Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Portimão celebra 96 anos de cidade em formato original

Programa assinala os principais momentos das comemorações e partilha um novo olhar sobre a cidade

11:55 4 Dezembro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Portimão vai assinalar o 96º aniversário de elevação a cidade, debaixo do mote “juntos cumprimos”, respeitando as normas vigentes de distanciamento e confinamento, mas assegurando que não existem distâncias a separar os portimonenses. Para o efeito preparou um programa que assinala os principais momentos das comemorações e partilha um novo olhar sobre a cidade.

Anfitriã da programação, a jovem estudante de Comunicação Carlotta Carvalho, de 20 anos, vai lançar o convite à população para assistir online, nas redes sociais do Município, às comemorações do Dia da Cidade de Portimão, de 7 a 12 de dezembro. Será também nesta semana, que à decoração natalícia da praça do município se junta a iluminação verde do edifício da Câmara Municipal, invocando simbolicamente sentimentos de esperança e solidariedade.

Conforme refere a autarquia Portimonense em comunicado, “a elevação de Vila Nova de Portimão à categoria de cidade foi oficializada em Diário do Governo de 11 de dezembro de 1924, por iniciativa do escritor portimonense Manuel Teixeira Gomes, à época Presidente da República, arrancando as comemorações logo no dia 7 de dezembro, às 18:00, com a atribuição do Prémio Municipal do Voluntariado 2020, numa cerimónia agendada para o salão nobre dos Paços do Concelho”.

No ano passado, uma ideia de impacto social do jovem barbeiro Bruno Santos, acarinhada pela Cáritas da Matriz de Portimão, virou projeto e ganhou a primeira edição do Prémio Municipal de Voluntariado. Em 2020 foram recebidas dez candidaturas, recebendo os projetos premiados nas categorias singular a coletiva, respetivamente 6.500 euros e havendo lugar a uma menção honrosa.

Este galardão visa distinguir projetos de voluntariado nas áreas da solidariedade, saúde, ambiente, economia social, educação e formação, que promovam a melhoria da qualidade de vida de crianças, jovens, idosos, cidadãos portadores de deficiência ou outras pessoas em situação vulnerável.

A partir das 18:00 do dia seguinte, terá igualmente lugar no salão nobre a entrega do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes, que distingue trabalhos inéditos, com o objetivo de estimular a criação nesta área e perpetuar a memória do seu patrono, distinto escritor de requintado estilo.

Seguir-se-á a tradicional homenagem municipal aos professores aposentados, justo reconhecimento por uma nobre profissão, tantas vezes encarada como verdadeira missão de vida. Por norma, a cerimónia tem lugar na receção aos professores, que anualmente decorre em outubro, mas que este ano, em resultado da pandemia, não se realizou.

Para as 18:00 do dia 9 de dezembro foi marcado o lançamento do livro “Cidade Europeia do Desporto 2019”, também no salão nobre, que resulta do trabalho fotográfico de Miguel Veterano, natural de Portimão.

Durante o ano passado, o fotógrafo acompanhou de perto algumas das iniciativas daquele importante evento desportivo, que dinamizou centenas de milhar de pessoas, entre atletas, participantes informais e público, constituindo esta edição do Município uma espécie de álbum de recordações, com os melhores momentos fotogénicos da CED 2019.

153 medalhados na Gala do Desporto

O programa deste dia continuará sob a mesma temática, com a realização no salão nobre dos Paços do Concelho da Gala do Desporto 2020 – Homenagem aos Campões Portimonenses, que ilustra a forte dinâmica desportiva do concelho e do movimento associativo local, construída durante décadas e que culminou no ano passado com a eleição de Portimão como a Melhor Cidade Europeia do Desporto.

Há 15 anos que o Município presta esta homenagem, no reconhecimento dos seus atletas como verdadeiros pilares de força e fonte de inspiração, reunindo cada evento milhares de pessoas. Contudo, e face às atuais restrições sanitárias, apenas marcarão presença na cerimónia deste ano os atletas de ouro e os representantes de cada um dos clubes com desportistas medalhados.

Os prémios a atribuir estão classificados de acordo com as seguintes categorias: Prémio “Grau Bronze” – classificados em primeiro lugar nos Campeonatos ou Taças Distritais; Prémio “Grau Prata” – classificados entre os três primeiros lugares nos Campeonatos ou Taças Nacionais; e Prémio “Grau Ouro” – classificados entre os dez primeiros lugares nos Campeonatos ou Taças do Mundo e da Europa e em Jogos Olímpicos. No total, serão abrangidos 13 clubes e 18 modalidades, com 153 medalhas (3 de Grau Ouro, 71 de Grau Prata e 79 de Grau Bronze).

Desafio aos jovens

Na véspera do Dia da Cidade, 10 de dezembro, será atribuído a partir das 18h00 o Prémio Iniciativa Jovem, projeto com um investimento de 7.000 euros realizado no âmbito da Geração XXI, e que resulta de uma parceria entre o Município de Portimão, a DYPALL Network e a MyPolis, empresa responsável pela plataforma web que serviu de trampolim a este desafio.

O principal objetivo da distinção foi estimular o espírito de iniciativa e a cidadania empreendedora dos jovens portimonenses, desafiados a responder à pergunta “Se tivesses 500 euros, o que mudavas na tua cidade?”

A partir das 20h30, sobe ao palco no Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão o espetáculo “Volt’a Portugal em Revista”, produzido pela associação cultural Sonhos em Cena. Trata-se de uma revista à portuguesa que promete quase duas horas de humor, salpicadas de crítica social, sátira, emoções e afetos.

À frente de um elenco de luxo, Natalina José e António Calvário, cidadão honorário de Portimão, regressam aos palcos onde se evidenciaram como grandes vedetas do teatro de revista e do panorama musical.Neste espetáculo sem intervalo, de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde, figuram ainda Isabel Damatta, Ricardo Figueira, Raquel Caneca e Sara Inês, sob encenação de Renato Pino.

Os interessados em assistir a este divertido espetáculo com entrada gratuita, embora sujeito à lotação do espaço, devem levantar previamente os bilhetes, dois por pessoa, no TEMPO no dia 9 de dezembro, das 13h00 às 18h00.

Paços do Concelho recebe sessão solene

A manhã do Dia da Cidade, 11 de dezembro, começa às 9h00 com o tradicional hastear de bandeiras, este ano protagonizado por agentes da proteção civil local, ao som da interpretação do hino nacional pelo fadista portimonense João Leote, acompanhado pelo maestro Gabriel Rodeia, aos comandos da Sociedade Filarmónica Portimonense, sendo posteriormente assinalados o 13º aniversário do Mercado da Av. S. João de Deus e o 1º aniversário do Pavilhão Desportivo da Boavista.

“Um minuto sem covid”, é a proposta de um pequeno vídeo documental, de um minuto, onde se ilustra o dia-a-dia daqueles que asseguram o funcionamento do Posto de Comando Municipal – COVID-19 no momento em que completam 9 meses de operação no Centro Municipal de Emergência e Proteção Civil, onde funciona também a Unidade de Saúde Pública.

Momento alto do programa, a sessão solene do Dia da Cidade terá lugar às 18:00 no salão nobre dos Paços do Concelho e, entre os discursos, contará com interlúdios musicais pelos alunos da Escola Básica e Secundária da Bemposta, merecendo destaque na cerimónia o usoda palavra pelo presidente da Assembleia Municipal, João Vieira e pela presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes.
Foi reservada para o dia 12 de dezembro, a partir das 10h00, a inauguração no Museu de Portimão das exposições “20.ª Corrida Fotográfica de Portimão” e “Bem-vinda sejas Amália”, que poderão ser visitadas à terça, das 14h30 às 18h00 e de quarta a domingo das 10h00 às 18h00. Ao domingo a entrada é gratuita.

Lugar aos músicos de Portimão

Por fim, o Grande Auditório do TEMPO receberá a partir das 17h00 de12 de dezembro a sétima e última sessão da iniciativa “Portimão dá-te palco”, projeto camarário que, literalmente, deu palco a mais de 20 artistas/bandas locais, os quais mereceram divulgação nas redes sociais do Município durante as matinés dos últimos fins de semana.

Logo depois, vai ser lançado no Café Concerto do TEMPO o novo projeto “Portimão o palco é teu”, que seconstitui comoum programa ‘open call’ em que, durante dez dias, os artistas da terra poderão inscrever-se para atuar na Black Box do TEMPO. Para o efeito, os músicos devem proceder à respetiva candidatura no site da Câmara de Portimão.

A programação do Dia da Cidade de Portimão pode ser assistida a par e passo nas redes sociais, através dos seguintes endereços:

https://vivaportimao.pt/

https://www.facebook.com/portimaomunicipio

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Habitação. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Estado fica mesmo com 25% das rendas dos senhorios? Saiba o que diz a lei

12:30 30 Julho, 2026 12:29 30 Julho, 2026 | João Luís

Taxa sobre rendimentos prediais pode chegar aos 25%, mas há contratos de arrendamento com regimes fiscais diferentes

Menina observa autocarro FlixBus junto à área de serviço. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

“Não sou ama”: motorista deixa menina de 11 anos que viajava para o Algarve em área de serviço na A2

09:56 30 Julho, 2026 10:06 30 Julho, 2026 | João Luís

A menina seguia sozinha de Lisboa para Faro quando o autocarro terá partido após uma paragem não prevista em Almodôvar

Algarve Nacional

Operação da PJ passa pelo Algarve e desmantela grupo suspeito de burla milionária

15:10 30 Julho, 2026 15:12 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira, Quarteira e Vilamoura estiveram entre os locais visados numa operação da PJ que terminou com sete detidos

Família feliz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Apoio à renda pode chegar aos 200€: saiba quem recebe sem ter de fazer pedido

13:30 29 Julho, 2026 11:08 29 Julho, 2026 | João Luís

Famílias com maior peso da renda no orçamento podem receber o apoio extraordinário de forma automática, desde que cumpram várias condições

Dia com nuvens. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo muda esta quinta-feira: temperatura desce em todo o país menos nesta região

06:30 30 Julho, 2026 09:08 30 Julho, 2026 | João Luís

A previsão para quinta-feira traz algumas mudanças no estado do tempo, com diferenças entre regiões do continente e ilhas

Algarve Animais

GNR resgata equídeo que caiu numa vala em Albufeira

12:40 30 Julho, 2026 12:43 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Resgate mobilizou várias entidades em Albufeira e terminou com o equídeo fora de perigo, apesar de algumas escoriações ligeiras

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Ensino Nacional

Professores que adiem reforma recebem mais 750 euros

18:20 30 Julho, 2026 18:19 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve integra os oito Quadros de Zona Pedagógica considerados mais carenciados, abrangidos pelo reforço remuneratório aos professores

Forno elétrico avariado. Crédito: Magnific
Economia Europe Direct Algarve

Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar

11:23 30 Julho, 2026 11:23 30 Julho, 2026 | João Luís

Novas regras da União Europeia querem tornar a reparação mais simples e atrativa, com impacto nas garantias e no acesso a peças

Bandeira roxa na praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem

15:30 29 Julho, 2026 14:13 29 Julho, 2026 | João Luís

Entre os sinais usados nas zonas balneares, há alertas menos comuns, como é o caso da bandeira roxa: aprenda o seu significado

Crucifixo que se manteve intacto após incêndio. Crédito: Catholic Arena
Cultura Europa

Crucifixo permanece intacto entre árvores queimadas após incêndio e torna-se imagem de esperança em França

08:00 30 Julho, 2026 19:08 29 Julho, 2026 | João Luís

A fotografia captada em Cotignac, França, mostra um crucifixo rodeado por uma paisagem devastada pelas chamas

Robert De Niro e Nobu Matsuhisa. Crétido: Nobu
Algarve Economia

Hotel de luxo ligado a Robert De Niro vai nascer no Algarve: já tem data prevista para inaugurar no Sotavento

12:45 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | João Luís

Marca internacional Nobu prepara um novo projeto no Algarve, com hotel, restaurante, residências e infraestruturas de lazer

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Reforma antecipada: veja quantos anos de descontos precisa para pedir a pensão mais cedo

10:50 29 Julho, 2026 10:45 29 Julho, 2026 | João Luís

Pensão de velhice antecipada pode ser pedida em várias situações, mas há regras de idade, carreira contributiva e possíveis penalizações a ter em conta

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Nacional

Calor vai voltar a apertar e os 40 ºC estão de regresso: saiba quando e em que regiões

17:50 29 Julho, 2026 15:35 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá intensificar-se novamente nos próximos dias. Há zonas do país onde os termómetros poderão voltar a tocar nos 40 ºC

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas

06:00 29 Julho, 2026 19:52 28 Julho, 2026 | João Luís

Durante agosto, o calor deverá marcar o arranque do mês, mas a trovoada pode ganhar força em algumas regiões na segunda quinzena

Habitação. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Estado fica mesmo com 25% das rendas dos senhorios? Saiba o que diz a lei

12:30 30 Julho, 2026 12:29 30 Julho, 2026 | João Luís

Taxa sobre rendimentos prediais pode chegar aos 25%, mas há contratos de arrendamento com regimes fiscais diferentes

Menina observa autocarro FlixBus junto à área de serviço. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

“Não sou ama”: motorista deixa menina de 11 anos que viajava para o Algarve em área de serviço na A2

09:56 30 Julho, 2026 10:06 30 Julho, 2026 | João Luís

A menina seguia sozinha de Lisboa para Faro quando o autocarro terá partido após uma paragem não prevista em Almodôvar

Algarve, Nacional

Operação da PJ passa pelo Algarve e desmantela grupo suspeito de burla milionária

15:10 30 Julho, 2026 15:12 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira, Quarteira e Vilamoura estiveram entre os locais visados numa operação da PJ que terminou com sete detidos

Família feliz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Apoio à renda pode chegar aos 200€: saiba quem recebe sem ter de fazer pedido

13:30 29 Julho, 2026 11:08 29 Julho, 2026 | João Luís

Famílias com maior peso da renda no orçamento podem receber o apoio extraordinário de forma automática, desde que cumpram várias condições

Dia com nuvens. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo muda esta quinta-feira: temperatura desce em todo o país menos nesta região

06:30 30 Julho, 2026 09:08 30 Julho, 2026 | João Luís

A previsão para quinta-feira traz algumas mudanças no estado do tempo, com diferenças entre regiões do continente e ilhas

Algarve, Animais

GNR resgata equídeo que caiu numa vala em Albufeira

12:40 30 Julho, 2026 12:43 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Resgate mobilizou várias entidades em Albufeira e terminou com o equídeo fora de perigo, apesar de algumas escoriações ligeiras

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Ensino, Nacional

Professores que adiem reforma recebem mais 750 euros

18:20 30 Julho, 2026 18:19 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve integra os oito Quadros de Zona Pedagógica considerados mais carenciados, abrangidos pelo reforço remuneratório aos professores

Forno elétrico avariado. Crédito: Magnific
Economia, Europe Direct Algarve

Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar

11:23 30 Julho, 2026 11:23 30 Julho, 2026 | João Luís

Novas regras da União Europeia querem tornar a reparação mais simples e atrativa, com impacto nas garantias e no acesso a peças

Bandeira roxa na praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem

15:30 29 Julho, 2026 14:13 29 Julho, 2026 | João Luís

Entre os sinais usados nas zonas balneares, há alertas menos comuns, como é o caso da bandeira roxa: aprenda o seu significado

Crucifixo que se manteve intacto após incêndio. Crédito: Catholic Arena
Cultura, Europa

Crucifixo permanece intacto entre árvores queimadas após incêndio e torna-se imagem de esperança em França

08:00 30 Julho, 2026 19:08 29 Julho, 2026 | João Luís

A fotografia captada em Cotignac, França, mostra um crucifixo rodeado por uma paisagem devastada pelas chamas

Robert De Niro e Nobu Matsuhisa. Crétido: Nobu
Algarve, Economia

Hotel de luxo ligado a Robert De Niro vai nascer no Algarve: já tem data prevista para inaugurar no Sotavento

12:45 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | João Luís

Marca internacional Nobu prepara um novo projeto no Algarve, com hotel, restaurante, residências e infraestruturas de lazer

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Reforma antecipada: veja quantos anos de descontos precisa para pedir a pensão mais cedo

10:50 29 Julho, 2026 10:45 29 Julho, 2026 | João Luís

Pensão de velhice antecipada pode ser pedida em várias situações, mas há regras de idade, carreira contributiva e possíveis penalizações a ter em conta

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Nacional

Calor vai voltar a apertar e os 40 ºC estão de regresso: saiba quando e em que regiões

17:50 29 Julho, 2026 15:35 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá intensificar-se novamente nos próximos dias. Há zonas do país onde os termómetros poderão voltar a tocar nos 40 ºC

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas

06:00 29 Julho, 2026 19:52 28 Julho, 2026 | João Luís

Durante agosto, o calor deverá marcar o arranque do mês, mas a trovoada pode ganhar força em algumas regiões na segunda quinzena

Últimas Notícias

  • Governo alarga proibição de smartphones nas escolas até ao 9.º ano
    Governo alarga proibição de smartphones nas escolas até ao 9.º ano
  • Fotografias históricas da Lusa podem ser vistas em Albufeira até 7 de agosto
    Fotografias históricas da Lusa podem ser vistas em Albufeira até 7 de agosto
  • Professores que adiem reforma recebem mais 750 euros
    Professores que adiem reforma recebem mais 750 euros
  • Lagos e Tavira recebem ações da Ciência Viva para observar o eclipse
    Lagos e Tavira recebem ações da Ciência Viva para observar o eclipse
  • Motas podem passar entre filas de trânsito? Saiba o que diz o Código da Estrada
    Motas podem passar entre filas de trânsito? Saiba o que diz o Código da Estrada

Opinião

  • Lemos aos pedaços, julgamos por inteiro | Editorial de Henrique Dias Freire
    Lemos aos pedaços, julgamos por inteiro | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
  • A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão
    A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar
    Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar
  • AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia
    AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento