Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Idosos portugueses são dos que têm menos saúde e qualidade de vida a nível europeu

Quantos anos de vida saudável temos? Em Portugal, muito poucos: faltam políticas públicas e recursos humanos para apoiar e integrar uma população cada vez mais envelhecida

09:20 7 Julho, 2022 09:20 7 Julho, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Em março, o médico e investigador José Pereira da Silva publicou os resultados de um estudo com cerca de dois mil idosos: tinham todos mais de 70 anos, autonomia motora, estavam aptos do ponto de vista mental e não registavam quaisquer diagnósticos graves nos últimos cinco anos. Resumindo, “estavam razoavelmente bem de saúde à partida”, diz este reumatologista do Centro Hospitalar de Coimbra.

O estudo envolveu cinco países — Alemanha, França, Suíça, Áustria e Portugal — e concluiu que os portugueses não estavam assim tão bem de saúde. Pouco mais de um mês depois, o Eurostat publicou dados que confirmam isso: Portugal é um dos Estados-membros onde homens e mulheres vivem menos tempo livres de qualquer incapacidade ou limitação.

“Portugal é de longe o país [entre os cinco] com maior prevalência de vulnerabilidades na sua população idosa e ao mesmo tempo tem os níveis mais baixos de envelhecimento saudável”, explica Pereira da Silva, acrescentando que o país está mal numa série de indicadores sobre a saúde dos seus idosos: capacidades cognitivas, excesso de peso, dependências, carência de ferro, carência de vitamina D, entre outros.

“Há investimento em tratamento e cura, mas não há prevenção em saúde ao longo da vida”, lamenta Elísio Costa, coordenador do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto (Porto4Ageing), um projeto que alberga mais de 100 entidades com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida na velhice.

Elísio Costa não tem dúvidas: este atraso português deve-se sobretudo a fatores educacionais e socioeconómicos. “A pobreza está frequentemente associada a menor literacia em saúde, a menor acesso a cuidados de saúde e, consequentemente, a menor qualidade de vida”, corrobora Helena Canhão, presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia e diretora da Faculdade de Medicina da Universidade Nova de Lisboa.

Segundo dados do Eurostat referentes a 2020, Portugal é dos países da UE onde os cidadãos têm menos anos saudáveis e sem qualquer limitação de saúde
Segundo dados do Eurostat referentes a 2020, Portugal é dos países da UE onde os cidadãos têm menos anos saudáveis e sem qualquer limitação de saúde Jaime Figueiredo

Tudo isto fica mais visível durante a transição entre a idade ativa e a reforma. “Por norma, é um período muito difícil da vida das pessoas. Passam de uma fase ativa, em que estão a contribuir para a sociedade, para uma fase em que são menos valorizados”, diz Elísio Costa. Assim, há um “défice de medidas” que promovam a integração e independência desta população — algo que não acontece nos países do Norte da Europa, por exemplo. “Cá, a população envelhecida está sempre muito sozinha, sobretudo nos centros urbanos”, diz o investigador do Porto4Ageing.

É justamente num grande centro urbano que atua a Associação Mais Proximidade Melhor Vida (AMPMV), que apoia cerca de 120 pessoas idosas na zona da Baixa e da Mouraria, em Lisboa. Mafalda Ferreira, assistente social na associação, aponta que ainda há períodos em que os idosos ficam mais reticentes em sair de casa — sobretudo quando o número de casos de covid-19 aumenta —, mas tem uma impressão empírica positiva do pós-confinamento. “Temos feito várias atividades ao ar livre e noto abertura por parte deles para retomarem a vida normal e saírem de casa.”

SEM MEIOS NEM RECURSOS HUMANOS

O problema já é grande, será maior no futuro, e continuam a faltar meios. “Temos lares cheios de idosos doentes e dependentes que deviam estar em unidades de saúde familiares e de cuidados continuados. E é preciso investimento financeiro para transformar estas unidades”, realça Elísio Costa. Com o futuro da gestão do SNS em aberto, o investigador não põe as mãos no fogo por reformas: “Gostava de estar otimista, mas não estou.”

Também há falta de recursos humanos no sector do envelhecimento: neste momento, os concursos que Elísio Costa abre para trabalhar no Porto4Ageing são sobretudo preenchidos por emigrantes, com ou sem qualificações na área. “Teríamos um problema ainda maior se não fossem eles. São bem-vindos e a curto prazo são a nossa única solução”, diz o médico, que pede mais investimento para formar profissionais de gerontologia.

Para serem eficazes, as respostas do futuro têm de ser integradas: “Há um problema crónico no nosso país de baixa integração entre as áreas da saúde e social”, diz Helena Canhão, lembrando que são áreas que “institucionalmente estão em ministérios separados” e cujas políticas públicas raramente se tocam. “Os idosos têm necessidades de cuidados de saúde e de apoio social ao mesmo tempo, o que justifica uma política convergente nestas áreas”, refere.

Recentemente, houve uma tentativa nesse sentido: a “Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável 2017-2025” foi proposta por um grupo de trabalho interministerial há exatamente cinco anos, esteve em consulta pública e recebeu feedback de várias associações da sociedade civil. Mas depois desapareceu do mapa. Em janeiro de 2019, o grupo parlamentar do PAN perguntou ao Ministério da Saúde porque é que a estratégia ainda não tinha sido concretizada e quando é que isso aconteceria. Agora, o Expresso fez perguntas semelhantes ao Governo e à DGS (redatora principal do documento), mas não obteve respostas até ao fecho desta edição.

“A estratégia nacional existe, mas não é implementada no terreno. Há alguns projetos a decorrer entre várias instituições, mas não passam de ações isoladas”, diz o médico, lembrando ainda que o território e os cidadãos não são todos iguais: as necessidades de alguém a envelhecer em Bragança ou na Guarda são diferentes de alguém a passar pelo mesmo em Lisboa.

Envelhecer bem será uma exigência cada vez mais comum. “A população e os doentes do futuro apresentam alguns desafios semelhantes aos atuais, mas também necessidades, barreiras e expectativas muito diferentes”, sublinha Helena Canhão. Os idosos terão mais capacidades para aceder à informação e vão exigir que isso se traduza em cuidados de saúde mais amplos, incluindo à distância.

“As necessidades serão mais imediatas, e ao mesmo tempo haverá mais doenças crónicas e polifarmácia [toma de vários medicamentos em simultâneo]”, diz a docente. Invariavelmente, estes fatores vão conduzir a mais custos com a saúde desta faixa da população — e isso, num país envelhecido, com poucas qualificações e recursos limitados, devolve a discussão ao seu ponto inicial: a importância da prevenção. “Costumo dizer que para se ter uma vida ativa e saudável basta comer bem, fazer muito exercício e ter amigos”, resume Elísio Costa.

  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Algarve Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar tropical para Portugal e máximas poderão chegar aos 42 ºC: saiba quando chega a ‘onda de calor’

06:00 27 Junho, 2026 15:53 26 Junho, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias de calor intenso, com uma massa de ar tropical a caminho e máximas que podem tocar nos 42 ºC

Comunidade cigana. Crédito: Lusa
Nacional

Casa, contas pagas, 500€ por criança e scooters para a comunidade cigana? Eis o que se sabe sobre este caso

11:40 26 Junho, 2026 11:37 26 Junho, 2026 | João Luís

Publicação nas redes sociais acusa Câmara da Marinha Grande de dar casa, contas pagas, scooters e 500€ por criança à comunidade cigana

Algarve Política

João Alexandre Gago Viegas eleito coordenador da Iniciativa Liberal Faro

11:20 26 Junho, 2026 11:16 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa Liberal Faro renova a liderança e reforça a aposta na participação política e no desenvolvimento do Algarve

Algarve Opinião Saúde

Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos

18:40 26 Junho, 2026 18:34 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Quero hoje celebrar com antigos Professores (os meus), colegas de curso e de profissão (na prática clínica, ou no ensino) e estudantes o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro"

Economia Europe Direct Algarve

Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais

17:20 26 Junho, 2026 17:36 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas ao novo aviso do Algarve 2030 podem ser submetidas no Balcão dos Fundos até 15 de janeiro de 2027

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Nacional

4 em 9 dias: GNR apreende lancha e 247 jerricans de combustível nesta praia do Algarve

22:20 26 Junho, 2026 21:21 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

É a quarta embarcação suspeita de ligação ao narcotráfico detetada ou apreendida pela GNR no Algarve em apenas nove dias

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve

Detido jovem de 24 anos em Lagoa por crimes de pornografia de menores

14:45 26 Junho, 2026 14:46 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Segundo a PJ, o detido detinha e partilhava, “pelo menos desde 2023”, conteúdos de exploração sexual de menores, “de forma reiterada”

Desporto Opinião Saúde

Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão

16:50 26 Junho, 2026 16:50 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O país que deixamos aos nossos filhos depende menos dos golos que celebramos e mais das causas que abraçamos. E isso exige que deixemos de ser espectadores da nossa própria vida coletiva"

Ovos. Crédito: Freepik
Gastronomia

Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende

21:50 26 Junho, 2026 21:27 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia de supermercados britânica está a substituir ovos castanhos por ovos brancos na sua marca própria

Mulher a dormir. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida

16:40 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sonolência depois do almoço parece inevitável para muitas pessoas. Mas a explicação pode estar em fatores que passam despercebidos à mesa e na forma como o organismo reage às refeições

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

15:40 26 Junho, 2026 15:47 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos financiados por fundos europeus podem ser distinguidos pelo seu impacto social, económico e ambiental

Cultura Europe Direct Algarve

Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

15:30 26 Junho, 2026 16:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto coordenado pelo Europe Direct Algarve conta com direção artística da olhanense Joana Rocha

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Algarve, Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar tropical para Portugal e máximas poderão chegar aos 42 ºC: saiba quando chega a ‘onda de calor’

06:00 27 Junho, 2026 15:53 26 Junho, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias de calor intenso, com uma massa de ar tropical a caminho e máximas que podem tocar nos 42 ºC

Comunidade cigana. Crédito: Lusa
Nacional

Casa, contas pagas, 500€ por criança e scooters para a comunidade cigana? Eis o que se sabe sobre este caso

11:40 26 Junho, 2026 11:37 26 Junho, 2026 | João Luís

Publicação nas redes sociais acusa Câmara da Marinha Grande de dar casa, contas pagas, scooters e 500€ por criança à comunidade cigana

Algarve, Política

João Alexandre Gago Viegas eleito coordenador da Iniciativa Liberal Faro

11:20 26 Junho, 2026 11:16 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa Liberal Faro renova a liderança e reforça a aposta na participação política e no desenvolvimento do Algarve

Algarve, Opinião, Saúde

Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos

18:40 26 Junho, 2026 18:34 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Quero hoje celebrar com antigos Professores (os meus), colegas de curso e de profissão (na prática clínica, ou no ensino) e estudantes o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro"

Economia, Europe Direct Algarve

Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais

17:20 26 Junho, 2026 17:36 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas ao novo aviso do Algarve 2030 podem ser submetidas no Balcão dos Fundos até 15 de janeiro de 2027

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Nacional

4 em 9 dias: GNR apreende lancha e 247 jerricans de combustível nesta praia do Algarve

22:20 26 Junho, 2026 21:21 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

É a quarta embarcação suspeita de ligação ao narcotráfico detetada ou apreendida pela GNR no Algarve em apenas nove dias

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve

Detido jovem de 24 anos em Lagoa por crimes de pornografia de menores

14:45 26 Junho, 2026 14:46 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Segundo a PJ, o detido detinha e partilhava, “pelo menos desde 2023”, conteúdos de exploração sexual de menores, “de forma reiterada”

Desporto, Opinião, Saúde

Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão

16:50 26 Junho, 2026 16:50 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O país que deixamos aos nossos filhos depende menos dos golos que celebramos e mais das causas que abraçamos. E isso exige que deixemos de ser espectadores da nossa própria vida coletiva"

Ovos. Crédito: Freepik
Gastronomia

Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende

21:50 26 Junho, 2026 21:27 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia de supermercados britânica está a substituir ovos castanhos por ovos brancos na sua marca própria

Mulher a dormir. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida

16:40 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sonolência depois do almoço parece inevitável para muitas pessoas. Mas a explicação pode estar em fatores que passam despercebidos à mesa e na forma como o organismo reage às refeições

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

15:40 26 Junho, 2026 15:47 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos financiados por fundos europeus podem ser distinguidos pelo seu impacto social, económico e ambiental

Cultura, Europe Direct Algarve

Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

15:30 26 Junho, 2026 16:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto coordenado pelo Europe Direct Algarve conta com direção artística da olhanense Joana Rocha

Últimas Notícias

  • Vem aí uma massa de ar tropical para Portugal e máximas poderão chegar aos 42 ºC: saiba quando chega a ‘onda de calor’
    Vem aí uma massa de ar tropical para Portugal e máximas poderão chegar aos 42 ºC: saiba quando chega a ‘onda de calor’
  • 4 em 9 dias: GNR apreende lancha e 247 jerricans de combustível nesta praia do Algarve
    4 em 9 dias: GNR apreende lancha e 247 jerricans de combustível nesta praia do Algarve
  • Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende
    Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende
  • Adeus calor? Fim de semana traz chuva a estas regiões
    Adeus calor? Fim de semana traz chuva a estas regiões
  • Já saiu a chave do Euromilhões: veja os números vencedores desta sexta-feira
    Já saiu a chave do Euromilhões: veja os números vencedores desta sexta-feira

Opinião

  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
  • Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão
    Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão
  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
    Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal