Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Rússia volta a fazer “chantagem”: ameaça com armas nucleares se Finlândia e Suécia aderirem à NATO

A ameaça foi feita por Dmitri Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança e ex-presidente russo.

12:40 14 Abril, 2022 12:42 14 Abril, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O vice-presidente do Conselho de Segurança e ex-presidente russo, Dmitri Medvedev, ameaçou hoje com o destacamento de armas nucleares no Báltico se a Suécia e a Finlândia aderirem à NATO.

“Será necessário reforçar o agrupamento de forças terrestres, defesa antiaérea, destacar forças navais significativas nas águas do Golfo da Finlândia. E, então, já não poderemos falar de um Báltico sem armas nucleares. O equilíbrio deve ser restabelecido”, escreveu Medvedev na rede social Telegram.

A Finlândia e a Suécia estão a analisar a possível adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), na sequência da guerra em curso na Ucrânia, desencadeada pela Rússia em 24 de fevereiro.

As autoridades de Moscovo usaram como uma das justificações para invadir a Ucrânia o objetivo de travar o avanço da NATO a Leste, dado que Kiev pretendia aderir à aliança militar ocidental.

A primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, disse na quarta-feira, no final de um encontro com a sua homóloga sueca, Magdalena Andersson, em Estocolmo, que a decisão sobre a possível adesão será tomada antes da cimeira da NATO em Madrid, marcada para o final de junho.

No seu comentário no Telegram, citado pela agência russa TASS, Medvedev disse que “muito em breve, até ao verão deste ano, o mundo tornar-se-á mais seguro”, porque a Rússia terá de reforçar as suas fronteiras terrestres com os países da NATO.

Segundo o também ex-primeiro-ministro russo, as fronteiras russas com a NATO “mais do que duplicarão” se a Finlândia e a Suécia aderirem à organização.

A Finlândia partilha uma fronteira de 1.340 quilómetros de extensão com a Rússia, que tem como vizinhos cinco membros da NATO: Estónia, Letónia, Lituânia, Noruega e Polónia. Segundo a NATO, os membros da Aliança totalizam atualmente 1.215 quilómetros dos mais de 20.000 quilómetros da fronteira terrestre que a Rússia tem com 14 países.

A Rússia tem ainda fronteiras terrestres com Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, China, Coreia do Norte, Geórgia, Mongólia e Ucrânia, e fronteiras marítimas com Suécia, Japão, Turquia e Estados Unidos.

Medvedev disse ainda que a NATO está disposta a aceitar os dois novos membros “no menor tempo possível e com o mínimo de procedimentos burocráticos”. “Isto significa que a Rússia terá mais adversários oficialmente registados”, notou.

Para a Rússia, segundo Medvedev, é indiferente a NATO ter 30 membros ou 32 – “menos dois, mais dois, dada a sua importância e população, não há grande diferença” –, mas Moscovo deve reagir, “sem emoções, com a cabeça fria”.

Medvedev refutou a tese de que a questão da adesão dos dois países à NATO não se colocaria se a Rússia não tivesse invadido a Ucrânia. “Isto não é assim. Em primeiro lugar, já foram feitas antes tentativas de os arrastar para a Aliança. Em segundo lugar, e mais importante, não temos disputas territoriais com estes países, como acontece com a Ucrânia. E, portanto, o preço de tal adesão é diferente para nós”, afirmou.

Medvedev disse que a adesão à NATO divide a opinião pública na Finlândia e na Suécia, apesar dos “máximos esforços dos propagandistas nacionais”, e apelou para que finlandeses e suecos tenham consciência do que está em causa.

“Ninguém no seu perfeito juízo quer aumentos de preços e impostos, aumento da tensão ao longo das fronteiras, [mísseis] Iskander, hipersónicos e navios com armas nucleares literalmente à distância de um braço da sua própria casa”, escreveu. “Esperemos que a inteligência dos nossos vizinhos do Norte ainda vença”, acrescentou.

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Mais de 2 milhões de pensionistas vão receber dinheiro extra em dezembro: saiba se está na lista

13:50 9 Setembro, 2026 13:46 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Governo confirmou um novo suplemento extraordinário para pensionistas, que será pago em dezembro e deverá chegar a mais de dois milhões de beneficiários

Monchique. Crédito: Algarve Visto do Ar
Algarve Cultura Vida & Lazer

Turismo do Algarve leva jornalistas a descobrir a região para além do sol e mar

17:50 9 Setembro, 2026 17:40 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Três viagens levam jornalistas a conhecer Monchique, Aljezur, Tavira, Loulé, Faro e Ria Formosa durante setembro

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria atravessa Portugal e traz chuva esta manhã: saiba onde vai chover e quando ‘regressa’ o verão

06:05 9 Setembro, 2026 19:06 8 Setembro, 2026 | João Luís

Uma frente fria traz chuva ao Norte e Centro esta manhã, mas melhoria será rápida. Saiba quando regressam o sol e as temperaturas mais altas

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Jovem com a bandeira de Portugal. Crédito: Freepik
Nacional

Vem aí um novo feriado nacional? Parlamento analisa proposta e seria celebrado nesta data

15:50 9 Setembro, 2026 15:44 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um novo feriado nacional em Portugal está em discussão através de uma petição que pretende acrescentar mais uma data ao calendário

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Pensionistas que recebam até este valor vão receber um pagamento extra ainda este ano: saiba se está entre os abrangidos

09:20 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os pensionistas vão receber este apoio extraordinário. Veja qual é o limite definido pelo Governo

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

GNR. Crédito: lusa
Auto

Faz isto ao volante? GNR apanhou centenas de condutores e as multas chegam aos 1.250€ e três pontos na carta

16:30 9 Setembro, 2026 15:44 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Centenas de condutores foram apanhados pela GNR a cometer esta infração numa só semana, um comportamento que pode custar até 1.250 euros e três pontos na carta

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

As folhas da Espada de São Jorge começaram a enrolar? Este sinal pode indicar um problema que muitos ignoram

09:40 9 Setembro, 2026 09:22 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem sempre é falta de atenção. Um sinal discreto nas folhas pode indicar um problema que convém corrigir quanto antes

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Algarve Cultura Gastronomia

Feira de Salir regressa com três dias de música, gastronomia e tradição

16:40 9 Setembro, 2026 15:55 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Noninho Navarro, Os Alentons e Jorge Guerreiro estão entre os destaques musicais dos três dias de festa em Salir

João Neves. Crédito: Lusa
Algarve Desporto Mundo

Tavirense João Neves nomeado para melhor futebolista do mundo: há mais três portugueses na corrida à Bola de Ouro

12:40 9 Setembro, 2026 12:27 9 Setembro, 2026 | João Luís

Natural de Tavira e com formação iniciada no Algarve, João Neves está entre os 30 nomeados para a Bola de Ouro de 2026

Europa Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Nacional

Já viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 8 Setembro, 2026 18:38 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um pano amarelo preso a uma mota parada pode ser um sinal discreto de que o motociclista precisa de ajuda

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Mais de 2 milhões de pensionistas vão receber dinheiro extra em dezembro: saiba se está na lista

13:50 9 Setembro, 2026 13:46 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Governo confirmou um novo suplemento extraordinário para pensionistas, que será pago em dezembro e deverá chegar a mais de dois milhões de beneficiários

Monchique. Crédito: Algarve Visto do Ar
Algarve, Cultura, Vida & Lazer

Turismo do Algarve leva jornalistas a descobrir a região para além do sol e mar

17:50 9 Setembro, 2026 17:40 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Três viagens levam jornalistas a conhecer Monchique, Aljezur, Tavira, Loulé, Faro e Ria Formosa durante setembro

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria atravessa Portugal e traz chuva esta manhã: saiba onde vai chover e quando ‘regressa’ o verão

06:05 9 Setembro, 2026 19:06 8 Setembro, 2026 | João Luís

Uma frente fria traz chuva ao Norte e Centro esta manhã, mas melhoria será rápida. Saiba quando regressam o sol e as temperaturas mais altas

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Jovem com a bandeira de Portugal. Crédito: Freepik
Nacional

Vem aí um novo feriado nacional? Parlamento analisa proposta e seria celebrado nesta data

15:50 9 Setembro, 2026 15:44 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um novo feriado nacional em Portugal está em discussão através de uma petição que pretende acrescentar mais uma data ao calendário

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Pensionistas que recebam até este valor vão receber um pagamento extra ainda este ano: saiba se está entre os abrangidos

09:20 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os pensionistas vão receber este apoio extraordinário. Veja qual é o limite definido pelo Governo

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

GNR. Crédito: lusa
Auto

Faz isto ao volante? GNR apanhou centenas de condutores e as multas chegam aos 1.250€ e três pontos na carta

16:30 9 Setembro, 2026 15:44 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Centenas de condutores foram apanhados pela GNR a cometer esta infração numa só semana, um comportamento que pode custar até 1.250 euros e três pontos na carta

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

As folhas da Espada de São Jorge começaram a enrolar? Este sinal pode indicar um problema que muitos ignoram

09:40 9 Setembro, 2026 09:22 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem sempre é falta de atenção. Um sinal discreto nas folhas pode indicar um problema que convém corrigir quanto antes

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Algarve, Cultura, Gastronomia

Feira de Salir regressa com três dias de música, gastronomia e tradição

16:40 9 Setembro, 2026 15:55 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Noninho Navarro, Os Alentons e Jorge Guerreiro estão entre os destaques musicais dos três dias de festa em Salir

João Neves. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto, Mundo

Tavirense João Neves nomeado para melhor futebolista do mundo: há mais três portugueses na corrida à Bola de Ouro

12:40 9 Setembro, 2026 12:27 9 Setembro, 2026 | João Luís

Natural de Tavira e com formação iniciada no Algarve, João Neves está entre os 30 nomeados para a Bola de Ouro de 2026

Europa, Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Nacional

Já viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 8 Setembro, 2026 18:38 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um pano amarelo preso a uma mota parada pode ser um sinal discreto de que o motociclista precisa de ajuda

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Últimas Notícias

  • “A minha carreira acabou”: piloto do avião que se despistou no último sábado ‘prevê’ o seu futuro profissional
    “A minha carreira acabou”: piloto do avião que se despistou no último sábado ‘prevê’ o seu futuro profissional
  • Adeus chinelos: espanhóis ‘apertam’ regras para estes condutores e multas chegam aos 200€
    Adeus chinelos: espanhóis ‘apertam’ regras para estes condutores e multas chegam aos 200€
  • Trabalha em Portugal? Este é o valor que se ganha em média por uma hora de trabalho
    Trabalha em Portugal? Este é o valor que se ganha em média por uma hora de trabalho
  • Condóminos denunciam proprietário por realizar obras num pátio interior sem autorização: tribunal teve ‘última palavra’
    Condóminos denunciam proprietário por realizar obras num pátio interior sem autorização: tribunal teve ‘última palavra’
  • Recusou uma carreira em Engenharia para seguir este ofício: “O que me fazia feliz era viver na minha terra”
    Recusou uma carreira em Engenharia para seguir este ofício: “O que me fazia feliz era viver na minha terra”

Opinião

  • Lapsus linguae ministeriais | Por José Figueiredo Santos
    Lapsus linguae ministeriais | Por José Figueiredo Santos
  • Mudar de empresa tende a acelerar o crescimento dos salários
    Mudar de empresa tende a acelerar o crescimento dos salários
  • Colangite Biliar Primária: a importância do diagnóstico precoce e do tratamento atempado | Por João Madaleno
    Colangite Biliar Primária: a importância do diagnóstico precoce e do tratamento atempado | Por João Madaleno

Europe Direct Algarve

  • Nova viatura chega aos Bombeiros de Lagoa através de fundos europeus
    Nova viatura chega aos Bombeiros de Lagoa através de fundos europeus
  • Mulheres Social Democratas do Algarve visitam o Parlamento Europeu
    Mulheres Social Democratas do Algarve visitam o Parlamento Europeu
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento