Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Plataforma “alimente quem o alimenta” já com 700 produtores inscritos

A ministra da Agricultura disse hoje que 700 produtores já se inscreveram na plataforma online “alimente quem o alimenta”, lançada há uma semana, e que se verificaram 50 mil interações com possíveis consumidores

15:09 24 Abril, 2020
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A plataforma pretende agilizar o escoamento dos produtos locais, frescos, seguros e de qualidade

Maria do Céu Albuquerque foi hoje à Associação de Criadores do Maronês, em Vila Real, onde assistiu à inscrição deste agrupamento de produtores na plataforma www.alimentequemoalimenta.pt.

Este foi, segundo a ministra, um dos setores “mais afetados” durante a crise sanitária provocada pela covid-19 até porque os principais canais de escoamento, como restaurantes e hotéis, foram dos primeiros estabelecimentos a fechar, verificando-se também “uma retração do consumo individual”.

“No espaço de uma semana já temos cerca de 700 produtores que se inscreveram (na plataforma) e já temos mais de 50 mil interações com possíveis consumidores”, afirmou Maria do Céu Albuquerque.

Com o objetivo de apoiar e agilizar o escoamento de produtos locais, frescos, seguros e de qualidade, o Ministério da Agricultura, em parceria com os seus organismos, com a Federação Minha Terra, os grupos de ação local e os municípios, criou a plataforma “alimente quem o alimenta”.

Qualquer produtor poderá efetuar o seu registo na plataforma para anunciar os seus produtos e cabazes disponíveis para encomenda/entrega e condições associadas.

O consumidor poderá pesquisar por produtos e por concelho, identificando, desta forma, os produtores da sua região a quem poderá encomendar os seus produtos.

Luis Pereira, presidente da Associação de Criadores do Maronês, apontou quebras nas vendas desta carne DOP (Denominação de Origem Protegida) na ordem dos “95%”, porque o “principal mercado era a restauração”.

O responsável referiu que esta forma de comércio eletrónico “é mais uma via de escoamento” que pode ajudar nas vendas desta carne, cujos produtores de “raça pura” se espalham pelos concelhos de Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena, Mondim de Basto e Amarante.

“Queremos também alimentar esta ideia de que, com os produtores e com os consumidores, temos que assumir uma responsabilidade coletiva para podermos dar garantia à produção nacional que não parou e que continua a alimentar-nos a todos, todos os dias, com alimentos em quantidade, alimentos seguros e com a qualidade nutricional que também nos ajudam a ter uma melhor saúde”, salientou a ministra.

Referiu que esta plataforma “não é concorrencial de outras”, pelo contrário, congrega” outras iniciativas, e “tem a particularidade de permitir que a relação seja direta entre o produtor e o consumidor, nomeadamente através do telefone”. Muitos destes produtores têm também pontos de venda local.

Maria do Céu Albuquerque lembrou outras medidas que têm sido tomadas, nomeadamente com a “flexibilização de regras e com a garantia de que a tesouraria das empresas e o seu fundo de maneio está assegurado para dar continuidade ao trabalho”

“No entanto, fomos pedindo à Comissão Europeia um conjunto de medidas excecionais que conseguimos que, finalmente, fossem aprovadas e que, em concreto, vêm permitir que o armazenamento privado para o setor dos laticínios, leite desnatado em pó, as manteigas e os queijos, mas também para a carne de vaca, ovinos e caprinos”.

A Comissão Europeia aprovou esta quarta-feira um pacote de medidas à agricultura, no âmbito das ajudas para menorizar as consequências da pandemia da covid-19, e que incluem apoio à armazenagem nos setores do leite e da carne.

“Aguardamos a publicação dos regulamentos e com isso conhecermos mais em concreto as regras específicas. Mas, é um fator acrescido de motivação para quem está a trabalhar e para garantir que pode retirar do mercado este produto e voltar a pô-lo, nomeadamente quando necessários e quando os preços já estiverem mais equilibrados”, afirmou.

Antes de chegar a Vila Real, a ministra passou por uma exploração agrícola de Paredes, onde assistiu à preparação de cabazes de hortícolas e frutas, por parte de uma produtora local que abastece, por semana, à volta de 100 famílias da região do Porto.

Mulher a arrumar pertences numa caixa. Crédito: Magnific
Nacional

“Vou pegar nos meus filhos e vou para aonde, vou para a rua?”: Ana Filipa Varela, mãe de quatro filhos, relatou ameaça de despejo em Odivelas em 2025

15:20 25 Outubro, 2026 08:22 24 Outubro, 2026

Com um rendimento de cerca de mil euros, Ana Filipa procurava uma alternativa à casa onde vivia há mais de uma década

Algarve Nacional

Algarve em Resistência exige demissão de Montenegro após intervenção nas acampadas

15:35 25 Outubro, 2026 15:42 25 Outubro, 2026

SOS Racismo pede saída do ministro da Administração Interna após ação policial nas acampadas. Protestos pela habitação regressam este domingo a Faro

Agente da Polícia Judiciária.
Nacional

Cumpriu 21 anos de prisão e estava em liberdade condicional: homem de 59 anos detido por violar peregrina do Caminho de Santiago

14:10 25 Outubro, 2026 13:46 25 Outubro, 2026

Suspeito de 59 anos, com antecedentes por crimes sexuais, foi detido pela Polícia Judiciária depois de uma peregrina de 39 anos ter sido violada e roubada durante o Caminho de Santiago

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Saúde Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Algarve Economia

Driveway Transfers do Algarve recebe prémio de segurança rodoviária

12:56 25 Outubro, 2026 12:57 25 Outubro, 2026

Empresa algarvia recebeu a distinção da Horizonte Seguro em Alcobaça. Formação de motoristas e gestão da frota sustentam a aposta na segurança

Algarve Cultura

Fernando Pessanha contesta ideia de uma Arenilha desabitada antes da vila pombalina

12:10 25 Outubro, 2026 12:08 25 Outubro, 2026

Obra sobre o primeiro governador de Vila Real de Santo António defende continuidade histórica de Arenilha. Lançamento esgotou o salão nobre da Capitania

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados

18:40 25 Outubro, 2026 13:59 25 Outubro, 2026

Portugal vai registar uma subida das temperaturas esta segunda-feira, com valores até 7 graus acima do habitual para outubro

Água branca a sair da torneira.
Saúde Vida & Lazer

A água da torneira saiu branca? EPAL esclarece que não há perigos para a saúde

17:20 25 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Aparência esbranquiçada da água pode causar estranheza, mas há uma explicação simples e uma forma rápida de perceber o que aconteceu

Algarve Cultura Gastronomia

Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio

10:00 25 Outubro, 2026 17:59 21 Outubro, 2026

Concertos intimistas, provas de vinho e tapas marcam o regresso do Jazz nas Adegas a Silves, numa edição que começa a 6 de novembro

Desporto Nacional Vida & Lazer

António Barros oferece Anilha de Ouro a ‘repórter’ de Faro

16:30 25 Outubro, 2026 16:27 25 Outubro, 2026

Oferta ao 'repórter' de Faro reconhece o trabalho de divulgação da columbofilia. União Columbófila Ouriquense encerrou a época com entrega de prémios.

Desporto

Algarve pode receber partida do Dakar em 2027 após saída da Arábia Saudita

16:40 25 Outubro, 2026 16:29 25 Outubro, 2026

Organização confirmou a saída do Dakar da Arábia Saudita em 2027. Portugal e Marrocos são uma hipótese, com anúncio previsto para os próximos dias

Europa Vida & Lazer

Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

16:20 25 Outubro, 2026 13:53 25 Outubro, 2026

Milhares de árvores de Natal estão a ser enterradas nas praias de Inglaterra para combater a erosão costeira

Café de São Jorge.
Vida & Lazer

Nos Açores há uma pequena localidade onde se cultiva café e a explicação está no clima

11:40 25 Outubro, 2026 12:24 23 Outubro, 2026

Na ilha de São Jorge, as condições climáticas permitem produzir localmente um dos produtos agrícolas mais associados aos países tropicais

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher a arrumar pertences numa caixa. Crédito: Magnific
Nacional

“Vou pegar nos meus filhos e vou para aonde, vou para a rua?”: Ana Filipa Varela, mãe de quatro filhos, relatou ameaça de despejo em Odivelas em 2025

15:20 25 Outubro, 2026 08:22 24 Outubro, 2026

Com um rendimento de cerca de mil euros, Ana Filipa procurava uma alternativa à casa onde vivia há mais de uma década

Algarve, Nacional

Algarve em Resistência exige demissão de Montenegro após intervenção nas acampadas

15:35 25 Outubro, 2026 15:42 25 Outubro, 2026

SOS Racismo pede saída do ministro da Administração Interna após ação policial nas acampadas. Protestos pela habitação regressam este domingo a Faro

Agente da Polícia Judiciária.
Nacional

Cumpriu 21 anos de prisão e estava em liberdade condicional: homem de 59 anos detido por violar peregrina do Caminho de Santiago

14:10 25 Outubro, 2026 13:46 25 Outubro, 2026

Suspeito de 59 anos, com antecedentes por crimes sexuais, foi detido pela Polícia Judiciária depois de uma peregrina de 39 anos ter sido violada e roubada durante o Caminho de Santiago

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Saúde, Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Algarve, Economia

Driveway Transfers do Algarve recebe prémio de segurança rodoviária

12:56 25 Outubro, 2026 12:57 25 Outubro, 2026

Empresa algarvia recebeu a distinção da Horizonte Seguro em Alcobaça. Formação de motoristas e gestão da frota sustentam a aposta na segurança

Algarve, Cultura

Fernando Pessanha contesta ideia de uma Arenilha desabitada antes da vila pombalina

12:10 25 Outubro, 2026 12:08 25 Outubro, 2026

Obra sobre o primeiro governador de Vila Real de Santo António defende continuidade histórica de Arenilha. Lançamento esgotou o salão nobre da Capitania

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados

18:40 25 Outubro, 2026 13:59 25 Outubro, 2026

Portugal vai registar uma subida das temperaturas esta segunda-feira, com valores até 7 graus acima do habitual para outubro

Água branca a sair da torneira.
Saúde, Vida & Lazer

A água da torneira saiu branca? EPAL esclarece que não há perigos para a saúde

17:20 25 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Aparência esbranquiçada da água pode causar estranheza, mas há uma explicação simples e uma forma rápida de perceber o que aconteceu

Algarve, Cultura, Gastronomia

Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio

10:00 25 Outubro, 2026 17:59 21 Outubro, 2026

Concertos intimistas, provas de vinho e tapas marcam o regresso do Jazz nas Adegas a Silves, numa edição que começa a 6 de novembro

Desporto, Nacional, Vida & Lazer

António Barros oferece Anilha de Ouro a ‘repórter’ de Faro

16:30 25 Outubro, 2026 16:27 25 Outubro, 2026

Oferta ao 'repórter' de Faro reconhece o trabalho de divulgação da columbofilia. União Columbófila Ouriquense encerrou a época com entrega de prémios.

Desporto

Algarve pode receber partida do Dakar em 2027 após saída da Arábia Saudita

16:40 25 Outubro, 2026 16:29 25 Outubro, 2026

Organização confirmou a saída do Dakar da Arábia Saudita em 2027. Portugal e Marrocos são uma hipótese, com anúncio previsto para os próximos dias

Europa, Vida & Lazer

Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

16:20 25 Outubro, 2026 13:53 25 Outubro, 2026

Milhares de árvores de Natal estão a ser enterradas nas praias de Inglaterra para combater a erosão costeira

Café de São Jorge.
Vida & Lazer

Nos Açores há uma pequena localidade onde se cultiva café e a explicação está no clima

11:40 25 Outubro, 2026 12:24 23 Outubro, 2026

Na ilha de São Jorge, as condições climáticas permitem produzir localmente um dos produtos agrícolas mais associados aos países tropicais

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados
    Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados
  • A água da torneira saiu branca? EPAL esclarece que não há perigos para a saúde
    A água da torneira saiu branca? EPAL esclarece que não há perigos para a saúde
  • Algarve pode receber partida do Dakar em 2027 após saída da Arábia Saudita
    Algarve pode receber partida do Dakar em 2027 após saída da Arábia Saudita
  • António Barros oferece Anilha de Ouro a ‘repórter’ de Faro
    António Barros oferece Anilha de Ouro a ‘repórter’ de Faro
  • Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender
    Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

Opinião

  • Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro
    Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro
  • A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
  • O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
    O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal