Os pagamentos eletrónicos estão a crescer, mas o dinheiro físico continua a fazer parte do dia a dia de muitos portugueses. E, ao levantar dinheiro num multibanco, há cuidados que nunca devem ser descurados: sobretudo por parte das pessoas mais velhas, habituadas ao manuseamento de notas e moedas.
Dicas essenciais para levantar dinheiro com segurança
Segundo o jornal espanhol 20minutos, as autoridades policiais recomendam quatro boas práticas para evitar situações de risco ao usar caixas automáticas:
-Evite levantar dinheiro à noite ou em locais isolados;
-Sempre que possível, esteja acompanhado;
-Tape o teclado com a mão ao digitar o código PIN;
-Nunca aceite ajuda de estranhos.
É precisamente aqui que muitos se deixam enganar. Quando surge algum erro inesperado no ecrã ou o cartão fica retido sem razão aparente, a reação instintiva pode ser aceitar ajuda de alguém próximo. Mas esse gesto pode custar caro.
O que é a “armadilha libanesa”?
Como o 20 minutos denominou, a chamada armadilha libanesa é um método de burla que tem como objetivo prender o cartão do utilizador na ranhura da máquina.
Este truque, popularizado no Líbano e espalhado por diversos países, consiste na introdução de uma tira adesiva muito fina ou moeda falsa dentro da slot onde o cartão é inserido, como explica a mesma fonte.
Recomendamos: Adeus Cartão de Cidadão: União Europeia implementará uma nova forma de identificação
Quando o utilizador tenta levantar dinheiro, o cartão não sai, e é neste momento que um burlão se aproxima, oferecendo ajuda com simpatia.
Se conseguir que a vítima revele o código PIN, o burlão retira depois o cartão (removendo a armadilha) e utiliza-o, com o código memorizado, para levantar o saldo disponível.
Como se proteger
Se o cartão ficar preso ou ocorrer um erro estranho no ecrã do multibanco:
-Nunca revele o seu PIN a ninguém;
-Afaste-se da máquina e contacte de imediato o seu banco ou a SIBS;
-Tente registar o número da caixa multibanco e, se possível, fotografe o ecrã com o erro;
-Caso se sinta intimidado, ligue para a polícia.
A prevenção é a melhor forma de evitar fraudes. Apesar da sofisticação crescente dos esquemas de burla de multibanco, a atenção aos detalhes pode ser suficiente para proteger o seu dinheiro.
Leia também: Trabalhou 25 anos na farmácia da ex-mulher e aos 78 continua a trabalhar porque não tem reforma. Descubra o motivo