Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Greve dos professores com escolas a “meio gás” e algumas sem aulas no Alentejo – Sindicato

Turmas com demasiados alunos, assim como a falta de 235 professores na região, foram algumas críticas deixadas pelo Sindicato dos Professores da Zona Sul

15:31 11 Dezembro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Escolas a funcionar a “meio gás” e algumas sem aulas são consequências no Alentejo da greve de docentes que hoje decorre no país, revelou o presidente do Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS).

“Devido ao desfasamento de horários nas escolas”, no âmbito das medidas contra a pandemia de covid-19, “ainda nos falta receber muitos dados do Alentejo, mas temos professores em greve em muitas delas” e “algumas sem aulas”, disse à agência Lusa o presidente do SPZS, Manuel Nobre.

O mesmo responsável indicou as escolas básicas Manuel Ferreira Patrício, em Évora, e a de Cortiçadas de Lavre, no concelho de Montemor-o-Novo, no mesmo distrito, assim como o jardim-de-infância local, como exemplos de estabelecimentos de ensino “sem aulas”, porque “100% dos docentes” fez greve.

“Temos também o Jardim-de-Infância de Santo António, em Évora, com 100% dos colegas a fazer greve”, acrescentou, aludindo ainda a outras escolas pela região onde professores paralisaram, mas sem interromper as atividades letivas nos estabelecimentos.

O Centro Escolar de Montemor-o-Novo, com “60% de adesão”, as escolas básicas de 1.º ciclo (EB1) da Cruz da Picada e Bairro de Almeirim, em Évora, que registam “44%” e “33%”, respetivamente, são alguns exemplos.

“A EB1 de Castelo de Vide (Portalegre) tem dois dos oito professores estão em greve, ou seja, 25%, a da Mina de São Domingos, em Mértola (Beja), regista 33%, tal como a Escola Básica de 2.º e 3º ciclos de Alvito (Beja)”, indicou.

Para o presidente do SPZS, o facto de haver docentes a aderir hoje à paralisação “é um sinal” de que “o Governo não pode continuar a ignorar por mais tempo os pedidos de reunião e de negociação coletiva”.

“Já fizemos muitos pedidos de reunião e a última vez que reunimos com o ministro da Educação [Tiago Brandão Rodrigues] foi em janeiro, há quase um ano”, criticou, acusando o ministro da tutela de “falta de cultura democrática”.

Manuel Nobre argumentou que “os problemas estão a avolumar-se nas escolas”, nomeadamente os subjacentes ao protesto de hoje, como “questões ligadas a esta situação de pandemia” da covid-19.

“Temos relatos de escolas na região onde não há higienização como deveria haver. Em algumas, os auxiliares só fazem uma higienização ao fim do dia, porque não conseguem fazer mais, e outras em que são alunos e professores a fazerem essa limpeza”, pois, “não há auxiliares”, notou o presidente do SPZS, sem especificar quais os estabelecimentos de ensino.

Turmas com demasiados alunos, o que leva a que não seja cumprido o distanciamento físico exigido nas salas de aulas, devido à covid-19, assim como a falta de 235 professores na região, foram outras das críticas deixadas pelo SPZS.

Quase 150 mil docentes desde o pré-escolar até ao ensino secundário estão abrangidos pelo protesto convocado pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof).

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Descontou muitos anos? Pode não estar a tirar o máximo partido da sua pensão sem saber

07:00 9 Maio, 2026 18:35 7 Maio, 2026 | João Luís

Há regras pouco conhecidas no cálculo da reforma que podem fazer diferença no valor final da pensão: fique a par

Algarve Gastronomia

Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias

18:40 8 Maio, 2026 18:43 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Festival da Caldeirada e do Mar regressa a Armação de Pêra, entre 22 e 24 de maio, com gastronomia, tradição e sustentabilidade

Aldeia do Pisão, Alentejo.
Nacional

Casas desta aldeia portuguesa vão ficar submersas nesta data e os habitantes vão ser realojados

07:40 9 Maio, 2026 15:18 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Aldeia do Pisão será submersa em 2029 e já está a ser construída uma nova comunidade para realojar os habitantes

Economia Edição Papel Opinião Política

Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota

07:30 9 Maio, 2026 20:29 6 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Só para não repetir Friedman, deixem-me gritar à minha maneira: 'já não há bitoques grátis!'… se é que alguma vez os houve"

Dia de chuva em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘carga de água’: jato polar traz chuva intensa e vento forte a Portugal e estes serão os piores dias

06:00 9 Maio, 2026 16:27 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A previsão aponta para vários dias de chuva intensa, vento forte e descida das temperaturas em várias regiões de Portugal

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia Europa

Agora é oficial: se o seu voo for cancelado por falta de combustível é isto que acontece

16:10 8 Maio, 2026 15:41 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente de Bruxelas veio pôr fim às dúvidas sobre cancelamentos de voos. O esclarecimento afeta indemnizações, preços e regras das companhias aéreas

Algarve Cultura Gastronomia

Escola de Hotelaria de Portimão promove jantar solidário a favor das vítimas da tempestade Kristin

18:10 8 Maio, 2026 18:02 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

“Ilusões à Mesa” junta gastronomia, entretenimento e solidariedade num jantar solidário, no dia 14 de maio, em Portimão

Algarve

Procissão das Velas volta a percorrer as ruas de Olhão

18:00 8 Maio, 2026 17:48 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fé e devoção marcam a Procissão das Velas em Olhão, na noite de 12 de maio, nas celebrações de Nossa Senhora de Fátima

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Casal sentando à mesa a analisar as suas finanças. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Autoridade Tributária esclarece: contribuintes nestas condições estão isentos do pagamento deste imposto

11:30 6 Maio, 2026 11:07 6 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a Autoridade Tributária, existem contribuintes em certas situações que ficam isentos do pagamento de IMI

Cidade do México a afundar. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo

NASA ‘viu’ e lançou alerta ‘máximo’: esta cidade com mais de 20 milhões de habitantes está a afundar a alta velocidade e é urgente tomar medidas

12:30 6 Maio, 2026 10:51 5 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um satélite da NASA lançou novos dados recentemente que demonstram que esta cidade com milhões de habitantes está a afundar rapidamente

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Governo anuncia novidade neste imposto que vai agradar a ‘todos’ os condutores em Portugal

22:50 8 Maio, 2026 20:17 8 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Uma decisão do Governo relativamente a este imposto promete mexer positivamente com uma despesa habitual de muitos portugueses

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Descontou muitos anos? Pode não estar a tirar o máximo partido da sua pensão sem saber

07:00 9 Maio, 2026 18:35 7 Maio, 2026 | João Luís

Há regras pouco conhecidas no cálculo da reforma que podem fazer diferença no valor final da pensão: fique a par

Algarve, Gastronomia

Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias

18:40 8 Maio, 2026 18:43 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Festival da Caldeirada e do Mar regressa a Armação de Pêra, entre 22 e 24 de maio, com gastronomia, tradição e sustentabilidade

Aldeia do Pisão, Alentejo.
Nacional

Casas desta aldeia portuguesa vão ficar submersas nesta data e os habitantes vão ser realojados

07:40 9 Maio, 2026 15:18 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Aldeia do Pisão será submersa em 2029 e já está a ser construída uma nova comunidade para realojar os habitantes

Economia, Edição Papel, Opinião, Política

Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota

07:30 9 Maio, 2026 20:29 6 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Só para não repetir Friedman, deixem-me gritar à minha maneira: 'já não há bitoques grátis!'… se é que alguma vez os houve"

Dia de chuva em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘carga de água’: jato polar traz chuva intensa e vento forte a Portugal e estes serão os piores dias

06:00 9 Maio, 2026 16:27 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A previsão aponta para vários dias de chuva intensa, vento forte e descida das temperaturas em várias regiões de Portugal

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Agora é oficial: se o seu voo for cancelado por falta de combustível é isto que acontece

16:10 8 Maio, 2026 15:41 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente de Bruxelas veio pôr fim às dúvidas sobre cancelamentos de voos. O esclarecimento afeta indemnizações, preços e regras das companhias aéreas

Algarve, Cultura, Gastronomia

Escola de Hotelaria de Portimão promove jantar solidário a favor das vítimas da tempestade Kristin

18:10 8 Maio, 2026 18:02 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

“Ilusões à Mesa” junta gastronomia, entretenimento e solidariedade num jantar solidário, no dia 14 de maio, em Portimão

Algarve

Procissão das Velas volta a percorrer as ruas de Olhão

18:00 8 Maio, 2026 17:48 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fé e devoção marcam a Procissão das Velas em Olhão, na noite de 12 de maio, nas celebrações de Nossa Senhora de Fátima

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Casal sentando à mesa a analisar as suas finanças. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Autoridade Tributária esclarece: contribuintes nestas condições estão isentos do pagamento deste imposto

11:30 6 Maio, 2026 11:07 6 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a Autoridade Tributária, existem contribuintes em certas situações que ficam isentos do pagamento de IMI

Cidade do México a afundar. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo

NASA ‘viu’ e lançou alerta ‘máximo’: esta cidade com mais de 20 milhões de habitantes está a afundar a alta velocidade e é urgente tomar medidas

12:30 6 Maio, 2026 10:51 5 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um satélite da NASA lançou novos dados recentemente que demonstram que esta cidade com milhões de habitantes está a afundar rapidamente

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa, Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Governo anuncia novidade neste imposto que vai agradar a ‘todos’ os condutores em Portugal

22:50 8 Maio, 2026 20:17 8 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Uma decisão do Governo relativamente a este imposto promete mexer positivamente com uma despesa habitual de muitos portugueses

Últimas Notícias

  • Casas desta aldeia portuguesa vão ficar submersas nesta data e os habitantes vão ser realojados
    Casas desta aldeia portuguesa vão ficar submersas nesta data e os habitantes vão ser realojados
  • Descontou muitos anos? Pode não estar a tirar o máximo partido da sua pensão sem saber
    Descontou muitos anos? Pode não estar a tirar o máximo partido da sua pensão sem saber
  • Vem aí uma ‘carga de água’: jato polar traz chuva intensa e vento forte a Portugal e estes serão os piores dias
    Vem aí uma ‘carga de água’: jato polar traz chuva intensa e vento forte a Portugal e estes serão os piores dias
  • Governo anuncia novidade neste imposto que vai agradar a ‘todos’ os condutores em Portugal
    Governo anuncia novidade neste imposto que vai agradar a ‘todos’ os condutores em Portugal
  • Autoridade Tributária não ‘perdoa’: mentir no IRS nestas situações pode levar a coimas até 37.500€ e até pena de prisão
    Autoridade Tributária não ‘perdoa’: mentir no IRS nestas situações pode levar a coimas até 37.500€ e até pena de prisão
  • Esta cidade algarvia tem praia e está entre as 10 cidades mais baratas para viver em Portugal
    Esta cidade algarvia tem praia e está entre as 10 cidades mais baratas para viver em Portugal

Opinião

  • Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
    Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
  • Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
    Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
    GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal