”, assinala. Porém, revela o autarca, a câmara “tem em desenvolvimento um projeto para fazer a condução da água” de uma nova origem para o depósito da localidade, que deverá “entrar em obra tão rápido quanto possível”, mas não a tempo de resolver o problema este verão.

Pita Ameixa frisa que, para já, não estão identificadas outras dificuldades de abastecimento no concelho, devido à seca, mas, se surgirem novos problemas, os bombeiros e a câmara estão “bem equipados” para levar a água em autotanques para que “nunca falte às pessoas”.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Algarve

Jovem desaparecido em travessia de stand-up paddle no Algarve é surfista profissional e sofre de doença rara

14:40 28 Julho, 2026 14:35 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Arron Strong desapareceu ao largo da Arrifana durante uma travessia em stand-up paddle entre o Monte Clérigo e a Carrapateira

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas

06:00 29 Julho, 2026 19:52 28 Julho, 2026 | João Luís

Durante agosto, o calor deverá marcar o arranque do mês, mas a trovoada pode ganhar força em algumas regiões na segunda quinzena

Céu avermelhado sobre o mar. Crédito: Magnific AI
Tempo

Cientistas acompanham ‘fenómeno raro’ no Pacífico: o que vem aí pode sentir-se em todo o planeta

17:30 28 Julho, 2026 15:22 28 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Um fenómeno climático raro continua a ganhar força no Pacífico e poderá influenciar calor, seca, chuva extrema e tempestades em várias regiões do mundo

Algarve Cultura

Summer Weekender leva dois dias de música eletrónica à beira-mar em Faro

18:25 28 Julho, 2026 18:27 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Talento local do Algarve partilha o cartaz com artistas internacionais em dois dias de música eletrónica junto à Ria Formosa

Idosa com a carteira vazia.
Economia Nacional

Quanto custa um lar em Portugal? Os números explicam a dificuldade de milhares de famílias

20:00 28 Julho, 2026 15:11 28 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria dos idosos não consegue suportar os custos do lar com a própria reforma. Os números revelam uma realidade que pesa nas famílias

Algarve Auto Cultura

Motores americanos voltam a “rugir” em Faro com mais de 150 viaturas

16:55 28 Julho, 2026 16:55 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Faro recebe clássicos e modelos desportivos americanos, acompanhados por música, dança e um passeio automóvel pela cidade.

André Ventura. Crédito: Lusa
Nacional

Gabinete de Ventura ficou aberto durante a noite e há vídeo de deputado do Chega a entrar às 07:00

20:23 28 Julho, 2026 20:23 28 Julho, 2026 | João Luís

Novos elementos sobre o caso levantam dúvidas, depois de imagens mostrarem a entrada de um deputado do Chega no Parlamento às 07:00.

Ensino Europe Direct Algarve Opinião

Faro Mais Belo e Sustentável: 180 kg de Lixo que já não chegam ao Mar | Por Marta Saraiva

08:10 28 Julho, 2026 08:14 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao garantir que centenas de quilos de resíduos não contaminem as águas, a escola cumpre o objetivo de conservar o belo, provando que cuidar do planeta começa em cada escolha e em cada turma"

Algarve Cultura

Dias Medievais regressam a Castro Marim com torneios, banquetes e 30 grupos de animação

12:50 28 Julho, 2026 12:34 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Reis, cavaleiros, artesãos e criaturas mitológicas ocupam as ruas de Castro Marim numa viagem destinada a toda a família

Consulta com médico.
Gastronomia Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Rostos do Mar: quando a fotografia dá identidade ao oceano | Por Lilly Castanho

11:49 27 Julho, 2026 15:02 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Como uma garrafa lançada ao mar, cada edição do Concurso de Fotografia LIXARTE lança a mesma mensagem: devemos fazer a nossa parte para proteger o oceano.

Economia Nacional

É oficial: nova lei permite ao Estado confiscar bens mesmo sem condenação já a partir desta data

16:40 28 Julho, 2026 14:40 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Nova lei entra em vigor a 1 de setembro e permite, em determinadas situações previstas na legislação, o confisco de bens mesmo sem condenação do arguido

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Opinião Saúde

Hepatites: prevenir, diagnosticar e tratar | Por Suzana Calretas

18:40 28 Julho, 2026 18:36 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste dia 28 de julho, a mensagem é simples: conhecer as hepatites é o primeiro passo para as prevenir; uma vacina pode evitar uma doença grave; um teste simples pode fazer a diferença"

Cultura Economia Europe Direct Algarve

CCDR Algarve reforça presença na Feira da Dieta Mediterrânica

17:20 28 Julho, 2026 17:29 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira volta a reunir gastronomia, produção local, artesanato, conhecimento e música na 12.ª edição da feira

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Algarve

Jovem desaparecido em travessia de stand-up paddle no Algarve é surfista profissional e sofre de doença rara

14:40 28 Julho, 2026 14:35 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Arron Strong desapareceu ao largo da Arrifana durante uma travessia em stand-up paddle entre o Monte Clérigo e a Carrapateira

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas

06:00 29 Julho, 2026 19:52 28 Julho, 2026 | João Luís

Durante agosto, o calor deverá marcar o arranque do mês, mas a trovoada pode ganhar força em algumas regiões na segunda quinzena

Céu avermelhado sobre o mar. Crédito: Magnific AI
Tempo

Cientistas acompanham ‘fenómeno raro’ no Pacífico: o que vem aí pode sentir-se em todo o planeta

17:30 28 Julho, 2026 15:22 28 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Um fenómeno climático raro continua a ganhar força no Pacífico e poderá influenciar calor, seca, chuva extrema e tempestades em várias regiões do mundo

Algarve, Cultura

Summer Weekender leva dois dias de música eletrónica à beira-mar em Faro

18:25 28 Julho, 2026 18:27 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Talento local do Algarve partilha o cartaz com artistas internacionais em dois dias de música eletrónica junto à Ria Formosa

Idosa com a carteira vazia.
Economia, Nacional

Quanto custa um lar em Portugal? Os números explicam a dificuldade de milhares de famílias

20:00 28 Julho, 2026 15:11 28 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria dos idosos não consegue suportar os custos do lar com a própria reforma. Os números revelam uma realidade que pesa nas famílias

Algarve, Auto, Cultura

Motores americanos voltam a “rugir” em Faro com mais de 150 viaturas

16:55 28 Julho, 2026 16:55 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Faro recebe clássicos e modelos desportivos americanos, acompanhados por música, dança e um passeio automóvel pela cidade.

André Ventura. Crédito: Lusa
Nacional

Gabinete de Ventura ficou aberto durante a noite e há vídeo de deputado do Chega a entrar às 07:00

20:23 28 Julho, 2026 20:23 28 Julho, 2026 | João Luís

Novos elementos sobre o caso levantam dúvidas, depois de imagens mostrarem a entrada de um deputado do Chega no Parlamento às 07:00.

Ensino, Europe Direct Algarve, Opinião

Faro Mais Belo e Sustentável: 180 kg de Lixo que já não chegam ao Mar | Por Marta Saraiva

08:10 28 Julho, 2026 08:14 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao garantir que centenas de quilos de resíduos não contaminem as águas, a escola cumpre o objetivo de conservar o belo, provando que cuidar do planeta começa em cada escolha e em cada turma"

Algarve, Cultura

Dias Medievais regressam a Castro Marim com torneios, banquetes e 30 grupos de animação

12:50 28 Julho, 2026 12:34 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Reis, cavaleiros, artesãos e criaturas mitológicas ocupam as ruas de Castro Marim numa viagem destinada a toda a família

Consulta com médico.
Gastronomia, Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Rostos do Mar: quando a fotografia dá identidade ao oceano | Por Lilly Castanho

11:49 27 Julho, 2026 15:02 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Como uma garrafa lançada ao mar, cada edição do Concurso de Fotografia LIXARTE lança a mesma mensagem: devemos fazer a nossa parte para proteger o oceano.

Economia, Nacional

É oficial: nova lei permite ao Estado confiscar bens mesmo sem condenação já a partir desta data

16:40 28 Julho, 2026 14:40 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Nova lei entra em vigor a 1 de setembro e permite, em determinadas situações previstas na legislação, o confisco de bens mesmo sem condenação do arguido

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Opinião, Saúde

Hepatites: prevenir, diagnosticar e tratar | Por Suzana Calretas

18:40 28 Julho, 2026 18:36 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste dia 28 de julho, a mensagem é simples: conhecer as hepatites é o primeiro passo para as prevenir; uma vacina pode evitar uma doença grave; um teste simples pode fazer a diferença"

Cultura, Economia, Europe Direct Algarve

CCDR Algarve reforça presença na Feira da Dieta Mediterrânica

17:20 28 Julho, 2026 17:29 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira volta a reunir gastronomia, produção local, artesanato, conhecimento e música na 12.ª edição da feira

Últimas Notícias

  • Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas
    Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas
  • Gabinete de Ventura ficou aberto durante a noite e há vídeo de deputado do Chega a entrar às 07:00
    Gabinete de Ventura ficou aberto durante a noite e há vídeo de deputado do Chega a entrar às 07:00
  • Quanto custa um lar em Portugal? Os números explicam a dificuldade de milhares de famílias
    Quanto custa um lar em Portugal? Os números explicam a dificuldade de milhares de famílias
  • Summer Weekender leva dois dias de música eletrónica à beira-mar em Faro
    Summer Weekender leva dois dias de música eletrónica à beira-mar em Faro
  • Pedro Pinto liderou delegação parlamentar em visita de Estado a Cabo Verde
    Pedro Pinto liderou delegação parlamentar em visita de Estado a Cabo Verde

Opinião

  • Hepatites: prevenir, diagnosticar e tratar | Por Suzana Calretas
    Hepatites: prevenir, diagnosticar e tratar | Por Suzana Calretas
  • Olhar para quem espera ao nosso lado | Por Henrique Dias Freire
    Olhar para quem espera ao nosso lado | Por Henrique Dias Freire
  • Extremo na mente nada agradável | Por Tiago Manuel
    Extremo na mente nada agradável | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • CCDR Algarve reforça presença na Feira da Dieta Mediterrânica
    CCDR Algarve reforça presença na Feira da Dieta Mediterrânica
  • Há uma cidade onde pode visitar todas as pontes das notas de euro
    Há uma cidade onde pode visitar todas as pontes das notas de euro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento