Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Putin ignora generais e Rússia fica dependente de voluntários e mercenários para manter invasão na Ucrânia

Informação consta no mais recente relatório do Instituto para o Estudo da Guerra

21:49 19 Setembro, 2022 21:53 19 Setembro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Instituto para o Estudo da Guerra acredita que o Presidente russo, Vladimir Putin, está a ignorar os altos comandos militares e é cada vez mais dependente de voluntários e mercenários para manter a invasão na Ucrânia.

No seu mais recente relatório, o Instituto para o Estudo da Guerra (ISW, na sigla em inglês), um ‘think tank’ com sede em Washington, diz ter provas de que as Forças Armadas russas estão a recorrer cada vez mais a voluntários e mercenários, em vez de unidades convencionais, como resultado de um difícil relacionamento entre o Kremlin e os seus generais.

Esta situação estará a causar desconforto entre os altos comandos militares russos, que se sentem cada vez menos ouvidos pelo Presidente, em particular nesta fase do conflito, quando a Ucrânia procura a contraofensiva na região de Kharkiv.

“O relacionamento difícil de Putin com o comando militar russo pode explicar, em parte, o foco crescente do Kremlin no recrutamento de voluntários mal preparados para unidades irregulares ‘ad hoc’, em vez de usar reservas de substituição para unidades regulares de combate russas“, explica o ISW no seu relatório.

O documento cita uma mensagem de um especialista russo que dá conta de que o 4.º Regimento do Exército iniciou a formação de novos soldados a partir de unidades regionais de voluntários, bem como de prisioneiros nas regiões ocupadas de Donbass.

“A formação destas unidades ‘ad-hoc’ criará mais tensões, desigualdade e uma total falta de coesão entre as forças”, avisa o ISW, que cita fontes ucranianas e russas que relatam casos em que as Forças Armadas russas estão a recusar-se a pagar bónus de alistamento ou a recusar tratamento médico a militares na reserva, provocando o descontentamento entre estes setores militares.

Ao mesmo tempo, denuncia o relatório, mantêm-se as situações de discriminação dentro de alguns regimentos, em que, por exemplo, os líderes chechenos destacam não-chechenos para partir para a linha da frente.

Por outro lado, há também relatos de “problemas comportamentais entre os prisioneiros recrutados”, o que está a provocar dificuldades adicionais de coordenação entre unidades militares russas.

Sobre a contraofensiva ucraniana que decorre neste momento a oeste da cidade de Kherson, o ISW diz reconhecer sinais de que “as forças russas estão a tentar realizar uma retirada mais deliberada e controlada (…) para evitar a fuga caótica que caracterizou o colapso das posições defensivas russas em Kharkiv, no início deste mês”.

A diferença, dizem os especialistas do ‘think tank’ norte-americano, deve-se ao facto de as forças russas nos arredores de Kherson “demonstrarem um desempenho significativamente melhor” do que as forças que estavam em Kharkiv.

O ISW diz que as forças russas tentam tudo para “retardar a progressão” da contra-ofensiva ucraniana e cita um estratego russo que, nas redes sociais, disse que o comando russo emitiu, na passada semana, uma ordem de não-retirada para todas as unidades no Donbass.

  • Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL, com Lusa

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve Economia

Estas são as 10 ruas mais caras de Portugal para viver e 3 ficam no Algarve

14:30 17 Agosto, 2026 14:15 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Algarve aparece entre as zonas mais caras de Portugal para comprar casa, com três urbanizações no top 10 nacional

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e rajadas fortes: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 14:04 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um dia marcado por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Algarve Cultura Nacional Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Controlo de segurança no aeroporto. Crédito: Freepik
Europa

Estes aeroportos europeus já deixam levar bem mais de 100 ml de líquidos na bagagem de mão: conheça o novo limite

15:00 17 Agosto, 2026 14:35 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Regra dos 100 ml mudou em alguns aeroportos europeus, onde novos scanners permitem transportar recipientes maiores na bagagem de mão

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Praia fluvial Mega Fundeira. Crédito: CM Pedrogão
Nacional

‘Um tesouro escondido’: esta praia fluvial fica debaixo duma ponte na estrada mais mítica de Portugal

16:00 17 Agosto, 2026 14:41 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta praia fluvial escondida sob uma ponte destaca-se pelas águas cristalinas e pelo ambiente tranquilo, sendo um refúgio ideal para quem procura natureza e sossego

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Algarve Cultura

Faro recebe criação coletiva dedicada à memória e identidade das muralhas

15:46 17 Agosto, 2026 15:48 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Durante cinco dias, moradores e visitantes poderão decalcar as pedras das muralhas e contribuir para uma futura instalação artística em Faro

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve, Economia

Estas são as 10 ruas mais caras de Portugal para viver e 3 ficam no Algarve

14:30 17 Agosto, 2026 14:15 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Algarve aparece entre as zonas mais caras de Portugal para comprar casa, com três urbanizações no top 10 nacional

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e rajadas fortes: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 14:04 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um dia marcado por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Algarve, Cultura, Nacional, Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Controlo de segurança no aeroporto. Crédito: Freepik
Europa

Estes aeroportos europeus já deixam levar bem mais de 100 ml de líquidos na bagagem de mão: conheça o novo limite

15:00 17 Agosto, 2026 14:35 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Regra dos 100 ml mudou em alguns aeroportos europeus, onde novos scanners permitem transportar recipientes maiores na bagagem de mão

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Praia fluvial Mega Fundeira. Crédito: CM Pedrogão
Nacional

‘Um tesouro escondido’: esta praia fluvial fica debaixo duma ponte na estrada mais mítica de Portugal

16:00 17 Agosto, 2026 14:41 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta praia fluvial escondida sob uma ponte destaca-se pelas águas cristalinas e pelo ambiente tranquilo, sendo um refúgio ideal para quem procura natureza e sossego

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Algarve, Cultura

Faro recebe criação coletiva dedicada à memória e identidade das muralhas

15:46 17 Agosto, 2026 15:48 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Durante cinco dias, moradores e visitantes poderão decalcar as pedras das muralhas e contribuir para uma futura instalação artística em Faro

Últimas Notícias

  • Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€
    Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€
  • ‘Um tesouro escondido’: esta praia fluvial fica debaixo duma ponte na estrada mais mítica de Portugal
    ‘Um tesouro escondido’: esta praia fluvial fica debaixo duma ponte na estrada mais mítica de Portugal
  • Faro recebe criação coletiva dedicada à memória e identidade das muralhas
    Faro recebe criação coletiva dedicada à memória e identidade das muralhas
  • Rui Cristina recebe acusação “com tranquilidade” e mantém posição sobre habitação
    Rui Cristina recebe acusação “com tranquilidade” e mantém posição sobre habitação
  • Estes aeroportos europeus já deixam levar bem mais de 100 ml de líquidos na bagagem de mão: conheça o novo limite
    Estes aeroportos europeus já deixam levar bem mais de 100 ml de líquidos na bagagem de mão: conheça o novo limite

Opinião

  • Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
    Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
  • O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
    O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
  • A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
    A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento