Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Investigadores e ambientalistas defendem que não se façam novas barragens

Aos políticos, pedem que não financiem a construção de novas barragens e apoiem alternativas para a produção de eletricidade a partir de fontes eólicas e solares

17:27 23 Julho, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Quem poluir deve pagar, defendem os ambientalistas

O Douro português é o último reduto de biodiversidade da maior bacia hidrográfica ibérica, afirma-se num estudo hoje divulgado, em que se pede que não haja novas barragens e se desmantele o que está a mais nas existentes

Centrando-se no Douro, o consórcio Rede Douro Vivo de investigadores de várias universidades, em conjunto com associações ambientalistas, extrapola as consequências das barragens para os outros rios: “custos severos” na função dos cursos de água, desde a redução da areia nas praias à extinção de espécies.

Numa área total de 97,4 mil quilómetros quadrados, 18,5 mil dos quais do lado da fronteira portuguesa, a redução dos caudais por causa da retenção nas barragens impede o rio de transportar sedimentos até ao mar, aumentando a erosão da costa, e reduz a quantidade de nutrientes para as espécies que dependem dele, o que já levou à extinção de espécies como o esturjão do Douro.

Só do lado português, há 57 grandes barragens no Douro e seus afluentes, indicam os investigadores, que apontam as consequências negativas das barragens também na atividade económica dos cerca de 1,9 milhões de pessoas que habitam na bacia do rio, a maior parte concentradas na Área Metropolitana do Porto, onde este desagua, 957 quilómetros depois da nascente, na serra de Urbion.

Ao longo da bacia, a maior parte da água retida em barragens serve para produção de eletricidade, mas também para rega e abastecimento urbano e industrial.

A montante da área metropolitana há “uma vasta área interior de povoamento escasso e em declínio”, mas que “depende ainda mais das águas do Douro” para rega, dar de beber ao gado, abastecimento, pesca, lazer e turismo, tudo setores que têm sido “profundamente afetados pela fragmentação dos rios da bacia do Douro”.

Mesmo assim, “os melhores habitats para a biodiversidade no Douro estão agora concentrados quase exclusivamente em Portugal”, salienta-se no estudo, em que se aponta, sobretudo, os rios Tua, Arda, Coa e Paiva, onde existem “oásis de biodiversidade que resistem à perturbação humana”.

Os investigadores consideram “urgente a criação de reservas naturais fluviais com estatuto jurídico de proteção permanente”.

Aos políticos, pede-se que não financiem a construção de novas barragens e apoiem alternativas para a produção de eletricidade a partir de fontes eólicas e solares.

Quem poluir deve pagar, defendem também os ambientalistas, que consideram que “as empresas e os indivíduos devem ser responsáveis pelos danos ambientais que causarem” e pelas medidas de prevenção e reparação.

No que toca às empresas agrícolas, devem “reduzir drasticamente” o uso de fitofármacos e adubos, um esforço para não poluir semelhante ao que acontece para as águas residuais urbanas.

Os “elevados custos ambientais são razão suficiente para evitar a construção de novas barragens sempre que houver alternativas disponíveis”, apontam, defendendo que “barreiras obsoletas” ou lesivas para o ambiente sejam retiradas.

Com menos água, menos capacidade os rios têm para se purificar, refere-se ainda no estudo, em que se reconhece que as medidas de proteção definidas em planos de ordenamento regional, municipal, de albufeiras e áreas protegidas tem “eficácia e alcance” insuficientes, acabando por não se conseguir manter “a qualidade e quantidade de água que deve fluir regularmente num rio para que este mantenha os ecossistemas e os níveis de bem-estar humano que dele dependem”.

Quanto às empresas concessionárias das barragens, defende-se que devem “garantir e divulgar pública e atempadamente os caudais ecológicos diários”.

Defendem ainda que a gestão dos rios ibéricos seja “verdadeiramente partilhada” por Portugal e Espanha, “sem novas barragens e onde todas as barreiras obsoletas sejam sujeitas a um plano de remoção e renaturalização dos rios”.

Na rede Douro Vivo, que investigou o rio entre 2017 e 2020, participaram as associações ambientalistas ANP/WWF, GEOTA e investigadores das universidades do Porto, Coimbra, Nova de Lisboa e Trás-os-Montes e Alto Douro, Instituto Politécnico de Bragança, bem como outras instituições.

Casal num stand de automóveis.
Auto Nacional

Portugueses ‘evitam’ este carro? Modelo passou de 1.231 vendas em junho para apenas uma em agosto

14:20 7 Setembro, 2026 14:04 7 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Está entre os carros mais vendidos em Portugal, mas somou apenas uma matrícula em agosto, depois de dois meses acima das 1.000 unidades

Algarve Cultura

Festas do Pescador recuperaram memórias e tradições da velha Albufeira

19:00 7 Setembro, 2026 18:32 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Traineiras, redes, antigos pescadores e fotografias de Artur Pastor ajudaram Albufeira a recuperar memórias da sua ligação ao mar

Tempo

Chuva regressa a Portugal neste dia e estas vão ser as regiões afetadas

11:30 7 Setembro, 2026 19:12 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva deverá regressar a algumas regiões de Portugal continental entre terça e quarta-feira, antes de uma nova subida das temperaturas

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva e vento forte a caminho de Portugal: este será o dia com o tempo mais severo da semana

06:00 7 Setembro, 2026 12:02 6 Setembro, 2026 | João Luís

Luso Meteo prevê chuva, vento forte e descida das temperaturas, sobretudo no Norte e Centro, e este será o pior dia da semana

Auto Economia Nacional

Fisco pode devolver até 4 anos de IUC: saiba quem pode recuperar este dinheiro

11:00 5 Setembro, 2026 23:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Autoridade Tributária permite rever liquidações de IUC e recuperar imposto já pago em determinadas situações relacionadas com a reavaliação do grau de incapacidade

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Conceição chegou a ter 4 empregos em simultâneo e aos 76 anos tem uma pensão de 392€ que mal chega para um quarto: “Prefiro passar fome a roubar”

20:00 7 Setembro, 2026 12:24 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Depois de uma vida com vários empregos em vários países, Conceição chegou aos 76 anos com uma pensão que não lhe permite comprar os medicamentos

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Carlos descontou durante 44 anos e pediu a reforma antecipada sem penalizações aos 60: “Dá perfeitamente para viver e não gasto tudo”

08:00 7 Setembro, 2026 12:37 6 Setembro, 2026 | João Luís

Reformou-se aos 60 no Luxemburgo depois de trabalhar desde os 16 anos. Em Portugal, 44 anos de descontos não permitiriam reforma sem cortes

Algarve Cultura Desporto

Academia do Saber de Quarteira abre inscrições para novo ano letivo

09:40 7 Setembro, 2026 12:56 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quarteira assinala uma década de um programa dedicado à valorização pessoal e social da população com mais de 50 anos

Algarve Nacional Saúde

Hematologia no Algarve: sindicato fala numa médica e ULS garante ter quatro

15:40 7 Setembro, 2026 15:29 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Uma médica divide atividade entre Portimão e Beja, segundo o sindicato, enquanto a ULS Algarve assegura contar com quatro especialistas

Cortes de luz. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares ficarão sem luz: saiba quais as localidades portuguesas que vão ficar ‘às escuras’ nestas datas

19:40 7 Setembro, 2026 18:39 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções programadas durante quatro dias consecutivos, com várias localidades abrangidas por cortes de luz entre as 05h00 e as 06h00

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Homem camionista que faz hemodiálise. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Negam incapacidade permanente absoluta a camionista que faz hemodiálise mais de quatro horas três vezes por semana: tribunal considerou que podia receber o tratamento fora do horário laboral

19:30 7 Setembro, 2026 11:06 7 Setembro, 2026 | João Luís

Camionista espanhol que faz hemodiálise durante 4 horas e 15 minutos três vezes por semana viu recusada a incapacidade permanente absoluta

Gato. Créditos: Stray – Algarve Cat Help
Algarve Animais Branded Content Pub Tech

Encontrou gatinhos abandonados? Há uma app gratuita que diz exatamente a quem ligar

19:10 7 Setembro, 2026 18:06 7 Setembro, 2026 | POSTAL

Criada por um casal residente perto de Estoi, a Stray – Algarve Cat Help indica em segundos o veterinário, a associação ou o canil municipal mais próximo de quem encontra um gato de rua ou gatinhos abandonados, em qualquer concelho do Algarve. É gratuita, sem registo e sem publicidade

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Casal num stand de automóveis.
Auto, Nacional

Portugueses ‘evitam’ este carro? Modelo passou de 1.231 vendas em junho para apenas uma em agosto

14:20 7 Setembro, 2026 14:04 7 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Está entre os carros mais vendidos em Portugal, mas somou apenas uma matrícula em agosto, depois de dois meses acima das 1.000 unidades

Algarve, Cultura

Festas do Pescador recuperaram memórias e tradições da velha Albufeira

19:00 7 Setembro, 2026 18:32 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Traineiras, redes, antigos pescadores e fotografias de Artur Pastor ajudaram Albufeira a recuperar memórias da sua ligação ao mar

Tempo

Chuva regressa a Portugal neste dia e estas vão ser as regiões afetadas

11:30 7 Setembro, 2026 19:12 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva deverá regressar a algumas regiões de Portugal continental entre terça e quarta-feira, antes de uma nova subida das temperaturas

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva e vento forte a caminho de Portugal: este será o dia com o tempo mais severo da semana

06:00 7 Setembro, 2026 12:02 6 Setembro, 2026 | João Luís

Luso Meteo prevê chuva, vento forte e descida das temperaturas, sobretudo no Norte e Centro, e este será o pior dia da semana

Auto, Economia, Nacional

Fisco pode devolver até 4 anos de IUC: saiba quem pode recuperar este dinheiro

11:00 5 Setembro, 2026 23:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Autoridade Tributária permite rever liquidações de IUC e recuperar imposto já pago em determinadas situações relacionadas com a reavaliação do grau de incapacidade

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Conceição chegou a ter 4 empregos em simultâneo e aos 76 anos tem uma pensão de 392€ que mal chega para um quarto: “Prefiro passar fome a roubar”

20:00 7 Setembro, 2026 12:24 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Depois de uma vida com vários empregos em vários países, Conceição chegou aos 76 anos com uma pensão que não lhe permite comprar os medicamentos

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Carlos descontou durante 44 anos e pediu a reforma antecipada sem penalizações aos 60: “Dá perfeitamente para viver e não gasto tudo”

08:00 7 Setembro, 2026 12:37 6 Setembro, 2026 | João Luís

Reformou-se aos 60 no Luxemburgo depois de trabalhar desde os 16 anos. Em Portugal, 44 anos de descontos não permitiriam reforma sem cortes

Algarve, Cultura, Desporto

Academia do Saber de Quarteira abre inscrições para novo ano letivo

09:40 7 Setembro, 2026 12:56 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quarteira assinala uma década de um programa dedicado à valorização pessoal e social da população com mais de 50 anos

Algarve, Nacional, Saúde

Hematologia no Algarve: sindicato fala numa médica e ULS garante ter quatro

15:40 7 Setembro, 2026 15:29 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Uma médica divide atividade entre Portimão e Beja, segundo o sindicato, enquanto a ULS Algarve assegura contar com quatro especialistas

Cortes de luz. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares ficarão sem luz: saiba quais as localidades portuguesas que vão ficar ‘às escuras’ nestas datas

19:40 7 Setembro, 2026 18:39 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções programadas durante quatro dias consecutivos, com várias localidades abrangidas por cortes de luz entre as 05h00 e as 06h00

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Homem camionista que faz hemodiálise. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Negam incapacidade permanente absoluta a camionista que faz hemodiálise mais de quatro horas três vezes por semana: tribunal considerou que podia receber o tratamento fora do horário laboral

19:30 7 Setembro, 2026 11:06 7 Setembro, 2026 | João Luís

Camionista espanhol que faz hemodiálise durante 4 horas e 15 minutos três vezes por semana viu recusada a incapacidade permanente absoluta

Gato. Créditos: Stray – Algarve Cat Help
Algarve, Animais, Branded Content, Pub, Tech

Encontrou gatinhos abandonados? Há uma app gratuita que diz exatamente a quem ligar

19:10 7 Setembro, 2026 18:06 7 Setembro, 2026 | POSTAL

Criada por um casal residente perto de Estoi, a Stray – Algarve Cat Help indica em segundos o veterinário, a associação ou o canil municipal mais próximo de quem encontra um gato de rua ou gatinhos abandonados, em qualquer concelho do Algarve. É gratuita, sem registo e sem publicidade

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Últimas Notícias

  • Conceição chegou a ter 4 empregos em simultâneo e aos 76 anos tem uma pensão de 392€ que mal chega para um quarto: “Prefiro passar fome a roubar”
    Conceição chegou a ter 4 empregos em simultâneo e aos 76 anos tem uma pensão de 392€ que mal chega para um quarto: “Prefiro passar fome a roubar”
  • Milhares ficarão sem luz: saiba quais as localidades portuguesas que vão ficar ‘às escuras’ nestas datas
    Milhares ficarão sem luz: saiba quais as localidades portuguesas que vão ficar ‘às escuras’ nestas datas
  • Negam incapacidade permanente absoluta a camionista que faz hemodiálise mais de quatro horas três vezes por semana: tribunal considerou que podia receber o tratamento fora do horário laboral
    Negam incapacidade permanente absoluta a camionista que faz hemodiálise mais de quatro horas três vezes por semana: tribunal considerou que podia receber o tratamento fora do horário laboral
  • Encontrou gatinhos abandonados? Há uma app gratuita que diz exatamente a quem ligar
    Encontrou gatinhos abandonados? Há uma app gratuita que diz exatamente a quem ligar
  • Festas do Pescador recuperaram memórias e tradições da velha Albufeira
    Festas do Pescador recuperaram memórias e tradições da velha Albufeira

Opinião

  • Justiça: um problema que não se resolve apenas com mais meios | Por Luís Ganhão
    Justiça: um problema que não se resolve apenas com mais meios | Por Luís Ganhão
  • Cidades que expulsaram a sombra | Por José Figueiredo Santos
    Cidades que expulsaram a sombra | Por José Figueiredo Santos
  • União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
    União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas

Europe Direct Algarve

  • União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
    União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
  • UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
    UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento