Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

O polícia que quer varrer o racismo da PSP já conta com um processo disciplinar

“Senti nojo do assalto de André Ventura à manifestação”, diz o ex-dirigente sindical da PSP que denunciou racismo nas polícias

17:58 15 Dezembro, 2019
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Manuel Morais, agente da PSP e ex vice-presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia

Herdou do avô o nome, o espírito combativo e as causas de esquerda. Manuel Morais sénior foi preso pela PIDE, acusado de passar os planos de Norton de Matos para Espanha. O neto já teve alguns dissabores por alertar para o racismo entre elementos das forças policiais. O mais recente foi um processo disciplinar movido pela direção nacional da PSP por causa de declarações ao Expresso sobre a presença do líder do Chega! na manifestação das polícias na tarde de 21 de novembro em frente ao Parlamento: “Senti nojo do assalto de André Ventura à manifestação”, afirmou. De acordo com o estatuto da PSP, os polícias estão impedidos de fazer declarações que violem a isenção ideológica e partidária.

Morais, de 54 anos e natural de Melgaço, esteve nos Comandos durante quatro anos e oito meses, saindo desgostoso com o Exército depois das mortes de alguns recrutas em 1988, vítimas de exercícios físicos extremos. Juntou-se à PSP no início dos anos 90, tendo-se sindicalizado desde o primeiro momento, algo que lhe viria a provocar alguns dissabores.

As declarações cáusticas ao Expresso contra André Ventura valeram-lhe um processo disciplinar na Polícia.

“Senti nojo do assalto de André Ventura à manifestação”, diz o ex-dirigente sindical da PSP que denunciou racismo nas polícias, noticiava o Expresso a 26 de novembro.

Manuel Morais, ex-vice-presidente do maior sindicato da PSP, esteve na manifestação dos polícias, mas a trabalhar.

Afasta-se do Movimento Zero, cujo anonimato serve apenas para “os responsáveis se desresponsabilizarem”, e está preocupado com o que aí vem

Terem passado cinco dias desde a manifestação de polícias não significa que ela tenha acabado. Depois de as autoridades terem revelado preocupações com a infiltração do Chega! no Movimento 0 (M0), que ficou com o papel principal do protesto organizado pelos sindicatos da PSP e da GNR, agora é Manuel Morais a sublinhar o alarme. Durante 30 anos vice-presidente da ASPP (Associação Sindical dos Profissionais da Polícia), o maior sindicato da classe, demitiu-se no ano passado após ter alertado, numa tese de mestrado, para a existência de racismo nas polícias. Desta vez, Manuel Morais esteve na manifestação, mas a trabalhar, o que lhe permitiu ver o protesto de fora. “Senti nojo. Houve um assalto de Ventura à manifestação, o que não é admiração para ninguém atento”, frisa ao Expresso. “Se este é o caminho, preocupa-me muito.”

Instado a comentar a notícia do Expresso sobre as ideias do Chega! estarem a ser bem recebidas entre muitos elementos da PSP e da GNR, muitos deles parte do M0, Manuel Morais não mostra surpresa. “Claro que estão. Os polícias sentem-se empolgados com estas ideias, que vão passando.” São elas “castigar mais quem comete um crime, culpar imigrantes, são as ideias que já todos conhecem”, elenca. E André Ventura “aproveita isto muito bem”. Manuel Morais vai pontuando a conversa com a frase: “falo apenas na condição de cidadão atento e preocupado”.

Os responsáveis pelo M0, que falam sempre de forma anónima, recusam a ideia de que são extremistas, assim como Ventura recusa colar-se a eles — diz que não sabe quem são. Porém, lembra Manuel Morais, “quando na manifestação apareceu o Telmo Correia [deputado do CDS], ninguém ligou. Quando apareceu o André Ventura, que nunca fez nada na vida, parecia que tinha chegado Deus.” O deputado único do Chega! esforçou-se por dizer que tudo foi “espontâneo”, mas há quem não acredite. “Ele tinha avisado que ia lá estar, era mais do que óbvio. Como é que os sindicatos não perceberam que ia acontecer?”, pergunta o ex-sindicalista. Alguns dos responsáveis até reagiram, como César Nogueira, presidente da Associação dos Profissionais da Guarda, que considerou “um erro” Ventura ter tomado a dianteira “numa manifestação apartidária”. Para Morais, “reagir depois de acontecer é tarde demais”.

ALGUNS AGENTES “NEM SABEM NO QUE SE ESTÃO A METER”

No sábado, o Expresso noticiou que a relação entre o M0 e o Chega! é tida pelas forças de segurança como “muito próxima”. Alguns dos líderes informais do M0 estão ligados ao partido de André Ventura — pelo menos um deles fez parte das listas do Chega! nas últimas legislativas — ou são membros da chamada direita nacionalista.

A colagem das forças policiais às ideias ultranacionalistas e de extrema-direita não é uma evidência para Manuel Morais, que estudou a atuação policial em zonas urbanas sensíveis, no âmbito da tese de mestrado acima citada. Também antropólogo, o agente acredita que muitos colegas “nem sabem no que se estão a meter” ao juntar-se ao M0 e ao aceitar a ligação ao Chega!. Estão longe de movimentos radicais ou de ideias extremistas. Sentem-se, simplesmente, “atraídos pela promessa de mais poder”. Outros não só estão próximos dessas ideias como parecem estar a ‘profissionalizar-se’. “São mais discretos”, explica Manuel Morais. “Antes ia-se ao perfil de Facebook deles e viam-se logo símbolos, frases nacionalistas. Agora têm cuidado. Há muitos apelos [dos responsáveis do M0] à discrição. Mas a ideologia continua lá.” Para o agente da PSP, o Movimento Zero não é nada além de uma forma de “desresponsabilização”, porque permite “dizer tudo e depois despir o fato”, sempre sob a capa do anonimato.

Manuel Morais faz questão de lembrar que não é o único a pensar dessa forma. “Estamos em minoria”, crê, mas não vê nas polícias nada diferente do que vê na sociedade. “As pessoas esqueceram-se do mal que certos movimentos nos fizeram. A falta de solidariedade, de preocupação com os problemas do outro, é transversal e é ensinada em casa.” Para Manuel Morais, “aquela ideia de que os impostos servem para pagar a pessoas que não fazem nada e passam o dia no café é como um credo.”

Atualmente desligado de qualquer atividade sindical, o agente avança que não participará em mais nenhuma manifestação, a não ser em trabalho. “Já fiz todas as manifestações que tinha a fazer.” Continuará a assistir-lhes, mas “muito preocupado” com “a nova dinâmica social”. A dar corpo a essas preocupações está o facto de um grupo sem rosto, “um grupo qualquer de indivíduos, sem formação de coisa nenhuma, conseguir direitos que os sindicatos, em 30 anos, não conseguiram”. Dá como exemplo o pagamento do trabalho policial em jogos de futebol, uma causa antiga da ASSP, em que “o corpo de intervenção era o único que não recebia”, ao contrário dos stewards e de outros elementos externos ao jogo. “Este grupo conseguiu reunir com o diretor nacional [da PSP, Luís Farinha], que prometeu que o problema seria resolvido.” E já está: “Agora, nos dias de reforço, em que nos chamam das folgas, já vamos receber”, avança o agente. É assim que, talvez inesperadamente, Manuel Morais e André Ventura coincidem numa ideia. Explica o agente da PSP: “Isto é a morte do sindicalismo.”

Nacional

PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros

20:10 24 Outubro, 2026 18:08 24 Outubro, 2026

De peças de ouro a roupa e equipamentos eletrónicos, a PSP de Coimbra leiloou mais de 1.500 objetos perdidos que nunca foram reclamados

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Algarve Economia Nacional

Menzies vence concurso para assistência em escala em Faro, Lisboa e Porto

13:00 24 Outubro, 2026 10:24 24 Outubro, 2026

Antiga Groundforce recebeu licenças para três aeroportos, incluindo Faro, após a exclusão do consórcio espanhol que tinha ficado em primeiro lugar

Algarve Cultura Nacional

Loulé integra rede nacional com formação gratuita para jovens artistas

12:00 24 Outubro, 2026 10:09 24 Outubro, 2026

Projeto reúne 11 municípios e prevê residências, intercâmbios e participação remunerada de jovens artistas em iniciativas e festivais do Gerador

Saúde Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Vender casa. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças

18:00 24 Outubro, 2026 12:49 24 Outubro, 2026

Um único herdeiro poderá pedir a venda do imóvel, após 2 anos: aplicação das novas regras depende da entrada em vigor do diploma

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Economia Europa

Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

17:28 24 Outubro, 2026 17:28 24 Outubro, 2026

Autarquia, polícia, empresários e moradores avaliam as regras das esplanadas, que limitam horários e procuram proteger o descanso dos residentes

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Daniela Pimenta.
Nacional

Ex-concorrente da Casa dos Segredos detida na Tailândia durante uma aula de culinária: regresso a Portugal pode estar para breve

15:20 22 Outubro, 2026 15:03 22 Outubro, 2026

Durante uma aula de culinária, Daniela Pimenta foi detida pelas autoridades tailandesas e aguarda documentação para regressar a Portugal

Algarve

Condutor tenta subornar GNR com mil euros após ser apanhado a conduzir alcoolizado em Silves

09:50 21 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Homem de 48 anos foi detido em Silves por conduzir alcoolizado e tentar entregar mil euros aos militares da GNR para evitar a detenção

Europa Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Economia Política

Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação

15:57 24 Outubro, 2026 15:59 24 Outubro, 2026

Luís Neves considera legítimos os protestos pela habitação, após ter avisado que as acampadas terminaram e que a PSP atuaria “por antecipação”

BMW num posto de abastecimento.
Auto Economia Europa

BMW chegou a oferecer mais de 650.000€ para trabalhadores saírem: procura foi tanta que a marca fechou inscrições

15:40 24 Outubro, 2026 16:01 23 Outubro, 2026

A BMW apresentou indemnizações superiores a 650.000€ em casos específicos e criou um bónus para incentivar despedimentos

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Nacional

PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros

20:10 24 Outubro, 2026 18:08 24 Outubro, 2026

De peças de ouro a roupa e equipamentos eletrónicos, a PSP de Coimbra leiloou mais de 1.500 objetos perdidos que nunca foram reclamados

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Algarve, Economia, Nacional

Menzies vence concurso para assistência em escala em Faro, Lisboa e Porto

13:00 24 Outubro, 2026 10:24 24 Outubro, 2026

Antiga Groundforce recebeu licenças para três aeroportos, incluindo Faro, após a exclusão do consórcio espanhol que tinha ficado em primeiro lugar

Algarve, Cultura, Nacional

Loulé integra rede nacional com formação gratuita para jovens artistas

12:00 24 Outubro, 2026 10:09 24 Outubro, 2026

Projeto reúne 11 municípios e prevê residências, intercâmbios e participação remunerada de jovens artistas em iniciativas e festivais do Gerador

Saúde, Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Vender casa. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças

18:00 24 Outubro, 2026 12:49 24 Outubro, 2026

Um único herdeiro poderá pedir a venda do imóvel, após 2 anos: aplicação das novas regras depende da entrada em vigor do diploma

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Economia, Europa

Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

17:28 24 Outubro, 2026 17:28 24 Outubro, 2026

Autarquia, polícia, empresários e moradores avaliam as regras das esplanadas, que limitam horários e procuram proteger o descanso dos residentes

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Daniela Pimenta.
Nacional

Ex-concorrente da Casa dos Segredos detida na Tailândia durante uma aula de culinária: regresso a Portugal pode estar para breve

15:20 22 Outubro, 2026 15:03 22 Outubro, 2026

Durante uma aula de culinária, Daniela Pimenta foi detida pelas autoridades tailandesas e aguarda documentação para regressar a Portugal

Algarve

Condutor tenta subornar GNR com mil euros após ser apanhado a conduzir alcoolizado em Silves

09:50 21 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Homem de 48 anos foi detido em Silves por conduzir alcoolizado e tentar entregar mil euros aos militares da GNR para evitar a detenção

Europa, Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Economia, Política

Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação

15:57 24 Outubro, 2026 15:59 24 Outubro, 2026

Luís Neves considera legítimos os protestos pela habitação, após ter avisado que as acampadas terminaram e que a PSP atuaria “por antecipação”

BMW num posto de abastecimento.
Auto, Economia, Europa

BMW chegou a oferecer mais de 650.000€ para trabalhadores saírem: procura foi tanta que a marca fechou inscrições

15:40 24 Outubro, 2026 16:01 23 Outubro, 2026

A BMW apresentou indemnizações superiores a 650.000€ em casos específicos e criou um bónus para incentivar despedimentos

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro
    Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro
  • PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros
    PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros
  • Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual
    Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual
  • Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças
    Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças
  • Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões
    Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

Opinião

  • A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
  • O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
    O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
  • A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
    A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal