Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Pedidos de mais de 100 crianças aguardam padrinhos na Refood de Faro – REPORTAGEM

São muitas as cartas penduradas na árvore de Natal, todas com os pedidos dos filhos das famílias apoiadas pelo núcleo de Faro, que podem ser recolhidas pela comunidade para realizar os desejos dos mais novos

09:46 9 Dezembro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Qualquer pessoa pode ajudar a proporcionar um Natal mais alegre às crianças apoiadas pela Refood de Faro

Mais de 100 crianças apoiadas pela Refood de Faro podem ter um Natal mais feliz se a população apadrinhar uma iniciativa da instituição para a compra de presentes pedidos pelas crianças.

São muitas as cartas penduradas na árvore de Natal, todas com os pedidos dos filhos das famílias apoiadas pelo núcleo de Faro, que podem ser recolhidas pela comunidade para realizar os desejos dos mais novos.

“Qualquer pessoa da comunidade que nos queira ajudar e proporcionar um Natal mais alegre a estas crianças, basta passar pela Refood, levar uma destas cartas, ver os desejos das crianças e proporcionar um dos pedidos”, disse à Lusa Carlos Reis, um dos coordenadores em Faro da instituição, que recolhe e distribui refeições excedentárias de restaurantes, mas também confecionadas por voluntários, e cabazes com alimentos.

A Refood irá “manter o contacto” com quem levar a carta e assim que tiver a prenda ela será armazenada para depois se fazer a entrega a todas as crianças.

A ideia surgiu ainda na fase de confinamento, quando o movimento voluntário levava os cabazes a casa das famílias e se deparou com crianças que “deliravam com uma caixa de cereais”, destacou à Lusa Paula Matias, também coordenadora.

Para tentar “minimizar o impacto” que as famílias estão a ter este ano com a crise gerada pela pandemia de covid-19, numa altura em que os pedidos de ajuda alimentar aumentaram significativamente, a organização procura assim proporcionar mais “alguma alegria a estas crianças”.

A coordenar este núcleo há dois anos, Paula Matias adiantou que o que mais lhe tocou foi o facto de algumas das crianças serem contidas nos seus pedidos, havendo mesmo quem apenas peça “felicidade e saúde”.

“Não só proporcionar a alegria a estas crianças, mas também o conforto aos pais, porque na situação em que estão atualmente não podem, de forma alguma, dar essa alegria aos filhos e tentamos ajudar um bocadinho, para que tenham um Natal mais digno”, sublinhou.

Foi através de uma amiga que Catarina Anastácio e Luísa Cabrita, duas alunas do 12.º ano, souberam da iniciativa e decidiram ajudar contribuindo para um “Natal bom, com partilha, alimentos, prendas e feliz”, como apontou Luísa.

“Nós não temos muito dinheiro, mas temos mais do que algumas pessoas e acho que podemos contribuir com um bocadinho do nosso para dar aos outros, aos que têm menos”, atestou Catarina.

Depois de escolhidas as cartas da árvore e lidos os pedidos, registaram-se os nomes e a família respetiva, ficando a saber que têm até dia 13 para trazer as respetivas prendas.

Carina Ataíde é umas das pessoas apoiadas pela instituição e revelou à Lusa ser já o segundo Natal em que recebe o apoio. Conscientes das dificuldades, os seus dois filhos “já sabem que não é possível” haver prendas de Natal. “Eles não pedem… porque sabem que é difícil”, lamentou, emocionada.

A família ficou responsável pela elaboração de todos os envelopes de Natal, mas, ainda assim, a noção da realidade falou mais alto, já que, à pergunta sobre o que gostariam de receber no Natal, a resposta foi “amor, harmonia para o planeta e para casa, alegria e felicidade”. Apenas com insistência da mãe acabaram por realmente fazer os seus pedidos.

Assumindo que “é complicado” para uma mãe não poder responder aos pedidos dos filhos nesta época natalícia, Carina realçou que o apoio de comida que recebe lhe permite canalizar o dinheiro para as coisas pendentes que “ainda estão para pagar”.

Os pedidos recolhidos pela Refood vão de desejos de felicidade ou um cabaz de comida para a consoada a brinquedos com um carro telecomandado, uma guitarra, um computador ou um telemóvel em segunda mão.

Antony e Maxuel, dois irmãos cuja família recebe apoio alimentar, revelaram estar “ansiosos” com o Natal, mas a atenção centra-se na vinda do pai do Brasil, possibilitando à família estar toda junta na consoada.

Os dois jovens sentem mais falta de “não poder abraçar os amigos”, a que se soma a ausência de festas de Natal na escola, onde “todo o mundo comemora, se junta e canta”. “Vai ser um pouco complicado e difícil para a gente”, destacou Maxuel Duarte.

Nas suas cartas, o mais novo deixou o pedido de um skate e um carro telecomandado. Já o mais velho deseja um kit de robótica e um par de patins. Ambos acreditam que pelo menos um dos presentes será oferecido.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Agentes da PSP. Crédito: Lusa
Nacional

Mulher danificou Teslas e publicou vídeo nas redes antes de ser detida por agredir funcionários nos CTT

18:00 7 Julho, 2026 17:47 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A PSP deteve uma mulher de 27 anos em Leiria por suspeitas de danos qualificados e agressões numa loja dos CTT

Algarve Cultura Gastronomia

Castro Marim celebra caracóis, cultura mediterrânica e animação no Revelim

11:10 7 Julho, 2026 11:10 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Gastronomia, cultura mediterrânica e animação juntam-se em Castro Marim para mais uma edição do Festival do Caracol

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Treinador de 29 anos detido por suspeitas de abuso sexual de crianças em Vila Real de Santo António

10:33 7 Julho, 2026 10:01 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Aos 29 anos, treinador foi detido em Vila Real de Santo António por suspeitas de abuso sexual de crianças em contexto de educação desportiva

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Esta é a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

18:30 7 Julho, 2026 15:14 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A fruta congelada pode ser uma opção prática para ter sempre em casa, mas há uma escolha que se destaca no supermercado

Algarve

PJ detém treinador suspeito de abusar de menor em Vila Real de Santo António

18:15 7 Julho, 2026 12:06 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Homem de 29 anos foi detido pela PJ, em Vila Real de Santo António, por suspeita de abuso de uma menor de 12 anos

Mundo

“Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana

08:00 7 Julho, 2026 17:33 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um bebé de 18 meses, no Arizona, foi declarado morto após quase se afogar numa piscina

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Novos dados sobre as gémeas portuguesas encontradas na Suíça: ficarão pelo menos três meses em prisão preventiva

09:42 7 Julho, 2026 09:28 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gémeas portuguesas detidas na Suíça por suspeitas de tráfico de droga vão permanecer em prisão preventiva durante pelo menos três meses

Edifício das Finanças.
Economia Tech

Esta área do Portal das Finanças pode evitar coimas e muitos portugueses nem a veem

11:40 7 Julho, 2026 17:46 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Há uma zona do Portal das Finanças onde a Autoridade Tributária envia notificações oficiais

Idosa com a carteira vazia.
Economia Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

Algarve Cultura

Lagoa Jazz Fest regressa ao Sítio das Fontes com três dias de música e natureza

11:00 6 Julho, 2026 11:00 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

XXI edição do festival junta música, natureza e artistas internacionais no Parque Municipal do Sítio das Fontes

Gastronomia Saúde

Nutricionista revela o alimento escondido em muitos produtos que pode ser pior para o coração do que pensa

20:50 5 Julho, 2026 16:50 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um nutricionista espanhol alerta para os óleos vegetais refinados industriais, presentes em muitos alimentos processados

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Ciência Europe Direct Algarve

Investigação liderada pela Necton aposta em ingredientes naturais e sustentáveis

16:00 6 Julho, 2026 15:55 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto, desenvolvido em Olhão, vai estudar a produção, extração e transformação da clorofila de microalgas em derivados bioativos

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 16:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal espanhol anulou a decisão e condenou a empresa

Europe Direct Algarve Opinião

União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

18:25 6 Julho, 2026 18:31 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tudo leva a crer que se reforçará o paradoxo da ordem comunitária. De um lado, o sistema de checks and balances, de outro, o crescimento da desafeição emocional e da fadiga institucional"

Agentes da PSP. Crédito: Lusa
Nacional

Mulher danificou Teslas e publicou vídeo nas redes antes de ser detida por agredir funcionários nos CTT

18:00 7 Julho, 2026 17:47 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A PSP deteve uma mulher de 27 anos em Leiria por suspeitas de danos qualificados e agressões numa loja dos CTT

Algarve, Cultura, Gastronomia

Castro Marim celebra caracóis, cultura mediterrânica e animação no Revelim

11:10 7 Julho, 2026 11:10 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Gastronomia, cultura mediterrânica e animação juntam-se em Castro Marim para mais uma edição do Festival do Caracol

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Treinador de 29 anos detido por suspeitas de abuso sexual de crianças em Vila Real de Santo António

10:33 7 Julho, 2026 10:01 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Aos 29 anos, treinador foi detido em Vila Real de Santo António por suspeitas de abuso sexual de crianças em contexto de educação desportiva

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Esta é a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

18:30 7 Julho, 2026 15:14 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A fruta congelada pode ser uma opção prática para ter sempre em casa, mas há uma escolha que se destaca no supermercado

Algarve

PJ detém treinador suspeito de abusar de menor em Vila Real de Santo António

18:15 7 Julho, 2026 12:06 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Homem de 29 anos foi detido pela PJ, em Vila Real de Santo António, por suspeita de abuso de uma menor de 12 anos

Mundo

“Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana

08:00 7 Julho, 2026 17:33 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um bebé de 18 meses, no Arizona, foi declarado morto após quase se afogar numa piscina

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Novos dados sobre as gémeas portuguesas encontradas na Suíça: ficarão pelo menos três meses em prisão preventiva

09:42 7 Julho, 2026 09:28 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gémeas portuguesas detidas na Suíça por suspeitas de tráfico de droga vão permanecer em prisão preventiva durante pelo menos três meses

Edifício das Finanças.
Economia, Tech

Esta área do Portal das Finanças pode evitar coimas e muitos portugueses nem a veem

11:40 7 Julho, 2026 17:46 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Há uma zona do Portal das Finanças onde a Autoridade Tributária envia notificações oficiais

Idosa com a carteira vazia.
Economia, Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

Algarve, Cultura

Lagoa Jazz Fest regressa ao Sítio das Fontes com três dias de música e natureza

11:00 6 Julho, 2026 11:00 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

XXI edição do festival junta música, natureza e artistas internacionais no Parque Municipal do Sítio das Fontes

Gastronomia, Saúde

Nutricionista revela o alimento escondido em muitos produtos que pode ser pior para o coração do que pensa

20:50 5 Julho, 2026 16:50 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um nutricionista espanhol alerta para os óleos vegetais refinados industriais, presentes em muitos alimentos processados

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Ciência, Europe Direct Algarve

Investigação liderada pela Necton aposta em ingredientes naturais e sustentáveis

16:00 6 Julho, 2026 15:55 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto, desenvolvido em Olhão, vai estudar a produção, extração e transformação da clorofila de microalgas em derivados bioativos

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 16:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal espanhol anulou a decisão e condenou a empresa

Europe Direct Algarve, Opinião

União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

18:25 6 Julho, 2026 18:31 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tudo leva a crer que se reforçará o paradoxo da ordem comunitária. De um lado, o sistema de checks and balances, de outro, o crescimento da desafeição emocional e da fadiga institucional"

Últimas Notícias

  • Tem IRS para pagar? Fisco explica como pedir prestações no Portal das Finanças
    Tem IRS para pagar? Fisco explica como pedir prestações no Portal das Finanças
  • Socialistas de Faro defendem decisão sobre Açoteia Rooftop Festival e respondem ao PSD
    Socialistas de Faro defendem decisão sobre Açoteia Rooftop Festival e respondem ao PSD
  • Esta é a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado
    Esta é a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado
  • PJ detém treinador suspeito de abusar de menor em Vila Real de Santo António
    PJ detém treinador suspeito de abusar de menor em Vila Real de Santo António
  • Mulher danificou Teslas e publicou vídeo nas redes antes de ser detida por agredir funcionários nos CTT
    Mulher danificou Teslas e publicou vídeo nas redes antes de ser detida por agredir funcionários nos CTT

Opinião

  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

Europe Direct Algarve

  • Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
    Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal