Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

João Guerreiro toma posse como presidente da Agência de Avaliação do Ensino Superior

O professor catedrático e antigo reitor da UAlg, desde 2013 desempenhava as funções de presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior

19:43 17 Dezembro, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
João Guerreiro, professor catedrático e antigo reitor da UAlg

A Universidade do Algarve congratula-se com a nomeação de João Guerreiro, professor catedrático e antigo reitor desta Academia, para a presidência da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, a A3ES.

A cerimónia de tomada de posse do novo Conselho de Administração da A3ES antecede a conferência “Refletir sobre o passado e o futuro da avaliação e acreditação do ensino superior em Portugal”, que se realizará amanhã, no Teatro Thalia, em Lisboa, das 11:00 às 12:30.

Nesta conferência, que se inicia com uma introdução de Manuel Sobrinho Simões, presidente do Conselho de Curadores da A3ES, intervirá o presidente cessante, Alberto Amaral, seguindo-se João Guerreiro, que fará o seu primeiro discurso como presidente da A3ES. Refira-se que o antigo reitor da UAlg desempenhava até então as funções de presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES).

O programa da conferência inclui ainda um debate com breves intervenções de presidentes de federações académicas e dos presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP).

A sessão de encerramento será presidida por Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A conferência será transmitida aqui, sendo necessária inscrição prévia, através do seguinte endereço: [email protected]

Sobre João Guerreiro:

João Pinto Guerreiro é licenciado em Geografia pela Universidade de Lisboa, master of science em Ordenamento Rural e Ambiente, doutor em Ciências Económicas e agregado em Economia Regional pela Universidade do Algarve. Além de reitor da UAlg (2006-2013), exerceu diversas funções no âmbito da gestão universitária, destacando-se as de pró-reitor para a transferência de tecnologia e inovação e as de coordenador do Centro Regional para a Inovação do Algarve. Foi também presidente da Comissão de Coordenação da Região do Algarve (1996-2003) e do Programa Operacional do Algarve – PROA.

Em 2017 presidiu à Comissão Técnica Independente sobre os incêndios, nomeado pela Assembleia da República.

Desde 2013 desempenhava as funções de presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES).

Sobre a Universidade do Algarve:

A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 8 mil estudantes, 23% dos quais internacionais, oriundos de mais de 85 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 900 estudantes.

Com 41 anos de existência, aparece pela segunda vez consecutiva no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2019, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.

Em 2019 voltou a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects, destacando-se como a melhor universidade portuguesa na área de Hospitality & Tourism Management. O Shanghai Ranking’s selecionou as 300 melhores instituições de todo o mundo, colocando a UAlg no Top 100, com a melhor classificação nacional nesta área, entre as posições 51-75, liderando o lote das quatro universidades portuguesas avaliadas. Pela primeira vez, na posição 101-125, também apareceu no ranking do Times Higher Education (THE) Europe Teaching Rankings 2019, que analisa o desempenho do ensino em instituições de ensino superior europeias.

Em 2020 integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 IES, de 85 países, que cumpriram os requisites de inclusão.

A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.

A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a academia do sul do país adquira um estatuto central e internacional.


RELACIONADO:

Avaliação das instituições de ensino superior deve envolver alunos – A3ES

João Guerreiro vai presidir a Agência de Avaliação do Ensino Superior

Amélia de Jesus.
Nacional

“Era mais feliz com tostões”: Amélia ganhou 51.000.000€ no Euromilhões e admite que gostava mais quando tinha pouco dinheiro

14:00 1 Setembro, 2026 13:40 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Mulher ganhou 51 milhões de euros no Euromilhões, mas admite que era mais feliz quando tinha pouco e conta como a fortuna mudou a sua vida

Algarve

Jovem de 17 anos está desaparecida há uma semana entre Almancil e Tunes

07:50 1 Setembro, 2026 15:24 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Carolina está desaparecida desde a última semana de agosto e familiares e amigos continuam a tentar localizar a jovem

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma frente atlântica: chuva volta a Portugal nesta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

07:00 1 Setembro, 2026 15:46 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

ECMWF prevê o regresso da chuva a Portugal em duas fases, com Norte e Centro entre as regiões mais expostas

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: setembro pode ficar mais chuvoso a partir deste dia e estas regiões serão as mais afetadas

11:40 1 Setembro, 2026 11:04 1 Setembro, 2026 | João Luís

Mês de setembro deverá começar com tempo de verão, mas a chuva e as trovoadas deverão chegar a Portugal a partir deste dia

Talho.
Europe Direct Algarve

É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez

13:00 1 Setembro, 2026 12:36 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há uma carne que vai deixar de entrar no mercado europeu a partir de quinta-feira, após a Comissão Europeia confirmar a decisão

Vista aérea da Praia de Quarteira, no Algarve.
Algarve

“Mais fraco”: portugueses ‘fugiram’ desta cidade no Algarve este verão e deixaram as praias mais livres

18:40 1 Setembro, 2026 16:07 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Cidade algarvia registou um verão com menor afluência de banhistas e, como consequência, os areais ficaram mais livres

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de luz entre 2 e 4 de setembro em Portugal: estas são as zonas afetadas

18:10 1 Setembro, 2026 17:53 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os cortes de luz estão programados para os próximos dias e vão afetar várias localidades. Consulte as zonas abrangidas e os horários previstos para cada interrupção

Economia Nacional

Duas casas com o mesmo valor podem pagar 600 ou 900 euros de IMI: este detalhe faz a diferença

22:54 1 Setembro, 2026 22:55 1 Setembro, 2026 | João Luís

Dois proprietários podem ter imóveis com o mesmo Valor Patrimonial Tributário e, ainda assim, receber contas de IMI bastante diferentes

Praia de Dona Ana. Crédito: Freepik
Algarve

“Quando o sol se põe, o encanto só aumenta”: australianos rendem-se a esta cidade do Algarve pelas suas praias, gastronomia e vida noturna

19:40 1 Setembro, 2026 19:02 1 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As praias, os restaurantes e a vida noturna colocaram esta cidade algarvia entre os melhores locais para visitar na região

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Domingo descontou mais de 46 anos mas viu a pensão reduzida: “Tenho uma penalização para toda a vida”

19:30 1 Setembro, 2026 13:55 1 Setembro, 2026 | João Luís

Depois de uma carreira profissional superior a quatro décadas, um pensionista espanhol contesta a redução na pensão

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Ciência

Não é falta de higiene: ciência explica por que começamos a ter ‘cheiro a velho’ depois desta idade

15:30 1 Setembro, 2026 15:12 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A ciência aponta para um composto específico como principal responsável pelo chamado “cheiro a velho”

Amélia de Jesus.
Nacional

“Era mais feliz com tostões”: Amélia ganhou 51.000.000€ no Euromilhões e admite que gostava mais quando tinha pouco dinheiro

14:00 1 Setembro, 2026 13:40 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Mulher ganhou 51 milhões de euros no Euromilhões, mas admite que era mais feliz quando tinha pouco e conta como a fortuna mudou a sua vida

Algarve

Jovem de 17 anos está desaparecida há uma semana entre Almancil e Tunes

07:50 1 Setembro, 2026 15:24 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Carolina está desaparecida desde a última semana de agosto e familiares e amigos continuam a tentar localizar a jovem

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma frente atlântica: chuva volta a Portugal nesta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

07:00 1 Setembro, 2026 15:46 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

ECMWF prevê o regresso da chuva a Portugal em duas fases, com Norte e Centro entre as regiões mais expostas

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: setembro pode ficar mais chuvoso a partir deste dia e estas regiões serão as mais afetadas

11:40 1 Setembro, 2026 11:04 1 Setembro, 2026 | João Luís

Mês de setembro deverá começar com tempo de verão, mas a chuva e as trovoadas deverão chegar a Portugal a partir deste dia

Talho.
Europe Direct Algarve

É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez

13:00 1 Setembro, 2026 12:36 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há uma carne que vai deixar de entrar no mercado europeu a partir de quinta-feira, após a Comissão Europeia confirmar a decisão

Vista aérea da Praia de Quarteira, no Algarve.
Algarve

“Mais fraco”: portugueses ‘fugiram’ desta cidade no Algarve este verão e deixaram as praias mais livres

18:40 1 Setembro, 2026 16:07 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Cidade algarvia registou um verão com menor afluência de banhistas e, como consequência, os areais ficaram mais livres

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de luz entre 2 e 4 de setembro em Portugal: estas são as zonas afetadas

18:10 1 Setembro, 2026 17:53 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os cortes de luz estão programados para os próximos dias e vão afetar várias localidades. Consulte as zonas abrangidas e os horários previstos para cada interrupção

Economia, Nacional

Duas casas com o mesmo valor podem pagar 600 ou 900 euros de IMI: este detalhe faz a diferença

22:54 1 Setembro, 2026 22:55 1 Setembro, 2026 | João Luís

Dois proprietários podem ter imóveis com o mesmo Valor Patrimonial Tributário e, ainda assim, receber contas de IMI bastante diferentes

Praia de Dona Ana. Crédito: Freepik
Algarve

“Quando o sol se põe, o encanto só aumenta”: australianos rendem-se a esta cidade do Algarve pelas suas praias, gastronomia e vida noturna

19:40 1 Setembro, 2026 19:02 1 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As praias, os restaurantes e a vida noturna colocaram esta cidade algarvia entre os melhores locais para visitar na região

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto, Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Domingo descontou mais de 46 anos mas viu a pensão reduzida: “Tenho uma penalização para toda a vida”

19:30 1 Setembro, 2026 13:55 1 Setembro, 2026 | João Luís

Depois de uma carreira profissional superior a quatro décadas, um pensionista espanhol contesta a redução na pensão

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Ciência

Não é falta de higiene: ciência explica por que começamos a ter ‘cheiro a velho’ depois desta idade

15:30 1 Setembro, 2026 15:12 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A ciência aponta para um composto específico como principal responsável pelo chamado “cheiro a velho”

Últimas Notícias

  • Duas casas com o mesmo valor podem pagar 600 ou 900 euros de IMI: este detalhe faz a diferença
    Duas casas com o mesmo valor podem pagar 600 ou 900 euros de IMI: este detalhe faz a diferença
  • Espanhóis alertam quem tem notas de 500 euros: fazer isto no banco pode chamar a atenção do Fisco
    Espanhóis alertam quem tem notas de 500 euros: fazer isto no banco pode chamar a atenção do Fisco
  • Condutores nascidos antes desta data não podem renovar a carta de condução por este meio
    Condutores nascidos antes desta data não podem renovar a carta de condução por este meio
  • Quase toda a gente faz isto quando usa o forno, mas está a aumentar a conta da luz sem perceber
    Quase toda a gente faz isto quando usa o forno, mas está a aumentar a conta da luz sem perceber
  • Mais de 30 documentários e 30 anos de mistério: há finalmente um culpado pela morte de Tupac Shakur
    Mais de 30 documentários e 30 anos de mistério: há finalmente um culpado pela morte de Tupac Shakur

Opinião

  • Porque é que os músculos são um órgão da longevidade e como preservá-los | Por Kristina Verdilhão
    Porque é que os músculos são um órgão da longevidade e como preservá-los | Por Kristina Verdilhão
  • O dinamismo do mercado imobiliário de gama alta algarvio | Por Marlos Gonçalves
    O dinamismo do mercado imobiliário de gama alta algarvio | Por Marlos Gonçalves
  • A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende
    A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
    Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
  • É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez
    É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento