Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Insólito: Casal encontrou lixo com 40 anos em Peniche. O que se comia na praia nos anos 80?

Lídia e Manuel moram perto da Praia de Santa Cruz, em Torres Vedras. Cresceram ligados à praia e a barcos e têm um amor pelo mar que consideram destemido. Querem salvar os oceanos.

09:16 27 Junho, 2022 11:17 3 Março, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Foram encontradas mais de 180 embalagens de iogurtes, garrafas, restos de comida e embalagens de cremes e protetores solares. Algumas eram datadas de 1987. Lídia e Manuel, o casal que encontrou os resíduos, teve “um misto de sentimentos”. Dizem que é um “achado arqueológico”, mas a poluição preocupa-os.

Lídia e Manuel Nascimento estavam na praia com um propósito: apanhar lixo. O casal foi para uma zona de dunas porque sabia que naquele sítio há aquilo a que chamam “lixo eterno”: “Sempre que vamos lá, apanhamos quilos de lixo. Há uma grande quantidade de microplásticos e lixo enterrado”, contou Lídia Nascimento em entrevista à SIC Notícias.

A mulher tinha acabado de apanhar um boneco que saía como brinde nos gelados nas décadas de 60 ou 70. É hábito encontrá-los naquele sítio da praia. A poucos metros, o marido puxou a ponta de um saco velho e degradado. Foi nesse momento que descobriram um buraco com cerca de um metro quadrado e quilos de lixo: 186 embalagens de iogurtes e de refrigerantes de marcas diferentes e ainda sacos com ossos de frango e cascas de caracóis.

A validade de uma das embalagens era de Janeiro de 1987. Outra era de abril do mesmo ano. Para o casal, este lixo é um “achado arqueológico”. Pelo tipo de embalagens, eram todas da mesma altura, e estavam bem conservadas, contou Lídia.

“Espantou-nos porque já apanhámos coisas muito estranhas, grandes quantidades de lixo de uma só vez, mas nunca encontrámos tanta coisa no mesmo sítio. Tínhamos que percorrer 200 ou 300 metros numa praia para apanhar a mesma quantidade de lixo que apanhámos naquele metro quadrado“, disse Lídia.

O casal não sabe o que se passou naquele local há cerca de 40 anos, mas tenta reconstruir o momento. “Deu-nos a ideia que alguém tinha feito o buraco de propósito para depositar lá o lixo todo na mesma altura. Nos anos 80 fazia-se campismo selvagem. Imagino que alguém estivesse ali a acampar. Não havia caixotes do lixo na altura nem a consciência e conhecimento que há agora”, afirmou.

“NÃO CONSEGUIMOS PASSAR SEM APANHAR O LIXO”

Lídia e Manuel moram perto da Praia de Santa Cruz, em Torres Vedras. Cresceram ligados à praia e a barcos e têm um amor pelo mar que consideram destemido. Querem salvar os oceanos.

No dia em que encontraram lixo com cerca de 40 anos foi apenas um dos muitos em que andam pelo areal. “Vamos à praia à procura de ondas porque o meu marido faz bodyboard, mas todas as vezes que vamos à praia encontramos muito lixo e recolhemos. Não conseguimos passar sem apanhar lixo”, realçou Lídia à SIC Notícias.

Em Santa Cruz, não costumam ver lixo no areal deixado por banhistas. O que chega, vem do mar, contam. No entanto, nas outras praias que frequentam encontram muito resíduos.

Já encontraram partes de carros e coisas de países “muito distantes”. Lídia contou à SIC Notícias que durante duas semanas apanharam muitas embalagens da Turquia. Dias mais tarde, encontraram lixo do Japão. “Temos quase a certeza que são os barcos que deitam o lixo fora. Quando vão para terra, têm um limite de quilos de lixo para entregar de forma gratuita. Tudo o que passe esse valor estabelecido, tem de ser pago. Achamos que deitam ao mar o lixo que têm a mais”, afirmou.

No entanto, o casal não encontra apenas lixo nas praias portuguesas. Tem encontrado animais marinhos mortos por causa da poluição e da ação humana. É o caso de gansos patolas com fios de pesca à volta do bico e nas asas e golfinhos sem barbatanas. “Tanto quanto sei, os pescadores cortam-lhes as barbatanas para não partirem as redes quando ficam presos”, denunciou Lídia.

“MAR À DERIVA”

“Neste momento está tudo à deriva no mar, sem rumo, perdeu-se um bocado o norte”, afirmou Lídia Nascimento. Foi este pensamento que deu o nome à página do Facebook criada pelo casal: Mar à deriva – Adrift Sea. Querem alertar as pessoas para o problema do plástico no mar através de fotografias e de vídeos de lixo que encontram nas praias.

O casal apanha lixo marinho “desde sempre”, contou. Mas eram poucas as vezes que encontravam esse lixo. Acontecia depois de uma tempestade ou quando o mar estava revolto. No início de 2019, passou a ser constante e em grande quantidade. Em abril, encontraram dois cavalos-marinhos mortos na Praia Azul, em Torres Vedras.

“Foi aí que se fez luz. Pensámos que tínhamos de chamar a atenção para o facto de estarmos a encontrar muito mais lixo do que em anos anteriores, especialmente microplásticos, embalagens e produtos de outros países”, realçou. Lídia destacou ainda os “milhares” de cotonetes, que chegam ao mar porque são deitados na sanita, e o esferovite em pedaços ou bolinhas. Chamam-lhes “marés brancas”.

Foi nesse mês de abril, quando começaram a ver cada vez mais lixo nas praias, que criaram a página do Facebook. O casal quer acabar com essa poluição. “Toda a gente pode apanhar lixo no percurso da praia até ao carro, por exemplo. Se toda a gente apanhar um bocadinho, a praia já fica mais limpa”, lembrou Lídia. Todos podemos contribuir para diminuir o lixo nos mares e nas praias. Esse é o mote de Lídia e Manuel.

Artigo publicado originalmente a 27 de julho de 2020
  • Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Algarve Desporto

Beer Run regressa para desafiar participantes a correr e beber cerveja em São Brás

07:00 29 Julho, 2026 06:57 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Participantes terão de completar quatro voltas de 402 metros e beber uma cerveja antes de cada percurso no Parque das Amendoeiras

Algarve Cultura Economia

Mercado Rituais do Sul regressa a Olhão com artesanato, livros e campanha solidária

07:16 29 Julho, 2026 07:19 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Bruno Pimpão apresenta um livro infantil em Olhão cujos direitos de autor revertem para a Associação de Resgate Animal do Algarve

Céu avermelhado sobre o mar. Crédito: Magnific AI
Tempo

Cientistas acompanham ‘fenómeno raro’ no Pacífico: o que vem aí pode sentir-se em todo o planeta

17:30 28 Julho, 2026 15:22 28 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Um fenómeno climático raro continua a ganhar força no Pacífico e poderá influenciar calor, seca, chuva extrema e tempestades em várias regiões do mundo

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas

06:00 29 Julho, 2026 19:52 28 Julho, 2026 | João Luís

Durante agosto, o calor deverá marcar o arranque do mês, mas a trovoada pode ganhar força em algumas regiões na segunda quinzena

Algarve

Jovem desaparecido em travessia de stand-up paddle no Algarve é surfista profissional e sofre de doença rara

14:40 28 Julho, 2026 14:35 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Arron Strong desapareceu ao largo da Arrifana durante uma travessia em stand-up paddle entre o Monte Clérigo e a Carrapateira

André Ventura. Crédito: Lusa
Nacional

Gabinete de Ventura ficou aberto durante a noite e há vídeo de deputado do Chega a entrar às 07:00

20:23 28 Julho, 2026 20:23 28 Julho, 2026 | João Luís

Novos elementos sobre o caso levantam dúvidas, depois de imagens mostrarem a entrada de um deputado do Chega no Parlamento às 07:00.

Agentes da PSP no aeroporto.
Nacional

“Virgem vale mais”: criança de 12 anos que foi entregue para pagar dívida dos pais deverá ficar em Portugal

14:50 28 Julho, 2026 14:07 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Criança de 12 anos entregue para pagar uma dívida dos pais foi intercetada no aeroporto de Lisboa e deverá permanecer em Portugal

Opinião Saúde

Hepatites: prevenir, diagnosticar e tratar | Por Suzana Calretas

18:40 28 Julho, 2026 18:36 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste dia 28 de julho, a mensagem é simples: conhecer as hepatites é o primeiro passo para as prevenir; uma vacina pode evitar uma doença grave; um teste simples pode fazer a diferença"

Cultura Economia Europe Direct Algarve

CCDR Algarve reforça presença na Feira da Dieta Mediterrânica

17:20 28 Julho, 2026 17:29 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira volta a reunir gastronomia, produção local, artesanato, conhecimento e música na 12.ª edição da feira

Algarve Cultura

Summer Weekender leva dois dias de música eletrónica à beira-mar em Faro

18:25 28 Julho, 2026 18:27 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Talento local do Algarve partilha o cartaz com artistas internacionais em dois dias de música eletrónica junto à Ria Formosa

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Idosa com a carteira vazia.
Economia Nacional

Quanto custa um lar em Portugal? Os números explicam a dificuldade de milhares de famílias

20:00 28 Julho, 2026 15:11 28 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria dos idosos não consegue suportar os custos do lar com a própria reforma. Os números revelam uma realidade que pesa nas famílias

Consulta com médico.
Gastronomia Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Opinião

Olhar para quem espera ao nosso lado | Por Henrique Dias Freire

13:41 28 Julho, 2026 13:41 28 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"O tempo não vale apenas pelo que nele conseguimos fazer, mas também por quem nele conseguimos acolher", escreve Henrique Dias Freire

Nota de euro com ponte atrás. Crédito: Foto AI
Economia Europa Europe Direct Algarve

Há uma cidade onde pode visitar todas as pontes das notas de euro

11:29 28 Julho, 2026 11:29 28 Julho, 2026 | João Luís

Desenhos das notas de euro não representavam pontes reais, mas uma localidade neerlandesa decidiu transformar essa ideia em atração urbana

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Algarve, Desporto

Beer Run regressa para desafiar participantes a correr e beber cerveja em São Brás

07:00 29 Julho, 2026 06:57 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Participantes terão de completar quatro voltas de 402 metros e beber uma cerveja antes de cada percurso no Parque das Amendoeiras

Algarve, Cultura, Economia

Mercado Rituais do Sul regressa a Olhão com artesanato, livros e campanha solidária

07:16 29 Julho, 2026 07:19 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Bruno Pimpão apresenta um livro infantil em Olhão cujos direitos de autor revertem para a Associação de Resgate Animal do Algarve

Céu avermelhado sobre o mar. Crédito: Magnific AI
Tempo

Cientistas acompanham ‘fenómeno raro’ no Pacífico: o que vem aí pode sentir-se em todo o planeta

17:30 28 Julho, 2026 15:22 28 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Um fenómeno climático raro continua a ganhar força no Pacífico e poderá influenciar calor, seca, chuva extrema e tempestades em várias regiões do mundo

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas

06:00 29 Julho, 2026 19:52 28 Julho, 2026 | João Luís

Durante agosto, o calor deverá marcar o arranque do mês, mas a trovoada pode ganhar força em algumas regiões na segunda quinzena

Algarve

Jovem desaparecido em travessia de stand-up paddle no Algarve é surfista profissional e sofre de doença rara

14:40 28 Julho, 2026 14:35 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Arron Strong desapareceu ao largo da Arrifana durante uma travessia em stand-up paddle entre o Monte Clérigo e a Carrapateira

André Ventura. Crédito: Lusa
Nacional

Gabinete de Ventura ficou aberto durante a noite e há vídeo de deputado do Chega a entrar às 07:00

20:23 28 Julho, 2026 20:23 28 Julho, 2026 | João Luís

Novos elementos sobre o caso levantam dúvidas, depois de imagens mostrarem a entrada de um deputado do Chega no Parlamento às 07:00.

Agentes da PSP no aeroporto.
Nacional

“Virgem vale mais”: criança de 12 anos que foi entregue para pagar dívida dos pais deverá ficar em Portugal

14:50 28 Julho, 2026 14:07 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Criança de 12 anos entregue para pagar uma dívida dos pais foi intercetada no aeroporto de Lisboa e deverá permanecer em Portugal

Opinião, Saúde

Hepatites: prevenir, diagnosticar e tratar | Por Suzana Calretas

18:40 28 Julho, 2026 18:36 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste dia 28 de julho, a mensagem é simples: conhecer as hepatites é o primeiro passo para as prevenir; uma vacina pode evitar uma doença grave; um teste simples pode fazer a diferença"

Cultura, Economia, Europe Direct Algarve

CCDR Algarve reforça presença na Feira da Dieta Mediterrânica

17:20 28 Julho, 2026 17:29 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira volta a reunir gastronomia, produção local, artesanato, conhecimento e música na 12.ª edição da feira

Algarve, Cultura

Summer Weekender leva dois dias de música eletrónica à beira-mar em Faro

18:25 28 Julho, 2026 18:27 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Talento local do Algarve partilha o cartaz com artistas internacionais em dois dias de música eletrónica junto à Ria Formosa

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Idosa com a carteira vazia.
Economia, Nacional

Quanto custa um lar em Portugal? Os números explicam a dificuldade de milhares de famílias

20:00 28 Julho, 2026 15:11 28 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria dos idosos não consegue suportar os custos do lar com a própria reforma. Os números revelam uma realidade que pesa nas famílias

Consulta com médico.
Gastronomia, Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Opinião

Olhar para quem espera ao nosso lado | Por Henrique Dias Freire

13:41 28 Julho, 2026 13:41 28 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"O tempo não vale apenas pelo que nele conseguimos fazer, mas também por quem nele conseguimos acolher", escreve Henrique Dias Freire

Nota de euro com ponte atrás. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Europe Direct Algarve

Há uma cidade onde pode visitar todas as pontes das notas de euro

11:29 28 Julho, 2026 11:29 28 Julho, 2026 | João Luís

Desenhos das notas de euro não representavam pontes reais, mas uma localidade neerlandesa decidiu transformar essa ideia em atração urbana

Últimas Notícias

  • Mercado Rituais do Sul regressa a Olhão com artesanato, livros e campanha solidária
    Mercado Rituais do Sul regressa a Olhão com artesanato, livros e campanha solidária
  • Beer Run regressa para desafiar participantes a correr e beber cerveja em São Brás
    Beer Run regressa para desafiar participantes a correr e beber cerveja em São Brás
  • Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas
    Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas
  • Gabinete de Ventura ficou aberto durante a noite e há vídeo de deputado do Chega a entrar às 07:00
    Gabinete de Ventura ficou aberto durante a noite e há vídeo de deputado do Chega a entrar às 07:00
  • Quanto custa um lar em Portugal? Os números explicam a dificuldade de milhares de famílias
    Quanto custa um lar em Portugal? Os números explicam a dificuldade de milhares de famílias

Opinião

  • Quando um dia tu chegares | Por Henrique Dias Freire
    Quando um dia tu chegares | Por Henrique Dias Freire
  • Hepatites: prevenir, diagnosticar e tratar | Por Suzana Calretas
    Hepatites: prevenir, diagnosticar e tratar | Por Suzana Calretas
  • Olhar para quem espera ao nosso lado | Por Henrique Dias Freire
    Olhar para quem espera ao nosso lado | Por Henrique Dias Freire

Europe Direct Algarve

  • CCDR Algarve reforça presença na Feira da Dieta Mediterrânica
    CCDR Algarve reforça presença na Feira da Dieta Mediterrânica
  • Há uma cidade onde pode visitar todas as pontes das notas de euro
    Há uma cidade onde pode visitar todas as pontes das notas de euro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento