Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Investigadores surpreendidos com peso da idade no risco de morte

Investigadores portugueses que analisaram a mortalidade por Covid-19 em Portugal mostram-se surpreendidos com o peso da idade no risco de morte, face às doenças preexistentes, e pedem a recolha de informação “mais fina” para conseguirem “ir mais longe”

14:05 30 Julho, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Estudo concluiu que a idade é o fator que maior peso tem na mortalidade

O grupo de Investigadores de sete institutos/departamentos da Faculdade de Medicina (Universidade de Lisboa) e de outras instituições, como o Instituto Ricardo Jorge e a Universidade Católica, dizem que os dados disponibilizados pela Direção Geral da Saúde (DGS) são “bastante consistentes”, mas defendem que se a recolha de informação fosse mais fina permitia “análises mais complexas”.

“Quanto mais fina for a informação, melhor. Gostávamos de ter mais datas, como, por exemplo, a data de morte. (…) Havendo pistas de que há mutações [do vírus], seria importante ter esse tipo de informação. Isso já permitia fazer outras abordagens”, disse agência Lusa o investigador principal do estudo, Paulo Nogueira.

O investigador do laboratório de biomatemática do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, aponta ainda como importante para dar continuidade a esta análise, sobretudo com a evolução da pandemia, a recolha de dados relativos à obesidade nos doentes e aos hábitos tabágicos.

“Se os dados nos chegarem, continuaremos a fazer a análise e a tentar produzir a maior evidência que os dados permitem”, diz o investigador, reconhecendo que a recolha de informação precisa de ser “afinada” em Portugal para que “em momentos de crises se consiga cruzar melhor os diferentes sistemas de informação”.

Lembrou ainda que os investigadores aguardam que a DGS disponibilize os restantes dados — este estudo apenas analisou os primeiros 502 óbitos por Covid-19, até abril -, para que possam dar continuidade ao trabalho.

Este estudo, o primeiro publicado numa revista científica internacional (revisto pelos pares) sobre os dados de 20.293 pacientes com Covid-19 em Portugal, concluiu que a idade é o fator que maior peso tem na mortalidade. Só depois surgem as comorbilidades (doenças que a pessoa já tinha quando foi infetada).

“Estávamos à espera que houvesse uma ou outra doença que aumentasse drasticamente o risco de morte. O que nos surpreendeu foi que é mais a idade do que as doenças preexistentes que aumenta o risco”, disse.

“Já sabíamos que a idade tem um papel importante, mas estávamos a espera que as doenças associadas tivessem um papel muito importante e, surpreendentemente, não teve um impacto tão grande quanto esperávamos”, acrescentou.

Paulo Nogueira sublinha, contudo, que normalmente as pessoas com mais idade são as que apresentam comorbilidades, mas diz que “nem sempre essa ligação é tão direta”.

“Precisamos de perceber melhor os mecanismos da doença”, afirmou o lembrando que se concluiu, apesar no número reduzido de doentes cardíacos que morriam com covid-19, que a doença cardíaca aumenta o risco.

O investigador destacou também o risco apresentado pela doença renal e das doenças das desordens neuromusculares.

O estudo analisou os dados de 20.293 pessoas infetadas com SARS-CoV-2 em Portugal entre 01 de janeiro e 21 de abril. Destas, 11.903 (58%) eram mulheres e 8.390 (41,3%) homens.

A maioria dos casos (60,2%) eram da região Norte e a maior parte dos casos (77,4%) não precisou de ser hospitalizada. Quanto ao internamento em cuidados intensivos, apenas 1,3% (261) dos doentes analisados precisou deste tipo de assistência médica e apenas 26 doentes precisaram de apoio respiratório com ventiladores (0,1%).

Quando às doenças preexistentes, a mais comum observada foi a diabetes (5,1%), seguida pelas doenças neuromusculares (3,4%) e as doenças pulmonares (3,4%).

“Sendo um dos primeiros estudos na Europa não apenas a identificar as principais comorbilidades associadas à letalidade da covid-19, mas também para incluir um modelo para indivíduos com ausência de doenças preexistentes em mais de 20 mil casos, essa pesquisa representa uma importante referência potencial para estudos futuros”, destacam os autores.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve

Dois homens detidos pela PSP em Tavira por droga e condução sem carta

14:49 18 Junho, 2026 14:49 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização em Tavira resultou em duas detenções distintas e na apreensão de produto estupefaciente e documento

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Ensino Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Algarve

Bombeiros de Alcoutim recebem investimento da Galp em equipamentos e energia solar

11:23 18 Junho, 2026 11:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Apoio aos bombeiros de Alcoutim melhora condições para quem está na linha da frente em situações de emergência

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Conrad Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Hotel no Algarve onde ficaram os convidados do casamento da cantora das Little Mix tem 5 piscinas e serve refeições durante todo o dia

17:50 18 Junho, 2026 14:33 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

O Conrad Algarve, na Quinta do Lago, combina piscinas interiores e exteriores, restauração de luxo e um spa

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma língua de poeiras do Saara: céu em Portugal vai mudar de cor e pode haver chuva de lama

16:46 18 Junho, 2026 16:46 18 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de poeiras do Saara deverá chegar a Portugal nos próximos dias, alterando o aspeto do céu e podendo deixar marcas visíveis

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Bomba de gasolina.
Auto Economia

Vem aí uma descida nos combustíveis e há um que vai destacar-se: saiba qual pode ficar 10 cêntimos mais barato

16:20 18 Junho, 2026 16:06 18 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Pode vir aí um alívio inesperado na bomba já na próxima semana, impulsionado por um acordo que mexeu com o mercado mundial

Cultura Opinião

Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos

16:10 18 Junho, 2026 16:11 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Beja Santos analisa “Indignidade”, de Lea Ypi, uma investigação familiar que atravessa a história turbulenta da Albânia

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Vozinha. Crédito DR
Desporto Mundo

A história de Vozinha, o guarda-redes herói de Cabo Verde que ‘travou’ Espanha: “Chorei depois do jogo porque cresci com os meus avós e eles não puderam estar aqui”

16:40 16 Junho, 2026 18:07 18 Junho, 2026 | João Luís

O guarda-redes Vozinha tornou-se herói de Cabo Verde após uma exibição histórica no empate a zeros frente a Espanha no Mundial

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve

Dois homens detidos pela PSP em Tavira por droga e condução sem carta

14:49 18 Junho, 2026 14:49 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização em Tavira resultou em duas detenções distintas e na apreensão de produto estupefaciente e documento

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Ensino, Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Algarve

Bombeiros de Alcoutim recebem investimento da Galp em equipamentos e energia solar

11:23 18 Junho, 2026 11:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Apoio aos bombeiros de Alcoutim melhora condições para quem está na linha da frente em situações de emergência

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Conrad Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Hotel no Algarve onde ficaram os convidados do casamento da cantora das Little Mix tem 5 piscinas e serve refeições durante todo o dia

17:50 18 Junho, 2026 14:33 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

O Conrad Algarve, na Quinta do Lago, combina piscinas interiores e exteriores, restauração de luxo e um spa

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma língua de poeiras do Saara: céu em Portugal vai mudar de cor e pode haver chuva de lama

16:46 18 Junho, 2026 16:46 18 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de poeiras do Saara deverá chegar a Portugal nos próximos dias, alterando o aspeto do céu e podendo deixar marcas visíveis

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Bomba de gasolina.
Auto, Economia

Vem aí uma descida nos combustíveis e há um que vai destacar-se: saiba qual pode ficar 10 cêntimos mais barato

16:20 18 Junho, 2026 16:06 18 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Pode vir aí um alívio inesperado na bomba já na próxima semana, impulsionado por um acordo que mexeu com o mercado mundial

Cultura, Opinião

Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos

16:10 18 Junho, 2026 16:11 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Beja Santos analisa “Indignidade”, de Lea Ypi, uma investigação familiar que atravessa a história turbulenta da Albânia

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Vozinha. Crédito DR
Desporto, Mundo

A história de Vozinha, o guarda-redes herói de Cabo Verde que ‘travou’ Espanha: “Chorei depois do jogo porque cresci com os meus avós e eles não puderam estar aqui”

16:40 16 Junho, 2026 18:07 18 Junho, 2026 | João Luís

O guarda-redes Vozinha tornou-se herói de Cabo Verde após uma exibição histórica no empate a zeros frente a Espanha no Mundial

Últimas Notícias

  • Caminhada pela Saúde junta cerca de 640 participantes em Almancil
    Caminhada pela Saúde junta cerca de 640 participantes em Almancil
  • Calor extremo coloca 15 concelhos em risco máximo de incêndio: saiba se o seu está na lista
    Calor extremo coloca 15 concelhos em risco máximo de incêndio: saiba se o seu está na lista
  • Hotel no Algarve onde ficaram os convidados do casamento da cantora das Little Mix tem 5 piscinas e serve refeições durante todo o dia
    Hotel no Algarve onde ficaram os convidados do casamento da cantora das Little Mix tem 5 piscinas e serve refeições durante todo o dia
  • Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva
    Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva
  • “10 homens e uma estátua”: britânicos dizem que Portugal está a sacrificar mais um Mundial pelo ego de Cristiano Ronaldo
    “10 homens e uma estátua”: britânicos dizem que Portugal está a sacrificar mais um Mundial pelo ego de Cristiano Ronaldo

Opinião

  • Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
    Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal