Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Ministério da Educação garante escolas com máscaras para todos

Os alunos do 11.º e 12.º ano deverão voltar a ter aulas presenciais a partir de 18 de maio e a entrada na escola só será permitida a quem tenha máscara, para conter a disseminação do novo coronavírus, que já provocou mais de mil mortos e infetou mais 25 mil pessoas em Portugal

08:33 6 Maio, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O ministro da Educação garantiu que a tutela “será responsável” pelo apetrechamento das máscaras

O ministro da Educação garantiu que a tutela “será responsável” pelo apetrechamento das máscaras necessárias para distribuir por alunos e funcionários das escolas que vão reabrir dentro de duas semanas.

Os alunos do 11.º e 12.º ano deverão voltar a ter aulas presenciais a partir de 18 de maio e a entrada na escola só será permitida a quem tenha máscara, para conter a disseminação do novo coronavírus, que já provocou mais de mil mortos e infetou mais 25 mil pessoas em Portugal.

“Obviamente que o Ministério da Educação será o responsável por esse apetrechamento. O Ministério faz esse trabalho”, garantiu Tiago Brandão Rodrigues, durante a audição parlamentar da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, na terça-feira.

Para os cerca de 190 mil alunos que regressam às escolas “serão necessárias pelo menos cinco milhões e setecentas mil máscaras” para os primeiros 30 dias, segundo contas da deputada do PSD Cláudia André, às quais falta somar professores e funcionários.

Outro dos temas abordados na comissão por vários deputados foi sobre a disponibilidade de professores para garantir as aulas presenciais, uma vez que esta é uma classe bastante envelhecida e com algumas morbilidades.

Tiago Brandão Rodrigues garantiu que o Ministério está a trabalhar para “ter um corpo docente robusto”, sublinhando que neste processo de regresso às aulas presenciais serão em breve ouvidas as estruturas sindicais.

Em algumas escolas, as turmas poderão ficar divididas por várias salas de aula para garantir o distanciamento social e nesses casos serão precisos mais professores.

“Trabalharemos para ter um corpo docente robusto, para ter o corpo docente que seja necessário para dar a resposta com todos os condicionalismos de higienização e de distanciamento”, garantiu no parlamento, no mesmo dia em que as escolas receberam o manual para diminuir o perigo de contágio do novo coronavírus.

“Os corpos docentes das nossas escolas estão preparados para atuar, mas sempre que tivermos professores em situação de risco, que não possam estar na escola presencialmente com os seus alunos, estes podem ser coadjuvados por outros professores”, acrescentou Tiago Brandão Rodrigues.

O ministro esteve na terça-feira no parlamento a pedido do CDS-PP e do Bloco de Esquerda que queriam debater as politicas educativas anunciadas para este 3.º período e a preparação do próximo ano letivo.

Ana Rita Bessa afirmou que o CDS estava contra as novas regras sobre os exames nacionais, como os alunos ficarem inibidos de realizar melhorias de nota e de não fazerem exames de conclusão do secundário.

“O CDS discorda destas alterações porque aparecem quase no final do jogo para muitos alunos e para as suas famílias e vêm pôr em causa a consistência interna do concurso de acesso”, afirmou a deputada.

Por outro lado, a deputada do CDS criticou o facto de se acabar com as melhorias de nota este ano para reduzir o número de alunos a fazer exames, mas depois existirem “centros comerciais abertos”.

“Está o Governo ainda a tempo e capaz de rever esta decisão, porque as matrículas acabam a 11 de maio?”, questionou Ana Rita Bessa.

O ministro Tiago Brandão Rodrigues voltou a lembrar que as opções foram tomadas num contexto de pandemia e o secretário de Estado da Educação, João Costa, acrescentou que este ano terá mais três semanas de aulas e a realização de provas de melhoria punha em causa o descanso dos professores.

Segundo João Costa, as melhorias de nota “representam dois terços de todas as provas realizadas”, o que iria “comprometer toda a atividade dos professores”.

O secretário de Estado acrescentou ainda que o modelo encontrado não cria desigualdades no acesso ao ensino superior entre os alunos que este ano terminam o secundário e os que já o fizeram em anos anteriores.

A deputada do Bloco de Esquerda, Joana Mortágua, criticou a opção do Ministério em manter aulas e avaliações no 3.º período, alertando para as injustiças causadas pelo ensino à distância.

“Para a maioria dos alunos, o ensino à distância aprofunda assimetrias brutais. Para a maioria dos alunos, apesar do todo o esforço dos professores, é mais um peso que os puxa para baixo. O ensino à distância encerra os alunos nos seus contextos sociais”, afirmou a deputada, lembrando os alunos sem internet, computador ou cujos pais “são incapazes de dar explicações”.

Para o BE, o ensino à distância devia acompanhar os alunos nas necessidades sociais e não tentar “imitar o ensino presencial e aprofundar as desigualdades”, dando matéria nova e “deixando para trás aqueles que não têm capacidade”.

“A opção de regresso às aulas apenas para preparar os exames faz e reduz a escola a um centro de explicações, o que é lamentável”, criticou.

Em resposta, o Ministro da Educação acusou a deputada do BE de ter apresentado um “tratado em como ser contraditória em apenas cinco minutos” e considerou que a sugestão de Joana Mortágua iria “transformar toda e qualquer ação do 3.º período numa grande AEC”.

O ministro sublinhou a importância das aulas à distância, caso contrário haveria “alunos absolutamente desacompanhados”, lembrando que através daquelas aulas foi possível manter redes de proximidade entre alunos e professores.

Economia Nacional

Atenção proprietários: Autoridade Tributária avisa que IMI tem que ser pago até esta data

13:50 4 Maio, 2026 13:43 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O prazo para pagar a totalidade ou a primeira prestação do IMI termina a 1 de junho. Saiba quem tem de pagar agora e em que meses chegam as restantes prestações

Algarve

Homem detido em Loulé com mais de 1.900 doses de droga

12:30 4 Maio, 2026 12:22 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

GNR interceta suspeito após infração rodoviária em Loulé, levando à detenção por tráfico de droga e apreensão de estupefacientes

Mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Tempestade a caminho: chuva volta ‘em força’ neste dia e estas vão ser as regiões mais afetadas

06:30 4 Maio, 2026 14:30 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Temperaturas mais baixas, céu muitas vezes nublado e períodos de chuva deverão marcar os próximos dias em várias regiões do país

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva a ‘potes’: maio também é de “águas mil” e esta vai ser a região mais afetada

09:40 3 Maio, 2026 17:02 2 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Maio começa com chuva persistente e acumulados elevados em algumas zonas do país

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Loja da IKEA.
Economia Nacional

IKEA avisa clientes: produtos desta marca onde Cristiano Ronaldo investe serão vendidos nas lojas até esta data

19:10 4 Maio, 2026 10:33 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Parceria entre a IKEA e a Vista Alegre foi prolongada até 2034 e poderá gerar mais de 400 milhões de euros em volume de negócios

Covid-19. Crédito: Freepik
Mundo Saúde

Alerta de saúde pública: surto deste vírus faz 3 mortos em navio com 1 português a bordo

14:20 4 Maio, 2026 14:09 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O navio está ao largo de Cabo Verde e foi impedido de atracar por precaução, devido a um surto deste vírus

Centro comercial Colombo, em Lisboa.
Cultura Nacional

“Estou a viver no Colombo”: trineto de Eça de Queirós ‘muda’ de casa e está a dormir nesta loja do centro comercial

11:50 4 Maio, 2026 11:14 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Escritor português está a viver temporariamente no Colombo para observar o quotidiano e transformar a experiência num novo livro

Algarve

Providência cautelar trava obra da dessalinizadora em Albufeira

16:01 4 Maio, 2026 16:01 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dessalinizadora de Albufeira suspensa após providência cautelar interposta pela antiga proprietária, com efeitos imediatos sobre a obra

Algarve Política

José Apolinário saúda nomeação de Macário Correia para liderar estratégia nacional “Água que une”

15:07 4 Maio, 2026 15:12 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Estratégia da água ganha novo impulso no Algarve com reforço de investimentos e aposta na resiliência hídrica para o desenvolvimento regional

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Algarve

Praias de Olhão renovam Bandeira Azul e Qualidade de Ouro

19:00 4 Maio, 2026 19:16 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Marina de Olhão conquista Bandeira Azul pela primeira vez, reforçando a qualidade ambiental e a atratividade turística

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Adeus atrasos: Ryanair anuncia nova regra que entra em vigor nesta data e os mais distraídos não vão ‘achar piada’

09:30 3 Maio, 2026 20:34 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ryanair anunciou recentemente uma nova regra que entrará em vigor em todos os aeroportos onde a companhia opera em novembro deste ano

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Economia, Nacional

Atenção proprietários: Autoridade Tributária avisa que IMI tem que ser pago até esta data

13:50 4 Maio, 2026 13:43 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O prazo para pagar a totalidade ou a primeira prestação do IMI termina a 1 de junho. Saiba quem tem de pagar agora e em que meses chegam as restantes prestações

Algarve

Homem detido em Loulé com mais de 1.900 doses de droga

12:30 4 Maio, 2026 12:22 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

GNR interceta suspeito após infração rodoviária em Loulé, levando à detenção por tráfico de droga e apreensão de estupefacientes

Mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Tempestade a caminho: chuva volta ‘em força’ neste dia e estas vão ser as regiões mais afetadas

06:30 4 Maio, 2026 14:30 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Temperaturas mais baixas, céu muitas vezes nublado e períodos de chuva deverão marcar os próximos dias em várias regiões do país

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva a ‘potes’: maio também é de “águas mil” e esta vai ser a região mais afetada

09:40 3 Maio, 2026 17:02 2 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Maio começa com chuva persistente e acumulados elevados em algumas zonas do país

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Loja da IKEA.
Economia, Nacional

IKEA avisa clientes: produtos desta marca onde Cristiano Ronaldo investe serão vendidos nas lojas até esta data

19:10 4 Maio, 2026 10:33 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Parceria entre a IKEA e a Vista Alegre foi prolongada até 2034 e poderá gerar mais de 400 milhões de euros em volume de negócios

Covid-19. Crédito: Freepik
Mundo, Saúde

Alerta de saúde pública: surto deste vírus faz 3 mortos em navio com 1 português a bordo

14:20 4 Maio, 2026 14:09 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O navio está ao largo de Cabo Verde e foi impedido de atracar por precaução, devido a um surto deste vírus

Centro comercial Colombo, em Lisboa.
Cultura, Nacional

“Estou a viver no Colombo”: trineto de Eça de Queirós ‘muda’ de casa e está a dormir nesta loja do centro comercial

11:50 4 Maio, 2026 11:14 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Escritor português está a viver temporariamente no Colombo para observar o quotidiano e transformar a experiência num novo livro

Algarve

Providência cautelar trava obra da dessalinizadora em Albufeira

16:01 4 Maio, 2026 16:01 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dessalinizadora de Albufeira suspensa após providência cautelar interposta pela antiga proprietária, com efeitos imediatos sobre a obra

Algarve, Política

José Apolinário saúda nomeação de Macário Correia para liderar estratégia nacional “Água que une”

15:07 4 Maio, 2026 15:12 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Estratégia da água ganha novo impulso no Algarve com reforço de investimentos e aposta na resiliência hídrica para o desenvolvimento regional

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo, Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Algarve

Praias de Olhão renovam Bandeira Azul e Qualidade de Ouro

19:00 4 Maio, 2026 19:16 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Marina de Olhão conquista Bandeira Azul pela primeira vez, reforçando a qualidade ambiental e a atratividade turística

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Adeus atrasos: Ryanair anuncia nova regra que entra em vigor nesta data e os mais distraídos não vão ‘achar piada’

09:30 3 Maio, 2026 20:34 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ryanair anunciou recentemente uma nova regra que entrará em vigor em todos os aeroportos onde a companhia opera em novembro deste ano

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve, Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Últimas Notícias

  • Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil
    Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil
  • IKEA avisa clientes: produtos desta marca onde Cristiano Ronaldo investe serão vendidos nas lojas até esta data
    IKEA avisa clientes: produtos desta marca onde Cristiano Ronaldo investe serão vendidos nas lojas até esta data
  • Praias de Olhão renovam Bandeira Azul e Qualidade de Ouro
    Praias de Olhão renovam Bandeira Azul e Qualidade de Ouro
  • Todas as praias de Loulé voltam a hastear Bandeira Azul
    Todas as praias de Loulé voltam a hastear Bandeira Azul
  • Novo tratamento para o cancro passa a demorar apenas um minuto: saiba o que ‘muda’ para os doentes
    Novo tratamento para o cancro passa a demorar apenas um minuto: saiba o que ‘muda’ para os doentes
  • Casal obrigado a permitir andaimes no seu terreno para vizinha construir casa: tribunal confirma a decisão
    Casal obrigado a permitir andaimes no seu terreno para vizinha construir casa: tribunal confirma a decisão

Opinião

  • Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
    Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
  • O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
    O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
  • Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
    Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
    Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
  • Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
    Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
  • União Europeia ‘aperta o cerco’: desempregados podem não gostar e estes apoios já não vão ser iguais para todos
    União Europeia ‘aperta o cerco’: desempregados podem não gostar e estes apoios já não vão ser iguais para todos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal