Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Mau Tempo: Proteção civil registou 144 ocorrências até às 12 horas

O comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil renova o apelo para que a população evite “circular perto da orla costeira”, devido à agitação marítima

17:49 4 Dezembro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela continuam encerradas devido à queda de neve

A Proteção Civil registou, entre as 00:00 e as 12:00 de hoje, 144 ocorrências, a maioria relacionadas com a queda de árvores e neve, na sequência da passagem da depressão Dora, que está a afetar Portugal continental.

Em declarações à agência Lusa, o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) Carlos Pereira avançou que, das 144 ocorrências, 68 foram relacionadas com queda de árvores e 48 de desobstrução de vias devido à neve.

Os distritos mais afetados foram Vila Real, Viseu, Coimbra e Leiria, referiu.

A maior parte das ocorrências registaram-se entre as 09:00 e as 12:00, hora em que “as pessoas começaram a sair de casa” e a ir para o trabalho.

Até às 09:00, a Proteção Civil tinha registo de 44 ocorrências, a maioria também relacionadas com a queda de árvores e de neve, de acordo com um balanço anterior feito à Lusa.

Segundo Carlos Pereira, nas últimas horas a situação tem estabilizado e “pouco mais tem havido”.

O comandante notou também que as estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela continuam encerradas devido à queda de neve.

Carlos Pereira renovou ainda o apelo para que a população evite “circular perto da orla costeira”, devido à agitação marítima.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Lisboa e Leiria devido à previsão de agitação marítima forte na sequência dos efeitos da depressão Dora em Portugal continental.

Estes dois distritos vão estar sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, entre as 12:00 e as 21:00 de hoje por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 7 a 8 metros de altura significativa, podendo atingir 14 metros de altura máxima.

O aviso vermelho corresponde a uma situação meteorológica de risco extremo. Nesta situação, o IPMA recomenda que as pessoas se mantenham ao corrente da evolução das condições meteorológicas e sigam as orientações da proteção civil.

Por causa da agitação marítima forte, o IPMA colocou também a costa dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Setúbal, Beja e Faro, o norte da Madeira e Porto Santo sob aviso laranja até às 00:00 de domingo.

O mau tempo que se vai fazer sentir no continente, pelo menos, até sábado surge na sequência da passagem em Portugal continental da depressão Dora, que vai trazer também vento forte, precipitação, neve e descida da temperatura.

O IPMA emitiu um aviso amarelo para os distritos de Braga, Vila Real, Viana do Castelo, Porto, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco devido à queda de neve acima de 1.400/1.600 metros, descendo gradualmente a cota para 700/900 metros, até às 06:00 de domingo.

Sob aviso amarelo (menos grave) estão ainda os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco devido à previsão de vento forte de noroeste, com rajadas até 95 quilómetros por hora nas terras altas até às 06:00 de sábado.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

RELACIONADO:

Mau Tempo: Proteção civil registou 44 ocorrências de queda de neve e árvores

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Habitação. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Estado fica mesmo com 25% das rendas dos senhorios? Saiba o que diz a lei

12:30 30 Julho, 2026 12:29 30 Julho, 2026 | João Luís

Taxa sobre rendimentos prediais pode chegar aos 25%, mas há contratos de arrendamento com regimes fiscais diferentes

Menina observa autocarro FlixBus junto à área de serviço. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

“Não sou ama”: motorista deixa menina de 11 anos que viajava para o Algarve em área de serviço na A2

09:56 30 Julho, 2026 10:06 30 Julho, 2026 | João Luís

A menina seguia sozinha de Lisboa para Faro quando o autocarro terá partido após uma paragem não prevista em Almodôvar

Algarve Nacional

Operação da PJ passa pelo Algarve e desmantela grupo suspeito de burla milionária

15:10 30 Julho, 2026 15:12 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira, Quarteira e Vilamoura estiveram entre os locais visados numa operação da PJ que terminou com sete detidos

Família feliz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Apoio à renda pode chegar aos 200€: saiba quem recebe sem ter de fazer pedido

13:30 29 Julho, 2026 11:08 29 Julho, 2026 | João Luís

Famílias com maior peso da renda no orçamento podem receber o apoio extraordinário de forma automática, desde que cumpram várias condições

Dia com nuvens. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo muda esta quinta-feira: temperatura desce em todo o país menos nesta região

06:30 30 Julho, 2026 09:08 30 Julho, 2026 | João Luís

A previsão para quinta-feira traz algumas mudanças no estado do tempo, com diferenças entre regiões do continente e ilhas

Algarve Animais

GNR resgata equídeo que caiu numa vala em Albufeira

12:40 30 Julho, 2026 12:43 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Resgate mobilizou várias entidades em Albufeira e terminou com o equídeo fora de perigo, apesar de algumas escoriações ligeiras

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Ensino Nacional

Professores que adiem reforma recebem mais 750 euros

18:20 30 Julho, 2026 18:19 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve integra os oito Quadros de Zona Pedagógica considerados mais carenciados, abrangidos pelo reforço remuneratório aos professores

Forno elétrico avariado. Crédito: Magnific
Economia Europe Direct Algarve

Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar

11:23 30 Julho, 2026 11:23 30 Julho, 2026 | João Luís

Novas regras da União Europeia querem tornar a reparação mais simples e atrativa, com impacto nas garantias e no acesso a peças

Bandeira roxa na praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem

15:30 29 Julho, 2026 14:13 29 Julho, 2026 | João Luís

Entre os sinais usados nas zonas balneares, há alertas menos comuns, como é o caso da bandeira roxa: aprenda o seu significado

Crucifixo que se manteve intacto após incêndio. Crédito: Catholic Arena
Cultura Europa

Crucifixo permanece intacto entre árvores queimadas após incêndio e torna-se imagem de esperança em França

08:00 30 Julho, 2026 19:08 29 Julho, 2026 | João Luís

A fotografia captada em Cotignac, França, mostra um crucifixo rodeado por uma paisagem devastada pelas chamas

Robert De Niro e Nobu Matsuhisa. Crétido: Nobu
Algarve Economia

Hotel de luxo ligado a Robert De Niro vai nascer no Algarve: já tem data prevista para inaugurar no Sotavento

12:45 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | João Luís

Marca internacional Nobu prepara um novo projeto no Algarve, com hotel, restaurante, residências e infraestruturas de lazer

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Reforma antecipada: veja quantos anos de descontos precisa para pedir a pensão mais cedo

10:50 29 Julho, 2026 10:45 29 Julho, 2026 | João Luís

Pensão de velhice antecipada pode ser pedida em várias situações, mas há regras de idade, carreira contributiva e possíveis penalizações a ter em conta

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Nacional

Calor vai voltar a apertar e os 40 ºC estão de regresso: saiba quando e em que regiões

17:50 29 Julho, 2026 15:35 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá intensificar-se novamente nos próximos dias. Há zonas do país onde os termómetros poderão voltar a tocar nos 40 ºC

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas

06:00 29 Julho, 2026 19:52 28 Julho, 2026 | João Luís

Durante agosto, o calor deverá marcar o arranque do mês, mas a trovoada pode ganhar força em algumas regiões na segunda quinzena

Habitação. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Estado fica mesmo com 25% das rendas dos senhorios? Saiba o que diz a lei

12:30 30 Julho, 2026 12:29 30 Julho, 2026 | João Luís

Taxa sobre rendimentos prediais pode chegar aos 25%, mas há contratos de arrendamento com regimes fiscais diferentes

Menina observa autocarro FlixBus junto à área de serviço. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

“Não sou ama”: motorista deixa menina de 11 anos que viajava para o Algarve em área de serviço na A2

09:56 30 Julho, 2026 10:06 30 Julho, 2026 | João Luís

A menina seguia sozinha de Lisboa para Faro quando o autocarro terá partido após uma paragem não prevista em Almodôvar

Algarve, Nacional

Operação da PJ passa pelo Algarve e desmantela grupo suspeito de burla milionária

15:10 30 Julho, 2026 15:12 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira, Quarteira e Vilamoura estiveram entre os locais visados numa operação da PJ que terminou com sete detidos

Família feliz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Apoio à renda pode chegar aos 200€: saiba quem recebe sem ter de fazer pedido

13:30 29 Julho, 2026 11:08 29 Julho, 2026 | João Luís

Famílias com maior peso da renda no orçamento podem receber o apoio extraordinário de forma automática, desde que cumpram várias condições

Dia com nuvens. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo muda esta quinta-feira: temperatura desce em todo o país menos nesta região

06:30 30 Julho, 2026 09:08 30 Julho, 2026 | João Luís

A previsão para quinta-feira traz algumas mudanças no estado do tempo, com diferenças entre regiões do continente e ilhas

Algarve, Animais

GNR resgata equídeo que caiu numa vala em Albufeira

12:40 30 Julho, 2026 12:43 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Resgate mobilizou várias entidades em Albufeira e terminou com o equídeo fora de perigo, apesar de algumas escoriações ligeiras

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Ensino, Nacional

Professores que adiem reforma recebem mais 750 euros

18:20 30 Julho, 2026 18:19 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve integra os oito Quadros de Zona Pedagógica considerados mais carenciados, abrangidos pelo reforço remuneratório aos professores

Forno elétrico avariado. Crédito: Magnific
Economia, Europe Direct Algarve

Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar

11:23 30 Julho, 2026 11:23 30 Julho, 2026 | João Luís

Novas regras da União Europeia querem tornar a reparação mais simples e atrativa, com impacto nas garantias e no acesso a peças

Bandeira roxa na praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem

15:30 29 Julho, 2026 14:13 29 Julho, 2026 | João Luís

Entre os sinais usados nas zonas balneares, há alertas menos comuns, como é o caso da bandeira roxa: aprenda o seu significado

Crucifixo que se manteve intacto após incêndio. Crédito: Catholic Arena
Cultura, Europa

Crucifixo permanece intacto entre árvores queimadas após incêndio e torna-se imagem de esperança em França

08:00 30 Julho, 2026 19:08 29 Julho, 2026 | João Luís

A fotografia captada em Cotignac, França, mostra um crucifixo rodeado por uma paisagem devastada pelas chamas

Robert De Niro e Nobu Matsuhisa. Crétido: Nobu
Algarve, Economia

Hotel de luxo ligado a Robert De Niro vai nascer no Algarve: já tem data prevista para inaugurar no Sotavento

12:45 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | João Luís

Marca internacional Nobu prepara um novo projeto no Algarve, com hotel, restaurante, residências e infraestruturas de lazer

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Reforma antecipada: veja quantos anos de descontos precisa para pedir a pensão mais cedo

10:50 29 Julho, 2026 10:45 29 Julho, 2026 | João Luís

Pensão de velhice antecipada pode ser pedida em várias situações, mas há regras de idade, carreira contributiva e possíveis penalizações a ter em conta

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Nacional

Calor vai voltar a apertar e os 40 ºC estão de regresso: saiba quando e em que regiões

17:50 29 Julho, 2026 15:35 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá intensificar-se novamente nos próximos dias. Há zonas do país onde os termómetros poderão voltar a tocar nos 40 ºC

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas

06:00 29 Julho, 2026 19:52 28 Julho, 2026 | João Luís

Durante agosto, o calor deverá marcar o arranque do mês, mas a trovoada pode ganhar força em algumas regiões na segunda quinzena

Últimas Notícias

  • Governo alarga proibição de smartphones nas escolas até ao 9.º ano
    Governo alarga proibição de smartphones nas escolas até ao 9.º ano
  • Fotografias históricas da Lusa podem ser vistas em Albufeira até 7 de agosto
    Fotografias históricas da Lusa podem ser vistas em Albufeira até 7 de agosto
  • Professores que adiem reforma recebem mais 750 euros
    Professores que adiem reforma recebem mais 750 euros
  • Lagos e Tavira recebem ações da Ciência Viva para observar o eclipse
    Lagos e Tavira recebem ações da Ciência Viva para observar o eclipse
  • Motas podem passar entre filas de trânsito? Saiba o que diz o Código da Estrada
    Motas podem passar entre filas de trânsito? Saiba o que diz o Código da Estrada

Opinião

  • Lemos aos pedaços, julgamos por inteiro | Editorial de Henrique Dias Freire
    Lemos aos pedaços, julgamos por inteiro | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
  • A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão
    A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar
    Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar
  • AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia
    AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento