Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Reino Unido, EUA, Canadá e Japão proíbem importações de ouro russo

G7 também se prepara para fazer o mesmo anúncio em resposta à invasão da Ucrânia.

16:18 26 Junho, 2022 16:18 26 Junho, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Reino Unido, Estados Unidos da América, Canadá e Japão vão proibir as importações de ouro russo, em novas sanções impostas em resposta à invasão da Ucrânia, anunciou hoje Downing Street, no primeiro dia de uma cimeira do G7.

“Estas medidas atingirão diretamente os oligarcas russos e irão até ao coração da máquina de guerra de Putin”, disse, citado num comunicado, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que durante três dias vai encontrar-se com os líderes das grandes potências industrializadas na Alemanha.

“Putin está a desperdiçar os seus escassos recursos nesta guerra inútil e bárbara. Está a alimentar o seu ego à custa dos povos ucraniano e russo”, acrescentou, sublinhando a necessidade de “secar o financiamento do regime” do Presidente russo.

Entretanto, o Presidente dos EUA, Joe Biden, adiantou também hoje que o G7 (França, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália, Canadá e Japão) vai anunciar a proibição da importação de ouro da Rússia para sancionar a invasão da Ucrânia.

“Em conjunto com o G7 anunciaremos que proibimos a importação de ouro russo, uma importação de relevo que gera dezenas de milhares de dólares à Rússia”, disse Biden no Twitter.

O Presidente dos EUA acrescentou na rede social que “os Estados Unidos impuseram custos sem precedentes contra [o Presidente russo Vladimir] Putin para lhe retirar as receitas de que necessita para financiar a sua guerra contra a Ucrânia”.

A Rússia é um importante país produtor de ouro, com exportações no valor de quase 15.000 milhões de euros em 2021, de acordo com Downing Street.

Banir o ouro dos mercados londrinos, um importante centro financeiro para o comércio de mercadorias, terá, portanto, “um enorme impacto na capacidade de Putin de angariar dinheiro”, insistiu o Governo britânico.

A medida afetará particularmente as elites russas que possam ter comprado ouro “numa tentativa de contornar as sanções ocidentais”, acrescentou.

Contudo, a proibição só se aplica ao ouro recentemente extraído na Rússia e não ao ouro adquirido antes de o embargo ter sido posto em prática.

O Reino Unido impôs algumas das sanções mais duras entre os países ocidentais contra a Rússia desde que a invasão da Ucrânia começou, há quatro meses, visando o setor financeiro, o mercado do petróleo e dezenas de oligarcas, o que abrange um total de mais de 100 entidades e 1.000 pessoas.

Os líderes do G7 (França, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália, Canadá e Japão) estão reunidos no sul da Alemanha a partir de hoje para uma cimeira de três dias, à qual se seguirá uma reunião dos países da NATO (Organização do Tratado Atlântico Norte) em Madrid.

As delegações dos três parceiros da União Europeia presentes em Elmau – Alemanha, França e Itália – já estão a discutir o possível alargamento das sanções em relação ao ouro, embora não tenham sido tomadas quaisquer decisões até à data, segundo fontes alemãs citadas pela Efe.

O objetivo do chanceler alemão, Olaf Scholz, escreve a agência espanhola, é “procurar o consenso”, em vez de assumir um papel de liderança, tanto no âmbito do G7 como nas reuniões a que se juntarão na segunda-feira os líderes dos cinco países convidados para a cimeira – Índia, Indonésia, África do Sul, Senegal e Argentina, este último representando toda a América Latina e as Caraíbas.

Idoso com papel na mão. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebeu esta carta das Finanças? Há um detalhe da da Autoridade Tributária que ‘muda tudo’, mas quase ninguém repara

09:20 8 Maio, 2026 09:15 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma carta da AT está a chegar às casas com um aspeto inesperado. O imposto é o mesmo, mas há um detalhe novo que está a surpreender contribuintes

Algarve Desporto Edição Papel

Dynamite Fighting Championship 49 promete noite de combates em Tavira

09:00 8 Maio, 2026 10:34 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Kickboxing internacional regressa a Tavira com 14 combates e atletas de várias nacionalidades no Parque de Feiras

Algarve

Dois detidos e droga apreendida em fiscalização da GNR em Albufeira

12:50 8 Maio, 2026 12:34 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização rodoviária da GNR no concelho de Albufeira termina com duas detenções por tráfico de droga e apreensões

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz

14:10 8 Maio, 2026 18:05 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Algarve Branded Content Economia Edição Papel Gastronomia Pub

“O Finalmente” em Manta Rota: uma história de família, sabores e autenticidade à beira-mar

10:00 8 Maio, 2026 12:36 8 Maio, 2026 | POSTAL

Em Manta Rota, “O Finalmente” continua a reunir gerações à mesa com tradição familiar e espírito de praia algarvio

Contar dinheiro.
Economia Nacional

Adeus IRS Jovem? FMI dá sugestão ao Governo que pode pesar na ‘carteira’ de milhares de portugueses

08:10 8 Maio, 2026 22:06 7 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Fundo Monetário Internacional recomenda ao Governo português a revisão do IRS Jovem e alerta para riscos nas contas públicas

Cultura Edição Papel Opinião

O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado

12:00 8 Maio, 2026 16:49 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Idosa a olhar para preço dos combustíveis. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Quanto está realmente a pagar em impostos no combustível? Estado pode estar a ganhar mais do que aquilo que pensa

13:00 8 Maio, 2026 13:53 8 Maio, 2026 | João Luís

Há um detalhe no cálculo de impostos do combustível que pode significar que o Estado arrecada mais do que pensa

Pagamento com contactless.
Economia Nacional

Milhares de pessoas estão a envolver o cartão de crédito neste papel para evitar o roubo de dados: especialistas têm uma ‘palavra’ a dizer

12:40 8 Maio, 2026 00:57 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Truque viral de envolver cartões bancários em papel de alumínio para evitar roubos de dados está a espalhar-se nas redes sociais

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Idoso com papel na mão. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebeu esta carta das Finanças? Há um detalhe da da Autoridade Tributária que ‘muda tudo’, mas quase ninguém repara

09:20 8 Maio, 2026 09:15 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma carta da AT está a chegar às casas com um aspeto inesperado. O imposto é o mesmo, mas há um detalhe novo que está a surpreender contribuintes

Algarve, Desporto, Edição Papel

Dynamite Fighting Championship 49 promete noite de combates em Tavira

09:00 8 Maio, 2026 10:34 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Kickboxing internacional regressa a Tavira com 14 combates e atletas de várias nacionalidades no Parque de Feiras

Algarve

Dois detidos e droga apreendida em fiscalização da GNR em Albufeira

12:50 8 Maio, 2026 12:34 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização rodoviária da GNR no concelho de Albufeira termina com duas detenções por tráfico de droga e apreensões

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz

14:10 8 Maio, 2026 18:05 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Algarve, Branded Content, Economia, Edição Papel, Gastronomia, Pub

“O Finalmente” em Manta Rota: uma história de família, sabores e autenticidade à beira-mar

10:00 8 Maio, 2026 12:36 8 Maio, 2026 | POSTAL

Em Manta Rota, “O Finalmente” continua a reunir gerações à mesa com tradição familiar e espírito de praia algarvio

Contar dinheiro.
Economia, Nacional

Adeus IRS Jovem? FMI dá sugestão ao Governo que pode pesar na ‘carteira’ de milhares de portugueses

08:10 8 Maio, 2026 22:06 7 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Fundo Monetário Internacional recomenda ao Governo português a revisão do IRS Jovem e alerta para riscos nas contas públicas

Cultura, Edição Papel, Opinião

O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado

12:00 8 Maio, 2026 16:49 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Idosa a olhar para preço dos combustíveis. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Quanto está realmente a pagar em impostos no combustível? Estado pode estar a ganhar mais do que aquilo que pensa

13:00 8 Maio, 2026 13:53 8 Maio, 2026 | João Luís

Há um detalhe no cálculo de impostos do combustível que pode significar que o Estado arrecada mais do que pensa

Pagamento com contactless.
Economia, Nacional

Milhares de pessoas estão a envolver o cartão de crédito neste papel para evitar o roubo de dados: especialistas têm uma ‘palavra’ a dizer

12:40 8 Maio, 2026 00:57 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Truque viral de envolver cartões bancários em papel de alumínio para evitar roubos de dados está a espalhar-se nas redes sociais

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Últimas Notícias

  • Famílias são convidadas a participar na Kidical Mass Algarve
    Famílias são convidadas a participar na Kidical Mass Algarve
  • Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar
    Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar
  • Quanto está realmente a pagar em impostos no combustível? Estado pode estar a ganhar mais do que aquilo que pensa
    Quanto está realmente a pagar em impostos no combustível? Estado pode estar a ganhar mais do que aquilo que pensa
  • Dois detidos e droga apreendida em fiscalização da GNR em Albufeira
    Dois detidos e droga apreendida em fiscalização da GNR em Albufeira
  • Milhares de pessoas estão a envolver o cartão de crédito neste papel para evitar o roubo de dados: especialistas têm uma ‘palavra’ a dizer
    Milhares de pessoas estão a envolver o cartão de crédito neste papel para evitar o roubo de dados: especialistas têm uma ‘palavra’ a dizer
  • Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

Opinião

  • Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
    Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
    O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
    GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal