Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Idas às urgências de psiquiatria caíram para metade no estado de emergência

A FMUP avança hoje que os dados constam de um estudo, já aceite para publicação na revista científica Psychiatric Quarterly

09:22 30 Julho, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A preocupação de não sobrecarregar os serviços de saúde, as limitações impostas pelo confinamento e o medo de ser infetado foram algumas das razões para esta diminuição

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do CINTESIS concluíram, com base num estudo na Urgência Metropolitana de Psiquiatria do Porto, que as idas às urgências caíram “para metade” durante o estado de emergência.

Em comunicado, a FMUP avança hoje que os dados constam de um estudo, já aceite para publicação na revista científica Psychiatric Quarterly, que envolveu investigadores da instituição e do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde.

Durante o período do estado de emergência, decretado devido à covid-19, a equipa de investigadores analisou as idas à Urgência Metropolitana de Psiquiatria do Porto que abrange “cerca de três milhões de habitantes”, tendo, posteriormente, descrito o impacto dos números e as características dos episódios de urgência.

Entre 19 de março e 02 de maio foram registados 780 episódios, comparativamente ao mesmo período de 2019, em que se registaram 1.633 idas às urgências psiquiátricas.

“Percentualmente, houve uma diminuição de 52% no total de episódios”, refere a FMUP, acrescentando que a redução é mais acentuada entre os jovens e as mulheres, “embora estas últimas contabilizem a maioria dos episódios”.

Paralelamente, foram os doentes com perturbações do humor, como depressão, que apresentaram a “queda mais significativa”, com uma redução de episódios a rondar os 68%. Por outro lado, nos doentes com esquizofrenia ou outras perturbações psicóticas, a descida foi “de apenas 9%”.

A preocupação de não sobrecarregar os serviços de saúde, as limitações impostas pelo confinamento e o medo de ser infetado pelo SARS-CoV-2 foram algumas das razões apontadas pelos autores do estudo para esta diminuição.

Citado no comunicado, Manuel Gonçalves-Pinho, investigador da FMUP e do CINTESIS, afirma que a covid-19 teve “um importante impacto”, quer no número, quer nas características das idas às urgências psiquiátricas, defendendo que as entidades competentes devem “olhar para a saúde mental como uma verdadeira prioridade”.

“É necessário repensar o nosso modelo de urgência e de acesso aos cuidados de Saúde Mental”, defende Manuel Gonçalves-Pinho, médico e um dos autores do estudo.

Também Pedro Mota, do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, afirma que, apesar de as diminuições terem ocorrido “principalmente entre os doentes com situações clínicas consideradas não urgentes”, o impacto da covid-19 “na saúde mental dos portugueses já é bem notório”.

“Não só consequência direta da própria doença, mas também fruto das reformulações sociais e económicas que temos vindo a enfrentar”, salienta.

Os investigadores consideram que os idosos, os doentes com incapacidade intelectual e as pessoas em situação de desemprego são as de “maior vulnerabilidade”, alertando por isso, que a interrupção de determinados tratamentos em consequência do encerramento de alguns serviços “pode provocar maior destabilização em certos grupos de doentes”.

O estudo agora divulgado insere-se no projeto 1st.IndiQare, financiado pelo FEDER- Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do COMPETE2020 e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que conta com a colaboração do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa.

Em Portugal, morreram 1.725 pessoas das 50.613 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve

Dois homens detidos pela PSP em Tavira por droga e condução sem carta

14:49 18 Junho, 2026 14:49 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização em Tavira resultou em duas detenções distintas e na apreensão de produto estupefaciente e documento

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Conrad Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Hotel no Algarve onde ficaram os convidados do casamento da cantora das Little Mix tem 5 piscinas e serve refeições durante todo o dia

17:50 18 Junho, 2026 14:33 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

O Conrad Algarve, na Quinta do Lago, combina piscinas interiores e exteriores, restauração de luxo e um spa

Algarve

Bombeiros de Alcoutim recebem investimento da Galp em equipamentos e energia solar

11:23 18 Junho, 2026 11:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Apoio aos bombeiros de Alcoutim melhora condições para quem está na linha da frente em situações de emergência

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Bombeiros combatem fogo. Crédito: Lusa
Nacional

Calor extremo coloca 15 concelhos em risco máximo de incêndio: saiba se o seu está na lista

18:00 18 Junho, 2026 16:21 18 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

15 concelhos já estão em risco máximo e o cenário pode agravar-se rapidamente. O alerta do Governo deixa antever decisões difíceis nos próximos dias

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma língua de poeiras do Saara: céu em Portugal vai mudar de cor e pode haver chuva de lama

16:46 18 Junho, 2026 16:46 18 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de poeiras do Saara deverá chegar a Portugal nos próximos dias, alterando o aspeto do céu e podendo deixar marcas visíveis

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Cultura Opinião

Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos

16:10 18 Junho, 2026 16:11 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Beja Santos analisa “Indignidade”, de Lea Ypi, uma investigação familiar que atravessa a história turbulenta da Albânia

Bomba de gasolina.
Auto Economia

Vem aí uma descida nos combustíveis e há um que vai destacar-se: saiba qual pode ficar 10 cêntimos mais barato

16:20 18 Junho, 2026 16:06 18 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Pode vir aí um alívio inesperado na bomba já na próxima semana, impulsionado por um acordo que mexeu com o mercado mundial

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Vozinha. Crédito DR
Desporto Mundo

A história de Vozinha, o guarda-redes herói de Cabo Verde que ‘travou’ Espanha: “Chorei depois do jogo porque cresci com os meus avós e eles não puderam estar aqui”

16:40 16 Junho, 2026 18:07 18 Junho, 2026 | João Luís

O guarda-redes Vozinha tornou-se herói de Cabo Verde após uma exibição histórica no empate a zeros frente a Espanha no Mundial

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve

Dois homens detidos pela PSP em Tavira por droga e condução sem carta

14:49 18 Junho, 2026 14:49 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização em Tavira resultou em duas detenções distintas e na apreensão de produto estupefaciente e documento

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Conrad Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Hotel no Algarve onde ficaram os convidados do casamento da cantora das Little Mix tem 5 piscinas e serve refeições durante todo o dia

17:50 18 Junho, 2026 14:33 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

O Conrad Algarve, na Quinta do Lago, combina piscinas interiores e exteriores, restauração de luxo e um spa

Algarve

Bombeiros de Alcoutim recebem investimento da Galp em equipamentos e energia solar

11:23 18 Junho, 2026 11:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Apoio aos bombeiros de Alcoutim melhora condições para quem está na linha da frente em situações de emergência

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Bombeiros combatem fogo. Crédito: Lusa
Nacional

Calor extremo coloca 15 concelhos em risco máximo de incêndio: saiba se o seu está na lista

18:00 18 Junho, 2026 16:21 18 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

15 concelhos já estão em risco máximo e o cenário pode agravar-se rapidamente. O alerta do Governo deixa antever decisões difíceis nos próximos dias

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma língua de poeiras do Saara: céu em Portugal vai mudar de cor e pode haver chuva de lama

16:46 18 Junho, 2026 16:46 18 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de poeiras do Saara deverá chegar a Portugal nos próximos dias, alterando o aspeto do céu e podendo deixar marcas visíveis

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Cultura, Opinião

Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos

16:10 18 Junho, 2026 16:11 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Beja Santos analisa “Indignidade”, de Lea Ypi, uma investigação familiar que atravessa a história turbulenta da Albânia

Bomba de gasolina.
Auto, Economia

Vem aí uma descida nos combustíveis e há um que vai destacar-se: saiba qual pode ficar 10 cêntimos mais barato

16:20 18 Junho, 2026 16:06 18 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Pode vir aí um alívio inesperado na bomba já na próxima semana, impulsionado por um acordo que mexeu com o mercado mundial

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Vozinha. Crédito DR
Desporto, Mundo

A história de Vozinha, o guarda-redes herói de Cabo Verde que ‘travou’ Espanha: “Chorei depois do jogo porque cresci com os meus avós e eles não puderam estar aqui”

16:40 16 Junho, 2026 18:07 18 Junho, 2026 | João Luís

O guarda-redes Vozinha tornou-se herói de Cabo Verde após uma exibição histórica no empate a zeros frente a Espanha no Mundial

Últimas Notícias

  • Caminhada pela Saúde junta cerca de 640 participantes em Almancil
    Caminhada pela Saúde junta cerca de 640 participantes em Almancil
  • Calor extremo coloca 15 concelhos em risco máximo de incêndio: saiba se o seu está na lista
    Calor extremo coloca 15 concelhos em risco máximo de incêndio: saiba se o seu está na lista
  • Hotel no Algarve onde ficaram os convidados do casamento da cantora das Little Mix tem 5 piscinas e serve refeições durante todo o dia
    Hotel no Algarve onde ficaram os convidados do casamento da cantora das Little Mix tem 5 piscinas e serve refeições durante todo o dia
  • Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva
    Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva
  • “10 homens e uma estátua”: britânicos dizem que Portugal está a sacrificar mais um Mundial pelo ego de Cristiano Ronaldo
    “10 homens e uma estátua”: britânicos dizem que Portugal está a sacrificar mais um Mundial pelo ego de Cristiano Ronaldo

Opinião

  • Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
    Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal